[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por André Pinheiro »

Isso mesmo cara ... Basta trocar o vira do 1.8 pelo do 2.0 de 92,8 mm de curso e os pistões do 2.0. abrindo os cilindros para a nova medida, pois os 1.8 tem 81 mm de diâmetro e os 2.0 tem 82,5 mm se optar pelos STD, ok ...

Abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Tio_Leo
Membro
Membro
Carro: Parati Gl

Mensagem por Tio_Leo »

Fala Galera,

estava dando uma lida em algumas paginas( não todas), e estou com uma duvida sobre a montagem de um aspirado,
tenho uma paratosa 94, 1.8 gasosa, o carburador é um TLDE e cambio PS,
eu percebo que andando com a parati ela só desenvolve em altas rotações, e a troca de marcha dela tem que ser precisa, pois caiu em uma rotação muito baixa.

só preciso de um auxilio para andar junto com 2.0 mais leves, com um torque já aparecendo em baixas.
ela esta com o 4x1 com escape de 2".

Vlwww
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Tio_Leo escreveu:Fala Galera,

estava dando uma lida em algumas paginas( não todas), e estou com uma duvida sobre a montagem de um aspirado,
tenho uma paratosa 94, 1.8 gasosa, o carburador é um TLDE e cambio PS,
eu percebo que andando com a parati ela só desenvolve em altas rotações, e a troca de marcha dela tem que ser precisa, pois caiu em uma rotação muito baixa.

só preciso de um auxilio para andar junto com 2.0 mais leves, com um torque já aparecendo em baixas.
ela esta com o 4x1 com escape de 2".

Vlwww
Amigo ... Qual comando vc usa ???
O cambio PS é muito longo !!! Troca por pelo menos um PV, da uma taxadinha no cabeçote e instala um comando melhor que vai ver a diferença.
Tenho Tb ma Parati 1.8 só que a álcool, e tenho um 4x1, escape de 2", 49G, bobina MI, taxadinha no cabeçote e cambio curto, e te digo que ela faz uma frente boa com os 2.0 de vida.
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Tio_Leo
Membro
Membro

Mensagem por Tio_Leo »

Olá André,

Então rapaiz, nem sei que comando que esta nela, a bobina eu consegui colocar com ajuda do DIY,
conversando com um preparador de confiança, ele comento sobre um possível 274 ou 276, e dar uma encurtada no ps, será que compensa ou melhor arranja um PV, o TLDE vai aguenta a alimentação,
gosto de dar uma estilingadas curtas, só ando com ela na cidade e é minha locomoção diária.
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Cara ,,, Um comando 276º ( entre 11,0 e 11,7 mm de levante com lob maior que 109º e overlap pequeno entre 10º e 20º ) cairia bem no seu projeto, melhor ainda se vc trocasse as válvulas e sedes da adm pelas do 2.0 ( 40 mm ) ou arrumar um cabeçote de 2.0, com uma taxada de 1 mm e um cambio PV ou um PV escalonada mais curto, vc vai ter um carro bem gostoso e vai andar na frente dos 2.0 da vida.
O TLDE não conheço bem, e acho que um 3E VW cairia como luva, pois por ter venturis maiores vai sentir uma boa diferença na pegada, e o acerto não é complicado não, um bom mecânico resolve isso !!!

Abração
Imagem
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Fala cara ...

Pode ser muita coisa !!!

Qual a taxa que vc esta usando ??? Original ???
Me parece que suas válvulas podem não estar vedando corretamente quando aquecido, já passei por isso !!!

Antes de mexer na giclagem tente adicionar um pouco de gasolina, tipo 20% e veja se melhora ou piora, se melhorar terá que aumentar a sua giclagem. Não manjo muito de TLDZ, mais a regra vale. Outro macete que pode fazer é bombear o freio várias vezes bem rápido e ver se a rotação sobe ou desce, se subir vc esta com excesso se diminuir é falta !!!

Passa mais um pouco de sus configuração para o pessoal poder opinar, ok ...

Abração
Imagem
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Cara weber é weber, eu sou suspeito para falar. Pra mim de fácil acerto!!!
Comandos mais graduados pedem venturis maiores e mais alimentação, no seu caso como tem um TLDZ as vezes fica difícil o acerto da lenta mesmo.
Faria assim, já que gosta de comandos mais graduados:
Tirava o cabeçote para abrir as sedes de adm para 40 mm ou arrumava um de 2.0, taxava em 0,8 mm, verificava as guias, retentores e uma fazia boa vedação das válvulas. Instalava uma bobina de gol MI dois fios, velas BR8ES e trabalhava o seu distribuidor para ponto inicial de 15º e final de 25º para melhorar o seu torque de baixa.

