Opa Rodox obrigado, já ia te pedir se podia me passar o manual rs. Uma boa noite e amanhã retorno depois de verificar se acho borras na parte de cima do motor! Vlw.Rodox escreveu:Veja o manual que te disse (Motor AP 1800) no link abaixo:
http://www.volkspage.net/technik/manuai ... ap1800.pdf
(AJUDA)Luz de oleo acendendo
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Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
Não precisa trocar a junta. Você deve ter cuidado na hora de apertar os parafusos da tampa de válvulas, pois se apertar muito vai estragar a junta. Para apertar o ideal é usar uma chave canhão de 10 mm como a da imagem abaixo:Patrick.R escreveu:Pow acabei de ver o vídeo e vi você falando que não confia no flush também hehe. Bem vou tentar fazer isso amanhã no carro pois agora já está muito escuro e minha garagem não é coberta e a iluminação bem precária. Uma duvida, se eu abrir a tampa do cabeçote eu teria de trocar a junta para fecha ou posso simplesmente fechar com a mesma junta? E sobre a pressão de óleo agora to imaginando uma coisa que já me veio a cabeça quando li sobre o funcionamento da bomba de óleo do AP que ela tem um by-pass pra quando a pressão ultrapassa um certo valor. Será que a bomba ta gerando tanta pressão na primeira partida já que as galerias devem estar cheias de ar pelo tempo que o carro ficou parado fazendo o by-pass abrir e demorar a fechar?Rodox escreveu:Exatamente... Flush só mecânico pode fazer...
Estava vendo o manual de manutenção do motor 1.8AP e ele diz que a pressão do óleo em marcha lenta deve ser entre 015 a 0,45 kgf/cm², então seu carro está com pressão acima do recomendado.
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct= ... 1613625550
Quanto a pressão da bomba de óleo a mesma só aumenta se o óleo oferecer dificuldade no escoamento pelos dutos de lubrificação ou pelo entupimento do filtro de óleo. Já o ar não oferece resistência a bomba de óleo.
Editado pela última vez por Rodox em 06 Mar 2017, 21:14, em um total de 1 vez.
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Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
Boa noite! Até amanhã!Patrick.R escreveu:Opa Rodox obrigado, já ia te pedir se podia me passar o manual rs. Uma boa noite e amanhã retorno depois de verificar se acho borras na parte de cima do motor! Vlw.Rodox escreveu:Veja o manual que te disse (Motor AP 1800) no link abaixo:
http://www.volkspage.net/technik/manuai ... ap1800.pdf
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Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
Boa noite pessoal, demorei um pouco a retornar ao fórum pois tive uns dias corridos. Mas resumindo, verifiquei o estado da parte de cima do motor quanto a borras e eles estava praticamente limpo, sem nenhuma borra aparente nem mesmo perto das bordas,dutos ou tuchos. Mas na tampa na telinha onde vai pro anti-chamas tinha sim um pouco de borra. Não sei se é normal mas até a uns 3 anos atrás troquei o mesmo pois ele havia entupido. O que se encontrava ainda era o original do carro na época.
Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
Então creio que o seu problema seja também a válvula de retenção do filtro de óleo que está com defeito de fabricação. Mude de marca de filtro de óleo... pois teve mecânico que teve problemas com um lote inteiro de determinada marca. A melhor marca é Mann Filter, se eu fosse você comprava dele.Patrick.R escreveu:Boa noite pessoal, demorei um pouco a retornar ao fórum pois tive uns dias corridos. Mas resumindo, verifiquei o estado da parte de cima do motor quanto a borras e eles estava praticamente limpo, sem nenhuma borra aparente nem mesmo perto das bordas,dutos ou tuchos. Mas na tampa na telinha onde vai pro anti-chamas tinha sim um pouco de borra. Não sei se é normal mas até a uns 3 anos atrás troquei o mesmo pois ele havia entupido. O que se encontrava ainda era o original do carro na época.
Mas o esquisito é a pressão do óleo estar alta... Deve estar entupido em algum lugar o sistema de lubrificação.
