[Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

Hirindu,

Achei um vídeo bom da FRAM, que mostra que ele tem 99% de eficiência de filtragem no mínimo, conforme artigo abaixo da FRAM:

"Eficiência: Eficiência: É a Eficiência: capacidade de retenção oferecida pelo filtro
atualmente o parâmetro das montadoras chega a 99% mínimo".


Fonte:

http://www.fram.com.br/pdf/pesada/modulo07.pdf

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=C8m78C42rJQ[/BBvideo]
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hirinhu
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por hirinhu »

show rodox, valeu a info!
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

hirinhu escreveu:show rodox, valeu a info!
De nada! :friend:

Abraços,
Rodox

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João Victor AP
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:
bleidao escreveu:Agora comecei a entender.

Você quer colocar a engrenagem da quinta marcha no lugar da quarta atual e colocar no lugar da quinta a do PS?

Isso?
Exatamente isso... e ainda trocar a 2a marcha e a 3a marcha... colocando no lugar delas a 2a marcha e a 3a marcha do câmbio PS (1,79:1 e 1,13:1), pois ficaria assim perfeito o escalonamento (espaçamento das marchas).
Não dá pra colocar a engrenagem da 5a no lugar da quarta.
O tamanho das engrenagens diferentes, o conjunto do eixo carretel, os garfos... impedem tal adaptação.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:
Rodox escreveu:
bleidao escreveu:Agora comecei a entender.

Você quer colocar a engrenagem da quinta marcha no lugar da quarta atual e colocar no lugar da quinta a do PS?

Isso?
Exatamente isso... e ainda trocar a 2a marcha e a 3a marcha... colocando no lugar delas a 2a marcha e a 3a marcha do câmbio PS (1,79:1 e 1,13:1), pois ficaria assim perfeito o escalonamento (espaçamento das marchas).
Não dá pra colocar a engrenagem da 5a no lugar da quarta.
O tamanho das engrenagens diferentes, o conjunto do eixo carretel, os garfos... impedem tal adaptação.
Que pena... então a melhor coisa seria colocar o cambio do Gol GL 1.8AP (PS) no lugar... só que iria ficar um pouco curta a 4a macha o que fatalmente iria diminuir um pouco a velocidade máxima na 4a macha, já que a 5a é longa e de descanso e economia.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:Que pena... então a melhor coisa seria colocar o cambio do Gol GL 1.8AP (PS) no lugar... só que iria ficar um pouco curta a 4a macha o que fatalmente iria diminuir um pouco a velocidade máxima na 4a macha, já que a 5a é longa e de descanso e economia.
Câmbio PS é um câmbio bom também... mas tira a esportividade do GTi, por ter 2°, 3°, 4° e 5° bem mais longas em relação ao câmbio original do GTi (PVB).

Na minha opinião, para ele o melhor seria PVB (câmbio original do GTi, igual ao PV) com 5° marcha do PS.

Mas se não concordar com a opção acima, só colocar logo um PX... é uma excelente opção também...
O PX tem a 1°, 2° e 3° igual ao do câmbio PVB, mas tem a 4° e 5° mais longas.
Ou seja... assim o GTi vai ter o mesmo fôlego até a 3° marcha, vai ficar igual ao original, mas terá a 4° e 5° mais longa.
PX tem a 4° e 5° mais longa, mas não são longas como as do PS.

Ou colocar a 4° e 5° do PX no câmbio PVB do GTi... que também é outra ótima opção.
Mas tem que estudar se fica mais barato trocar só as engrenagens, ou colocar logo um PX.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:
Rodox escreveu:Que pena... então a melhor coisa seria colocar o cambio do Gol GL 1.8AP (PS) no lugar... só que iria ficar um pouco curta a 4a macha o que fatalmente iria diminuir um pouco a velocidade máxima na 4a macha, já que a 5a é longa e de descanso e economia.
Câmbio PS é um câmbio bom também... mas tira a esportividade do GTi, por ter 2°, 3°, 4° e 5° bem mais longas em relação ao câmbio original do GTi (PVB).

Na minha opinião, para ele o melhor seria PVB (câmbio original do GTi, igual ao PV) com 5° marcha do PS.

