[DICA] A banguela me fez conseguir ganho de autonomia em 32%

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90

Mensagem por Rodox »

JuulinxD escreveu:Mano eu ja tinha visto falar nesse famoso calço Hidráulico. E realmente todos estamos com esse risco pois nenhum posto do brasil vai te entregar um álcool purinho infelizmente.
Ja vi carros originais com bielas tortas e tals mais nao sei dizer se foi por causa do cálcio o problema.

O foda que é uma situação que todos estamos expostos, pois o famoso combustivel batizado esta em toda parte.
Como vejo muita gente mais velha falar:
" - Os cuidados com os motores hoje devem ser não só tomados, mais dobrados. "

Obrigado pelas informações !
Abraços.
Disponha!

Geralmente o calço hidráulico ocorre quando o carro passa por ruas alagadas, então o coletor de admissão succiona água ao invés de ar, então a água entra na câmara de combustão e trava o pistão e a biela... aconteceu isso com uma vizinha minha... o carro tinha apenas uns 2 anos de uso e o bloco do motor estourou... teve que comprar um motor novinho em folha...

Agora nunca vi acontecer de o etanol ter tanta água no batismo para causar este fenômeno do calço hidráulico... mas como você disse que acontece, então acredito.

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] A banguela me fez conseguir economia de 32%

Mensagem por Rodox »

Pessoal,

Verifiquei hoje o estado do meu disco de freio e pastilhas... eles tem 35.000 km de uso e parecem muito novos ainda... as pastinhas estão com 9 mm de espessura. Os discos são da Vigorelli e as pastilhas de freio são da Cobreq.

Grato,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
JuulinxD
Membro
Membro
Mensagens: 268
Registrado em: 16 Mar 2016, 12:44
Carro: Gol CL 1988 - AP 1.6
Localização: Cachoeira do Campo - MG

Re: [DICA] A banguela me fez conseguir economia de 32%

Mensagem por JuulinxD »

Sinal que estão muito bem cuidados.
Particulamente nao conheço essa marca de pastilhas os dicos ja usei no meu Gol são muitos bons por sinal.

Abraço !
Imagem

[glow=red]Gol CL 1988 AP 1.6 Azul ilhéus[/glow] --[glow=black][ x ] viewtopic.php?f=1&t=37600[/url][/glow][/b]
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] A banguela me fez conseguir economia de 32%

Mensagem por Rodox »

JuulinxD escreveu:Sinal que estão muito bem cuidados.
Particulamente nao conheço essa marca de pastilhas os dicos ja usei no meu Gol são muitos bons por sinal.

Abraço !
Muito obrigado! :friend:

Abraços
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] A banguela me fez conseguir economia de 32%

Mensagem por Rodox »

Pessoal,

Coloquei no texto da inicial mais uma importante dica:

Dica nº 9:

A "banguela" dá multa!


"Código Nacional de Trânsito - Lei 9.503/1997.

Art. 231. Transitar com o veículo:

IX - desligado ou desengrenado, em declive:

Infração - média;

Penalidade - multa;

Medida administrativa - retenção do veículo".


Fonte:

http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9503.htm


Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] A banguela me fez conseguir ganho de autonomia em

Mensagem por João Victor AP »

Colocar o carro na banguela tem o ponto positivo da economia, mas também proporciona menos segurança pelo fato do carro estar mais "livre".
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:
Então imagine o fato de o cabra estar a 200 km/h com 20 toneladas na traseira e engrenar uma marcha para poder freiar numa emergência a 200 km/h? Aí sai voando até a alavanca do câmbio... na minha sincera opinião caminhão devia nunca poder passar de 80 km/h, tinha que ser câmbio automático que só permitisse engrenar ponto morto na passagem de 1a marcha ou ré para neutro. Pois um caminhão a 80 km/h é uma máquina de matar quem estiver na frente!
Mas por outro lado, se não passar de 100 ~ 120km/h bitrens carregados com suas 60 toneladas, rodotrem com 85 toneladas, sofreriam para subir as serras. Mesmo meu véio dirigindo uma FH540, ela sofre para subir serras com o rodotrem, por isso quando possível tem que embalar.

