[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
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- André Pinheiro
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Esqueci da paratosa ...
Hoje esta com um 49G, só que já estou mexendo num motor novo para ela e vou de um 278º com 11,5 de levante 111º de lob e overlap baixo, pois preciso de força para empurrar o peso extra de Totosa, mesmo sendo um 2.0. Com ele vou ter um carro excelente desde cedo até uns 6000, aliado a um cambio escalonado vai ficar muito bom, assim espero.
Quanto ao cambio concordo com o Marcos, sendo que de ante mão, se pretende performance precisará encurtar o seu cambio, pois para empurrar de verdade com um PS, vai precisar de mais potencia do que se imagina. O problema de cambios longos é que na troca de marchas se cai para faixas de giros abaixo da rotação de troque máximo, ai se perde muito tempo ... Mais vc poderá ver isso mais para frent, ok ...
Abração
Hoje esta com um 49G, só que já estou mexendo num motor novo para ela e vou de um 278º com 11,5 de levante 111º de lob e overlap baixo, pois preciso de força para empurrar o peso extra de Totosa, mesmo sendo um 2.0. Com ele vou ter um carro excelente desde cedo até uns 6000, aliado a um cambio escalonado vai ficar muito bom, assim espero.
Quanto ao cambio concordo com o Marcos, sendo que de ante mão, se pretende performance precisará encurtar o seu cambio, pois para empurrar de verdade com um PS, vai precisar de mais potencia do que se imagina. O problema de cambios longos é que na troca de marchas se cai para faixas de giros abaixo da rotação de troque máximo, ai se perde muito tempo ... Mais vc poderá ver isso mais para frent, ok ...
Abração
Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Galera vou aproveitar esse tópico e fazer uma pergunta.
Vou fazer a retifica do meu voyage, ele está 1.8 a gasolina, estou querendo passar para 1.9 e aspirar, ai vai oque estou querendo colocar nele:
Pistão AFP 83mm cabeça reta
Comando 276º x 276º Lob Center: 113º Levante: Adm. 12,00 mm (SPA)(Cabeçote original)
Polia regulavel
4x1 2'' e um JK no final
Bobina do gol MI
Cabo de vela 8mm
Rodar no Alcool
qual seria a taxa ideal para meu caso e qual junta do cabeçote usar ?
Abraço
Vou fazer a retifica do meu voyage, ele está 1.8 a gasolina, estou querendo passar para 1.9 e aspirar, ai vai oque estou querendo colocar nele:
Pistão AFP 83mm cabeça reta
Comando 276º x 276º Lob Center: 113º Levante: Adm. 12,00 mm (SPA)(Cabeçote original)
Polia regulavel
4x1 2'' e um JK no final
Bobina do gol MI
Cabo de vela 8mm
Rodar no Alcool
qual seria a taxa ideal para meu caso e qual junta do cabeçote usar ?
Abraço
- André Pinheiro
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Fala Alvin ...
Os pistões AFP são pesadinhos, ai para ter resultado bom em um aspirado o seu conjunto deve ser o mais leve possível. Com a diferença de preço dos pistões, digo dos forjados para uns KS originais, vc pode investir em um virabrequim de 2.0, ai terá um ganho significativo de volume cilíndrico.
Vc pode comprar pistões na casa do retificador última medida de 83,5 mm que custam cerca de 280 pratas e um vira a base de troca vai pagar mais uns 250, ou seja, o mesmo valor dos pistões AFP só que com um resultado muito superior sem dúvidas. Como o seu bloco é de 1.8 basta vc desbastar na base da bomba de óleo que o vira de 2.0 passa fácil, trabalho simples para qualquer mecânico.
A taxa vc deve deixar entre 13,5:1 e 14,5:1 dependendo do projeto e o comando da SPA nunca usei ( Ouvi dizer que não são muito confiáveis, pois arredondam fácil os cames ) mais existem outras marcas tb.
Sei que estou confundindo sua cabeça, mais seria o que eu faria, depois de ter passado por quase todas as fazes de aspirados, e o seu custo não será diferente já que irá retificar o seu motor. Não sou contra os pistões da AFP, só acho que são pesados para um aspirado ( 400 gr +- contra 320 gr dos originais ) e com a mesma grana faz mais do que imaginava, ok ...
Se já tiver tudo em mãos, pode fazer tranquilamente que irá melhorar bem em relação ao seu atual, pois alem de aumentar 90 cc ( no caso do vira de 2.0 o aumento seria de 250 cc ) vai passar a usar alcool o que ajuda no aumento de potencia do carro.
Se puder manda balancear o conjunto, é barato, e terá um motor bem girador e sem vibrações, aumentando a vida útil do mesmo, ok ... ( ai em Sampa tem a Retsam)
E por último usaria uma junta de aço original VW, pois são muito resistente e no caso dos aspirados pode reutilizar algumas vezes, ok ...
Cabeçote usa o seu mesmo, se quiser melhorar mais ainda, manda trocar as sedes e válvulas de ADM pelas de 40 mm ai terá um cabeçote de 2.0. Nos primeiros 2.0 o cabeçote era 38 x 33 ai a VW percebeu que os carros amarravam um pouco de alta, ai utilizaram válvulas maiores para resolver este problema junto a substituição do carburador 2E pelo 3E ...
No resto é isso mesmo ... E acerto no conjunto !!!
Abração
Os pistões AFP são pesadinhos, ai para ter resultado bom em um aspirado o seu conjunto deve ser o mais leve possível. Com a diferença de preço dos pistões, digo dos forjados para uns KS originais, vc pode investir em um virabrequim de 2.0, ai terá um ganho significativo de volume cilíndrico.
Vc pode comprar pistões na casa do retificador última medida de 83,5 mm que custam cerca de 280 pratas e um vira a base de troca vai pagar mais uns 250, ou seja, o mesmo valor dos pistões AFP só que com um resultado muito superior sem dúvidas. Como o seu bloco é de 1.8 basta vc desbastar na base da bomba de óleo que o vira de 2.0 passa fácil, trabalho simples para qualquer mecânico.
A taxa vc deve deixar entre 13,5:1 e 14,5:1 dependendo do projeto e o comando da SPA nunca usei ( Ouvi dizer que não são muito confiáveis, pois arredondam fácil os cames ) mais existem outras marcas tb.
Sei que estou confundindo sua cabeça, mais seria o que eu faria, depois de ter passado por quase todas as fazes de aspirados, e o seu custo não será diferente já que irá retificar o seu motor. Não sou contra os pistões da AFP, só acho que são pesados para um aspirado ( 400 gr +- contra 320 gr dos originais ) e com a mesma grana faz mais do que imaginava, ok ...
Se já tiver tudo em mãos, pode fazer tranquilamente que irá melhorar bem em relação ao seu atual, pois alem de aumentar 90 cc ( no caso do vira de 2.0 o aumento seria de 250 cc ) vai passar a usar alcool o que ajuda no aumento de potencia do carro.
Se puder manda balancear o conjunto, é barato, e terá um motor bem girador e sem vibrações, aumentando a vida útil do mesmo, ok ... ( ai em Sampa tem a Retsam)
E por último usaria uma junta de aço original VW, pois são muito resistente e no caso dos aspirados pode reutilizar algumas vezes, ok ...
Cabeçote usa o seu mesmo, se quiser melhorar mais ainda, manda trocar as sedes e válvulas de ADM pelas de 40 mm ai terá um cabeçote de 2.0. Nos primeiros 2.0 o cabeçote era 38 x 33 ai a VW percebeu que os carros amarravam um pouco de alta, ai utilizaram válvulas maiores para resolver este problema junto a substituição do carburador 2E pelo 3E ...
No resto é isso mesmo ... E acerto no conjunto !!!
Abração
Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Ai André,
estava dando uma olhada nuns comando aki e fiquei em duvida entre 3, e gostaria de saber uma opinião sua para qual desse fica melhor para o meu projetinho, porinquanto vou ir de 2e mas mais pra frente eu vou colocar uma injeção programavel então ja queria ficar com um comando certo
Comando 266º
LOB- C levante overlap
109° 11,2 mm 7°
Comando 268º
LOB- C levante overlap
108° 11,6 mm 11°
Comando 274º
LOB- C levante overlap
109° 11,5 mm 16°
estava dando uma olhada nuns comando aki e fiquei em duvida entre 3, e gostaria de saber uma opinião sua para qual desse fica melhor para o meu projetinho, porinquanto vou ir de 2e mas mais pra frente eu vou colocar uma injeção programavel então ja queria ficar com um comando certo
Comando 266º
LOB- C levante overlap
109° 11,2 mm 7°
Comando 268º
LOB- C levante overlap
108° 11,6 mm 11°
Comando 274º
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109° 11,5 mm 16°
Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
André Pinheiro escreveu:Fala Alvin ...
