Olha o que tem escrito nesse filtro de época original da VW
Troque o filtro a cada 20.000 KM
E no manual diz que é pra trocar a cada duas trocas de óleo, e assim faço. Temos que seguir o manual do fabricante
Depois me chama de louco KKK
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Re: Depois me chama de louco KKK
Zanatta,
No plano de manutenção do meu carro (Gol GL 90) recomenda a troca de óleo a cada 10.000 km e a troca do filtro de óleo a cada 20.000 km. Mas isso era naquela época em que o meu carro era 0 km... o trânsito era brando no início da década de 90 em relação aos dias de hoje nas grandes cidades, em especial São Paulo-SP Quando eu morava em outro bairro (15 km do meu trabalho) eu demorava 1 hora de 15 minutos para percorrer apenas 15 km na hora do rush.... isso era um inferno pra mim! Hoje moro a 3 km do meu trabalho e vou trabalhar de ônibus.
Trânsito em São Paulo-SP na hora do rush (ida pro trabalho e volta pra casa):
Na minha época de faculdade (Engenharia Mecânica) estudamos a importância do filtro de óleo, em especial a válvula de segurança quando o filtro entope, se a mesma falha o motor funde por falta de lubrificação porque a mesma não abriu para circular óleo sem filtragem quando o filtro obstruiu (saturou).
Me lembro que o pai de um colega de faculdade tinha um Marea 2.4 L que tinha comprado 0 km, e quando ele tinha uns 3 anos de uso um dia o filtro de óleo entupiu e não abriu a válvula de segurança e o motor fundiu por falta de lubrificação com o carro com poucos quilômetros rodados e apenas 3 anos de uso. Lembro que na época a FIAT trocava óleo a cada 20.000 km (óleo Selênia 20K).
Então não vale a pena arriscar em ter que confiar em uma válvula de segurança funcionar ou não quando o filtro entupir, pois um filtro de óleo custa apenas R$ 15,00 a 20,00 no máximo de marca boa, já uma boa retífica completa de motor VW AP (1.6, 1.8 e 2.0) fica no mínimo R$ 3.500,00 com mão de obra inclusa de montagem e desmontagem do motor.
Por fim veja como é esta válvula de segurança quando o filtro entope no vídeo abaixo da Mann Filter aos 3 min e 55 seg (ressalto que vale muito a pena ver este vídeo na integra). Após ver este vídeo você verá a real importância de um filtro de óleo, e seguramente chegará a conclusão que economia com filtro de óleo não compensa... e além do fato de o óleo velho que fica no filtro (500 ml) contamina o óleo novo na troca de óleo.
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=-IuKhmrrcVc[/BBvideo]
ou acesso o link
https://www.youtube.com/watch?v=-IuKhmrrcVc
Abraços,
No plano de manutenção do meu carro (Gol GL 90) recomenda a troca de óleo a cada 10.000 km e a troca do filtro de óleo a cada 20.000 km. Mas isso era naquela época em que o meu carro era 0 km... o trânsito era brando no início da década de 90 em relação aos dias de hoje nas grandes cidades, em especial São Paulo-SP Quando eu morava em outro bairro (15 km do meu trabalho) eu demorava 1 hora de 15 minutos para percorrer apenas 15 km na hora do rush.... isso era um inferno pra mim! Hoje moro a 3 km do meu trabalho e vou trabalhar de ônibus.
Trânsito em São Paulo-SP na hora do rush (ida pro trabalho e volta pra casa):
Na minha época de faculdade (Engenharia Mecânica) estudamos a importância do filtro de óleo, em especial a válvula de segurança quando o filtro entope, se a mesma falha o motor funde por falta de lubrificação porque a mesma não abriu para circular óleo sem filtragem quando o filtro obstruiu (saturou).
Me lembro que o pai de um colega de faculdade tinha um Marea 2.4 L que tinha comprado 0 km, e quando ele tinha uns 3 anos de uso um dia o filtro de óleo entupiu e não abriu a válvula de segurança e o motor fundiu por falta de lubrificação com o carro com poucos quilômetros rodados e apenas 3 anos de uso. Lembro que na época a FIAT trocava óleo a cada 20.000 km (óleo Selênia 20K).