Mas se não concordar com a opção acima, só colocar logo um PX... é uma excelente opção também...
O PX tem a 1°, 2° e 3° igual ao do câmbio PVB, mas tem a 4° e 5° mais longas.
Ou seja... assim o GTi vai ter o mesmo fôlego até a 3° marcha, vai ficar igual ao original, mas terá a 4° e 5° mais longa.
PX tem a 4° e 5° mais longa, mas não são longas como as do PS.

Ou colocar a 4° e 5° do PX no câmbio PVB do GTi... que também é outra ótima opção.
Mas tem que estudar se fica mais barato trocar só as engrenagens, ou colocar logo um PX.

Não sei se é o caso do Demetrio... mas eu estou numa nova fase... de andar de boa "ando devagar porque já tive pressa", assim se me irritasse a rotação do motor na estrada a 100 km/h pra mim hoje não teria problema em sacrificar o desempenho (aceleração e retomada) em um GTI 1993 como o dele se eu tivesse uma super máquina dessas.

Então se eu fosse ele iria de PVD do Santana 2.0, mas gosto não se discute... se fosse a uns 2 anos atrás eu falaria o contrário... que jamais iria mudar nada no GTI... pois era adepto ao desempenho e não a economia, mas mudei de lado... me converti kkkkkkkkkkkk :qus: :qus: :qus: :qus: :qus:

PVD: Idêntico aos PV e PVD, só muda o diferencial:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 3,89:1 (35/9)

Fonte:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 18&t=30346
Rodox

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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por hirinhu »

João Victor AP escreveu:
Rodox escreveu:Que pena... então a melhor coisa seria colocar o cambio do Gol GL 1.8AP (PS) no lugar... só que iria ficar um pouco curta a 4a macha o que fatalmente iria diminuir um pouco a velocidade máxima na 4a macha, já que a 5a é longa e de descanso e economia.
Câmbio PS é um câmbio bom também... mas tira a esportividade do GTi, por ter 2°, 3°, 4° e 5° bem mais longas em relação ao câmbio original do GTi (PVB).

Na minha opinião, para ele o melhor seria PVB (câmbio original do GTi, igual ao PV) com 5° marcha do PS.

Mas se não concordar com a opção acima, só colocar logo um PX... é uma excelente opção também...
O PX tem a 1°, 2° e 3° igual ao do câmbio PVB, mas tem a 4° e 5° mais longas.
Ou seja... assim o GTi vai ter o mesmo fôlego até a 3° marcha, vai ficar igual ao original, mas terá a 4° e 5° mais longa.
PX tem a 4° e 5° mais longa, mas não são longas como as do PS.

Ou colocar a 4° e 5° do PX no câmbio PVB do GTi... que também é outra ótima opção.
Mas tem que estudar se fica mais barato trocar só as engrenagens, ou colocar logo um PX.
teria que der PV com 5a PX pra atenuar a queda
PV com 5a PS dá 30% de queda de 4a pra 5a, buraco imenso olha a tela:

Imagem
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por hirinhu »

Rodox escreveu:
João Victor AP escreveu:
Rodox escreveu:Que pena... então a melhor coisa seria colocar o cambio do Gol GL 1.8AP (PS) no lugar... só que iria ficar um pouco curta a 4a macha o que fatalmente iria diminuir um pouco a velocidade máxima na 4a macha, já que a 5a é longa e de descanso e economia.
Câmbio PS é um câmbio bom também... mas tira a esportividade do GTi, por ter 2°, 3°, 4° e 5° bem mais longas em relação ao câmbio original do GTi (PVB).

Na minha opinião, para ele o melhor seria PVB (câmbio original do GTi, igual ao PV) com 5° marcha do PS.

Mas se não concordar com a opção acima, só colocar logo um PX... é uma excelente opção também...
O PX tem a 1°, 2° e 3° igual ao do câmbio PVB, mas tem a 4° e 5° mais longas.
Ou seja... assim o GTi vai ter o mesmo fôlego até a 3° marcha, vai ficar igual ao original, mas terá a 4° e 5° mais longa.
PX tem a 4° e 5° mais longa, mas não são longas como as do PS.

