Valores pra turbinar um motor 1.6 ap?
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
Valores pra turbinar um motor 1.6 ap?
Olá bom dia! Gostaria da ajuda de vcs , estou comprando um gol 1.6 92 ap e quero colocar um kit turbo mas tenho dúvidas , no caso não quero uma preparação grande , apens o kit rodando com 0,8 , será que.precisarei trocar embreagem? Podem me indicar um.bom.preparador\oficina na zona sul de sp? E tbm.poderiam me ajudar a ter uma base de gastos com kit , instalação? Desde ja agradeço a toda ajuda! 
- DanielGT
- Membro - Silver

- Carro: Gol GTi 1990
Re: Valores pra turbinar um motor 1.6 ap?
Dei uma olhada rápida no ML, um kit turbo é uns 1200 reais (sem turbina) e mais uns 900 a 1000 da turbina. Uns 120 da bomba elétrica pq acho que. Mecânica não vai segurar. Coloca mais uns 200 pra fazer um catch tank e a mão de obra do preparador.
Olá Daniel! To pensando em colocar um kit da spa com turbina 42/48 rodar com 0,8 , colocar bomba elétrica de Mercedes , to pesquisando uma boa oficina pq quero uma instalação e acerto seguros, e suspensão qual atualmente está boa???
blz, eu tinha um ap 1.8 e mandei turbinar, gastei R$4,000 , contando mão de obra, kit turbo com uma 42/48 e o escape!!
Mas se voce perguntar se voce vai se arrepender, ja vou dizendo, que voce vai querer mais e mais dessa p.... viciante!!!
abrcs e boa sorte!
Outra coisa, se for só um kit turbo basico, não va na onda do pessoal de colocar catch tank, aquelas mangueiras de combustivel que vai por fora do tanque, não é necessário e não, não vai dar falta, só fazer com pessoal competente.
Mas se voce perguntar se voce vai se arrepender, ja vou dizendo, que voce vai querer mais e mais dessa p.... viciante!!!
abrcs e boa sorte!
Outra coisa, se for só um kit turbo basico, não va na onda do pessoal de colocar catch tank, aquelas mangueiras de combustivel que vai por fora do tanque, não é necessário e não, não vai dar falta, só fazer com pessoal competente.
e quanto a embreagem, sim. precisa troca-la, pois como a rotação do carro vai aumentar muito mais rapido, a original não aguenta!
Opa obrigado neinho! Boa dica , to pesquisando aqui os preços , se alguém souber de oficina de responsa me dá um toque região da zona sul de sp!
- João Victor AP
- Membro - Gold

- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Cara, com Turbo não se gasta muito.
Se você tem em mente um Turbo carburado sairá bem mais barato do que com injeção.
Um carburador 3E é necessário para Turbo, ele é fácil de achar, procure pelo 3E da Quantum ou do Opala/Caravan.
Primeiro verifique o estado do motor, caso esteja ruim, faça uma retífica.
Use uma bomba elétrica, pois, é certeza absoluta, não existe esse papo, "acho que talvez ande com a mecânica por um tempo e depois compre a outra", Não ouça os "mexânicos" que te dizem isso !
Compre a elétrica, pois a mecânica não vai segurar, é pouco tempo com ela e o motor vai pra caçuleta.
Conforme a velocidade vai subindo, a necessidade de combustível do motor é maior, e pela pressão na linha de combustível que irá ter, a mecânica não conseguirá empurrar nenhuma gota para o carburador, pois ela não terá pressão para sugar o combustível, e se for algum combustível com o carro na lenta, ele terá bolhas na linha de combustível.
E eu não estou exagerando, pela pressão do coletor ela não conseguirá empurrar nenhuma gota, nada, a pressão vai ficar nula.
Em um AP original com bomba mecânica, a bomba gera uns 0,4 bar, e como o coletor tem pressão negativa s diferença de pressão faz com que o combustível entre na cuba.
Já em um motor turbo a pressão no coletor pode chegar a mais de 1bar, com isso, anula a pressão da bomba, fazendo com que não entre combustível, a pressão vai ficar negativa de -0,6Bar.