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Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
Telinha da tampa de válvulas do anti-chamas junta uma borra mesmo, uma gosminha, isso é água do combustível que se condensa e fica aí, tanto o Álcool quanto a Gasolina tem água, a gasolina é pouca a quantidade de água, mas tem sim.Patrick.R escreveu:Boa noite pessoal, demorei um pouco a retornar ao fórum pois tive uns dias corridos. Mas resumindo, verifiquei o estado da parte de cima do motor quanto a borras e eles estava praticamente limpo, sem nenhuma borra aparente nem mesmo perto das bordas,dutos ou tuchos. Mas na tampa na telinha onde vai pro anti-chamas tinha sim um pouco de borra. Não sei se é normal mas até a uns 3 anos atrás troquei o mesmo pois ele havia entupido. O que se encontrava ainda era o original do carro na época.
A pressão de óleo do seu motor de 1.5 Bar eu achei baixa mano.... tem que ser estar no mínimo a 2.5 de pressão na lenta. E ao ligar o carro, rapidamente o ponteiro do manômetro deve subir, papo de 5 segundos.
Na primeira partida, é normal a pressão estar altíssima e bater 5Bar fácil, depois ele vai abaixando aos poucos e cai próximo dos 2.5Bar, se estiver assim o motor está com a pressão bacana.
Mas para o diagnóstico ser bom, deixe o motor esfriar bem, para o óleo ficar mais viscoso ("engrossar"), depois ligue o manômetro, dê a partida no motor e verifique a pressão, se já ligar muito baixa então já indica que tem algo errado, e deixe o motor funcionando com o manômetro ligado lá no cabeçote até o motor esquentar e a ventoinha ligar, e então olhe lá no manômetro, a pressão vai abaixar mas não poderá ficar mais baixa que 2.0 ~ 2.5 Bar.
Mede a pressão aí amigo, e depois nos diga se a pressão está exatamente como descrevi.
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Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
Exatamente! O correto é medir a pressão.
Onde conseguiu o manômetro? Sabe se ele está "calibrado"?
Onde conseguiu o manômetro? Sabe se ele está "calibrado"?
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Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
Vou providenciar o Mann, mas o anterior era Bosch e o atual é Fran, ambos apresentavam esse "problema".Rodox escreveu:Então creio que o seu problema seja também a válvula de retenção do filtro de óleo que está com defeito de fabricação. Mude de marca de filtro de óleo... pois teve mecânico que teve problemas com um lote inteiro de determinada marca. A melhor marca é Mann Filter, se eu fosse você comprava dele.Patrick.R escreveu:Boa noite pessoal, demorei um pouco a retornar ao fórum pois tive uns dias corridos. Mas resumindo, verifiquei o estado da parte de cima do motor quanto a borras e eles estava praticamente limpo, sem nenhuma borra aparente nem mesmo perto das bordas,dutos ou tuchos. Mas na tampa na telinha onde vai pro anti-chamas tinha sim um pouco de borra. Não sei se é normal mas até a uns 3 anos atrás troquei o mesmo pois ele havia entupido. O que se encontrava ainda era o original do carro na época.
Mas o esquisito é a pressão do óleo estar alta... Deve estar entupido em algum lugar o sistema de lubrificação.
Então nunca testei na primeira partida pra ver o quanto de pressão ele pegava e não vi o teste de pressão com ele frio apenas com ele quente. Você viu o manual que o Rodox postou sobre motores AP amigo? O manual indica uma pressão bem mais baixa que essa de 2~2.5 que você esta fornecendo, de onde tirou essa informação?João Victor AP escreveu:Telinha da tampa de válvulas do anti-chamas junta uma borra mesmo, uma gosminha, isso é água do combustível que se condensa e fica aí, tanto o Álcool quanto a Gasolina tem água, a gasolina é pouca a quantidade de água, mas tem sim.Patrick.R escreveu:Boa noite pessoal, demorei um pouco a retornar ao fórum pois tive uns dias corridos. Mas resumindo, verifiquei o estado da parte de cima do motor quanto a borras e eles estava praticamente limpo, sem nenhuma borra aparente nem mesmo perto das bordas,dutos ou tuchos. Mas na tampa na telinha onde vai pro anti-chamas tinha sim um pouco de borra. Não sei se é normal mas até a uns 3 anos atrás troquei o mesmo pois ele havia entupido. O que se encontrava ainda era o original do carro na época.
A pressão de óleo do seu motor de 1.5 Bar eu achei baixa mano.... tem que ser estar no mínimo a 2.5 de pressão na lenta. E ao ligar o carro, rapidamente o ponteiro do manômetro deve subir, papo de 5 segundos.
Na primeira partida, é normal a pressão estar altíssima e bater 5Bar fácil, depois ele vai abaixando aos poucos e cai próximo dos 2.5Bar, se estiver assim o motor está com a pressão bacana.
