Limpeza carburador
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Viper90
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Limpeza carburador
Buenas! Não sei se vai ajudar alguém, mas pra mim fez bastante diferença essa informação, então vou passar adiante. Recentemente eu estava com muitos problemas do carro falhar e ter que estacionar na rua, por motivo de sujeira no carburador (agora sempre deixo uma chave canhão nº 8 e um frasco de Car80 no porta-luvas), era umas duas vezes na semana pelo menos. Resolvi fazer uma limpeza no bura, e meu vizinho indicou limpar também a caixa de ar e todos esses aparatos da entrada de ar no carburador (tenho um blfa 30/34). Então pude ver a quantia de sujeira que tinha na tampa do carburador (filtro do ar era novo) e óleo com sujeira na mangueira do filtro de ar. Enfim, é isso, agora toda vez que faço limpeza no carburador, limpo também a caixa de ar, mangueira, tampa do carburador... e não tive mais problemas de ficar na rua. Quase condenei um filtro de combustível novo, quando a fonte da sujeira estava na entrada de ar. Agora como passou tanta sujeira pelo filtro de ar, não consegui entender - talvez alguma folga nas extremidades da mangueira do filtro de ar, próximo onde é realizado o aperto das braçadeiras? E talvez por ali tenha passado sujeira?
Re: Limpeza carburador
A mangueira que vem da tampar de válvulas e vai pra o filtro de ar é o respiro do motor AP. É normal essa mangueira ficar cheia de óleo porque são os gases do carter cheios de óleo que passam por aí.
E com relação a acumolar muita pueira dentro da caixa do filtro de ar se deve pelo fato de ou estar mal venda a caixa ou você transita por regiões com muita poiera como por exemplo estradas de terra.
E com relação a acumolar muita pueira dentro da caixa do filtro de ar se deve pelo fato de ou estar mal venda a caixa ou você transita por regiões com muita poiera como por exemplo estradas de terra.
Rodox
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Re: Limpeza carburador
Lembrei também que se tiver saindo muito óleo pela mangueira do respito que vai para a caixa o filtro de ar, então pode ser que os aneis/cilindros do motor estejam muito gastos fazendo com que a compresão do motor escape. Assim faça um teste de compressão para ter um diagnóstico mais preciso.
Seu motor é CHT ou AP.
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Rodox
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Viper90
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Re: Limpeza carburador
Buenas! O original é um CHT 1.6, no momento estou usando um CHT do escort 1.0Rodox escreveu:Lembrei também que se tiver saindo muito óleo pela mangueira do respito que vai para a caixa o filtro de ar, então pode ser que os aneis/cilindros do motor estejam muito gastos fazendo com que a compresão do motor escape. Assim faça um teste de compressão para ter um diagnóstico mais preciso.
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Viper90
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Re: Limpeza carburador
O óleo que me refiro não é da mangueira da tampa de válvulas, mas daquela sanfonada que vem do filtro de ar, aquele acumulo de óleo e sujeira achei anormal, por isso a limpeza ali também. Se bem que está queimando um pouco de óleo, pode ser então descompressão ou folga nas camisas?
Re: Limpeza carburador
Pode ser sim desgaste das camisas ou anéis, mas faça um teste de compressão antes. Vá em um mecânico que tenha um equipamento desses ou compre um, não é tão caro. Eu comprei pra mim um compressimetro igual o abaixo:Viper90 escreveu:O óleo que me refiro não é da mangueira da tampa de válvulas, mas daquela sanfonada que vem do filtro de ar, aquele acumulo de óleo e sujeira achei anormal, por isso a limpeza ali também. Se bem que está queimando um pouco de óleo, pode ser então descompressão ou folga nas camisas?
Medidor de Compressão PLANATC-MC1000
http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... atc-mc1000

Rodox
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Viper90
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Re: Limpeza carburador
Valeu a dica! Por enquanto to meio sem grana, mas é bom ir adquirindo as ferramentas pra lidar no carro.
- João Victor AP
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Re: Limpeza carburador
Esse óleo chega até a caixa do filtro por meio do respiro de óleo. Os vapores do óleo saem do respiro de óleo ali na tampa de válvulas, e vai para o anti-chamas, e vai uma mangueira até a caixa do filtro.Viper90 escreveu:Buenas! Não sei se vai ajudar alguém, mas pra mim fez bastante diferença essa informação, então vou passar adiante. Recentemente eu estava com muitos problemas do carro falhar e ter que estacionar na rua, por motivo de sujeira no carburador (agora sempre deixo uma chave canhão nº 8 e um frasco de Car80 no porta-luvas), era umas duas vezes na semana pelo menos. Resolvi fazer uma limpeza no bura, e meu vizinho indicou limpar também a caixa de ar e todos esses aparatos da entrada de ar no carburador (tenho um blfa 30/34). Então pude ver a quantia de sujeira que tinha na tampa do carburador (filtro do ar era novo) e óleo com sujeira na mangueira do filtro de ar. Enfim, é isso, agora toda vez que faço limpeza no carburador, limpo também a caixa de ar, mangueira, tampa do carburador... e não tive mais problemas de ficar na rua. Quase condenei um filtro de combustível novo, quando a fonte da sujeira estava na entrada de ar. Agora como passou tanta sujeira pelo filtro de ar, não consegui entender - talvez alguma folga nas extremidades da mangueira do filtro de ar, próximo onde é realizado o aperto das braçadeiras? E talvez por ali tenha passado sujeira?
E se você perceber tem outra mangueira mais fina ligada diretamente do respiro de óleo até o carburador, ela é assim mesmo.