E assim irá ocorrer uma quebra por falta de combustível, Bomba mecânica não aguenta nada, não aguenta nem um AP 1.8 com 120cv.
Nao use aquela Bomba de combustível de 3Bar do GTi, vai forçar muito ela, então use uma bomba DINÂMICA 8BAR ou 12BAR.
A 8BAR consegue alimentar carros muito bem, até 280cv.
Aquelas 12Bar de Mercedes estão sofrendo muita, mas muita falsificação mesmo, então compre da DINÂMICA 8BAR.
Kit Turbo com a Turbina BIAGIO APL 42/48 sai por R$2.270
Já vem com quase tudo.
A linha de combustível deve ser feitas com tubos de cobre (o melhor e mais barato) ou pode ser feito com mangueiras Balflex (é boa mais nem se compara aos tubos de cobre que são excelentes).
Use o filtro do Vectra 2.2, pré-/filtro grande, e dosador bom.
Comando de maior graduação é necessário, nem pense em andar de 49G.
Até 140cv use o 49G
De 140cv á 180cv use 276
De 180cv á 250cv use 288
Seu carro é um Gol AP 1.6, mas é Álcool ou Gasolina ???? Carburado ou injetado ????
Caso seja um Motor AP á Álcool original, chegar a 0,8Bar nem pensar. Motor á Álcool original tem pistões de cabeça reta, e assim terá uma taxa de compressão mais alta, caso queira usar mais de 0,6 use pistões cavados de AP Gasolina.
Junta de cabeçote deve ser junta de aço, nunca use junta de Papelão Hidráulico/Amianto.
Use junta original Volkswagen, ou paralelas da SABÓ, UNIVERSAL JUNTAS, BASTOS.
A paralela que eu indico é a UNVERSAL JUNTAS, uma junta um pouquinho mais grossa ótima para motor Turbo.
Agora nas lojas de carro Turbo estão vendendo uma junta de aço se marca nenhuma, ela é prata e brilhante, e sem pintura preta, é uma junta péssima, só dá vazamentos, de óleo, e é de um material muito ruim, compre uma das marcas que citei acima.
Cath Tank fica por 80merrel o reservatório, mais os niples e a mão de obra de quem vai soldar, sai por uns R$120,00
Outras soldas a serem feitas é no cárter, onde será necessário um retorno de óleo para a turbina.
E faça uma rosca na flange de óleo (onde é encaixada o filtro de óleo) nessa rosca deverá encaixar um niple, e nesse niple um adaptador com duas separações, uma dessas pontas vai em uma mangueira de lubrificação da turbina, e a outra ponta para o manômetro de óleo.
Depois compre o respiro de óleo com reservatório, compre o que possui reservatório, não compre aquele que é um pequeno filtro que se encaixa na tampa de válvulas.
Uma Bobina melhor como a Bobina Mi é necessário.
Cabos de vela é melhor do que os originais.
E no caso dos motores Turbo é bom usar uma vela bem, mas bem mais fria.
Não use velas originais, elas não conseguirão retirar o calor da câmara de combustão e irá derreter a cabeça dos pistões.
No Turbo é bom usar velas de 9Graus, ou seja, bem mais fria que a original (a original é 5 graus no AP Gasolina), quanto mais fria essa vela, mais calor ela conseguirá retirar da câmara, por isso te indico a de 9 graus.
Use as velas de 9 Graus de Moto DT, ou as Velas NGK iridium 9 graus.
Lembre-se de colocar uma sonda lâmbda BOSCH LSU 4.2, ela é a melhor.
E use uma Wide Band LSU 4.2, a leitura é quase em tempo real, diferete dos Hall Meter que demoram muito a fazer a leitura e aceitam apenas sondas comuns.
Embreagem use uma de cerâmica da Displatec
Sobre gastos, pelo que somei, passa fácil, fácil dos R$6.000
Tem Turbos com altas pressões que gastam pouco, mas saiba que fica um Motor Turbo ruim, fica tipo assim :
Um carro Turbo sugando combustível por um entrada da boia, assim tendo uma dificuldade imensa para esse combustível ir ao motor, e assim chegando com bolhas na cuba do carburador.
