Pessoal,
Eu sei que o assunto parece esgotado, mas eu gostaria de debater sobre algo que foi pouco discutido por ai.
A proposta seria montar um AP 2.1 bloco baixo com pistões da
Falcon sem precisar facear o bloco. Por que isso? Porque as soluções apresentadas até agora envolvem o faceamento de 2 a 3mm do bloco, que além de ter um custo considerável, é um caminho sem volta. Além disso, envolve outras questões como encurtamento da correia dentada (1 dente a menos), adaptação do tensor do chevette e o consequente reenquadramento do comando (o seria feito de quaquer maneira em alguma outra etapa da preparação).
A idéia surgiu quando eu vi o post do colega
Brenio em 26/09/2013 em outro fórum, onde ele mostrava um pistão de Falcon com o topo faceado em 1mm. O trabalho me pareceu bem legal e não pareceu que fragilizou o topo dos pistão, pois foi retirado basicamente material da "coroa", que encontra o devido suporte da saia em sua parte inferior. Percebe-se também uma vantagem adicional: o peso do pistão é reduzido de 288g para 270g.
Para comparação, esse é um pistão comum:
Reparem que o pistão tem originalmente um rebaixamento de 1mm, além das 4 cavas para as válvulas.
Verficando alguns catálogos de pistões chineses, encontrei as seguintes informações:
http://img.tradekey.com/images/uploaded ... 20d23d.pdf
13101-MCG-305 FALCON
Diametro = 85mm
Pino = 20mm
Altura de compressão = 26.1mm - 1.0mm (rebaixo)
Altura do pistão = 53.1mm
Em outro catálogo, temos:
http://www.mingyang-group.2u.com.tw/pro ... 20ring.pdf
13101-MCG-000 FALCON
Diametro = 85mm
Pino = 20mm
Altura de compressão 26.2mm - 0.9mm (rebaixo)
Altura do pistão = 53.2mm
Verifica-se que as dimensões divergem um poquinho de um fabricante para outro. Isso não é um grande problema para a moto, pois ela usa somente um pistão, mas essas tolerâncias precisam ser levadas em consideração ao monta-los em um motor 4 cilindros. Por isso deve-se abrir o bloco para 85mm, montar os pistões no motor, medir o topo dos pistões, para depois faceá-los.
Fazendo umas contas rápidas:
Altura do bloco baixo AP STD = 220mm
virabrequim 2.0 = 92.8mm
Biela do Golf 1.6 SR = 149mm (cód 058A, 058B ou 058C, todas com pino 20mm)
Altura de compressão do pistão da Falcon = 26.1mm
Teríamos:
92.8 / 2 + 149 + 26.1 = 221.5mm, ou seja, o pistão passa 1.5mm do topo do bloco (ou 1.6mm, no caso de o pistão ter altura de 26.2mm).
Tirando 1mm do topo do pistão como o colega fez,
o pistão passaria apenas 0.5mm do topo do bloco, o que é bastante comum em preparações aspiradas.
Nesse caso, pode-se utilizar uma
junta de cabeçote da General Escapamentos de 2.22mm de espessura torqueada (ela é vendida também nas espessuras de 1.22mm e 1.72mm). Dai, ainda sobra um espaço de 1.7mm entre o topo do pistão e o cabeçote, o que me parece bem seguro.
A taxa calculada fica em 14.4, boa pro álcool, ruim pra gasolina. Utilizei a calculadora em
http://www.csgnetwork.com/compcalc.html, considerando o volume da câmara de combustão 29cc e o volume das 4 cavas do pistão em 0.5cc (medi no Photoshop, mas não da muita diferença na taxa se é 0.3 ou 0.6).
O R/L melhora também: diminui de 0.322 para
0.311.
O custo das bielas de 149mm atualmente está em R$ 900 um jogo com as 4 no Mercadolivre, porém a adaptação é mais simples, economiza-se com o faceamento do bloco, correia dentada menor e adaptação do tensor do chevette.
O balanceamento dinâmico do conjunto móvel é altamente desejável em qualquer um dos casos: tanto com a biela de 149mm quanto com a de 144mm.
Por fim, se não der certo, pode-se voltar a receita "tradicional" com as bielas originais do AP de 144mm ou o virabrequim do 1.8 de 86.4mm, facear o bloco e comprar uma nova junta de cabeçote fina de 1.22mm.
Gostaria da opinião dos colegas mais experientes, pois na teoria tudo funciona, mas na prática é outra história...
Abraços.