Se estiver subindo muuuito óleo, então troque o anti-chamas, a função dele é filtrar os vapores de óleo.
Mas não tente isolar o respiro de óleo. O respiro de óleo serve para aliviar a pressão interna do óleo no motor. Se isolar o respiro de óleo, ou o anti-chamas entupir, aparecem vazamentos nas juntas, por conta da pressão que vai gerar internamente no motor.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
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Viper90
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Re: Limpeza carburador
Parecia uma cera branca. Eu acho que nunca foi limpado aquilo, mas vou dar uma olhada mais seguido, se continuar juntando essa cera, vou trocar o anti chama.
- João Victor AP
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Re: Limpeza carburador
Essa cera branca é normal.Viper90 escreveu:Parecia uma cera branca. Eu acho que nunca foi limpado aquilo, mas vou dar uma olhada mais seguido, se continuar juntando essa cera, vou trocar o anti chama.
É a água presente nos combustíveis, que desce pelos cilindros, e acaba indo para o óleo do motor, assim ela sobe junto com o vapor de óleo e forma essa pasta branca no respiro de óleo.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: Limpeza carburador
Oi João , sei que já faz muitos anos desde essa resposta, mas me tira uma dúvida por favor?!João Victor AP escreveu: 30 Abr 2018, 22:43Esse óleo chega até a caixa do filtro por meio do respiro de óleo. Os vapores do óleo saem do respiro de óleo ali na tampa de válvulas, e vai para o anti-chamas, e vai uma mangueira até a caixa do filtro.Viper90 escreveu:Buenas! Não sei se vai ajudar alguém, mas pra mim fez bastante diferença essa informação, então vou passar adiante. Recentemente eu estava com muitos problemas do carro falhar e ter que estacionar na rua, por motivo de sujeira no carburador (agora sempre deixo uma chave canhão nº 8 e um frasco de Car80 no porta-luvas), era umas duas vezes na semana pelo menos. Resolvi fazer uma limpeza no bura, e meu vizinho indicou limpar também a caixa de ar e todos esses aparatos da entrada de ar no carburador (tenho um blfa 30/34). Então pude ver a quantia de sujeira que tinha na tampa do carburador (filtro do ar era novo) e óleo com sujeira na mangueira do filtro de ar. Enfim, é isso, agora toda vez que faço limpeza no carburador, limpo também a caixa de ar, mangueira, tampa do carburador... e não tive mais problemas de ficar na rua. Quase condenei um filtro de combustível novo, quando a fonte da sujeira estava na entrada de ar. Agora como passou tanta sujeira pelo filtro de ar, não consegui entender - talvez alguma folga nas extremidades da mangueira do filtro de ar, próximo onde é realizado o aperto das braçadeiras? E talvez por ali tenha passado sujeira?
E se você perceber tem outra mangueira mais fina ligada diretamente do respiro de óleo até o carburador, ela é assim mesmo.
Se estiver subindo muuuito óleo, então troque o anti-chamas, a função dele é filtrar os vapores de óleo.
Mas não tente isolar o respiro de óleo. O respiro de óleo serve para aliviar a pressão interna do óleo no motor. Se isolar o respiro de óleo, ou o anti-chamas entupir, aparecem vazamentos nas juntas, por conta da pressão que vai gerar internamente no motor.
Essa mangueira mais fininha que vc falou que vai do respiro até o carburador, pra que ela serve ?
A do meu carro parece estar isolada, tem a mangueira la, mas não tem furo nenhum, ou ela é assim mesmo ?
Se não for, tem algum problema ela estar tampada ?
- João Victor AP
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Re: Limpeza carburador
Tem muitos anos msm hein kkkkJscrms escreveu: 15 Jul 2025, 21:52 Oi João , sei que já faz muitos anos desde essa resposta, mas me tira uma dúvida por favor?!
Essa mangueira mais fininha que vc falou que vai do respiro até o carburador, pra que ela serve ?
A do meu carro parece estar isolada, tem a mangueira la, mas não tem furo nenhum, ou ela é assim mesmo ?
Se não for, tem algum problema ela estar tampada ?
Irmão, msm no AP quando é injetado, tem a mangueira que sái ali do anti-chamas e vai pra mangueira do TBi, tem uma ramificação na mangueira com outra mangueira fininha que vai ligada ali no TBi.
Existe essa mangueira fininha tbm em outros motores, tipo o Motor AT, ou Motor Fiat Fire, que na mangueira do Anti-chamas, tem uma ramificação e tem a mangueira fininha ligada em uma conexão pequena debaixo do TBi.
A diferença é que no AP Carburado a mangueirinha fininha sái lá da própria tampa de válvulas, tem um biquinho na tampa de válvulas. No carburado não tem o anti-chamas redondo igual nos AP injetados, só uma mangueira mais grossa direto pro filtro de ar, e uma fininha direto pro carburador.
O motivo dessa mangueirinha fina é pra “alívio” no respiro de óleo.
Imagine quando o motor está em marcha-lenta e a borboleta do Carburador ou do TBi está com pouca abertura, e ao mesmo tempo pouca sucção de ar. Se tiver muito vapor de óleo ali na mangueira do respiro de óleo, o vapor terá uma “fuga” pela mangueira fina, e ela irá diretamente para DEPOIS do TBi (ou carburador) entrando direto pro coletor de admissão.
Abaixo uma foto da mangueira anti-chamas / respiro do AT 16V, só para exemplificar que grande maioria dessas mangueiras de respiro de óleo existe a ramificação com essa mangueira fininha :

Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531