1.8 turbo do zero
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
1.8 turbo do zero
Bom dia pessoal, começando bem do começo mesmo.
Tenho um gol CHT 1.0 andando, minha intenção é montar ap 1.8 turbo.
Já vi mecânicas prontas, originais a gasolina por 1300. Porém está parada, não se sabe se é std. Então não compensa comprar, abrir e gastar de novo.
A minha ideia é montar de zero então, economizar e usar as 10x no cartão kkkkk.
Então preciso da ajuda de vocês, vamos lá:
Bloco 1.8
Virabrequim 1.8
Cabeçote 2.0
Pistões e bielas da spa forjados côncavos para 450cv
Comando 49g
Carburador 2E
Embreagem 980lb
Turbina .50
Isso foi o que reuni de alguns sites e tópicos.
O carro vai ser pra usar na cidade, nos fins de semanas. Tenho em mente uns 250cv iniciais visando mais a qualidade e durabilidade.
Manjo um pouco de mecânica, arrisco bastante e ponho a mão na massa. Quero eu mesmo ir comprando e montando e se necessário levar para fazer o "acerto".
Com 1kg chego nos 250cv?
Algumas dicas, alterações?
Obs: já fiz os freios, é de Santana e com a ajuda do pessoal daqui ^^
Tem muito ainda por vir, cash tanque, bomba do gti, homossineticas....
Mas estou aberto a sugestões pessoal. Obrigado desde já lol
Tenho um gol CHT 1.0 andando, minha intenção é montar ap 1.8 turbo.
Já vi mecânicas prontas, originais a gasolina por 1300. Porém está parada, não se sabe se é std. Então não compensa comprar, abrir e gastar de novo.
A minha ideia é montar de zero então, economizar e usar as 10x no cartão kkkkk.
Então preciso da ajuda de vocês, vamos lá:
Bloco 1.8
Virabrequim 1.8
Cabeçote 2.0
Pistões e bielas da spa forjados côncavos para 450cv
Comando 49g
Carburador 2E
Embreagem 980lb
Turbina .50
Isso foi o que reuni de alguns sites e tópicos.
O carro vai ser pra usar na cidade, nos fins de semanas. Tenho em mente uns 250cv iniciais visando mais a qualidade e durabilidade.
Manjo um pouco de mecânica, arrisco bastante e ponho a mão na massa. Quero eu mesmo ir comprando e montando e se necessário levar para fazer o "acerto".
Com 1kg chego nos 250cv?
Algumas dicas, alterações?
Obs: já fiz os freios, é de Santana e com a ajuda do pessoal daqui ^^
Tem muito ainda por vir, cash tanque, bomba do gti, homossineticas....
Mas estou aberto a sugestões pessoal. Obrigado desde já lol
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Re: 1.8 turbo do zero
E aí kurikako ! Blz !?
A primeira coisa que eu acho que seria legal pra fazer e que tem um ganho de potência notável é o alargamento dos dutos de admissão e escape do cabeçote, com isso você irá ganhar de 30 á 40 cavalos !
Mas você está indo no caminho certo usando o cabeçote do 2.0, que é o melhor, pois, possui válvulas maiores de 33x40mm, enquanto o 1.6 e 1.8 usam válvulas de 33x38mm
Sobre comando eu acho legal você usar um comando 276 ou 288, esse 46G possui uma graduação de 266 que é pequeno para quem pretende chegar a 250cv, esse 49G vai segurar muita potência.
Carburador 2E nunca conseguirá alimentar seu motor, quando você chegar a 160cv o 2E já vai começar a deixar seu motor "manco".
O 3E consegue alimentar até 250cv tranquilo.
Carro para ser usado em cidade com uma .50, a "patada" vai vir só em alta rotação pra cima, pois, ela demora a encher.
Para cidades acho melhor optar por uma um pouco menor, que enche mais rápido e a "patada" vem em baixa rotação, pois, a turbina enche rápido.
O SadyGoTurbo, o DCVídeos, todos usam a 42/48 e dizem ser muito boa.
Sobre a bomba, essa Bomba de GTi não consegue alimentar um carro de 250cv, ela vai forçar muito, muito mesmo.
Coloque uma Dinâmica 8Bar, ou uma Mercedes12Bar.
Acerto é necessário sim amigo, o pessoal acerta ele na rua mas tenha certeza que não fica bem acertado como em um dinamômetro e com um preparador que trabalha anos com aquilo.
Já que você vai colocar pistões e bielas forjadas opte por fazer um 1.9. Com pistões de 82,5mm ou 83mm.
Mas se você quiser manter os pistões STD do 1.8 de 81mm, também é bom, mas com os de 83mm você ganha ainda mais potência.