Com isso vai ter um carrinho bem gostoso.

Estranho vc estar com a giclagem original com esse comando 288º. Vc sabe as especificações desse seu comando ( lob, levante e overlap ) ???

Se precisar de ajuda para acertar a weber estamos ai para colaborar, ok ...

A sua bomba mecânica da conta tranquilamente, principalmente se forem as cabeçudas.

Certamente o seu carro deve estar pior em baixas rpms, pois o 49H é um comando para ter melhor torque, pois saiu nos carros mais pesados da linha VW, só que é um comando limitado para altas rotações.

Cara ... Sempre digo que um conjunto acertado vale mais do que muitos upgrades feitos. Procure que manje muito de carburador que mesmo com o que tem o carro vai ficar gostoso, ok ...

Já passei por muitos problemas por falta de acerto.

Um dos melhores up's que fiz, e o que senti maior diferença foi quando troquei o meu 3E, por uma weber !!!! Huahauhauhuahu. Do 2E para o 3E nem tanto, mais quando a weber entrou mudou tudo.
O meu Marronzinho lá no início de tudo era assim igual ao seu, 1.6, weber, 4x1, escape 2", bobina MI, cabeçote 2.0 e um comando 276º, e te digo que era show. Carrinho forte andava fácil com os 1.8, 2.0 ... girava muito !!!

Confere a parte de ignição, pois tive uma bronca que falhava um cilindro quando o carro esquentava e era o distribuidor com problemas, fiz tudo cabos, velas, rotor, tampa, bobina e era o maldito. Carro tem desses mistérios... risos....

Abraços
Imagem
MarcosD
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por MarcosD »

André Pinheiro escreveu:Cara weber é weber, eu sou suspeito para falar. Pra mim de fácil acerto!!!
Comandos mais graduados pedem venturis maiores e mais alimentação, no seu caso como tem um TLDZ as vezes fica difícil o acerto da lenta mesmo.
...
Estranho vc estar com a giclagem original com esse comando 288º. Vc sabe as especificações desse seu comando ( lob, levante e overlap ) ???

A sua bomba mecânica da conta tranquilamente, principalmente se forem as cabeçudas.

Cara ... Sempre digo que um conjunto acertado vale mais do que muitos upgrades feitos. Procure que manje muito de carburador que mesmo com o que tem o carro vai ficar gostoso, ok ...

Huahauhauhuahu. Do 2E para o 3E nem tanto, mais quando a weber entrou mudou tudo.

Abraços
Cara, concordo com o André, Weber é outra coisa, sem falar que é razoavelmente fácil de acertar.
Quanto à TLDZ, é phódis... Anda muito bem quando acertado, mas é difícil pacas. Tem que fazer uma experimentação com mudanças de giclês de ar, giclês de combustível e canetas. Sem falar na lenta, que é fixo na tampa. A princípio, iria de canetas originais, diminuiria o ar em 5 a 10 pontos, aumentaria o combustível do primeiro em 5 a 10 pontos e aumentaria o combustível do segundo em 5 pontos. A lenta é mais problemática ainda. Teria que fechar o ar, que fica fixo na tampa, com estanho de eletrônica, refurar para coisa de 80, e ir aumentando de 5 em 5, ou 10 em 10, com um giclê de combustível de marcha-lenta uma medida maior (se era 57, usar 60 ou 62). Mas depende de carro para carro.
Minha Parati 92 era 1.8 gasolina original, com giclês originais comb. lenta 52, ar lenta 180, primeiro corpo principal ar 185, princ. comb. 120, segundo corpo principal ar 125, princ. comb. 135. Depois que passei para 2.0 gasolia, com comando VW 037.1 hidráulico, com cabeçote hidráulico do 2.0, acabei com a seguinte configuração: comb. lenta 50, ar lenta 120, primeiro corpo principal ar 160, princ. comb. 135, segundo corpo principal ar 125, princ. comb. 140, e as mesmas canetas, F66 e F24. Mas levei 15.000km de testes variados para chegar nisso.
Tio_Leo
Membro
Membro

Mensagem por Tio_Leo »

André Pinheiro escreveu:Cara ,,, Um comando 276º ( entre 11,0 e 11,7 mm de levante com lob maior que 109º e overlap pequeno entre 10º e 20º ) cairia bem no seu projeto, melhor ainda se vc trocasse as válvulas e sedes da adm pelas do 2.0 ( 40 mm ) ou arrumar um cabeçote de 2.0, com uma taxada de 1 mm e um cambio PV ou um PV escalonada mais curto, vc vai ter um carro bem gostoso e vai andar na frente dos 2.0 da vida.
O TLDE não conheço bem, e acho que um 3E VW cairia como luva, pois por ter venturis maiores vai sentir uma boa diferença na pegada, e o acerto não é complicado não, um bom mecânico resolve isso !!!