Ou colocar a 4° e 5° do PX no câmbio PVB do GTi... que também é outra ótima opção.
Mas tem que estudar se fica mais barato trocar só as engrenagens, ou colocar logo um PX.

Não sei se é o caso do Demetrio... mas eu estou numa nova fase... de andar de boa "ando devagar porque já tive pressa", assim se me irritasse a rotação do motor na estrada a 100 km/h pra mim hoje não teria problema em sacrificar o desempenho (aceleração e retomada) em um GTI 1993 como o dele se eu tivesse uma super máquina dessas.

Então se eu fosse ele iria de PVD do Santana 2.0, mas gosto não se discute... se fosse a uns 2 anos atrás eu falaria o contrário... que jamais iria mudar nada no GTI... pois era adepto ao desempenho e não a economia, mas mudei de lado... me converti kkkkkkkkkkkk :qus: :qus: :qus: :qus: :qus:

PVD: Idêntico aos PV e PVD, só muda o diferencial:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 3,89:1 (35/9)

Fonte:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 18&t=30346
exatamente!
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

hirinhu escreveu: exatamente!
Muito obrigado, Hirinhu! :friend:
Rodox

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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por bleidao »

hirinhu escreveu:
João Victor AP escreveu:
Rodox escreveu:Que pena... então a melhor coisa seria colocar o cambio do Gol GL 1.8AP (PS) no lugar... só que iria ficar um pouco curta a 4a macha o que fatalmente iria diminuir um pouco a velocidade máxima na 4a macha, já que a 5a é longa e de descanso e economia.
Câmbio PS é um câmbio bom também... mas tira a esportividade do GTi, por ter 2°, 3°, 4° e 5° bem mais longas em relação ao câmbio original do GTi (PVB).

Na minha opinião, para ele o melhor seria PVB (câmbio original do GTi, igual ao PV) com 5° marcha do PS.

Mas se não concordar com a opção acima, só colocar logo um PX... é uma excelente opção também...
O PX tem a 1°, 2° e 3° igual ao do câmbio PVB, mas tem a 4° e 5° mais longas.
Ou seja... assim o GTi vai ter o mesmo fôlego até a 3° marcha, vai ficar igual ao original, mas terá a 4° e 5° mais longa.
PX tem a 4° e 5° mais longa, mas não são longas como as do PS.

Ou colocar a 4° e 5° do PX no câmbio PVB do GTi... que também é outra ótima opção.
Mas tem que estudar se fica mais barato trocar só as engrenagens, ou colocar logo um PX.
teria que der PV com 5a PX pra atenuar a queda
PV com 5a PS dá 30% de queda de 4a pra 5a, buraco imenso olha a tela:

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Fica mesmo um buraco da quarta para a quinta. Mas seria um verdadeiro 4 + E.

O correto então é não mexer. Elas são dimensionadas para ter a evolução da velocidade corretamente. Se mexer, dá buraco.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Demétrio_RS »

Tchê, gurizada, fiz ontem 170 Kms com o Gol, fui deixá-lo para instalar uma suspensão a ar que comprei da Castor (hardline), e o giro estava em torno dos 4 mil a 120 Km/hr, achei exagerado, desnecessário.

Uma coisa que me intrigou é que ano passado viajei nele, foram 300 Kms de ida mais 300 de volta e não lembro de estar nessa rotação toda. A diferença de lá para cá foi que mudei a injeção original, hoje está com uma FT 400, é possível que tenha algo a ver. Além do mais, até hoje não estou ainda 100% satisfeito com o ajuste, ele está gastando quase igual a um Ômega 6 cilindros que eu tinha, sem exagero.

Mas voltando ao assunto do tópico, depois dessa viagem me decidi, vou realmente mudar a relação de marchas, quero um carro mais solto em viagens, sem forçar o motor e com economia também. Apesar de ser um GTi, não o uso com esportividade, não dou arrancadas bruscas ou faço pegas, por exemplo.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

O tipo de Injeção eletrônica não interfere em nada no que tange a rotação (rpm) do motor para uma determinada velocidade constante do carro, 100 km/k por exemplo e determinada marcha, 5a marcha por exemplo.