Os pistões AFP são pesadinhos, ai para ter resultado bom em um aspirado o seu conjunto deve ser o mais leve possível. Com a diferença de preço dos pistões, digo dos forjados para uns KS originais, vc pode investir em um virabrequim de 2.0, ai terá um ganho significativo de volume cilíndrico.
Vc pode comprar pistões na casa do retificador última medida de 83,5 mm que custam cerca de 280 pratas e um vira a base de troca vai pagar mais uns 250, ou seja, o mesmo valor dos pistões AFP só que com um resultado muito superior sem dúvidas. Como o seu bloco é de 1.8 basta vc desbastar na base da bomba de óleo que o vira de 2.0 passa fácil, trabalho simples para qualquer mecânico.
A taxa vc deve deixar entre 13,5:1 e 14,5:1 dependendo do projeto e o comando da SPA nunca usei ( Ouvi dizer que não são muito confiáveis, pois arredondam fácil os cames ) mais existem outras marcas tb.
Sei que estou confundindo sua cabeça, mais seria o que eu faria, depois de ter passado por quase todas as fazes de aspirados, e o seu custo não será diferente já que irá retificar o seu motor. Não sou contra os pistões da AFP, só acho que são pesados para um aspirado ( 400 gr +- contra 320 gr dos originais ) e com a mesma grana faz mais do que imaginava, ok ...
Se já tiver tudo em mãos, pode fazer tranquilamente que irá melhorar bem em relação ao seu atual, pois alem de aumentar 90 cc ( no caso do vira de 2.0 o aumento seria de 250 cc ) vai passar a usar alcool o que ajuda no aumento de potencia do carro.
Se puder manda balancear o conjunto, é barato, e terá um motor bem girador e sem vibrações, aumentando a vida útil do mesmo, ok ... ( ai em Sampa tem a Retsam)
E por último usaria uma junta de aço original VW, pois são muito resistente e no caso dos aspirados pode reutilizar algumas vezes, ok ...
Cabeçote usa o seu mesmo, se quiser melhorar mais ainda, manda trocar as sedes e válvulas de ADM pelas de 40 mm ai terá um cabeçote de 2.0. Nos primeiros 2.0 o cabeçote era 38 x 33 ai a VW percebeu que os carros amarravam um pouco de alta, ai utilizaram válvulas maiores para resolver este problema junto a substituição do carburador 2E pelo 3E ...
No resto é isso mesmo ... E acerto no conjunto !!!
Abração
Fala André, vc acha que com isso vai ficar bonzinho ou vai ficar ruim? porque já tenho os pistões e o comando. Da pra calcular + ou - uma taxa ?
Pistão AFP 83mm cabeça reta
Comando 276º x 276º Lob Center: 113º Levante: Adm. 12,00 mm
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4x1 2'' e um JK no final
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- André Pinheiro
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Fala cara ...alvin escreveu:André Pinheiro escreveu:Fala Alvin ...
Os pistões AFP são pesadinhos, ai para ter resultado bom em um aspirado o seu conjunto deve ser o mais leve possível. Com a diferença de preço dos pistões, digo dos forjados para uns KS originais, vc pode investir em um virabrequim de 2.0, ai terá um ganho significativo de volume cilíndrico.
Vc pode comprar pistões na casa do retificador última medida de 83,5 mm que custam cerca de 280 pratas e um vira a base de troca vai pagar mais uns 250, ou seja, o mesmo valor dos pistões AFP só que com um resultado muito superior sem dúvidas. Como o seu bloco é de 1.8 basta vc desbastar na base da bomba de óleo que o vira de 2.0 passa fácil, trabalho simples para qualquer mecânico.
A taxa vc deve deixar entre 13,5:1 e 14,5:1 dependendo do projeto e o comando da SPA nunca usei ( Ouvi dizer que não são muito confiáveis, pois arredondam fácil os cames ) mais existem outras marcas tb.
Sei que estou confundindo sua cabeça, mais seria o que eu faria, depois de ter passado por quase todas as fazes de aspirados, e o seu custo não será diferente já que irá retificar o seu motor. Não sou contra os pistões da AFP, só acho que são pesados para um aspirado ( 400 gr +- contra 320 gr dos originais ) e com a mesma grana faz mais do que imaginava, ok ...
Se já tiver tudo em mãos, pode fazer tranquilamente que irá melhorar bem em relação ao seu atual, pois alem de aumentar 90 cc ( no caso do vira de 2.0 o aumento seria de 250 cc ) vai passar a usar alcool o que ajuda no aumento de potencia do carro.
Se puder manda balancear o conjunto, é barato, e terá um motor bem girador e sem vibrações, aumentando a vida útil do mesmo, ok ... ( ai em Sampa tem a Retsam)
E por último usaria uma junta de aço original VW, pois são muito resistente e no caso dos aspirados pode reutilizar algumas vezes, ok ...
Cabeçote usa o seu mesmo, se quiser melhorar mais ainda, manda trocar as sedes e válvulas de ADM pelas de 40 mm ai terá um cabeçote de 2.0. Nos primeiros 2.0 o cabeçote era 38 x 33 ai a VW percebeu que os carros amarravam um pouco de alta, ai utilizaram válvulas maiores para resolver este problema junto a substituição do carburador 2E pelo 3E ...
No resto é isso mesmo ... E acerto no conjunto !!!
Abração
Fala André, vc acha que com isso vai ficar bonzinho ou vai ficar ruim? porque já tenho os pistões e o comando. Da pra calcular + ou - uma taxa ?
Pistão AFP 83mm cabeça reta
Comando 276º x 276º Lob Center: 113º Levante: Adm. 12,00 mm
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Fique tranquilo que vai ficar legal, o que te falei foi para ter mais com o mesmo custo, porem como já tem tudo, pode ficar sossegado que vai melhorar muito.
Quanto a taxa não da para chutar, se o seu cabeçote estiver com a altura original, o pistão ficar faceando com o bloco e usando junta de aço sua taxa deve ficar entre 13,3 e 13,6 pois é impossível calcular assim somente cubicando mesmo o cabeçote e demais medidas. Tem que cubicar certinho para não ter surpresas, eu mesmo, a muito tempo atras, já montei um cabeçote sem medir ( ainda não tinha experiencia ) e deu a maior zica, pois não conseguia acertar o carro, pois sempre batia pino, ai um dia fui desmontar o cabeçote e para minha surpresa o cabeçote tinha 22 ml de câmara de combustão, ou seja, taxa acima dos 16:1 ai só no metanol risos ... Depois disso aprendi a fazer as contas de taxa e cubicar o cabeçote.
Se quiser tira a medida do volume do cabeçote, mede a diferença da cabeça do pistão para o bloco que eu faço as contas, ok ...
Abração
- André Pinheiro
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Depende do que vc quer !!! Todos são comandos conservadores e provavelmente te darão lenta estável. Acho que a melhor opção para o seu caso seria o 274, pois tem um bom levante, lobcenter moderado e um cruzamento de válvulas não tão alto. Ele vai ter menos torque de baixa do que os outros porem provavelmente terá uma alta bem melhor sem perder dirigibilidade. Usei tb um 284º que gostei muito, tinha 111º de Lob, 11 de levante e 16º de overlap, comando muito bom !!!vlima escreveu:Ai André,
estava dando uma olhada nuns comando aki e fiquei em duvida entre 3, e gostaria de saber uma opinião sua para qual desse fica melhor para o meu projetinho, porinquanto vou ir de 2e mas mais pra frente eu vou colocar uma injeção programavel então ja queria ficar com um comando certo
Comando 266º
LOB- C levante overlap
109° 11,2 mm 7°
Comando 268º
LOB- C levante overlap
108° 11,6 mm 11°
Comando 274º
LOB- C levante overlap
109° 11,5 mm 16°
Abração
Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
André Pinheiro escreveu:Fala cara ...alvin escreveu:André Pinheiro escreveu:Fala Alvin ...