Usando um Hall Meter com 2 segundos de atraso, só de enfeite no painel, por que o atraso é muito e caso tenha falta ele irá demorar a avisar, então só um enfeite mesmo pra ver as luzinhas verde e vermelha se mechendo e dar uma cor para o painel e enfeitar.
Um Carburador 2E deixando o carro manco.
Velas de 6 graus deixando os cilindros muito quente.
Junta de papelão hidráulico correndo o risco de queimar facilmente por causas dessas velas, e mesmo com velas de 9 graus não é bom junta de papelão.
Comando ZBA não dando conta do recado e o motor fica mais manco ainda, o pessoal teima em usar esse ZBA.
Bomba do GTi 3 Bar exercendo um esforço absurdo e fazendo uma barulheira tremenda, deve que o cara gosta de ouvir o "ZUUUUNNN" né, fazer o quê
Então gaste mais, mas, faça um bom serviço !
Abraço !
Se você tem em mente um Turbo carburado sairá bem mais barato do que com injeção.
Um carburador 3E é necessário para Turbo, ele é fácil de achar, procure pelo 3E da Quantum ou do Opala/Caravan.
Primeiro verifique o estado do motor, caso esteja ruim, faça uma retífica.
Use uma bomba elétrica, pois, é certeza absoluta, não existe esse papo, "acho que talvez ande com a mecânica por um tempo e depois compre a outra", Não ouça os "mexânicos" que te dizem isso !
Compre a elétrica, pois a mecânica não vai segurar, é pouco tempo com ela e o motor vai pra caçuleta.
Conforme a velocidade vai subindo, a necessidade de combustível do motor é maior, e pela pressão na linha de combustível que irá ter, a mecânica não conseguirá empurrar nenhuma gota para o carburador, pois ela não terá pressão para sugar o combustível, e se for algum combustível com o carro na lenta, ele terá bolhas na linha de combustível.
E eu não estou exagerando, pela pressão do coletor ela não conseguirá empurrar nenhuma gota, nada, a pressão vai ficar nula.
Em um AP original com bomba mecânica, a bomba gera uns 0,4 bar, e como o coletor tem pressão negativa s diferença de pressão faz com que o combustível entre na cuba.
Já em um motor turbo a pressão no coletor pode chegar a mais de 1bar, com isso, anula a pressão da bomba, fazendo com que não entre combustível, a pressão vai ficar negativa de -0,6Bar.
E assim irá ocorrer uma quebra por falta de combustível, Bomba mecânica não aguenta nada, não aguenta nem um AP 1.8 com 120cv.
Nao use aquela Bomba de combustível de 3Bar do GTi, vai forçar muito ela, então use uma bomba DINÂMICA 8BAR ou 12BAR.
A 8BAR consegue alimentar carros muito bem, até 280cv.
Aquelas 12Bar de Mercedes estão sofrendo muita, mas muita falsificação mesmo, então compre da DINÂMICA 8BAR.
Kit Turbo com a Turbina BIAGIO APL 42/48 sai por R$2.270
Já vem com quase tudo.
A linha de combustível deve ser feitas com tubos de cobre (o melhor e mais barato) ou pode ser feito com mangueiras Balflex (é boa mais nem se compara aos tubos de cobre que são excelentes).
Use o filtro do Vectra 2.2, pré-/filtro grande, e dosador bom.
Comando de maior graduação é necessário, nem pense em andar de 49G.
Até 140cv use o 49G
De 140cv á 180cv use 276
De 180cv á 250cv use 288
Seu carro é um Gol AP 1.6, mas é Álcool ou Gasolina ???? Carburado ou injetado ????
Caso seja um Motor AP á Álcool original, chegar a 0,8Bar nem pensar. Motor á Álcool original tem pistões de cabeça reta, e assim terá uma taxa de compressão mais alta, caso queira usar mais de 0,6 use pistões cavados de AP Gasolina.
Junta de cabeçote deve ser junta de aço, nunca use junta de Papelão Hidráulico/Amianto.
Use junta original Volkswagen, ou paralelas da SABÓ, UNIVERSAL JUNTAS, BASTOS.
A paralela que eu indico é a UNVERSAL JUNTAS, uma junta um pouquinho mais grossa ótima para motor Turbo.