Acredito que com uma configuração que eu sugeri acima (Comando 288, Cabeçote 2.0, Preparação nos dutos do cabeçote, Turbina 42/48, Bomba Dinâmica 8Bar, Cash Tank, Pistão 83mm.) Com 1,0BAR você consegue chegar a 200cv com facilidade, já 250cv eu não sei se com 1,0BAR você chega lá.
Abraço !
A primeira coisa que eu acho que seria legal pra fazer e que tem um ganho de potência notável é o alargamento dos dutos de admissão e escape do cabeçote, com isso você irá ganhar de 30 á 40 cavalos !
Mas você está indo no caminho certo usando o cabeçote do 2.0, que é o melhor, pois, possui válvulas maiores de 33x40mm, enquanto o 1.6 e 1.8 usam válvulas de 33x38mm
Sobre comando eu acho legal você usar um comando 276 ou 288, esse 46G possui uma graduação de 266 que é pequeno para quem pretende chegar a 250cv, esse 49G vai segurar muita potência.
Carburador 2E nunca conseguirá alimentar seu motor, quando você chegar a 160cv o 2E já vai começar a deixar seu motor "manco".
O 3E consegue alimentar até 250cv tranquilo.
Carro para ser usado em cidade com uma .50, a "patada" vai vir só em alta rotação pra cima, pois, ela demora a encher.
Para cidades acho melhor optar por uma um pouco menor, que enche mais rápido e a "patada" vem em baixa rotação, pois, a turbina enche rápido.
O SadyGoTurbo, o DCVídeos, todos usam a 42/48 e dizem ser muito boa.
Sobre a bomba, essa Bomba de GTi não consegue alimentar um carro de 250cv, ela vai forçar muito, muito mesmo.
Coloque uma Dinâmica 8Bar, ou uma Mercedes12Bar.
Acerto é necessário sim amigo, o pessoal acerta ele na rua mas tenha certeza que não fica bem acertado como em um dinamômetro e com um preparador que trabalha anos com aquilo.
Já que você vai colocar pistões e bielas forjadas opte por fazer um 1.9. Com pistões de 82,5mm ou 83mm.
Mas se você quiser manter os pistões STD do 1.8 de 81mm, também é bom, mas com os de 83mm você ganha ainda mais potência.
Acredito que com uma configuração que eu sugeri acima (Comando 288, Cabeçote 2.0, Preparação nos dutos do cabeçote, Turbina 42/48, Bomba Dinâmica 8Bar, Cash Tank, Pistão 83mm.) Com 1,0BAR você consegue chegar a 200cv com facilidade, já 250cv eu não sei se com 1,0BAR você chega lá.
Abraço !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
- DanielGT
- Membro - Silver
- Carro: Gol GTi 1990
Gostei da ideia do João! se vc for andar com pouca pressão, talvez uns 0.8 role pegar logo um AP 2.0, que cilindrada sempre é melhor que outras coisas.
Fala aí pessoal, suce?
Então, gostei da idéia do 1.9 com essa configuração. A dúvida é: estruturalmente os blocos ap são iguais? Sendo o 2.0 o mesmo que 1.6/1.8 só que com cilindros maiores?
Pois sendo assim ficaria mais fácil comprar um bloco ap 1.8 usado no ferro velho (450,00 com nota) e já mandaria abrir pra 82,5 ou 83 como sugerido.
Outra coisa, a folga entre pistão e camisa fica por volta dos 0,060? Isso foi o que achei por aí, que daí ao mandar pra retifica já explicaria a finalidade.
Dando uma pesquisada rápida já vi que tem variedades, uns afp por 940 a partir de 82,5.
Bom, é isso pessoal, conforme conversamos surgem mais dúvidas e idéias.
Abraços lol
Então, gostei da idéia do 1.9 com essa configuração. A dúvida é: estruturalmente os blocos ap são iguais? Sendo o 2.0 o mesmo que 1.6/1.8 só que com cilindros maiores?
Pois sendo assim ficaria mais fácil comprar um bloco ap 1.8 usado no ferro velho (450,00 com nota) e já mandaria abrir pra 82,5 ou 83 como sugerido.
Outra coisa, a folga entre pistão e camisa fica por volta dos 0,060? Isso foi o que achei por aí, que daí ao mandar pra retifica já explicaria a finalidade.
Dando uma pesquisada rápida já vi que tem variedades, uns afp por 940 a partir de 82,5.
Abraços lol
- João Victor AP
- Membro - Gold
O bloco do AP 1.6 é idêntico ao bloco do AP 1.8.kurikako escreveu:Fala aí pessoal, suce?
Abraços lol
Já o AP 2.0 é bem diferente dos outros, no bloco do AP 2.0 aonde fixa o distribuidor a usinagem é maior.
A bomba de óleo do AP 2.0 é diferente, pois, o virabrequim do AP 2.0 é bem maior, e se a bomba de óleo dele fosse igual a do 1.8/1.6, o virabrequim não conseguiria se acomodar lá.