Os pistões AFP são pesadinhos, ai para ter resultado bom em um aspirado o seu conjunto deve ser o mais leve possível. Com a diferença de preço dos pistões, digo dos forjados para uns KS originais, vc pode investir em um virabrequim de 2.0, ai terá um ganho significativo de volume cilíndrico.
Vc pode comprar pistões na casa do retificador última medida de 83,5 mm que custam cerca de 280 pratas e um vira a base de troca vai pagar mais uns 250, ou seja, o mesmo valor dos pistões AFP só que com um resultado muito superior sem dúvidas. Como o seu bloco é de 1.8 basta vc desbastar na base da bomba de óleo que o vira de 2.0 passa fácil, trabalho simples para qualquer mecânico.
A taxa vc deve deixar entre 13,5:1 e 14,5:1 dependendo do projeto e o comando da SPA nunca usei ( Ouvi dizer que não são muito confiáveis, pois arredondam fácil os cames ) mais existem outras marcas tb.
Sei que estou confundindo sua cabeça, mais seria o que eu faria, depois de ter passado por quase todas as fazes de aspirados, e o seu custo não será diferente já que irá retificar o seu motor. Não sou contra os pistões da AFP, só acho que são pesados para um aspirado ( 400 gr +- contra 320 gr dos originais ) e com a mesma grana faz mais do que imaginava, ok ...
Se já tiver tudo em mãos, pode fazer tranquilamente que irá melhorar bem em relação ao seu atual, pois alem de aumentar 90 cc ( no caso do vira de 2.0 o aumento seria de 250 cc ) vai passar a usar alcool o que ajuda no aumento de potencia do carro.
Se puder manda balancear o conjunto, é barato, e terá um motor bem girador e sem vibrações, aumentando a vida útil do mesmo, ok ... ( ai em Sampa tem a Retsam)
E por último usaria uma junta de aço original VW, pois são muito resistente e no caso dos aspirados pode reutilizar algumas vezes, ok ...
Cabeçote usa o seu mesmo, se quiser melhorar mais ainda, manda trocar as sedes e válvulas de ADM pelas de 40 mm ai terá um cabeçote de 2.0. Nos primeiros 2.0 o cabeçote era 38 x 33 ai a VW percebeu que os carros amarravam um pouco de alta, ai utilizaram válvulas maiores para resolver este problema junto a substituição do carburador 2E pelo 3E ...
No resto é isso mesmo ... E acerto no conjunto !!!
Abração
Fala André, vc acha que com isso vai ficar bonzinho ou vai ficar ruim? porque já tenho os pistões e o comando. Da pra calcular + ou - uma taxa ?
Pistão AFP 83mm cabeça reta
Comando 276º x 276º Lob Center: 113º Levante: Adm. 12,00 mm
Polia regulavel
4x1 2'' e um JK no final
Bobina do gol MI
Cabo de vela 8m
Fique tranquilo que vai ficar legal, o que te falei foi para ter mais com o mesmo custo, porem como já tem tudo, pode ficar sossegado que vai melhorar muito.
Quanto a taxa não da para chutar, se o seu cabeçote estiver com a altura original, o pistão ficar faceando com o bloco e usando junta de aço sua taxa deve ficar entre 13,3 e 13,6 pois é impossível calcular assim somente cubicando mesmo o cabeçote e demais medidas. Tem que cubicar certinho para não ter surpresas, eu mesmo, a muito tempo atras, já montei um cabeçote sem medir ( ainda não tinha experiencia ) e deu a maior zica, pois não conseguia acertar o carro, pois sempre batia pino, ai um dia fui desmontar o cabeçote e para minha surpresa o cabeçote tinha 22 ml de câmara de combustão, ou seja, taxa acima dos 16:1 ai só no metanol risos ... Depois disso aprendi a fazer as contas de taxa e cubicar o cabeçote.
Se quiser tira a medida do volume do cabeçote, mede a diferença da cabeça do pistão para o bloco que eu faço as contas, ok ...
Abração
André, muito obrigado pelas informações. Vou medir e e passo pra fazer as contas certinho ..
Abraço
Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
vlima,André Pinheiro escreveu:Depende do que vc quer !!! Todos são comandos conservadores e provavelmente te darão lenta estável. Acho que a melhor opção para o seu caso seria o 274, pois tem um bom levante, lobcenter moderado e um cruzamento de válvulas não tão alto. Ele vai ter menos torque de baixa do que os outros porem provavelmente terá uma alta bem melhor sem perder dirigibilidade. Usei tb um 284º que gostei muito, tinha 111º de Lob, 11 de levante e 16º de overlap, comando muito bom !!!vlima escreveu:Ai André,
estava dando uma olhada nuns comando aki e fiquei em duvida entre 3, e gostaria de saber uma opinião sua para qual desse fica melhor para o meu projetinho, porinquanto vou ir de 2e mas mais pra frente eu vou colocar uma injeção programavel então ja queria ficar com um comando certo
Comando 266º
LOB- C levante overlap
109° 11,2 mm 7°
Comando 268º
LOB- C levante overlap
108° 11,6 mm 11°
Comando 274º
LOB- C levante overlap
109° 11,5 mm 16°
Abração
A matéria do link abaixo deve ajudar você (página 100, Grande AP1.6L 147 cavalos no dina).
http://issuu.com/revistaracemaster/docs/racemaster22
Pessoalmente, já usei o 274 da Sam Cams em um AP1.6 e em um AP2.0. No 1.6 ficou muito bom, torque em baixa e girando bastante em alta, mas no 2.0 não, perdeu torque em baixa sem ter a compensação em alta, sem falar na lenta ruim.
Começo a me convencer que a arquitetura do 2.0 o faz responder bem diferente em relação aos AP1.6 e AP1.8...
Na própria matéria da Racemaster, diz que o comando 290 ficou ruim no 1.6, mas é utilizado largamente em 2.0 de competições.
- André Pinheiro
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Caro Marcos ...MarcosD escreveu:vlima,André Pinheiro escreveu:Depende do que vc quer !!! Todos são comandos conservadores e provavelmente te darão lenta estável. Acho que a melhor opção para o seu caso seria o 274, pois tem um bom levante, lobcenter moderado e um cruzamento de válvulas não tão alto. Ele vai ter menos torque de baixa do que os outros porem provavelmente terá uma alta bem melhor sem perder dirigibilidade. Usei tb um 284º que gostei muito, tinha 111º de Lob, 11 de levante e 16º de overlap, comando muito bom !!!vlima escreveu:Ai André,
estava dando uma olhada nuns comando aki e fiquei em duvida entre 3, e gostaria de saber uma opinião sua para qual desse fica melhor para o meu projetinho, porinquanto vou ir de 2e mas mais pra frente eu vou colocar uma injeção programavel então ja queria ficar com um comando certo
Comando 266º
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109° 11,2 mm 7°
Comando 268º
LOB- C levante overlap
108° 11,6 mm 11°
Comando 274º
LOB- C levante overlap
109° 11,5 mm 16°
Abração
A matéria do link abaixo deve ajudar você (página 100, Grande AP1.6L 147 cavalos no dina).
http://issuu.com/revistaracemaster/docs/racemaster22
Pessoalmente, já usei o 274 da Sam Cams em um AP1.6 e em um AP2.0. No 1.6 ficou muito bom, torque em baixa e girando bastante em alta, mas no 2.0 não, perdeu torque em baixa sem ter a compensação em alta, sem falar na lenta ruim.
Começo a me convencer que a arquitetura do 2.0 o faz responder bem diferente em relação aos AP1.6 e AP1.8...
Na própria matéria da Racemaster, diz que o comando 290 ficou ruim no 1.6, mas é utilizado largamente em 2.0 de competições.
Trocando mais experiencias ...
Acredito que para o motor do amigo Vlima ( 1.8 ) esse comando 274º se bem enquadrado pode dar certo, pois já usei um bem parecido em uma das fases que tive igual a dele. Era um 276º com 109º de lob, 11,2 mm de levante e Overlap 18º e ficou muito bom, lenta lisa com bom torque de baixa e indo bem até os seus 6500 rpm, só que usava um 3E. Como ele vai injetar futuramente pode ser uma boa opção, pois com as injeções programáveis tem como corrigir alguns "erros" com aumento de ponto e etc... Além do enquadramento adiantado ou atrasado dependendo do caso.
