Duvida Aquecimento / Radiador AC.

Manutenções em geral

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Leo Marx
Membro
Membro
Carro: GOL GTI 2.0

Duvida Aquecimento / Radiador AC.

Mensagem por Leo Marx »

Caros Amigos

Gostaria da opinião de vocês sobre o radiador do meu quadrado.
Tenho um Gol GTi AP 2.0.
O antigo dono desabilitou o ar condicionado e eu resolvi por ele pra gelar novamente.
Foi feito todo o serviço de:
- Vedação da caixa de ar.
- Troca de mangueiras de alta e baixa.
- Manutenção do compressor(vedações e rolamento).
- Troca de filtro secador.
- Instalação de um condensador mais moderno.
- Solda do Evaporador que tava furado.

Após todo esse trabalho o ar voltou a funcionar de forma mediana, quando está na lenta o ar perde muito a eficiência. Comprei as guias de ar do radiador pra ver se melhora.
Observei também que o carro ta aquecendo muito, o ponteiro vai quase no máximo.

Hoje me veio a ideia de observar o radiador, ai descobri que o mesmo é do modelo TA369001.R da fabricante Valeo.
A surpresa foi que o radiador instalado no gol não é para carro com ar condicionado. Agora tenho as seguintes duvidas:

- Sera essa a causa do superaquecimento?
- Preciso trocar esse radiador?
- Se necessário a troca do radiador, preciso também trocar o eletroventilador?
- Qual seria um radiador mais eficiente para esse gol?
- Outros radiadores são facilmente adaptáveis para no quadrado?

Axo que é so isso... :D

Desde ja agradeço.
Leo Marx

Gol GTi Motor AP2000 - Vermelho
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Re: Duvida Aquecimento / Radiador AC.

Mensagem por João Victor AP »

Se você tem um radiador para carros sem Ar-Condicionado, em um carro que tem Ar-Condicionado, seu motor vai esquentar.
O radiador de carro com ar condicionado é maior do que o radiador para carros sem ar condicionado. Pois o Ar condicionado exige mais do motor e do sistema de arrefecimento carro.
A Ventoinha elétrica do radiador de carros com Ar possui dois estágios, um deles é o estágio 1 é o mais lento quando a Ar está desligado, se você ligar o Ar, a ventoinha vai para o estágio 2 que é mais rápido.
Leo Marx
Membro
Membro

Mensagem por Leo Marx »

Obrigado! Imaginei isso mesmo João Victor.
Vou ter que trocar mesmo. Agora tenho que saber qual radiador devo adquirir para aplicar no meu GTi e se a ventoinha que tenho atualmente pode ser usada.
Leo Marx

João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

Leo Marx escreveu:Obrigado! Imaginei isso mesmo João Victor.
Vou ter que trocar mesmo. Agora tenho que saber qual radiador devo adquirir para aplicar no meu GTi e se a ventoinha que tenho atualmente pode ser usada.
Se a sua ventoinha for de 2 estágio você pode usar, mas se a ventoinha foi trocada, aí não tem jeito não.
Para comprar o radiador certO é só procurar um radiador que venha escrito : "Radiador VW Gol G1 com Ar"
Como esse do link do ML, que é da Visconde, para VW Quadrados com Ar : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sconde-_JM

Lembrando que Valeo é a melhor, procure por um da Valeo, que foi a empresa que forneceu peças para a Volkswagen.

Abraço !
Haruji_Sato
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Haruji_Sato »

O radiador do modelo com A/C é feito de cobre e possui espessura maior, infelizmente novo só o da Visconde. O original possuem as "caixas" de cobre. Outro que é possível usar eram dos Passat LSE que obviamente vinham com A/C.

O motor da ventoinha do modelo com A/C é um pouco mais comprida se comparada ao modelo sem A/C.

Sobre o funcionamento, ao ligar o A/C (A/C ou Bi-lev e alavanca na faixa azul) é acionada a ventoinha no 1° estágio. O 2° estágio só será acionado quando o sistema estiver acima de ±250psi (pressostato que fica na parte superior do filtro) ou quando atingir a 2° temperatura do cebolão (3 fios, aí vai depender de qual modelo está usando).

No Gol que coloquei o A/C original, radiador Valeo (o original do 1000) tinha esse mesmo problema de ficar com temperatura alta (mas não fervia). Depois de conseguir o de cobre, não aconteceu mais esse problema.
Gol "1200 GLi"+A/C
Imagem
Leo Marx
Membro
Membro

Mensagem por Leo Marx »

João Victor AP escreveu:
Leo Marx escreveu:Obrigado! Imaginei isso mesmo João Victor.
Se a sua ventoinha for de 2 estágio você pode usar, mas se a ventoinha foi trocada, aí não tem jeito não.
Para comprar o radiador certO é só procurar um radiador que venha escrito : "Radiador VW Gol G1 com Ar"
Como esse do link do ML, que é da Visconde, para VW Quadrados com Ar : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sconde-_JM

Lembrando que Valeo é a melhor, procure por um da Valeo, que foi a empresa que forneceu peças para a Volkswagen.

Abraço !
Obrigado pelas informações João Victor.
Pelo que o instalador me disse, o cebolão é de 2 estágios. Agora to na torcida para conseguir usar em usar outro radiador.
Esse radiador novo da Visconde é bem caro...rsrs :choro:
Leo Marx

Leo Marx
Membro
Membro

Mensagem por Leo Marx »

Haruji_Sato escreveu:O radiador do modelo com A/C é feito de cobre e possui espessura maior, infelizmente novo só o da Visconde. O original possuem as "caixas" de cobre. Outro que é possível usar eram dos Passat LSE que obviamente vinham com A/C.

O motor da ventoinha do modelo com A/C é um pouco mais comprida se comparada ao modelo sem A/C.

Sobre o funcionamento, ao ligar o A/C (A/C ou Bi-lev e alavanca na faixa azul) é acionada a ventoinha no 1° estágio. O 2° estágio só será acionado quando o sistema estiver acima de ±250psi (pressostato que fica na parte superior do filtro) ou quando atingir a 2° temperatura do cebolão (3 fios, aí vai depender de qual modelo está usando).

No Gol que coloquei o A/C original, radiador Valeo (o original do 1000) tinha esse mesmo problema de ficar com temperatura alta (mas não fervia). Depois de conseguir o de cobre, não aconteceu mais esse problema.
Valew Haruji!! obrigado pelas informações!

Pelas informações do instalador a ventoinha é de 2 estágios mesmo. Agora me resta buscar um radiador de cobre para instalar no meu GTi, o da Visconde eu achei bem salgado preço.

Valewww!
Leo Marx

bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Amigão... coloca um radiador para ac.

O antigo dono pode não ter visto a necessidade de colocar uma peça original porque não estava usando o AC.

Outra coisa.. quando você aciona o AC, sabe me dizer se o motor do carro sobe a rotação?

Abraço!
Guilhermenovaes321
Membro
Membro
Carro: Golg1

Mensagem por Guilhermenovaes321 »

Tem o Link pra comprar o eletroventilador certo com dois estágios?
Responder

Voltar para “Manutenção Geral”