Para fazer um Milinove não é só fazer o brunimento para 83,0mm colocar os pistões e pronto.
Primeiro você terá que mandar brunir para colocar um pistão de 83mm, e colocar 0,06 á 0,08 de folga.
Depois será necessário colocar pistões de AP 2.0 (MetalLeve, Volkswagen, Ford) originais, rebaixar o bloco, ou, colocar bielas maiores de 147mm, isso é necessário porque os pistões originais para motores AP 2.0 são mais baixos que os pistões para AP 1.8.
Ou comprar os pistões próprios para o 1.9 que a AFP e a IAPEL fabrica.
E sobre o fabricante, eu acho melhor a IAPEL (na minha opinião) são bem melhores que AFP e IASA.
Abraço !
- DanielGT
- Membro - Silver
- Carro: Gol GTi 1990
Não precisa disso tudo. a parte superior do bloco é igual! Vc pode usar pistões prontos da IAPEL para o 1.9 que são da altura do 1.8 com o diametro do 2.0, ai não precisa rebaixar bloco! segue link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ravanf-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ravanf-_JM
Bom dia, obrigado pelas respostas.
Andei pesquisando e vi que afp realmente sai mais barato, mas vou ficar com iapel ou mesmo iasa, dependendo da disponibilidade e/ou localização.
Decidi abrir o bloco direto para 83mm com folga de 8 centésimos.
A dúvida está nos colos de mancais, há necessidade de retificar. E se o virabrequim for novo std?
Andei pesquisando e vi que afp realmente sai mais barato, mas vou ficar com iapel ou mesmo iasa, dependendo da disponibilidade e/ou localização.
Decidi abrir o bloco direto para 83mm com folga de 8 centésimos.
A dúvida está nos colos de mancais, há necessidade de retificar. E se o virabrequim for novo std?
- bleidao
- SUPORTE
- Carro: Gol Plus 1986
- Contato:
Te adianto que, se realmente quer um motor confiável, o ideal é você comprar essa mecânica original (bom ou não) e fazer o motor todo.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- João Victor AP
- Membro - Gold
E...o pessoal do Hotcampinas dizem que os IASA batem muito, e já o IAPEL bate bem menos, e é o melhor !
- bleidao
- SUPORTE
- Contato:
ambos são bons... mas a galera prefere realmente IAPEL.
Gol Plus 1986 Cinza:
-
- Membro - 1.6
- Carro: Gol Cl 1.6 1989
Kurikako, não mudaria nada ai. Pode ficar tranquilo que chega nos 250 cv fácil. Eu estou com AFP e não bate NADA, aberto pra 0,09. Só quando está frio que parece uma escola de samba.
Obrigado pessoal, pelo que vi é questão de gosto mesmo. Já vou agilizar o miolo e depois os periféricos...
Alguém sabe se há necessidade de trocar as homocinéticas por mais resistentes??
Mais é isso aí, obrigado a todos pelas dicas e paciência.
Alguém sabe se há necessidade de trocar as homocinéticas por mais resistentes??
Mais é isso aí, obrigado a todos pelas dicas e paciência.
- João Victor AP
- Membro - Gold
Acho bom, e é bem melhor usar homocinéticas mais fortes, e mais seguro.
Se for usar, use os semi-eixos completos da Parati Crossover Turbo, já vi um cara comentando (não me lembro onde KKKK) que tinha um Gol Quadrado com mais de 250 cv que usava elas, elas são muito resistentes, pois, os miolo dos bolachões dos Volks 16v turbo são bem mais reforçados que os do Gol Quadrado.
Eu pensava que eram fracas, mas pesquisei sobre elas e o pessoal fala bem delas !
Abraço !
Se for usar, use os semi-eixos completos da Parati Crossover Turbo, já vi um cara comentando (não me lembro onde KKKK) que tinha um Gol Quadrado com mais de 250 cv que usava elas, elas são muito resistentes, pois, os miolo dos bolachões dos Volks 16v turbo são bem mais reforçados que os do Gol Quadrado.
Eu pensava que eram fracas, mas pesquisei sobre elas e o pessoal fala bem delas !
Abraço !
- bleidao
- SUPORTE
- Contato:
Ah... os semi-eixos pode manter original mesmo. Se não me engano são de aço cromo-molibdênio.
Gol Plus 1986 Cinza:
Fala pessoal, obrigado pelas dicas. Agora é hora de parar de falar e começar a fazer kkkkk.
Qualquer coisa eu volto a postar.
Abraços.
Qualquer coisa eu volto a postar.
Abraços.
- bleidao
- SUPORTE
- Contato:
Aguardando resultados. Faço questão de acompanhar cada passo.
Gol Plus 1986 Cinza:
- João Victor AP
- Membro - Gold
Opa ! Também estarei aguardando notícias sobre o Golzinho !