Como foi comentado indicar comando é complicado pois depende muito de configuração para configuração. Ninguém acredita que o meu 290º com 12 de lift e 108º de lob da lenta lisa lisa e torque abundante em baixa com uma weber e ainda fazendo 6,5 km/l no álcool tendo 170 cv, ai acredito que acerto seja tudo em um carro.
Vlima o seu cabeçote é hidráulico ??? Pois os comandos que vc sugeriu são para estes cabeçotes, ok ...
Cara converse bem com o seu preparador e acerte direitinho com ele o que deseja, pois como vai mudar de configuração e esta até disposto a ter um carro meio irregular por enquanto, para esperar os upsgrades, talvez um comando tipo o que falei acima, caía muito bem em seu projeto ( 284º, 111º de Lob, 11 de levante e 16º de overlap ).
Pense bem, pois um comando pouco graduado pode deixar o carro meio tratorzinho, tem quem goste e tem quem odeie, ai vai do que sonha, pois vc pode fazer a opção errada e querer algo mais girador mais para frente, entende ...
Outro fator importante é a taxa, pois com uma taxa mais alta vc ganha torque que pode compensar uma possível perda de torque de algum comando escolhido, ta vendo como não é tão simples !!! por isso tem carros e carros por ai ... O cara gasta um monte de grana e anda menos do que outro que fez o projeto certo, tudo casadinho.
Bom ... Acho que confundimos a sua cabeça

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
André Pinheiro escreveu:Caro Marcos ...MarcosD escreveu:vlima,André Pinheiro escreveu:
Depende do que vc quer !!! Todos são comandos conservadores e provavelmente te darão lenta estável. Acho que a melhor opção para o seu caso seria o 274, pois tem um bom levante, lobcenter moderado e um cruzamento de válvulas não tão alto. Ele vai ter menos torque de baixa do que os outros porem provavelmente terá uma alta bem melhor sem perder dirigibilidade. Usei tb um 284º que gostei muito, tinha 111º de Lob, 11 de levante e 16º de overlap, comando muito bom !!!
Abração
A matéria do link abaixo deve ajudar você (página 100, Grande AP1.6L 147 cavalos no dina).
http://issuu.com/revistaracemaster/docs/racemaster22
Pessoalmente, já usei o 274 da Sam Cams em um AP1.6 e em um AP2.0. No 1.6 ficou muito bom, torque em baixa e girando bastante em alta, mas no 2.0 não, perdeu torque em baixa sem ter a compensação em alta, sem falar na lenta ruim.
Começo a me convencer que a arquitetura do 2.0 o faz responder bem diferente em relação aos AP1.6 e AP1.8...
Na própria matéria da Racemaster, diz que o comando 290 ficou ruim no 1.6, mas é utilizado largamente em 2.0 de competições.
Trocando mais experiencias ...
Acredito que para o motor do amigo Vlima ( 1.8 ) esse comando 274º se bem enquadrado pode dar certo, pois já usei um bem parecido em uma das fases que tive igual a dele. Era um 276º com 109º de lob, 11,2 mm de levante e Overlap 18º e ficou muito bom, lenta lisa com bom torque de baixa e indo bem até os seus 6500 rpm, só que usava um 3E. Como ele vai injetar futuramente pode ser uma boa opção, pois com as injeções programáveis tem como corrigir alguns "erros" com aumento de ponto e etc... Além do enquadramento adiantado ou atrasado dependendo do caso.
Como foi comentado indicar comando é complicado pois depende muito de configuração para configuração. Ninguém acredita que o meu 290º com 12 de lift e 108º de lob da lenta lisa lisa e torque abundante em baixa com uma weber e ainda fazendo 6,5 km/l no álcool tendo 170 cv, ai acredito que acerto seja tudo em um carro.
Vlima o seu cabeçote é hidráulico ??? Pois os comandos que vc sugeriu são para estes cabeçotes, ok ...
Cara converse bem com o seu preparador e acerte direitinho com ele o que deseja, pois como vai mudar de configuração e esta até disposto a ter um carro meio irregular por enquanto, para esperar os upsgrades, talvez um comando tipo o que falei acima, caía muito bem em seu projeto ( 284º, 111º de Lob, 11 de levante e 16º de overlap ).
Pense bem, pois um comando pouco graduado pode deixar o carro meio tratorzinho, tem quem goste e tem quem odeie, ai vai do que sonha, pois vc pode fazer a opção errada e querer algo mais girador mais para frente, entende ...
Outro fator importante é a taxa, pois com uma taxa mais alta vc ganha torque que pode compensar uma possível perda de torque de algum comando escolhido, ta vendo como não é tão simples !!! por isso tem carros e carros por ai ... O cara gasta um monte de grana e anda menos do que outro que fez o projeto certo, tudo casadinho.
Bom ... Acho que confundimos a sua cabeçaDesculpas !!!
Gostei muito da materia da revista e o comando 268º ficou otimo no projetos dos caras, tava ate pensando em pegar esse pois tem os levante maior dentre os 3 que coloquei
Sim meu cabeçote é tucho hidraulico, vou rodar na taxa de 13,5:1 e porinquanto com um carburador 2e mais pretendo sim colocar um injeção programavel
É agora vcs me deixaram um pouco confuso, tudo beem que tudo depende de acerto não adianta ter um negocio boom se ta tudo montado errado
Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Olá vlima,
Vou tentar diminuir a confusão (sentimento de culpa, hehehe).
Como o André sempre diz, acerto é tudo, mas também depende muito do que você quer. O motor pode estar acertadíssimo, mas se não vai de encontro ao que você quer, também não adianta.
Por isso que eu insisto em perguntar o que você espera do carro. Se não se importa em ter que reduzir de marcha em algumas situações, contanto que o carro dê aquele empurrão nas costas quando passar de 4000rpm, girando até 6x00rpm, 7x000rpm, vá de comando mais graduado e lobe menor, como o 274. Se prefere motor respondendo ao acelerador em marcha alta (3a. ou 4a.) já por volta de 3 mil e pouco, prefira algo menor (268). Se quer que o motor responda em rotações menores ainda (engata 5a. na cidade acima de 50km/h e não troca mais, quase câmbio automático), não faz questão de empurrão forte nas costas e, de vez em quando, deixar algum carro moderno com motor 1.8 para cima te deixar para trás, mas ter um carro gostoso para dirigir, pode tentar o 266. É o meu comando (conhecido como 270, mas um 266 na prática - AKA (As Known As) Autotech 270, 11,5 lift, LC 112). A idéia é mais ou menos por aí.
Eu sou do tipo que gosta de motor tratorzinho, não gira alto mas responde bem em qualquer marcha, e não faço questão de deixar os outros para trás. Um dos poucos momentos em que faço uso da força do motor é quando um plastimóvel moderninho 1.4 se faz de besta e quer tentar me ultrapassar só porque o meu carro é velhinho. Se for numa subida então, só piso no acelerador e tchauzinho. por isso que gosto de cilindrada. Tanto é que meus carros são todos de cilindrada alta. Gol 92 álcool 2.032cc, Parati 92 gaslina 1984cc, Fusca 74 2084cc e Kombi 73 1800,5cc, hehehehe.
Vou tentar diminuir a confusão (sentimento de culpa, hehehe).
Como o André sempre diz, acerto é tudo, mas também depende muito do que você quer. O motor pode estar acertadíssimo, mas se não vai de encontro ao que você quer, também não adianta.
Por isso que eu insisto em perguntar o que você espera do carro. Se não se importa em ter que reduzir de marcha em algumas situações, contanto que o carro dê aquele empurrão nas costas quando passar de 4000rpm, girando até 6x00rpm, 7x000rpm, vá de comando mais graduado e lobe menor, como o 274. Se prefere motor respondendo ao acelerador em marcha alta (3a. ou 4a.) já por volta de 3 mil e pouco, prefira algo menor (268). Se quer que o motor responda em rotações menores ainda (engata 5a. na cidade acima de 50km/h e não troca mais, quase câmbio automático), não faz questão de empurrão forte nas costas e, de vez em quando, deixar algum carro moderno com motor 1.8 para cima te deixar para trás, mas ter um carro gostoso para dirigir, pode tentar o 266. É o meu comando (conhecido como 270, mas um 266 na prática - AKA (As Known As) Autotech 270, 11,5 lift, LC 112). A idéia é mais ou menos por aí.