Abração
fala andré, eu estava pensando a mesma coisa, só que um porem, não to com pressa em relação a montagem do aspro, eu arranjando um cabeçote 2.0 ja penso em arranjar tbm uns pistões(alcool ou gasosa?) para um milinove...

com o milinove no jeito é só eu ir esquemando o cambio e o carburador.
Obrigado pela ajuda
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

O Marcos já deu o caminho, vai na dele pois ele tem muito mais experiencia do que eu em TLDZ/TLDE ... Realmente nunca acertei um desses, ai fico só de expectador nessa ... risos ...

Quanto ao cabeçote realmente é melhor arrumar um de 2.0, pois não corre risco de suas novas sedes serem mau feitas e vc ter problemas, compra um e manda conferir guias, retentores e vedação, além de rebaixa-lo para o aumento de taxa.Tenha em mente que provavelmente perderá torque em baixas rpm, pois com o seu comando não ajuda e válvulas maiores tendem a perder velocidade de preenchimento dos cilindros, porem em alta faz diferença a seu favor.
Se quiser melhorar, arruma um cambio mais curto ( o seu deve ser um PX, que tem a 4º e 5º mais longas ) e alivia o seu volante do motor, assim vai chegar na faixa de giro boa do seu comando mais rápido, além do peso inercial rotativo menor.

Vc falou que esta com 20º de ponto, pergunto o seu distribuidor esta travado, ou tem 20º de ponto inicial ??? Fiquei em dúvida !!! Distribuidor travado perde a progressão do carro, o pessoal usa isso em turbo para fixar o ponto, só que não concordo com esse artifício, existem maneiras de contornar que fica bem melhor.

Rodas leves são uma excelente aquisição, pois o conjunto rotativo aliviado gera resultados significativos. Já pesei muitas rodas e pneus e existe uma diferença brutal, ou seja, encontrei rodas de 11 quilos contra 5,0, pneus de 13 quilos contra 9 dos mais leves, e tudo isso com rodas e pneus de mercada, nada de especial. Ai se vc tiver uma roda de 11 + 13 de pneu contra 5,0 + 9 da uma diferença de singelos 10 quilos x 2, são 20 quilos rotacionais a menos, pode acreditar !!! Existe uma conta que para cada quilo a menos equivalem a 10 quilos de peso morto do carro, ai se vc tem 20 a menos + por exemplo 4 quilos de volante aliviado terá um resultado de como se tivesse 250 a menos no carro. Como se vc andasse com 3 pessoas de 80 e poucos quilos dentro do carro e depois sozinho, já passou por isso ???. Relação peso x potencia é um segredo que poucos valorizam !!!! Para quem quer performance, peso morto dentro do carro só atrapalha, por isso que ando sem nada, e quando estou afim de acelerar, tiro tudo ( macaco, estepe, triangulo, limpo o porta-luvas, tiro tapetes, aspiro o carro ... hauhuaauhuahuahuh ). Deixo a calibragem dos pneus dianteiros com 20 lbs ou menos e os traseiros com 35 lbs e pau no máquina !!!

Bom amigo acho que é isso ... Vai nas dicas do Marcos que vc vai se dar bem ...

Abração
Imagem
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Tio_Leo escreveu:
André Pinheiro escreveu:Cara ,,, Um comando 276º ( entre 11,0 e 11,7 mm de levante com lob maior que 109º e overlap pequeno entre 10º e 20º ) cairia bem no seu projeto, melhor ainda se vc trocasse as válvulas e sedes da adm pelas do 2.0 ( 40 mm ) ou arrumar um cabeçote de 2.0, com uma taxada de 1 mm e um cambio PV ou um PV escalonada mais curto, vc vai ter um carro bem gostoso e vai andar na frente dos 2.0 da vida.

Abração
fala andré, eu estava pensando a mesma coisa, só que um porem, não to com pressa em relação a montagem do aspro, eu arranjando um cabeçote 2.0 ja penso em arranjar tbm uns pistões(alcool ou gasosa?) para um milinove...

com o milinove no jeito é só eu ir esquemando o cambio e o carburador.
Obrigado pela ajuda
Cara ...

Iria de pistões cabeça reta de 84 mm, tem muitas opções no mercado e sem adaptações e cabeçote de 2.0 sem dúvidas !!! Ai depois vem o burra e o cambio, ok ...

