[DÚVIDAS] Bateria+alternador+ bobina do gol MI

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Junior Prette
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Junior Prette »

Alternador do Corsa também serve no motor AP, este ai da foto está no AP de um Santana de um eletricista que eu conheço aqui da minha cidade (este é um de 70 ampéres), no caso este alternador do corsa não precisa nem trocar a polia pois ele usa o mesmo tipo de correia que nos alternadores mais antigos assim eu digo pois os de Palio, Santana por exemplo já utilizam uma correia mais larga sendo necessário trocar a polia, o que não é complicado.

Imagem ImagemImagem Imagem

Pessoal, é certo dizer que Alternador mais potente ou seja com mais Ah pesa mais para o motor? Fica mais pesado também para o motor de arranque?

Sei que se o alternador for mais potente como digo, a bateria tem uma vida útil maior, pois pouco se exigirá dela, pois estará sempre com carga total exigindo-se mais da bateria só pra dar a partida no carro, do resto o que precisar de energia da bateria ela estará bem suprida.

Se o fornecimento de energia do carro estiver pobre pode até haver alguma diferança no funcionamento das parte elétricas do veículo, tipo o sistema de ignição pode "sofrer" com essa deficiência? Esse eletricista que eu tirei as fotos do carro dele me disse que depois que trocou o alternador original do carro (Santana 86) até o vidro elétrico ficou mais rápido pra subir, o que eu pude constatar.

O meu carro tem um alternador muito fraco da época do onça, como diz um amigo meu, tenho farol de milha, lâmpadas eagle eyes super fortes, som no carro e sempre quando ando, utilizo tudo isto, mesmo durante o dia na rodovia eu utilizo os faróis, então exijo bastante da bateria, nunca negou pois a bateria é nova, cerca de 6 meses, mas este dia eu parei o carro na garagem de casa só com o milha aceso e percebi que conforme eu acerelava a luz ficava mais forte, tipo farol de moto, será que o alternador não tá dando conta do recado? Também fiz o teste com os faróis, mas não percebi o mesmo.

Abraços galera.
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Felipe Voya »

Junior Prette escreveu:Alternador do Corsa também serve no motor AP, este ai da foto está no AP de um Santana de um eletricista que eu conheço aqui da minha cidade (este é um de 70 ampéres), no caso este alternador do corsa não precisa nem trocar a polia pois ele usa o mesmo tipo de correia que nos alternadores mais antigos assim eu digo pois os de Palio, Santana por exemplo já utilizam uma correia mais larga sendo necessário trocar a polia, o que não é complicado.

Imagem ImagemImagem Imagem

Pessoal, é certo dizer que Alternador mais potente ou seja com mais Ah pesa mais para o motor? Fica mais pesado também para o motor de arranque?

Sei que se o alternador for mais potente como digo, a bateria tem uma vida útil maior, pois pouco se exigirá dela, pois estará sempre com carga total exigindo-se mais da bateria só pra dar a partida no carro, do resto o que precisar de energia da bateria ela estará bem suprida.

Se o fornecimento de energia do carro estiver pobre pode até haver alguma diferança no funcionamento das parte elétricas do veículo, tipo o sistema de ignição pode "sofrer" com essa deficiência? Esse eletricista que eu tirei as fotos do carro dele me disse que depois que trocou o alternador original do carro (Santana 86) até o vidro elétrico ficou mais rápido pra subir, o que eu pude constatar.

O meu carro tem um alternador muito fraco da época do onça, como diz um amigo meu, tenho farol de milha, lâmpadas eagle eyes super fortes, som no carro e sempre quando ando, utilizo tudo isto, mesmo durante o dia na rodovia eu utilizo os faróis, então exijo bastante da bateria, nunca negou pois a bateria é nova, cerca de 6 meses, mas este dia eu parei o carro na garagem de casa só com o milha aceso e percebi que conforme eu acerelava a luz ficava mais forte, tipo farol de moto, será que o alternador não tá dando conta do recado? Também fiz o teste com os faróis, mas não percebi o mesmo.

