Segue abaixo a lista de materiais e a construção do equipamento;
Função do equipamento:
A sonda lambda é um sensor que faz a análise da quantidade de oxigenio nos gases de escape, sendo assim, é ela que indica qual o ponto da mistura ideal(15 partes de oxigenio/1 de combustivel para gasolina e 9 partes de oxigenio/1 de alcool), uma boa leitura, sempre vai estar em torno de 500 a 780 mV, e abaixo disso, pode ser considerada pobre para um motor.
Material utilizado:
1 Sonda lambda( o modelo da sonda fica a critério de cada um, preferi usar a de 4 fios para que se possa ter respostas rapidas na leitura);
1 Multimetro do amarelinho(Sim, aqueles de 9,90 reais mesmo);
2 Garras do tipo "jacaré" pretas;
1 Garra do tipo "jacaré" vermelha;
1 Pino "banana" vermelho para multimetro ;
1 Pino "banana" preto para multimetro;
1 Porca com a rosca compativel com a sonda;
1 Tubo de +/- 100mm
1 Conexão curva/ponteira para a junção da sonda com o escape;
2 Abraçadeiras para a fixação da sonda.
Material utilizado :

Posicionamento da porca no tubo para inicio de desbaste :

Aqui, foi o início do desbaste, por sorte encontrei um rebolo para a furadeira do mesmo diametro do tubo usado na sonda.

Depois do desbaste, a porca ja estava pronta para ser soldada.

Porca soldada( dispenso comentarios do tipo: pô! que cagado de pombo hein?)rs. Acabaram meus eletrodos finos, e naum sou muito bom na solda, oque importa é que após a solda, naum houve vazamentos.

Pintura vai bem(de preferencia 600º).

Sonda pronta:

Esquema de montagem do equipamento:

Minha opnião, é que o equipamento é legal, funciona bem porém existe um pouco de oscilação, mas preciso tirar algumas duvidas com meu amigo, e na marcha lenta a pressão atmosferica acaba interferindo na leitura(400mV). Nas outras faixas de rotação, fica legal, e o valor fica na faixa de 500/800mV.
Se alguem tiver alguma dica, ou correção, agradeço.
Abraço pessoal, até +.
Créditos: Clube das Motocas - usuário guiloko