Agora nas lojas de carro Turbo estão vendendo uma junta de aço se marca nenhuma, ela é prata e brilhante, e sem pintura preta, é uma junta péssima, só dá vazamentos, de óleo, e é de um material muito ruim, compre uma das marcas que citei acima.
Cath Tank fica por 80merrel o reservatório, mais os niples e a mão de obra de quem vai soldar, sai por uns R$120,00
Outras soldas a serem feitas é no cárter, onde será necessário um retorno de óleo para a turbina.
E faça uma rosca na flange de óleo (onde é encaixada o filtro de óleo) nessa rosca deverá encaixar um niple, e nesse niple um adaptador com duas separações, uma dessas pontas vai em uma mangueira de lubrificação da turbina, e a outra ponta para o manômetro de óleo.
Depois compre o respiro de óleo com reservatório, compre o que possui reservatório, não compre aquele que é um pequeno filtro que se encaixa na tampa de válvulas.
Uma Bobina melhor como a Bobina Mi é necessário.
Cabos de vela é melhor do que os originais.
E no caso dos motores Turbo é bom usar uma vela bem, mas bem mais fria.
Não use velas originais, elas não conseguirão retirar o calor da câmara de combustão e irá derreter a cabeça dos pistões.
No Turbo é bom usar velas de 9Graus, ou seja, bem mais fria que a original (a original é 5 graus no AP Gasolina), quanto mais fria essa vela, mais calor ela conseguirá retirar da câmara, por isso te indico a de 9 graus.
Use as velas de 9 Graus de Moto DT, ou as Velas NGK iridium 9 graus.
Lembre-se de colocar uma sonda lâmbda BOSCH LSU 4.2, ela é a melhor.
E use uma Wide Band LSU 4.2, a leitura é quase em tempo real, diferete dos Hall Meter que demoram muito a fazer a leitura e aceitam apenas sondas comuns.
Embreagem use uma de cerâmica da Displatec
Sobre gastos, pelo que somei, passa fácil, fácil dos R$6.000
Tem Turbos com altas pressões que gastam pouco, mas saiba que fica um Motor Turbo ruim, fica tipo assim :
Um carro Turbo sugando combustível por um entrada da boia, assim tendo uma dificuldade imensa para esse combustível ir ao motor, e assim chegando com bolhas na cuba do carburador.
Usando um Hall Meter com 2 segundos de atraso, só de enfeite no painel, por que o atraso é muito e caso tenha falta ele irá demorar a avisar, então só um enfeite mesmo pra ver as luzinhas verde e vermelha se mechendo e dar uma cor para o painel e enfeitar.
Um Carburador 2E deixando o carro manco.
Velas de 6 graus deixando os cilindros muito quente.
Junta de papelão hidráulico correndo o risco de queimar facilmente por causas dessas velas, e mesmo com velas de 9 graus não é bom junta de papelão.
Comando ZBA não dando conta do recado e o motor fica mais manco ainda, o pessoal teima em usar esse ZBA.
Bomba do GTi 3 Bar exercendo um esforço absurdo e fazendo uma barulheira tremenda, deve que o cara gosta de ouvir o "ZUUUUNNN" né, fazer o quê
Então gaste mais, mas, faça um bom serviço !
Abraço !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Gostei muito das suas dicas João Vitor teria um bom mecânico de confiança pra me.indicar ou mesmo uma oficina?
- João Victor AP
- Membro - Gold

Eu moro em Minas Gerais, mas a galera de SP fala muito bem da LC Racing :Bryanboy escreveu:Gostei muito das suas dicas João Vitor teria um bom mecânico de confiança pra me.indicar ou mesmo uma oficina?
LC Racing
Av. Washington Luis, 757 - Santo Amaro
São Paulo - SP
Telefone: (11) 5686-4006 e 5524-5556
Contato: Luis Carlos
Preparação de motores para rua e pista. Aspirado, Turbo,
e também preparação de kart.Campeão Paulista nas categorias TBS, TTO, TTN e FL.
Abraço !
Mais uma vez obrigado João Vitor !!!
O Victor wideband da fueltech com sonda 4.2 resolve ?