Eu entendi seu ponto de vista... tem o momento certo do caminhão atingir altas velocidades, mas tem cara que abusa, e esquece que está em um caminhão.
Tem muito cara doido nas BR's... colocando alta velocidade em MB1113 com freio a óleo :crazy:
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] A banguela me fez conseguir ganho de autonomia em

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:Colocar o carro na banguela tem o ponto positivo da economia, mas também proporciona menos segurança pelo fato do carro estar mais "livre".
Se seguidas as 9 (nove) dicas que eu dei no início deste tópico não existe o risco...
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [DICA] A banguela me fez conseguir ganho de autonomia em

Mensagem por hirinhu »

é bem isso mesmo, se usar com bom senso a banguela traz muita economia.. testei no jetta dar neutro nas descidonas com segurança e até em automático faz a diferença....
rodox seu carro é carburado e não possui cutoff senão vc ia fazer mais média ainda.... banguela com bom senso e qdo for freiar segurar no freio motor (cutoff da injeção) vixi aí a economia ia subir mais ainda...
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] A banguela me fez conseguir ganho de autonomia em

Mensagem por Rodox »

hirinhu escreveu:é bem isso mesmo, se usar com bom senso a banguela traz muita economia.. testei no jetta dar neutro nas descidonas com segurança e até em automático faz a diferença....
rodox seu carro é carburado e não possui cutoff senão vc ia fazer mais média ainda.... banguela com bom senso e qdo for freiar segurar no freio motor (cutoff da injeção) vixi aí a economia ia subir mais ainda...
Pois é... com essas 9 dicas não há perigo!

Veja o que o jornalista e engenheiro elétrico BORIS FELDMAN diz sobre banguela em carro injetado:

“Nós já comentamos aqui a respeito de jogar a banguela ou ponto morto em uma longa descida na estrada. Ao contrário do que muitos pensam, isso não economiza combustível, e sim aumenta o consumo. Além disso, descer engrenado em uma forte descida poupa também o sistema de freios.

Um ouvinte mais atento pergunta: numa longa e forte descida, onde seria necessário usar os freios, a explicação está correta. Mas se a descida não tiver um ângulo muito acentuado e que nem seria necessário o uso dos freios, não justificaria jogar o ponto morto?

Sim, ele tem razão, se a descida não for muito forte, descer engrenado até prejudica o embalo, o uso da inércia para movimentar o carro, e ainda obrigaria o motorista a pisar no acelerador antes do tempo necessário, desprezando a ajuda gratuita da lei da gravidade”.


Fonte:

https://autopapo.com.br/blog-do-boris/p ... -nao-pode/
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] A banguela me fez conseguir ganho de autonomia em

Mensagem por Rodox »

Hirinru,

Ou seja, conforme o que o Boris Feldman disse logo acima se na descida com carro injetado apessoa tiver que pisar no acelerador acobou-se a economia... esse é o pulo do gato! :yahoo:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [DICA] A banguela me fez conseguir ganho de autonomia em

Mensagem por hirinhu »

Rodox escreveu:Hirinru,

Ou seja, conforme o que o Boris Feldman disse logo acima se na descida com carro injetado apessoa tiver que pisar no acelerador acobou-se a economia... esse é o pulo do gato! :yahoo:
exato, descida joga na banguela mas no freio motor o carro carburado continua mandando combustivel enquanto o injetado usa o recurso de CUTOFF, 0ms de injeção nos bicos.....
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] A banguela me fez conseguir ganho de autonomia em

Mensagem por Rodox »

hirinhu escreveu:
Rodox escreveu:Hirinru,

Ou seja, conforme o que o Boris Feldman disse logo acima se na descida com carro injetado apessoa tiver que pisar no acelerador acobou-se a economia... esse é o pulo do gato! :yahoo:
exato, descida joga na banguela mas no freio motor o carro carburado continua mandando combustivel enquanto o injetado usa o recurso de CUTOFF, 0ms de injeção nos bicos.....
Isso... então se numa descida você perceber que o seu freio a motor do seu Jetta está segurando o carro e então você vai ser obrigado a usar o acelerador para manter a velocidade, então ao invés de acionar o acelerador use a banguela.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [DICA] A banguela me fez conseguir ganho de autonomia em

Mensagem por hirinhu »

automatico eu nao curto banguelar nao kkkkk
mas fiz ot este e realmente da economia
ainda mais nesses tempos de combustivel escassa!!
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] A banguela me fez conseguir ganho de autonomia em

Mensagem por Rodox »

hirinhu escreveu:automatico eu nao curto banguelar nao kkkkk
mas fiz ot este e realmente da economia
ainda mais nesses tempos de combustivel escassa!!
Automático deve ser difícil por em neutro... se cambio manual já enche o saco por em neutro imagine cambio automático.

Bota caro nisso... nos EUA além da gasolina render mais porque tem apenas 10% de etanol, o seu preço é menos da metade do daqui e lá não existe gasolina batizada... pois lá dá chilindro nos bravos.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”