Eu sou do tipo que gosta de motor tratorzinho, não gira alto mas responde bem em qualquer marcha, e não faço questão de deixar os outros para trás. Um dos poucos momentos em que faço uso da força do motor é quando um plastimóvel moderninho 1.4 se faz de besta e quer tentar me ultrapassar só porque o meu carro é velhinho. Se for numa subida então, só piso no acelerador e tchauzinho. por isso que gosto de cilindrada. Tanto é que meus carros são todos de cilindrada alta. Gol 92 álcool 2.032cc, Parati 92 gaslina 1984cc, Fusca 74 2084cc e Kombi 73 1800,5cc, hehehehe.
- André Pinheiro
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Vlima ...
Acredito que o Marcos exemplificou bem o comportamento dos comandos, ai vc tem que pensar o que deseja no seu carro. Quando falei que comandos pouco graduados, com um bom levante, lob alto e overlap pequeno deixam um carro tratorzinho é isso mesmo, põe uma 5º e esquece. Só para vc ter ideia, no meu turbo, tenho 1932 cc e um comando 256º, com 11,7 de levante, 112º de lob e overlap negativo -3º ( Famoso Crower 7013 ) e é assim mesmo, de 5º a 40 km/h basta pisar que ele vai empurrando e depois dos 3000 rpm vira o bicho, pois a turbina se encarrega de fazer o resto. Sempre saio na frente e em retomadas é até brincadeira com os companheiro. Andando com uma X5 de 360 cv e tração integral, saindo parado ela pula na frente e logo já estou do lado e sumo na frente, e saindo de 2º marcha andando a 40 km/h não da nem para o cheiro. O tratorzinho fala alto nessas horas e na hore que ele vai morrer a turbina empurra até o corte de 5º marcha !!!
Comandos desse tipo são responsáveis por entregar uma curva de torque bem linear, e poupar cambio e transmissão em carros turbos, pois como o torque aparece bem cedo não permite uma elevação muito brusca da potencia, evitando quebras desagradáveis. Uso cambio original a mais de 1 ano e nenhuma quebra.
A Própria VW fez isso com o 49H, comando que equipavam os carros mais pesados ( Santana, Quantum, Versalles ) Pois ele entraga mais torque em baixos regimes ajudando o deslocamento de peso extra, já que a motorização era a mesma dos GTS só que carregando cerca de 250 quilos a mais.
Coamparando:
GTS - 049 G
Tucho mecânico
Permanência - 260/266
Aferição - 220/226
Lift - 10,3/10,8
Cruzamento 44 graus
LC - 110
-------------------------------------------------------------
49H
Tucho mecânico
Permanência - 254/254
Aferição - 212/212
Lift - 9,3/9,3
Cruzamento 42 Graus
LC - 110
Se observar o H tem menos levante, menos graduação, menos overlap e lobcenter igual, e isso faz mudar muito o comportamento do carro. É claro que a VW visa conforto e economia, por isso não abusou no levante e no cruzamento de válvulas do H.
GTI - 027.7
Tucho hidráulico
Permanência - 254/254
Aferição - 226/226 graus
Lift - 11,15/11,15
Cruzamento 46 graus
LC - 110
O 27.7 para tucho hidráulico que equipou os GTI 8V, é um excelente comando, com torque abundante tb e acredito que não daria tanta diferença assim para um desses comandos menos graduados sugeridos, digo, tanta diferença porem é perceptível. Os carros do campeonato de marcas 1.6 de hoje em dia estão arrancando 160 cv com esse comando e todo original, só com trabalho no cabeçote, pode acreditar !!!
Outro exemplo só que fora da sus configuração é a minha aspirada, pois com o 290º que mencionei acima, me entrega 27 kgfm de torque com 4250 rpm, sendo 21 com apenas 2500, e 17 com 2000, ou seja, um 2.0 original tem 17 Kgfm de troque máximo, ai vc pode imaginar o que o carro empurra. Só para vc ter noção procure no Youtube assim (http://www.youtube.com/watch?v=HA7RLZTpMQQ) que vc irá entender o que estou falando, observe a lenta do meu carro e o deslocamento dele. Quando quero brincar de tratorzinho basta adiantar o comando em 3º e quando quero acelerar pra valer atraso em 3º, é bem divertido
Com isso vc pode concluir que é perfeitamente possível ter um carro que seja bom em todas as faixas, tanto em baixas quanto em altas rotações, mais o melhor dele são as retomadas, vc nem imagina
huhauhahahu
Amigo tireas suas conclusões e decida o que vc deseja realmente, porem nada que não possa reverter, pois um comando não custa tão caro assim e a venda do seu pode ser fácil, ou seja, mesmo que perca uma graninha não vai ser nada de assustador, e como é hidráulico vc mesmo poderá fazer, pois não tem a chateação de regular válvulas, ok ...
Abração
Acredito que o Marcos exemplificou bem o comportamento dos comandos, ai vc tem que pensar o que deseja no seu carro. Quando falei que comandos pouco graduados, com um bom levante, lob alto e overlap pequeno deixam um carro tratorzinho é isso mesmo, põe uma 5º e esquece. Só para vc ter ideia, no meu turbo, tenho 1932 cc e um comando 256º, com 11,7 de levante, 112º de lob e overlap negativo -3º ( Famoso Crower 7013 ) e é assim mesmo, de 5º a 40 km/h basta pisar que ele vai empurrando e depois dos 3000 rpm vira o bicho, pois a turbina se encarrega de fazer o resto. Sempre saio na frente e em retomadas é até brincadeira com os companheiro. Andando com uma X5 de 360 cv e tração integral, saindo parado ela pula na frente e logo já estou do lado e sumo na frente, e saindo de 2º marcha andando a 40 km/h não da nem para o cheiro. O tratorzinho fala alto nessas horas e na hore que ele vai morrer a turbina empurra até o corte de 5º marcha !!!
Comandos desse tipo são responsáveis por entregar uma curva de torque bem linear, e poupar cambio e transmissão em carros turbos, pois como o torque aparece bem cedo não permite uma elevação muito brusca da potencia, evitando quebras desagradáveis. Uso cambio original a mais de 1 ano e nenhuma quebra.
A Própria VW fez isso com o 49H, comando que equipavam os carros mais pesados ( Santana, Quantum, Versalles ) Pois ele entraga mais torque em baixos regimes ajudando o deslocamento de peso extra, já que a motorização era a mesma dos GTS só que carregando cerca de 250 quilos a mais.
Coamparando:
GTS - 049 G
Tucho mecânico
Permanência - 260/266
Aferição - 220/226
Lift - 10,3/10,8
Cruzamento 44 graus
LC - 110
-------------------------------------------------------------
49H
Tucho mecânico
Permanência - 254/254
Aferição - 212/212
Lift - 9,3/9,3
Cruzamento 42 Graus
LC - 110
Se observar o H tem menos levante, menos graduação, menos overlap e lobcenter igual, e isso faz mudar muito o comportamento do carro. É claro que a VW visa conforto e economia, por isso não abusou no levante e no cruzamento de válvulas do H.
GTI - 027.7
Tucho hidráulico
Permanência - 254/254
Aferição - 226/226 graus
Lift - 11,15/11,15
Cruzamento 46 graus
LC - 110
O 27.7 para tucho hidráulico que equipou os GTI 8V, é um excelente comando, com torque abundante tb e acredito que não daria tanta diferença assim para um desses comandos menos graduados sugeridos, digo, tanta diferença porem é perceptível. Os carros do campeonato de marcas 1.6 de hoje em dia estão arrancando 160 cv com esse comando e todo original, só com trabalho no cabeçote, pode acreditar !!!
Outro exemplo só que fora da sus configuração é a minha aspirada, pois com o 290º que mencionei acima, me entrega 27 kgfm de torque com 4250 rpm, sendo 21 com apenas 2500, e 17 com 2000, ou seja, um 2.0 original tem 17 Kgfm de troque máximo, ai vc pode imaginar o que o carro empurra. Só para vc ter noção procure no Youtube assim (http://www.youtube.com/watch?v=HA7RLZTpMQQ) que vc irá entender o que estou falando, observe a lenta do meu carro e o deslocamento dele. Quando quero brincar de tratorzinho basta adiantar o comando em 3º e quando quero acelerar pra valer atraso em 3º, é bem divertido


Amigo tireas suas conclusões e decida o que vc deseja realmente, porem nada que não possa reverter, pois um comando não custa tão caro assim e a venda do seu pode ser fácil, ou seja, mesmo que perca uma graninha não vai ser nada de assustador, e como é hidráulico vc mesmo poderá fazer, pois não tem a chateação de regular válvulas, ok ...
