A economia de combustível depende basicamente dos seguintes fatores:
- estado de conservação do carro;
- qualidade do combustível;
- maneira de dirigir;
- tipo de terreno ;
- condições de tráfego;
- carga de bordo.
Com relação ao estado de conservação do carro se deve sempre manter toda a mecânica do automóvel em ordem, trocando-se peças quando as mesmas já chegaram no fim da sua vida útil ou quando for dado o prazo de troca da peça. Por exemplo, as velas de um Gol Quadrado a recomendação de troca pela VW é a cada 20.000 km.
E de forma geral sempre mantenha os pneus calibrados, direção alinhada, sistema de ignição em ordem (vela, cabo de vela, tampa do distribuidor e rotor), filtros de ar e combustível limpos e carburador limpo e regulado. E verifique a compressão do motor, pois compressão ruim implica em alto consumo de combustível, tem gente que troca de tudo para reduzir o consumo de combustível e nada adianta, então quando vai ver o problema é a compressão dos cilindros. Vejam no link abaixo o tópico que eu fiz sobre como medir a compressão dos cilindros do motor:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... ess%C3%A3o
Gasolina com mais etanol que o permitido por lei (27%) faz o carro consumir mais, assim como etanol muito aguado prejudica o consumo. Vale abrir um parênteses aqui sobre o risco do combustível batizado com solvente (tanto etanol quanto a gasolina), pois o solvente degrada qualquer parte de borracha que ele encontrar e ainda degrada o óleo do motor em pouquíssimos quilômetros formando a temida borra de óleo que pode até fundir o motor.
Quanto a maneira de dirigir procure pisar pouco no acelerador, e acelere de forma gradual, sem pressa... a pesquisa do link abaixo concluiu que reduzir o tempo de viagem em 33% pode significar um aumento de 103% no gasto com combustível, ou seja, andar a 120 km/h ao invés de 80 km/h. Eu mesmo já cheguei na marca de 15 km/litro na estrada com meu Gol GL 1.8AP 1990 – Gasolina, a uma média de 80 km/h.
https://quatrorodas.abril.com.br/auto-s ... e-consumo/
Outra variável é o tipo de terreno, ou seja, se a região ou estrada tem muita subida, então o consumo é maior nesses casos. A condição do tráfego, nas grandes metrópoles como São Paulo-SP o constante anda e para gera um grande aumento de consumo dos nossos carros carburados. Se possível só use o seu carro nos horários que o trânsito é mais brando, eu por exemplo só pego estrada nos horários que tem pouca gente.
Por fim a carga de bordo é o peso a mais que o carro leva, desde peso morto (tranqueiras no porta-malas) a quantidade de passageiros. Faça uma operação 5 S no seu porta-malas

Abraços,