Abração
Imagem
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

E de ponto final quanto ta dando ???
Adiantando o comando vc vai melhorar a pegada em baixa e atrasando melhora em alta, ai só testando mesmo !!! A polia regulável não é só para atrasar ou adiantar o comando, serve para se fazer um enquadramento perfeito, pois quando se coloca a correia normalmente foge um pouco do enquadramento zerado, ai a correção se faz pela polia, ok ... Depois de por o 1º cilindro no PMS ( e se só se consegue certinho com o relógio comparador colocado na rosca da vela ), as vezes a marca do OT fica fora 1, 2 mm ou até mais, ai acerta o distribuidor com o rotor posicionado certinho e coloca a correia. Depois de apertada normalmente o comando corre no aperto da correia, ai tem que zerar o comando medindo em relação a face superior do cabeçote, e ajustar para ficar igual dos dois lados. No olho fica difícil !!! Ai sim o seu motor esta enquadrado corretamente, depois é só brincar com o comando e ver qual enquadramento fica melhor, se adiantado ou atrasado.

Abração
Imagem
nezinho
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por nezinho »

yae galera to querendo preparar meu gol

ele é um cl 1.8

queria começa com um comando 049g de 272
4x1
regula o carburador 2e original
o gicle novo
bomba do gti
tampa de valvula aluminio
mangueiras de silicone
velas e cabo mais nao sei qual preciso de indicaçoes
e barra anti torçao

vc que parece manjar mais renato o que acha??
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Sem querer ser chato mais já sendo !!! Da uma lida no tópico que vc vai encontrar as suas respostas além de aprender muito ... Vale a pena !!!

Boa leitura
Imagem
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Burto escreveu:Beleza André , vou ajustar o distribuidor e o ponto dessa forma que você explicou , que deve ser a que menos foge da medida com certeza .
E o problema da cuba ainda não resolvi , muita correria mas essa semana vou comprar o kit bóia e valvula senão fim de semana não tenho o que fazer hehehe .
Como eu posso saber se a pressão da bomba mecânica esta boa ?Eu retirei a alimentação do carburador esses dias e coloquei numa pet 2 litros , e deixei funcionando até esvaziar a cuba na lenta , encheu metade da pet mas isso não quer dizer que a pressão esteja boa , estou certo ?
Abssss
Cara ... Carro carburado não requer pressão e sim vazão, pois a pressão de trabalho gira entre 0,15 e 0,25 Kg. Para saber se sua bomba esta boa teria que alimentar o carburador com uma linha paralela ( uma garrafa PET por exemplo ) e medir a vazão da sua bomba em duas rotações ( 1000 e 3000 ) durante 1 mim. Depois faz uma regra de 3 para ver qual vazão terá a 6500 rpm e veja qual a vazão final, se der menos do que 50 litros/hora ela pode estar com problemas, digo ela, pois pode ser que o came do eixo louco possa estar com desgaste, diminuindo a vazão da bomba. Acredito se vc desconfiar de algo errado, é melhor trocar logo, pois tem um custo bem baixo.

Abração
Imagem
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

As cabeçudas dos Santanas e alguns GTS, dão conta fácil !!! Andei de bomba mecânica, 2.1, comando 284, aliviado e weber sem problemas, ai pus o 290º e troquei a bomba por uma de Monza por precaução, porem acho que não teria problemas se tivesse continuado com a cabeçuda ...
Não esquenta a cabeça com isso, pois se optar pela elétrica, vai ter que refazer o retorno, ai vem custo da bomba, mangueira, dosador e mão de obra, fora o retrabalho no dosador, pois os que se compra não conseguem pressão baixas, ai vem gotejamento pelo transbordamento de cuba e etc ...

Abração
Imagem
somdomeugol
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por somdomeugol »

assim galera sou novo aki mas acompanho esse forum algum tempo mas nunca postei nad...

sei q aki e lugar dos gol quadrado mas pq nao ajudar alguem com um bolinha neh rsrs..

minha ideia era a seguinte tenho um gol 98/99 cl 1.6mi 94cv original

a minha ideia era assim nao quero turbinar amo aspirado mesmo.. tava priorisando mas e torque mas eu tb keria ganhar uns CVS

pistao do do 1.8 a alcool que e do msm tamanho q do 1.6 q é 81mm

virabrequim do 1.8

o comando to realmente em duvida ja que o meu é tucho hidraulico mas meu mecanico disse q podia passar para mecanico entao to em duvida do 276 ou 49g ou ja botar o 027.7 q ja e tucho hidraulico

taxar o cabeçote em 1mm

filtro esportivo

coletor 4x1 com 2 polegada ate o final e 2 abafadores um no meio e um no final

polia regulavel

4 velas ngk de grau 7 e cabos 8mm

entao era isso queria a opiniao de voces do que eu tava me precipitando ou fazendo algo de errado queria a ideia de vcs do que eu poderia acrescentar ou tirar .. obrigado aguardo respostas abraços..
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

somdomeugol escreveu:assim galera sou novo aki mas acompanho esse forum algum tempo mas nunca postei nad...