Abraços galera.
Rapaz show de bola ver este lance do alternador do corsa. Mas uma opção pro pessoal.

Quando eu estava procurando o meu eu achei um do vectra de 120Ah, com a carcaça identico a este, mas o problema que vi e acho que deva ser o mesmo neste que a base dele deve ser um pouco menor (onde o alternador é preso no bloco do motor) fazendo com que o parafuso que prende ele fique de certa forma aparecendo. O meu eletricista falou que isto pode ocasionar torção neste parafuso, fazendo com que ele empene e afrouxe a correia. E como ele ta empenado fica dificil tirar ele do lugar caso tenha que fazer alguma manutenção no alternador. Por este motivo que não peguei o do vectra... Senão já estava no meu carro, ainda mais que é mais forte. Eu tinha deixado como última opção caso não achasse o modelo do santana.

Em relação a ele pesar mais pro motor, na maioria das vezes não. Porque quando a bateria esta carregada ele trabalha bem menos que um de menor Ah, isto quer dizer que ele vai "pesar" menos pro motor girar ele. Mas quando a bateria estiver descarregada, pedindo carga, ai ele vai trabalhar e vai dar trabalho pro motor.

O meu antigo era de 35Ah, isto quer dizer que ele fornece no máximo uns 10Ah até uns 2000rpm e só vai fornecer os 35Ah só acima dos 5000rpm... Que merda!!!! Quem vai ficar jogando 5000rpm pra bateria ficar sempre carregada...

Já o meu de 90Ah, ele fornece até uns 50Ah até uns 2000rpm e os 90Ah acima dos 5000rpm. Na lenta ele praticamente uma vez e meia o meu antigo na alta.

Por isso que a coisas do meu carro funcionam melhor... O farol fica mais forte e as luzes não ficam oscilando na lenta ou quando o radio esta ligado como antes.

Em relação a aumentar a durabilidade da bateria eu acho que sim, pelo fato de que quando o motor estiver ligado ela só vai estar carregando em stand-by enquanto que o alternador que vai fornecer e bem a tensão pro restante do carro. No caso a bateria só vai ser usada quando o motor estiver desligado.

Em relação a trocar eu aconselho a todos!!! Vale muito a pena. Acabou todas as minhas apurrinhações com alternador safado.

Vlw cara
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Ai pessoal achei um sistema brasileiro de ignição estática bem parecido com a Fire Pro da FuelTech e Modulos 6AL da MSD.

É o Motor Spice, que da pra usar uma bobina MI pra cada cilindro!!!! Eu já meio que estava sonhando com isto a um tempo e vi as fotos no site abaixo e fiquei doido... Falta a grana pra fazer.

De ante mão já posso dizer que duas coisas acontecem fazendo isto, com total certeza, vai melhorar um bocado no desempenho do carro e vai diminuir o consumo... Parece até milagre, vc diminui consumo e aumenta a potência.

E pelo que vi nos videos é ainda a prova d'agua. Tem um cara de uma pickup com motor AP que mergulhou ela no rio com o motor ligado e ele continuou funcionando redondinho.... Claro que a boca do carburador ficou pro teto da pickup pra não puxar agua.

http://www.motorspice.com.br/dis/dis.htm

Muito interessante o sistema... A centelha é absurdamente grande!!!

Vlw
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Tahoe
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Tahoe »

quanto custa esse negocinho ai??? to interessado.

[]'s
Palio 2002 - Fire/gasolina
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Eu também tou querendo saber...

hehehehehe
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Junior Prette
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Junior Prette »

Esse sistema é igual ao utilizado em alguns carros mais modernos, (vide fotos que eu postei do motor do Corsa do meu pai) que não utilizam distribuidor, a energia vai direto para os cabos. Agora, esse sistema pode ser mais potente e imaginem só: Uma bobina pra cada cilindro! Eu só vi isso em carro preparado pra pista, não sei se torna-se viável investir uma grana dessa pra rua, mas que deve ser muito bom isso sim hein!
marcelo.verdaoquadrado88
Membro
Membro
Carro: gol Cl 1988
Contato:

motor de arranque

Mensagem por marcelo.verdaoquadrado88 »

monaro escreveu:desculpem minha ignorância no assunto.. mas essa bobina do gol MI pode melhorar em que o gol quadrado?