- DanielGT
- Membro - Silver

Acho 6 mil demais pra um kit padaria. Concordo com tudo que disse jv, mas acho que 49g já fica massa com kit turbo, não? E não sei se é necessário sonda wide em kit padaria. Vejo tanta gente rodando a tempos só na sonda normal e de 2e e 49g. Digo isso pra reduzir os gastos pra 4 mil
Danielgt já tive um Voyage 91 turbo mas já faz 10 anos , até concordo com vc tbm.lq meu Voyage não tinha nada demais era basicamente o kit e fiquei uns 2 anos sem dar problema..mas como hj em.dia.mudaram tantas coisas gostaria de ficar por dentro das novidades e montar um carrinho bacana mas sem.gastar horrores .. obrigado.ai.pela dica tbm !!! ✌
Bacana o texto do joão victor, mas á resalvas, não acho que seja necessário varios tipos de comando para cada cavalagem do motor, meu motor tinha 250cv, e usei tanto o comando 49g e o 49h e ambos ficaram ótimos, na questão do pistão é verdade, se for alcool, só cabeça reta, mas se for a gasolina o carro beleza, pois são pistões concavos, bomba elétrica e uma linha de combustivel nova, o cara que for fazer não precisar nem explicar para ele, tudo o que o victor disse é valido, mas de tudo essas dicas que o pessoal passou, a melhor é;
Procure alguem sério, e que entenda do assunto, pois a diferença da escolha pode fazer voce ter um passeio tezão com o golzinho sem encomodações ou de ter um pesadelo nas mãos!!
Procure alguem sério, e que entenda do assunto, pois a diferença da escolha pode fazer voce ter um passeio tezão com o golzinho sem encomodações ou de ter um pesadelo nas mãos!!
- João Victor AP
- Membro - Gold

49G e até o pequeno ZBA aguenta altas cavalarias, no canal da FuelPower no YouTube tem um Voyage com mais de 200cv que usa o ZBA, mas, o problema é que em motores com mais de 180cv usando o 49G, ele "amarra" um pouco a potência do motor.
Ele "amarra" o motor porque, quanto mais potente estiver o Motor AP, mais rapidamente se movimentará o ar-combustível e por mais tempo necessitaremos que a válvula de admissão permaneça aberta. Necessitaremos também que a válvula se abra mais a velocidades maiores, e isto é determinado pelo ressalto do comando.
E como o 49G tem apenas uma graduação de 266, a válvula de admissão irá abrir como em um Motor AP original, e como o Motor é Turbo, ele necessita de um comando maior para essa válvula abrir um pouco mais e em um tempo maior.
Usar os originais da Volkswagen pode, mas, é sempre melhor usar um comando um pouco maior, se não quiser um muito grande compre um comando 276.
Abraço !
Ele "amarra" o motor porque, quanto mais potente estiver o Motor AP, mais rapidamente se movimentará o ar-combustível e por mais tempo necessitaremos que a válvula de admissão permaneça aberta. Necessitaremos também que a válvula se abra mais a velocidades maiores, e isto é determinado pelo ressalto do comando.
E como o 49G tem apenas uma graduação de 266, a válvula de admissão irá abrir como em um Motor AP original, e como o Motor é Turbo, ele necessita de um comando maior para essa válvula abrir um pouco mais e em um tempo maior.
Usar os originais da Volkswagen pode, mas, é sempre melhor usar um comando um pouco maior, se não quiser um muito grande compre um comando 276.
Abraço !
- DanielGT
- Membro - Silver

49g não é pequeno não JV. 266º mas tem um overlap bem grande. Já vi muita gente falando que ele é um dos melhores porque mantem a faixa de torque plana. o que para mim é o principal. ZBA é 258º mas ele tem pouco overlap e joga a força em baixa rotação. Tudo depende de como vai dirigir seu carro. se pretende ficar gritando em mais de 5mil rpm o tempo todo, ai o 49g é pequeno. mas se quer força entre 2mil e 5.5mil 49g é o melhor. quer força abaixo de 2mil, ZBA é o melhor? entende? não existe melhor comando, existe o que atende o que vc procura melhor. e cada um procura uma coisa diferente do outro 
De que adianta ter 350cv sendo que eles só estão disponíveis acima de 4.5mil RPM ou mais? e antes disso o carro tem sei lá, 100cv no máx.
prefiro uma preparação de 140cv em que se tenha os 140cv o tempo todo. Por isso os motores com I-Vtec me deixam louco, eles tem torque máx de 1.9mil RPM até 7mil. Lindo.