sei q aki e lugar dos gol quadrado mas pq nao ajudar alguem com um bolinha neh rsrs..

minha ideia era a seguinte tenho um gol 98/99 cl 1.6mi 94cv original

a minha ideia era assim nao quero turbinar amo aspirado mesmo.. tava priorisando mas e torque mas eu tb keria ganhar uns CVS

pistao do do 1.8 a alcool que e do msm tamanho q do 1.6 q é 81mm

virabrequim do 1.8

o comando to realmente em duvida ja que o meu é tucho hidraulico mas meu mecanico disse q podia passar para mecanico entao to em duvida do 276 ou 49g ou ja botar o 027.7 q ja e tucho hidraulico

taxar o cabeçote em 1mm

filtro esportivo

coletor 4x1 com 2 polegada ate o final e 2 abafadores um no meio e um no final

polia regulavel

4 velas ngk de grau 7 e cabos 8mm

entao era isso queria a opiniao de voces do que eu tava me precipitando ou fazendo algo de errado queria a ideia de vcs do que eu poderia acrescentar ou tirar .. obrigado aguardo respostas abraços..
Cara vai melhorar bastante, porem alguns cuidados devem ser tomados:
O seu Gol é MI e sua injeção foi programada para dar conta de um 1.6 a gasolina, ai se vc passar para álcool e mudar a cilindrada, taxando o cabeçote e com um novo comando vai precisar reprogramar sua injeção, ou instalar uma programável, ok ...
Eu deixaria o seu cabeçote hidráulico mesmo ( se não for girar muito - 6500/7000 ), e mudaria o comando por um mais graduado, existem boas opções no mercado ou um comando original 27.7 ou os do Golf SR. Conheço um camarada que tem um 1.6 original que só com comando do Golf SR e borboleta de 54 mm tirou 120 cv com 17 de torque na injeção original e 133 cv e 19 de torque em uma injeção programável. O carro dele já era a álcool originalmente.
Como vc vai fazer alguns ups interessantes acredito que possa chegar na casa dos 135 cv ou mais um pouquinho o que é uma excelente melhora para um projeto simples 1.8.
Se desejar tenho contato com um preparador que faz comandos em cima do eixo original, que garante durabilidade, pois muitos comandos a venda podem trazer problemas de desgaste prematuro.
Cuidado com os abafadores, pois devem ser com o mínimo de restrição para ter velocidade nos gases do escapamento, ok ...

O resto é isso mesmo, vai ficar show !!!

Se quiser melhorar, tem muita coisa para ser feito, porem vai do seu bolso e paciência ... risos ...

Depois vem cambio mais curto, alívio do volante, e rodas leves e deixa para mexer no cabeçote passando para mecânico e um novo comando e um trabalho nele, ai pode esperar uns 150 cv fácil ...

Abração
Imagem
somdomeugol
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por somdomeugol »

passar para alcool nao vo passar nao entao deixando 1.6 mas botando os pistao
Do a alcool ficaria bom? E botando o comando 27.7 msm ficaria
Melhor entao ? Aliviar peso do volante do motor nao keria pq iria perd
er torque correto?
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

somdomeugol escreveu:passar para alcool nao vo passar nao entao deixando 1.6 mas botando os pistao
Do a alcool ficaria bom? E botando o comando 27.7 msm ficaria
Melhor entao ? Aliviar peso do volante do motor nao keria pq iria perd
er torque correto?
Amigo ... Como vc quer andar na gasolina com taxa de pistão a álcool ??? Ainda mais rebaixando o cabeçote ??? Se vc quer rodar na gasolina e aumentar a cilindrada tem que por pistão com cava para gasolina do 1.8 + vira do 1.8 entendeu ??? Mesmo assim com maior taxa e novo comando teria que reprogramar sua injeção, ou trocar os seus bicos para ter um melhor desempenho. Sinceramente não sei o quanto a sua injeção original pode aguentar ai procurar alguém especializado seria o correto.

Acredito que o melhor é vc procurar um preparador na sua região para ter mais confiança no que fazer, pois tem que avaliar direitinho o que quer fazer.

Abração
Imagem
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”