Então não vale a pena arriscar em ter que confiar em uma válvula de segurança funcionar ou não quando o filtro entupir, pois um filtro de óleo custa apenas R$ 15,00 a 20,00 no máximo de marca boa, já uma boa retífica completa de motor VW AP (1.6, 1.8 e 2.0) fica no mínimo R$ 3.500,00 com mão de obra inclusa de montagem e desmontagem do motor.
Por fim veja como é esta válvula de segurança quando o filtro entope no vídeo abaixo da Mann Filter aos 3 min e 55 seg (ressalto que vale muito a pena ver este vídeo na integra). Após ver este vídeo você verá a real importância de um filtro de óleo, e seguramente chegará a conclusão que economia com filtro de óleo não compensa... e além do fato de o óleo velho que fica no filtro (500 ml) contamina o óleo novo na troca de óleo.
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=-IuKhmrrcVc[/BBvideo]
ou acesso o link
https://www.youtube.com/watch?v=-IuKhmrrcVc
Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 06 Dez 2017, 10:00, em um total de 1 vez.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Depois me chama de louco KKK
É né Rodox... naquela época para hoje mudou muita coisa.
Mas eu notei que antigamente as trocas de óleo era mais "de boa".
No manual de qualquer fusca ou derivado a ar, os mais novos, dizem para trocar com 7500 km.... mas eu troco com 3000..
só postei mesmo pro pessoal ver... acho também que o preço do filtro não compensa fazer esta economia..
eu troco a cada duas trocas mas como um filtro é barato, o motor só tem a agradecer né
mas eu ouvi falar que quando o filtro chega a entupir, a válvula no caso tranca a passagem e óleo passa direto sem ir para o filtro..
é verdade?
Mas eu notei que antigamente as trocas de óleo era mais "de boa".
No manual de qualquer fusca ou derivado a ar, os mais novos, dizem para trocar com 7500 km.... mas eu troco com 3000..
só postei mesmo pro pessoal ver... acho também que o preço do filtro não compensa fazer esta economia..
eu troco a cada duas trocas mas como um filtro é barato, o motor só tem a agradecer né
mas eu ouvi falar que quando o filtro chega a entupir, a válvula no caso tranca a passagem e óleo passa direto sem ir para o filtro..
é verdade?
Re: Depois me chama de louco KKK
É mais ou menos isso... quando o filtro entope a válvula tem que abrir... então ela abre e o óleo circula sem filtragemZANATTA escreveu:É né Rodox... naquela época para hoje mudou muita coisa.
Mas eu notei que antigamente as trocas de óleo era mais "de boa".
No manual de qualquer fusca ou derivado a ar, os mais novos, dizem para trocar com 7500 km.... mas eu troco com 3000..
só postei mesmo pro pessoal ver... acho também que o preço do filtro não compensa fazer esta economia..
eu troco a cada duas trocas mas vou rever meus conceitos kkk
mas eu ouvi falar que o filtro quando entope, a valvula no caso tranca a passagem e óleo passa direto sem ir para o filtro..
é verdade?
Mas se a válvula não abrir quando o filtro entupir...
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Depois me chama de louco KKK
OlooooooooookoZANATTA escreveu:Olha o que tem escrito nesse filtro de época original da VW
Troque o filtro a cada 20.000 KM
E no manual diz que é pra trocar a cada duas trocas de óleo, e assim faço. Temos que seguir o manual do fabricante
Só naquele tempo mesmo
No meu verde sigo em frente!!!
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Re: Depois me chama de louco KKK
Caramba ! Trocar a cada 20.000Km !?
Um VW Quadrado hoje em dia, já está bem rodado, e mesmo se o motor for retificado, na maioria dos casos irá usar um óleo 20w50, e a troca será a cada 5.000Km. Ou seja, se trocar a cada 20.000Km, você irá permanecer com o mesmo filtro em 4 trocas. É loucura isso !
Eu na verdade nem recomendo trocar filtro a cada duas trocas... troque sempre o filtro toda vez que for trocar o óleo.
Um VW Quadrado hoje em dia, já está bem rodado, e mesmo se o motor for retificado, na maioria dos casos irá usar um óleo 20w50, e a troca será a cada 5.000Km. Ou seja, se trocar a cada 20.000Km, você irá permanecer com o mesmo filtro em 4 trocas. É loucura isso !
Eu na verdade nem recomendo trocar filtro a cada duas trocas... troque sempre o filtro toda vez que for trocar o óleo.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531