[DUVIDA] passagens de óleo e água entre motor e cabeçote

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
pigazao
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 30 Set 2016, 12:00
Carro: Gol CL 88/89
Localização: Cwb
Contato:

[DUVIDA] passagens de óleo e água entre motor e cabeçote

Mensagem por pigazao »

Boa tarde,

Pessoal venho novamente a vocês , com uma duvida que surgiu após observar que algumas passagens ( oleo e agua ) que aparentemente não estão de acordo... entre motor , junta e cabeçote. parece ser algo padrão pelo que pesquisei em diversas imagens pela internet , caso não ou sim , vou lhes mostrar do que realmente se trata

olhando no bloco do motor nota-se uma passagem de água (em vermelho) e supostamente um passagem de oleo (em amarelo):
Imagem

na junta a abertura (menor ,com destaque amarelo) que acredito ser de óleo está em conjunto com a passagem do parafuso de fixação do cabeçote, e a abertura para passagem de água é inexistente (destaque em vermelho):
Imagem

no cabeçote não existe nem a suposta passagem de oleo e nem a de aguá :
Imagem

obs : as imagens se tratam de um motor ap 1.6/1.8 , a posição das passagens são proximas ao 4º cilindro , pelas algumas pesquisas todos eles seguem essa mesma construção , a principio achei que fosse um defeito ou que houvesse diferentes modelos de cabeçotes.

enfim não sei por onde buscar a respostas a respeito disso , agradeço quem tiver o conhecimento e compartilhar sobre essa questão das galerias de agua e oleo
ap 1600cc turbão
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DUVIDA] passagens de óleo e água entre motor e cabeçote

Mensagem por João Victor AP »

Então... eu nunca vi um cabeçote de AP, nem pessoalmente, e nem por fotos com essas passagens de água e de óleo abertas.
É possível verificar isso nos MD 1.5, até os últimos modelos de cabeçotes de AP.

Pode pesquisar fotos na internet e verificar, eles nunca terão 16 passagens de água. E sim 8 de um lado, e 7 de um outro, que somam 15 passagens de água... estranho né !? Pra mim o certo seria 16, que seria 8 de um lado, e 8 de outro.

Não sei porque são assim.
E a passagem de água tampada, é sempre do lado da maior passagem de óleo.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DUVIDA] passagens de óleo e água entre motor e cabeçote

Mensagem por bleidao »

Eu nunca tinha observado isso.
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”