De que adianta ter 350cv sendo que eles só estão disponíveis acima de 4.5mil RPM ou mais? e antes disso o carro tem sei lá, 100cv no máx.
prefiro uma preparação de 140cv em que se tenha os 140cv o tempo todo. Por isso os motores com I-Vtec me deixam louco, eles tem torque máx de 1.9mil RPM até 7mil. Lindo.
- João Victor AP
- Membro - Gold

Sim, entendo essa parada aí de potência RPM.DanielGT escreveu:49g não é pequeno não JV. 266º mas tem um overlap bem grande. Já vi muita gente falando que ele é um dos melhores porque mantem a faixa de torque plana. o que para mim é o principal. ZBA é 258º mas ele tem pouco overlap e joga a força em baixa rotação. Tudo depende de como vai dirigir seu carro. se pretende ficar gritando em mais de 5mil rpm o tempo todo, ai o 49g é pequeno. mas se quer força entre 2mil e 5.5mil 49g é o melhor. quer força abaixo de 2mil, ZBA é o melhor? entende? não existe melhor comando, existe o que atende o que vc procura melhor. e cada um procura uma coisa diferente do outro
Quanto maior o comando, mais patada em alta, mas caso tenha um comando 288 e queira patada em alta é só comprar uma polia regulável de $100 e enquadrar o comando, é para isso que existe polia regulável.
Mas um 49G não tem overlap "bem grande", overlap 266 é pequeno para um motor preparado e isso segura muito a patada em alta de um motor com mais de 200cv, muito mesmo, ele é bom para um motor 1.8S de 105cv, mas um motor de 200cv aí já muda muito !
Por isso que o AP 1.6/1.8 usam ZBA e o 1.8S usa o 49G, pois, o Motor do GTS é mais forte, e a Voks não colocou o ZBA no 1.8S por causa disso, ficaria pequeno e amarrado.
Lembro-me de conversar com um dono de um Bolinha Preto AP 1.8 Turbo, ele disse que depois de colocar um 266 o carro ficou bem mais cascudo, e depois de enquadrar teve um excelente ganho.
Se o 49G joga força em baixa rotação com seus 266, um 276 enquadrado terá bem mais força em baixa do que esse 46G que não é nada bom pra enquadrar.
Agora nesse exemplo que você disse dos 350cv, o ZBA ficaria ruim demais mesmo em um motor com mais de 350cv, um 276 enquadrado ficaria bem melhor.
Caso tenha 350cv e quiser um motor cascudo em baixa com um comando 276, coloque uma polia regulável e enquadre ele, ficará melhor que um ZBA original que não é compatível com enquadros.
E caso tenha 350cv, com um comando 276 sem enquadro ele já estará "nanico" e a cavalaria já estará disponível á 3.000RPM, com um enquadro ficaria bem melhor que o ZBA.
É muito bom esses assuntos de preparação
Abraço !
- bleidao
- SUPORTE

- Carro: Gol Plus 1986
- Contato:
O assunto se estendeu muito!
Então... melhor coisa seria procurar uma oficina séria e ver com o preparador qual o conselho dele.
Os custos variam de acordo com a necessidade dos clientes deles.
Se hoje eu fosse montar um Kit Padaria (APL), eu mesmo montaria na minha garagem. Mas tudo depende mesmo do preparador.
Ah... quanto a embreagem, é bom colocar uma de cerâmica, mas dá para torrar a original (vai embora rápido).
Então... melhor coisa seria procurar uma oficina séria e ver com o preparador qual o conselho dele.
Os custos variam de acordo com a necessidade dos clientes deles.
Se hoje eu fosse montar um Kit Padaria (APL), eu mesmo montaria na minha garagem. Mas tudo depende mesmo do preparador.
Ah... quanto a embreagem, é bom colocar uma de cerâmica, mas dá para torrar a original (vai embora rápido).
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571