e tenho outra dúvida... será q eu posso instalar um arraque de gol mais novo tbém? pq o meu tá fazendo uma barulhera estranha..

valeus...
Quanto ao motor de partida acho que posso responder sua pergunta, tenho um gol ap 1.6 88 e nele coloquei um motor de arranque do santana 2000 (partida imã ou rapida) ficou show de bola meu gol é a alcool e esta pegando ate sem injetar gasolina ficou 10 + mais também sem ficasse ruim de partida ia dar um sermão no eletrecista pois o mesmo esta com bateria nova, motor de arranque novo e alternador bosch de 90AH agora só falta a bobina do MI que logo colocarei!!!

valeu

marcelo.verdao88
rodrigo mallet palhares
Membro
Membro
Carro:

bobina MI

Mensagem por rodrigo mallet palhares »

amigo felipe vi q vc e carioca como eu tb e gostaria de saber aonde vc fez essa mudança da bobina em seu carro tava correndo atras disso pode me indicar obrigado!!! :amd: :y:
Rodrigo Mancha!
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Re: bobina MI

rodrigo mallet palhares escreveu:amigo felipe vi q vc e carioca como eu tb e gostaria de saber aonde vc fez essa mudança da bobina em seu carro tava correndo atras disso pode me indicar obrigado!!! :amd: :y:
Fui eu mesmo que fiz no meu carro e mais três... É muito fácil cara!!!

Se vc der uma olhada nas fotos do inicio do tópico eu explico lá a instalação dela.

Material:

Bobina MI Bosch final 105 (2 pinos)
Conector de bico injetor de 2 pinos
Fita isolante.

Só isso...

Mas a bobina tem que ser a da Bosch pq as importadas são uma porcaria.

Eu já gostei do resultado de uma no carro... Agora estou pensando em colocar 4 delas e acabar com distribuidor e rotor onde se perde muita energia da centelha que não chega as velas. Estou pesquisando para ver se é viável. Porque quando vc coloca uma bobina pra cada vela além de vc não ter perdas na distribuição, o tempo de carga da bobina é maior, intensificando ainda mais a centelha nas velas. Queimando melhor a mistura ar-combustivel. Por isso que vc precisa pisar menos no acelerador para obter a mesma resposta que tinha antes. E pode também fechar um pouco mais a agulha de mistura da marcha-lenta do carburador, pelo fato de o motor ter se tornado mais eficiente, precisando de menos combustivel para obter a mesma energia de antes.

Quanto maior a centelha mair desempenho do carro e maior economia. A ignição do carro é o único lugar onde vc melhora desempenho e ao mesmo tempo melhora a economia. Pense nisto!!!

Outra coisa que também aumenta o desempenho do carro e melhora a economia também é aumentar a taxa do motor. (Bem-vindo no álcool, mas maléfico na gasolina)

Qualquer outra coisa que vc faça no carro aumenta o desempenho mas piora a economia... Exemplos: giglês maiores, carburador maior, comando mais brabo, aumento da cilindrada do motor

Se tiver dúvida é só perguntar. :lala:

Vlw
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
marquinhosbeto
Membro
Membro
Carro:

Re: bobina MI

Mensagem por marquinhosbeto »

rodrigo mallet palhares escreveu:amigo felipe vi q vc e carioca como eu tb e gostaria de saber aonde vc fez essa mudança da bobina em seu carro tava correndo atras disso pode me indicar obrigado!!! :amd: :y:

Ae amigo posso falar que realmente ajuda mas apenas complementando o que nosso amigo disse seria muito interessante voce comprar tbm a

tampa do distribuidor
rotor
e velas Green da NGK

no meu caso troquei tudo isso houve um gasto aproximado de R$ 300,00 reais valor este incluindo uma nova regulagem no carburador do carro, se ja tiver com tudo ok, vc terá uma melhora de aproximadamente uns 15 a 20%, tanto na potencia quanto na economia falo isso pq havia regulado a burra antes de fazer todas essas mudanças meu consumo antes das mudanças era de 7,5 a 8km/l, arrumei a burra e tava na media de +/- 8,5 a 9km/l antes das mudanças e agora após trocar tudo o consumo ta media de uns 10, se andar muito manço mesmo consigo fazer com um tanque, no meu caso 46/47lt uns 475 a 500km com um tanque ou seja 10,5 a 10,8 km/l detalhe em um GL 1.8 "argentino"

não esqueça que a calibragem dos pneus influencia muito tbm. espero ter ajudado.
GOL GL BRANCO
1.8 AP/ARGENTINO 93/94
Ralfi Martins
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Ralfi Martins »

cara estou querendo instalar essa bobina do mi no meu gol, ñ entendo nada de parte eletrica, meu gol é ano 89 com motor 1.8, ficaria bom nele? tem diferença a bobina visto q o meu é a gasolina.
SUGESTÕES PARA O MEU RATÂO.
http://www.golquadrado.com.br/forum/meu ... t9251.html
Imagem
LOKO POR GOL!!!!
Gol CL 1.8 A.PZÃO Ano 89 se foi, agora Gol G3 2004/ 1.0 8V
marquinhosbeto
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por marquinhosbeto »

Ralfi Martins escreveu:cara estou querendo instalar essa bobina do mi no meu gol, ñ entendo nada de parte eletrica, meu gol é ano 89 com motor 1.8, ficaria bom nele? tem diferença a bobina visto q o meu é a gasolina.
Olá amigo desde ja informo o que vc deve fazer para que vc melhore um o sistema de ignição do seu carro

bobina MI
Velas de preferencia as Green
Cabos de vela
Rotor e tampa do Distribuidor

abraços

sobre a melhoria no carro para mim melhorou em aproximadamente uns 15% pois a carroça fazia em torno de 8,5 a 9 na cit e por duas vezes consegui fazer 10,5 a 11 mas isso depende muito como voce dirige e a calibragem dos pneus. abraços
GOL GL BRANCO
1.8 AP/ARGENTINO 93/94
sraposo
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por sraposo »

Pessoal, feliz 2009 para todos.

Pouco freqüentei este forum ultimamente e acabei descobrindo este topico casualmente.

Para quem se interessar, além do DIS existe o DE (Distribuidor Eletrônico), o EP (Eliminador de Platinado) e o Booster.

DIS e Booster são altamente interessantes para motores menos novos, para os convertidos para álcool ou GNV, pois eles remapeiam a ignição seletivamente.

Opcionalmente, o DIS pode ser fornecido em versão que usa 1 bobina por cilindro.

O DE é para quem não quer ter mais o distribuidor atuando.

Abraço a todos!

Sérgio Raposo
Motor Spice electronic devices
www.motorspice.com.br
contato@motorspice.com.br
Sérgio Raposo
Motor Spice electronic devices
http://www.motorspice.com.br

*** conheça o Booster, DIS, DIS-PP e DD, computadores de ignição ****
Felipe Alves
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Felipe Alves »

Galera, seguinte, me ofereceram uma Bobina da Marflex a 50 barão! Essa Bobina é boa? Alguem ja usou ela?
Rafael_SC
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Rafael_SC »

nunca ouvi falar desse bobina
Felipe Alves
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Felipe Alves »

O cara trabalha em autopeças e disse que é a mesma do MI, a mesma que a Bosh e tals, só é outra marca... 3 meses de garantia :amd:
roberto95
Membro
Membro
Carro:
Contato:

.

Mensagem por roberto95 »

achei uma bobina do gol mi a venda,so que o codigo dela é esse 377 905 105 D sera que serve?
EqUiPe AbUsAdOs....BaIxAdA sAnTiStA¹³
Imagem
http://www.golquadrado.com.br/forum/fot ... t4104.html
Rafael_SC
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Rafael_SC »

vê se é a de 2 fios
roberto95
Membro
Membro