Abração
Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Obrigado mesmo Andre e marcos pelas dicas
eu desejo ter um carro para quando for tirar aquele ''pega'' de rua eu consiga sair na frente e continuar na frente hahahahhahah, meu mecanico não ta conseguindo achar o 027.7 para montar e ja que é para encomendar um que seja um bom e como eu vou colocar injeção programavel futuramente posso optar pelo 274 que ajustando vai ficar boom, mais o 268 me chamou a tenção mesmo antes da reportagem pois tem um levante otimo e vai ficar bom tbm com o 2e e depois com a injeção
eu desejo ter um carro para quando for tirar aquele ''pega'' de rua eu consiga sair na frente e continuar na frente hahahahhahah, meu mecanico não ta conseguindo achar o 027.7 para montar e ja que é para encomendar um que seja um bom e como eu vou colocar injeção programavel futuramente posso optar pelo 274 que ajustando vai ficar boom, mais o 268 me chamou a tenção mesmo antes da reportagem pois tem um levante otimo e vai ficar bom tbm com o 2e e depois com a injeção
- André Pinheiro
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Cara liga para o Ferretto que ele tem ótimos perfis de comandos e são fabricados em cima dos eixos originais, que vão garantir um ótimo resultado e durabilidade tb. Conversa com ele, diz que me conhece que ele vai te dar uma atenção especial e indicar um comando bom.
Bom é mais uma opção de quem entende muito, ok ...
Contatos do Ferreto:
Ferretto Motores. Rua Arquiteto Francisco Beck, 208. Bairro Vila Domitila São Paulo Fone: (11) 2957 4929. Nextel: 130*15000. Contato Nelson
Abração
Bom é mais uma opção de quem entende muito, ok ...
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- Ludijane
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Galera dos aspirados e ai beleza?
Ha pouco terminei de ler todas as paginas do topico show mesmo D+,galera muito entendida sabe o que fala,ate ja estou compreendendo mais
o mundo dos aspirados.
Mas a questão é a seguinte,o coração do brinquedinho (Voyage 93 CL Gasolina) ja não esta batendo perfeitamente mais,esta batendo saia de pistão,e mais algumas coisinhas,rsrsrs..
Então ta quase na hora de consertar o caraçãozinho dele,aproveitar e dar uma melhorada no desempenho
Nessas 128 paginas aprendi bastante,acho que sei mais ou menos o quero fazer ao menos pretendo
Andre você que é o expert no assunto da uma ajuda ae
Aumento de cilindrada pra 1.9/2.0 vamos ver
Vira novo acho que vou precisar para o aumento de cilindrada
Cabecote 2.0 se encontrar um original dar uma taxada 0.8 mm
Comando 276
Dimensionado 4x1
Escape 2.5 polegada
Carburador 2e ou 3e peço ajuda nesse item (o atual é TLDE)
Filtro esportivo
Bobina MI
Velas mais frias
Bomba oleo nova
Bomba combustivel nova
Cambio PV(não pretendo um cambio muito curto pois pego muito estrada)
Futuramente volante aliviado
O que vou fazer primeiro é retificar o motor,ta dificil por aqui Gasolina quase R$3.00 e o carro ta bebendo bastante,compressão baixa,etc,etc,rsrs
Vou fazer o motor a alcool ja
Quero fazer o aumento de cilindrada mas uma coisa que não de dor de cabeça
Existe algum Kit (pistão/biela) que é só abrir o bloco e colocar?Sem necessitar mecher nos pistoes,bielas eixos ate mesmo no bloco?
Tenho uma duvida quanto ao carburador
É melhor um novo,recondicionado?vi na net tem uma empresa que comprou os moldes da Brosol pra fabricar o 2e e 3e,Sai bem mais em conta metade do preço
Brosol 2e/3e novo R$ 1,299.00
Outra Marca novo R$ 600.00
Brosol recondicionado mais ou menos R$ 450.00 R$ 500.00
Qual compensa? Acho o Brosol novo meio puchado quase da pra injetar.
Galera ajuda ai nas duvidas
Andre da um help,e coloca ai mais algo que acha necessario
Não vou fazer tudo de uma vez mas a retifica não vai demorar muito
Desculpem o tamanho do post,mas é que o assunto é empolgante,rsr
Desde ja grato,e no aguardo da ajuda de vocês
Abraço.
Ha pouco terminei de ler todas as paginas do topico show mesmo D+,galera muito entendida sabe o que fala,ate ja estou compreendendo mais
o mundo dos aspirados.
Mas a questão é a seguinte,o coração do brinquedinho (Voyage 93 CL Gasolina) ja não esta batendo perfeitamente mais,esta batendo saia de pistão,e mais algumas coisinhas,rsrsrs..
Então ta quase na hora de consertar o caraçãozinho dele,aproveitar e dar uma melhorada no desempenho
Nessas 128 paginas aprendi bastante,acho que sei mais ou menos o quero fazer ao menos pretendo
Andre você que é o expert no assunto da uma ajuda ae
Aumento de cilindrada pra 1.9/2.0 vamos ver
Vira novo acho que vou precisar para o aumento de cilindrada
Cabecote 2.0 se encontrar um original dar uma taxada 0.8 mm
Comando 276
Dimensionado 4x1
Escape 2.5 polegada
Carburador 2e ou 3e peço ajuda nesse item (o atual é TLDE)
Filtro esportivo
Bobina MI
Velas mais frias
Bomba oleo nova
Bomba combustivel nova
Cambio PV(não pretendo um cambio muito curto pois pego muito estrada)
Futuramente volante aliviado
O que vou fazer primeiro é retificar o motor,ta dificil por aqui Gasolina quase R$3.00 e o carro ta bebendo bastante,compressão baixa,etc,etc,rsrs
Vou fazer o motor a alcool ja
Quero fazer o aumento de cilindrada mas uma coisa que não de dor de cabeça
Existe algum Kit (pistão/biela) que é só abrir o bloco e colocar?Sem necessitar mecher nos pistoes,bielas eixos ate mesmo no bloco?
Tenho uma duvida quanto ao carburador
É melhor um novo,recondicionado?vi na net tem uma empresa que comprou os moldes da Brosol pra fabricar o 2e e 3e,Sai bem mais em conta metade do preço
Brosol 2e/3e novo R$ 1,299.00
Outra Marca novo R$ 600.00
Brosol recondicionado mais ou menos R$ 450.00 R$ 500.00
Qual compensa? Acho o Brosol novo meio puchado quase da pra injetar.
Galera ajuda ai nas duvidas
Andre da um help,e coloca ai mais algo que acha necessario
Não vou fazer tudo de uma vez mas a retifica não vai demorar muito
Desculpem o tamanho do post,mas é que o assunto é empolgante,rsr
Desde ja grato,e no aguardo da ajuda de vocês
Abraço.
- André Pinheiro
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Fala Ludijane ...
Jura que teve paciência para ler as 128 páginas ??? Acredito que poucos leram ... risos ...
Vamos lá !!!
Como vai fazer de fato o seu motor, e quer melhorar bem o desempenho com segurança a melhor opção seria comprar um virabrequim de 2.0 pois a adaptação é simples e qualquer mecânico pode fazer, pois com peças OEM ( originais ) vai ser o melhor que poderá fazer, ou seja, um 2.0 muito bom. Caso não queira mexer no seu bloco ( continuo afirmando que é um serviço simples ) vc pode continuar com o seu virabrequim, pois acho que o seu carro é 1.8 e passar para a 1º medida de retífica 81,5 mm só quem com pistões a álcool.
Tb existe a opção de comprar pistões especiais, que hoje se encontra com facilidade para passar o seu motor para 1.9, porem necessite-se de cuidados especiais na hora da retífica pois as folgas são diferentes, ai vai dos recursos que tem na sua região. Nada de assustador, mais atenção é necessária ao combinar com a retífica que irá realizar o serviço, ok ...
