Depois me chama de louco KKK

Manutenções em geral

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
ZANATTA
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 353
Registrado em: 15 Mai 2012, 21:32
Carro: Gol CL 92
Localização: Urussanga - SC

Depois me chama de louco KKK

Mensagem por ZANATTA »

Olha o que tem escrito nesse filtro de época original da VW

Imagem

Troque o filtro a cada 20.000 KM

E no manual diz que é pra trocar a cada duas trocas de óleo, e assim faço. Temos que seguir o manual do fabricante :good: :D
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Depois me chama de louco KKK

Mensagem por Rodox »

Zanatta,

No plano de manutenção do meu carro (Gol GL 90) recomenda a troca de óleo a cada 10.000 km e a troca do filtro de óleo a cada 20.000 km. Mas isso era naquela época em que o meu carro era 0 km... o trânsito era brando no início da década de 90 em relação aos dias de hoje nas grandes cidades, em especial São Paulo-SP :bum: :bum: :bum: :bum: Quando eu morava em outro bairro (15 km do meu trabalho) eu demorava 1 hora de 15 minutos para percorrer apenas 15 km na hora do rush.... isso era um inferno pra mim! :badbad: Hoje moro a 3 km do meu trabalho e vou trabalhar de ônibus.

Trânsito em São Paulo-SP na hora do rush (ida pro trabalho e volta pra casa):

Imagem


Na minha época de faculdade (Engenharia Mecânica) estudamos a importância do filtro de óleo, em especial a válvula de segurança quando o filtro entope, se a mesma falha o motor funde por falta de lubrificação porque a mesma não abriu para circular óleo sem filtragem quando o filtro obstruiu (saturou).

Me lembro que o pai de um colega de faculdade tinha um Marea 2.4 L que tinha comprado 0 km, e quando ele tinha uns 3 anos de uso um dia o filtro de óleo entupiu e não abriu a válvula de segurança e o motor fundiu por falta de lubrificação com o carro com poucos quilômetros rodados e apenas 3 anos de uso. Lembro que na época a FIAT trocava óleo a cada 20.000 km (óleo Selênia 20K).

Então não vale a pena arriscar em ter que confiar em uma válvula de segurança funcionar ou não quando o filtro entupir, pois um filtro de óleo custa apenas R$ 15,00 a 20,00 no máximo de marca boa, já uma boa retífica completa de motor VW AP (1.6, 1.8 e 2.0) fica no mínimo R$ 3.500,00 com mão de obra inclusa de montagem e desmontagem do motor.

Por fim veja como é esta válvula de segurança quando o filtro entope no vídeo abaixo da Mann Filter aos 3 min e 55 seg (ressalto que vale muito a pena ver este vídeo na integra). Após ver este vídeo você verá a real importância de um filtro de óleo, e seguramente chegará a conclusão que economia com filtro de óleo não compensa... e além do fato de o óleo velho que fica no filtro (500 ml) contamina o óleo novo na troca de óleo.

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=-IuKhmrrcVc[/BBvideo]

ou acesso o link

https://www.youtube.com/watch?v=-IuKhmrrcVc


Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 06 Dez 2017, 10:00, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
ZANATTA
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 353
Registrado em: 15 Mai 2012, 21:32
Carro: Gol CL 92
Localização: Urussanga - SC

Re: Depois me chama de louco KKK

Mensagem por ZANATTA »

É né Rodox... naquela época para hoje mudou muita coisa.

Mas eu notei que antigamente as trocas de óleo era mais "de boa".

No manual de qualquer fusca ou derivado a ar, os mais novos, dizem para trocar com 7500 km.... mas eu troco com 3000..

só postei mesmo pro pessoal ver... acho também que o preço do filtro não compensa fazer esta economia..

eu troco a cada duas trocas mas como um filtro é barato, o motor só tem a agradecer né

mas eu ouvi falar que quando o filtro chega a entupir, a válvula no caso tranca a passagem e óleo passa direto sem ir para o filtro..

é verdade?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Depois me chama de louco KKK

Mensagem por Rodox »

ZANATTA escreveu:É né Rodox... naquela época para hoje mudou muita coisa.

Mas eu notei que antigamente as trocas de óleo era mais "de boa".

No manual de qualquer fusca ou derivado a ar, os mais novos, dizem para trocar com 7500 km.... mas eu troco com 3000..

só postei mesmo pro pessoal ver... acho também que o preço do filtro não compensa fazer esta economia..

eu troco a cada duas trocas mas vou rever meus conceitos kkk

mas eu ouvi falar que o filtro quando entope, a valvula no caso tranca a passagem e óleo passa direto sem ir para o filtro..

é verdade?
É mais ou menos isso... quando o filtro entope a válvula tem que abrir... então ela abre e o óleo circula sem filtragem :badbad: :badbad: :badbad: :badbad:

Mas se a válvula não abrir quando o filtro entupir... :bum: :bum: :bum: :bum: :choro: :choro: :choro: :choro:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: Depois me chama de louco KKK

Mensagem por Ricardo RCR »

ZANATTA escreveu:Olha o que tem escrito nesse filtro de época original da VW

Imagem

Troque o filtro a cada 20.000 KM

E no manual diz que é pra trocar a cada duas trocas de óleo, e assim faço. Temos que seguir o manual do fabricante :good: :D
Olooooooooooko :OO
Só naquele tempo mesmo :qus:
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Depois me chama de louco KKK

Mensagem por João Victor AP »

Caramba ! Trocar a cada 20.000Km !? :OO

Um VW Quadrado hoje em dia, já está bem rodado, e mesmo se o motor for retificado, na maioria dos casos irá usar um óleo 20w50, e a troca será a cada 5.000Km. Ou seja, se trocar a cada 20.000Km, você irá permanecer com o mesmo filtro em 4 trocas. É loucura isso !

Eu na verdade nem recomendo trocar filtro a cada duas trocas... troque sempre o filtro toda vez que for trocar o óleo.
Responder

Voltar para “Manutenção Geral”