Assim se por exemplo o seu carro em 5a marcha a 3.200 rpm e 100 km/h com a injeção original, com a injeção programável e vai dar os mesmos 3.200 rpm a 100 km/h em 5a marcha.

Seu conta giros pode estar descalibrado, ou você trocou o tamanho da roda e do pneu.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Demétrio_RS »

Rodox escreveu:Seu conta giros pode estar descalibrado, ou você trocou o tamanho da roda e do pneu.
Faz tempinho já que estou com rodas 17" e pneus perfil 40, inclusive na primeira viagem que mencionei, a qual fiz a comparação.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Demétrio_RS »

bleidao escreveu:Mas ele não comentou nada de velocidade máxima. O motor quando chega aos 180 dá para ouvir os mancais pedindo arrego por conta do giro extremamente alto.

Por isso ele queria alongar, salvo engano. kkkkkkkkkkkk

Quando eu usava o câmbio PV no Gol, tinha dó dele quando passava de 160.
É mais ou menos isso mesmo, Bleidao, quero deixar a 5ª mais longa para aliviar o motor, já que viajo seguidamente nele e a velocidade de cruzeiro é em torno dos 110, 120 Km/h, além de economizar combustível também. Não quero perder a esportividade dele pois é sua essência né.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Demétrio_RS »

Rodox escreveu:Não sei se é o caso do Demetrio... mas eu estou numa nova fase... de andar de boa "ando devagar porque já tive pressa", assim se me irritasse a rotação do motor na estrada a 100 km/h pra mim hoje não teria problema em sacrificar o desempenho (aceleração e retomada) em um GTI 1993 como o dele se eu tivesse uma super máquina dessas.

Então se eu fosse ele iria de PVD do Santana 2.0, mas gosto não se discute... se fosse a uns 2 anos atrás eu falaria o contrário... que jamais iria mudar nada no GTI... pois era adepto ao desempenho e não a economia, mas mudei de lado... me converti kkkkkkkkkkkk :qus: :qus: :qus: :qus: :qus:

PVD: Idêntico aos PV e PVD, só muda o diferencial:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 3,89:1 (35/9)

Fonte:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 18&t=30346
Pois então, Rodox, acho que estamos na mesma linha de pensamento então. Kkkkkk.

Inclusive, surgiu semana passada um negócio justamente dessa caixa de marchas do Santana que tu citaste, só vou verificar se trata-se mesmo do PVD, se for, é possível que eu negocie com ele.

Obrigado à todos pelas valiosas dicas! :bb:
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por bleidao »

Tá sumido, Demétrio...
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Demétrio_RS »

bleidao escreveu:Tá sumido, Demétrio...
Pois é, irmão, andei sumido do fórum mesmo, mas aqui é uma fonte top de informações, não posso ficar muito tempo fora então voltei. Kkkkkk...
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Demétrio_RS »

Bom dia pessoal!

Estava relendo agora as várias postagens referente ao meu caso, quero agradecer imensamente aos amigos Rodox, Hirinhu, Bleidao e João Vitor pelo tempo despendido e pelas informações técnicas compartilhadas, com certeza são de grande valia para mim! :clapclap:

- Penso no 4+E: seria bom pois manteria a esportividade do GTi e teria a 5ª para andar com o motor solto na estrada;

- Penso também em mudar para a caixa do Santana e deixar toda um pouco mais alongada, abrindo mão da esportividade, porém ganhando em rotações menores e economia de combustível, que é o que realmente me interessa hoje; e

- Penso também em trocar o diferencial mantendo a caixa original, assemelhando-se ao caso de trocar a caixa toda.

Enfim, ainda estou na dúvida, o certo mesmo é que mudarei, e por isso, mais uma vez agradeço aos amigos por todas as informações compartilhadas e pelos debates sempre construtivos!

Assim que eu definir o serviço, comunicarei aqui aos amigos. Vou trocar uma ideia com meu mecânico também.

Abraços!
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por bleidao »

Então a dúvida do que fazer continua, mas agora com ideias do que fazer kkkk
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