Normalmente para fazer um 2.0 no bloco do 1.8 basta retirar material da base da bomba para passar o vira maior, pois com bielas originais ( as suas ) dificilmente pegaram nas laterais. Se o seu vira estiver com uma medida boa da para trocar pelo 2.0 com uma volta de grana, mais nada de absurdo.
O cabeçote pode aproveitar o seu, pois terá que mandar para a retífica de qualquer jeito, pois como será um usado, conferir folgas e vedações são importantes, ai basta vc mandar trocar as sedes da admissão do seu para 40 mm e as válvulas tb que terá um cabeçote 2.0. Na minha região gastaria cerca de 180,00 para fazer a transformação e mais uns 150,00 para plainar e fazer a vedação do mesmo, porem esse último serviço iria fazer de qq jeito em um cabeçote 2.0 usado, entende ???
Para rebaixar, terá que ter certeza da altura do seu cabeçote, pois a altura original é 133,2 mm, ai a altura deveria ficar com 132, 4 para os 0,8 mm programados para o rebaixamento. Isso não é regra, pois já vi cabeçotes com volumes de câmara de combustão variarem mesmo estando original, ai o correto seria cubicar tudo para ter certeza da taxa correta para o seu projeto.
Já usei um comando 276 e casou bem com o 1.8 que tinha, acho ser uma boa escolha, pois provavelmente dependendo da sua carburação terá lenta estável com um torque razoável e bem girador. Como fará um 2.0 com tudo o mais que esta programando o comportamento do carro será infinitamente melhor do que o seu atual, mesmo quando estava com saúde.
O dimensionado 4x1 quando for comprar pesquise um que seja bom realmente, pois já vi uns bem ruinzinhos, eu mesmo comprei um que pintei de verde e joguei no mato ... risos ...
Escape 2.5 polegada acho grande, vai perder contrapressão é o carro ficará meio morto, o correto para esse nível de preparação seria um 2", ou um 2" 1/4 se sua pretensão for evoluir, caso for parar por ai aconselho o de 2" mesmo, com dois abafadores de pouca restrição.
Carburador 2e ou 3e ??? Para um milinove ou um doisão, sem dúvidas um 3E, pois a própria VW fez essa alteração nos carros de maior cilindrada em conjunto com o cabeçote um pouco maior, pois o carro amarrava de alta ( Já tive um 2.0 com cabeçote 38 x 33 e com 2E e depois que mudei foi outra história )
Filtro esportivo, vc pode usar um tipo marmita, porem hoje faria assim: Usaria uma mufla de carburador de um kit turbo ( bem barato) e faria uma captação de ar frio jogando o filtro esportivo o mais perto da grade frontal, para pegar "ar frio" ... Da uma melhorado boa !!!
Bobina MI, ok ...
Velas mais frias, dependendo da taxa que vá usar ( 13,5:1 / 14:1 ) usaria as BR8ES, usando gap de 1 mm.
Bomba óleo nova original
Bomba combustível nova das cabeçudas do santana
Cambio PV boa opção
Futuramente volante aliviado. Nasse caso já que irá retificar aproveita e alivia logo, pois depois o valor de mão de obra consumirá boa parte do valor que irá gastar. Se tiver na sua região que balanceie o conjunto móvel, pode até mandar aliviar o seu mesmo, além do carro ficar sem vibrações e ter maior durabilidade, sem falar nas subidas de giro bem rápidas.
Existe algum Kit (pistão/biela) que é só abrir o bloco e colocar?Sem necessitar mexer nos pistões,bielas eixos ate mesmo no bloco? Sim existe, basta vc comprar tudo dentro das medidas originais que não terá problemas, até mesmo usando um pistão especial para 1.9 não terá maiores dificuldades.
Cara ... Se procurar em desmanches é bem provável que encontre um 3E em bom estado, pois esses que estão fazendo agora não posso opinar se dão resultados mesmo, prefiro deixar o pessoal que já usou dizer as suas experiencias, ok ... Existem empresas especializadas em reforma de carburadores que vendem os mesmos em bom estado, mais nada como um carburador zerado.
Eu comprei o meu 3E zerado por 550 pilas em uma loja que estava em liquidação ai vai da sorte !!!
Cara fico a disposição para ajudar no que for necessário, pois sem bem o que é passar por isso, sofri um muito para aprender e não errar nas minhas escolhas, fique tranquilo que vai dar tudo certo. Já tive de tudo e as que me deram mais prazer foram as mais simples.
O resto são barras estabilizadoras inferior e superior e buchas de PU para aguentar o tranco e melhorar a tração e se possível amortecedores com mais carga, ai fecha o projeto !!! Existem buchas e buchas, as de PU verdadeiras são mais firmes porem sem perder o conforto fora o durabilidade, Tenho a mais de 1 ano e meio e o carro não bate absolutamente nada e sem rangidos.
Abração
Jura que teve paciência para ler as 128 páginas ??? Acredito que poucos leram ... risos ...
Vamos lá !!!
Como vai fazer de fato o seu motor, e quer melhorar bem o desempenho com segurança a melhor opção seria comprar um virabrequim de 2.0 pois a adaptação é simples e qualquer mecânico pode fazer, pois com peças OEM ( originais ) vai ser o melhor que poderá fazer, ou seja, um 2.0 muito bom. Caso não queira mexer no seu bloco ( continuo afirmando que é um serviço simples ) vc pode continuar com o seu virabrequim, pois acho que o seu carro é 1.8 e passar para a 1º medida de retífica 81,5 mm só quem com pistões a álcool.
Tb existe a opção de comprar pistões especiais, que hoje se encontra com facilidade para passar o seu motor para 1.9, porem necessite-se de cuidados especiais na hora da retífica pois as folgas são diferentes, ai vai dos recursos que tem na sua região. Nada de assustador, mais atenção é necessária ao combinar com a retífica que irá realizar o serviço, ok ...
Normalmente para fazer um 2.0 no bloco do 1.8 basta retirar material da base da bomba para passar o vira maior, pois com bielas originais ( as suas ) dificilmente pegaram nas laterais. Se o seu vira estiver com uma medida boa da para trocar pelo 2.0 com uma volta de grana, mais nada de absurdo.
O cabeçote pode aproveitar o seu, pois terá que mandar para a retífica de qualquer jeito, pois como será um usado, conferir folgas e vedações são importantes, ai basta vc mandar trocar as sedes da admissão do seu para 40 mm e as válvulas tb que terá um cabeçote 2.0. Na minha região gastaria cerca de 180,00 para fazer a transformação e mais uns 150,00 para plainar e fazer a vedação do mesmo, porem esse último serviço iria fazer de qq jeito em um cabeçote 2.0 usado, entende ???
Para rebaixar, terá que ter certeza da altura do seu cabeçote, pois a altura original é 133,2 mm, ai a altura deveria ficar com 132, 4 para os 0,8 mm programados para o rebaixamento. Isso não é regra, pois já vi cabeçotes com volumes de câmara de combustão variarem mesmo estando original, ai o correto seria cubicar tudo para ter certeza da taxa correta para o seu projeto.
Já usei um comando 276 e casou bem com o 1.8 que tinha, acho ser uma boa escolha, pois provavelmente dependendo da sua carburação terá lenta estável com um torque razoável e bem girador. Como fará um 2.0 com tudo o mais que esta programando o comportamento do carro será infinitamente melhor do que o seu atual, mesmo quando estava com saúde.
O dimensionado 4x1 quando for comprar pesquise um que seja bom realmente, pois já vi uns bem ruinzinhos, eu mesmo comprei um que pintei de verde e joguei no mato ... risos ...
Escape 2.5 polegada acho grande, vai perder contrapressão é o carro ficará meio morto, o correto para esse nível de preparação seria um 2", ou um 2" 1/4 se sua pretensão for evoluir, caso for parar por ai aconselho o de 2" mesmo, com dois abafadores de pouca restrição.
Carburador 2e ou 3e ??? Para um milinove ou um doisão, sem dúvidas um 3E, pois a própria VW fez essa alteração nos carros de maior cilindrada em conjunto com o cabeçote um pouco maior, pois o carro amarrava de alta ( Já tive um 2.0 com cabeçote 38 x 33 e com 2E e depois que mudei foi outra história )
Filtro esportivo, vc pode usar um tipo marmita, porem hoje faria assim: Usaria uma mufla de carburador de um kit turbo ( bem barato) e faria uma captação de ar frio jogando o filtro esportivo o mais perto da grade frontal, para pegar "ar frio" ... Da uma melhorado boa !!!
Bobina MI, ok ...
Velas mais frias, dependendo da taxa que vá usar ( 13,5:1 / 14:1 ) usaria as BR8ES, usando gap de 1 mm.
Bomba óleo nova original
Bomba combustível nova das cabeçudas do santana
Cambio PV boa opção
Futuramente volante aliviado. Nasse caso já que irá retificar aproveita e alivia logo, pois depois o valor de mão de obra consumirá boa parte do valor que irá gastar. Se tiver na sua região que balanceie o conjunto móvel, pode até mandar aliviar o seu mesmo, além do carro ficar sem vibrações e ter maior durabilidade, sem falar nas subidas de giro bem rápidas.
Existe algum Kit (pistão/biela) que é só abrir o bloco e colocar?Sem necessitar mexer nos pistões,bielas eixos ate mesmo no bloco? Sim existe, basta vc comprar tudo dentro das medidas originais que não terá problemas, até mesmo usando um pistão especial para 1.9 não terá maiores dificuldades.
Cara ... Se procurar em desmanches é bem provável que encontre um 3E em bom estado, pois esses que estão fazendo agora não posso opinar se dão resultados mesmo, prefiro deixar o pessoal que já usou dizer as suas experiencias, ok ... Existem empresas especializadas em reforma de carburadores que vendem os mesmos em bom estado, mais nada como um carburador zerado.
Eu comprei o meu 3E zerado por 550 pilas em uma loja que estava em liquidação ai vai da sorte !!!
Cara fico a disposição para ajudar no que for necessário, pois sem bem o que é passar por isso, sofri um muito para aprender e não errar nas minhas escolhas, fique tranquilo que vai dar tudo certo. Já tive de tudo e as que me deram mais prazer foram as mais simples.
O resto são barras estabilizadoras inferior e superior e buchas de PU para aguentar o tranco e melhorar a tração e se possível amortecedores com mais carga, ai fecha o projeto !!! Existem buchas e buchas, as de PU verdadeiras são mais firmes porem sem perder o conforto fora o durabilidade, Tenho a mais de 1 ano e meio e o carro não bate absolutamente nada e sem rangidos.
Abração
- Ludijane
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
E ai Andre,com certeza li as 128 paginas uma vez comecei ler mas desanimei,ai agora no final do ano passado peguei ferias do trampo e da escola,peguei firme e consegui ler tudo não foi rapido mas li sim foram alguns bons dias em frente ao PC,a noiva ligava e perguntava o que eu tava fazendo,eu falava que tava lendo,ela ate queria saber o que eu tanto lia,rsrs
Então Andre,tem uma cidade vizinha aqui bem grande tem alguns preparadores acho que entendem bem,vou pesquisar,você sabe me dizer que medida de pistão para fazer um 1.9 e/ou 2.0 (acho que não me expresssei bem,não quero mecher na altura do bloco,adaptar pistoes de outros carros,mecher no pino do pistão,mas no tamanho dos pistoes ta tranquilo quero aumentar o diametro sim)
Esqueci de colocar na lista também as polias em Aluminio,as barras estabilizadoras ja tenho,só colocar
Valeu mesmo pela ajuda e pela atenção,é muito bom conversar com quem entende e nos da essa atenção
Muito grato
Abraço.
Então Andre,tem uma cidade vizinha aqui bem grande tem alguns preparadores acho que entendem bem,vou pesquisar,você sabe me dizer que medida de pistão para fazer um 1.9 e/ou 2.0 (acho que não me expresssei bem,não quero mecher na altura do bloco,adaptar pistoes de outros carros,mecher no pino do pistão,mas no tamanho dos pistoes ta tranquilo quero aumentar o diametro sim)
Esqueci de colocar na lista também as polias em Aluminio,as barras estabilizadoras ja tenho,só colocar
Valeu mesmo pela ajuda e pela atenção,é muito bom conversar com quem entende e nos da essa atenção
Muito grato
Abraço.
- André Pinheiro
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Fala Ludijane ...
É assim mesmo ... Namoradas, noivas e esposas !!! Só diz para ela que é bem melhor ser viciado em carros do que ser puteiro, bêbado ou viciado em drogas ... O que elas preferem ??? Risos ...
Quanto a sua dúvida é assim: Para vc ter um 2.0 sem mexer no bloco não vai conseguir, a não ser que faça o trabalho na base da bomba de óleo para passar o vira maior. Já no 1.9 tem solução para fazer o aumento de cilindrada só que usando pistões especiais ( AFP, IAPEL, IASA, Powertech e etc... ) Pois todas vendem pistões cabeça reta para os milinove, ai basta abrir o cilindro para a medida desejada respeitando as folgas indicadas pelos fabricantes ( cada um tem uma ), e o correto seria pistões de 84 mm para ter um verdadeiro milinove, ou seja, 1915 cc ... Se optar pelo 2.0 com pistões última medida 83.5 mm vai ter um 2032 cc, bem diferente o comportamento e com custo parecido, pois com o valor dos pistões especiais vai poder investir no virabrequim, o resto é tudo igual, só que com o trabalho a ser feito no bloco. Pode ainda ter um 2.0 com vira de 1.8 só que com medidas maiores, eu uso em um turbo pistões 84,5 mm e se pode usar até 86 mm, só que é uma preparação extrema que acredito não ser o seu caso.
As polias ajudam no enquadramento do comando e no alívio de peso, se for por a do comando, bomba d'agua e alternador vai ficar legal, lembrando que a diferença é quase imperceptível, mais da diferença sim !!!
Bom amigo estamos ai para ajudar no que for possível.
Deixa o pessoal postar as suas experiencias para decidir o que fazer, além de conversar com os preparadores que vc mencionou acima, pois o serviço do 2.0 no bloco do 1.8 é muito tranquilo fazer, e terá um puta motorzão ... risos ...
Abração
É assim mesmo ... Namoradas, noivas e esposas !!! Só diz para ela que é bem melhor ser viciado em carros do que ser puteiro, bêbado ou viciado em drogas ... O que elas preferem ??? Risos ...
Quanto a sua dúvida é assim: Para vc ter um 2.0 sem mexer no bloco não vai conseguir, a não ser que faça o trabalho na base da bomba de óleo para passar o vira maior. Já no 1.9 tem solução para fazer o aumento de cilindrada só que usando pistões especiais ( AFP, IAPEL, IASA, Powertech e etc... ) Pois todas vendem pistões cabeça reta para os milinove, ai basta abrir o cilindro para a medida desejada respeitando as folgas indicadas pelos fabricantes ( cada um tem uma ), e o correto seria pistões de 84 mm para ter um verdadeiro milinove, ou seja, 1915 cc ... Se optar pelo 2.0 com pistões última medida 83.5 mm vai ter um 2032 cc, bem diferente o comportamento e com custo parecido, pois com o valor dos pistões especiais vai poder investir no virabrequim, o resto é tudo igual, só que com o trabalho a ser feito no bloco. Pode ainda ter um 2.0 com vira de 1.8 só que com medidas maiores, eu uso em um turbo pistões 84,5 mm e se pode usar até 86 mm, só que é uma preparação extrema que acredito não ser o seu caso.
As polias ajudam no enquadramento do comando e no alívio de peso, se for por a do comando, bomba d'agua e alternador vai ficar legal, lembrando que a diferença é quase imperceptível, mais da diferença sim !!!
Bom amigo estamos ai para ajudar no que for possível.
Deixa o pessoal postar as suas experiencias para decidir o que fazer, além de conversar com os preparadores que vc mencionou acima, pois o serviço do 2.0 no bloco do 1.8 é muito tranquilo fazer, e terá um puta motorzão ... risos ...
Abração
- Ludijane
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
E ae Andre fui da uma pesquisada nas retificas na cidade em que falei,encontrei lugares onde fazem o serviço de passar o AP 1.8 para 2.0
Então para ter um 2.0 é só trocar o vira e os pistões ai terei um legitimo 2.0?
Grato no aguardo...
Abraço
Então para ter um 2.0 é só trocar o vira e os pistões ai terei um legitimo 2.0?
Grato no aguardo...
Abraço