Mas para o diagnóstico ser bom, deixe o motor esfriar bem, para o óleo ficar mais viscoso ("engrossar"), depois ligue o manômetro, dê a partida no motor e verifique a pressão, se já ligar muito baixa então já indica que tem algo errado, e deixe o motor funcionando com o manômetro ligado lá no cabeçote até o motor esquentar e a ventoinha ligar, e então olhe lá no manômetro, a pressão vai abaixar mas não poderá ficar mais baixa que 2.0 ~ 2.5 Bar.
Mede a pressão aí amigo, e depois nos diga se a pressão está exatamente como descrevi.
Então foi o mecânico que mediu pra mim, ele me ligou falando que já havia testado e tudo e tava ok. Ai quando cheguei na oficina o manômetro estava ligado ao cabeçote onde fica ligada a cebolinha e ele estava com o carro ligado e me mostrou a pressão, quando ele acelerava a 2000rpm a pressão já chegava em 4.5~5kg. Não sei se o mesmo estava calibrado por isso vem a minha duvida de comprar um desses pro interior do carro e instalar. Ia comprar o Willtec por ser mais em conta mas vi muita gente reclamando da qualidade. Ai to vendo se consigo pegar um cronomac ou odg ainda esse mêsbleidao escreveu:Exatamente! O correto é medir a pressão.
Onde conseguiu o manômetro? Sabe se ele está "calibrado"?
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Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
Essa informação é da minha experiência com Motores. Eu não disse porque li em algum lugar, e sim pela experiência mesmo.Patrick.R escreveu: Então nunca testei na primeira partida pra ver o quanto de pressão ele pegava e não vi o teste de pressão com ele frio apenas com ele quente. Você viu o manual que o Rodox postou sobre motores AP amigo? O manual indica uma pressão bem mais baixa que essa de 2~2.5 que você esta fornecendo, de onde tirou essa informação?
Amigo meu tem um Gol AP, com manômetros da ODG, e na lenta ele fica entre 2 á 2.5 Bar... com motor frio na hora da partida a pressão bate lá em cima, em torno de 5Bar, é normal.
Mano... eu tenho muitas apostilas, livros, programas usados pela Volkswagen... e sim, eu também tenho os 3 manuais do Motor AP, e tenho esse que o Rodox postou. No Acervo Técnico aqui já postei esses manuais.
Você disse que o mecânico só mediu com o motor quente, o correto é medir com ele quente, e frio.
Uma pressão menor do que 2Bar, então o motor estaria sofrendo, estou usando a medida em Bar, talvez o manual indique outra medida, ou sei lá.
Manômetro bons são das marcas CRONOMAC ou ODG.Patrick.R escreveu: Então foi o mecânico que mediu pra mim, ele me ligou falando que já havia testado e tudo e tava ok. Ai quando cheguei na oficina o manômetro estava ligado ao cabeçote onde fica ligada a cebolinha e ele estava com o carro ligado e me mostrou a pressão, quando ele acelerava a 2000rpm a pressão já chegava em 4.5~5kg. Não sei se o mesmo estava calibrado por isso vem a minha duvida de comprar um desses pro interior do carro e instalar. Ia comprar o Willtec por ser mais em conta mas vi muita gente reclamando da qualidade. Ai to vendo se consigo pegar um cronomac ou odg ainda esse mês
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Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
Então, mano...
Vê se vale a pena confiar no mecânico (fama dele).
Mas a probabilidade de ele estar errado é pouca.
Quanto aos instrumentos, siga a dica do João Victor.
Vê se vale a pena confiar no mecânico (fama dele).
Mas a probabilidade de ele estar errado é pouca.
Quanto aos instrumentos, siga a dica do João Victor.
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Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
Opa João, não quis falar duvidando de sua pessoa mas sim no intuito de me informar melhor, afinal saber mais é sempre bom. Então é isso mesmo que vou fazer, instalar um manômetro da odg ou cronomac e ver como fica.. Mas isso talvez demore um pouco então até lá um abraço ao pessoal e eu volto aqui pra postar como ficou a pressão no manômetro depois de instalado! Obrigado a todos que enviaram dicas e tentaram ajudar!João Victor AP escreveu:Essa informação é da minha experiência com Motores. Eu não disse porque li em algum lugar, e sim pela experiência mesmo.Patrick.R escreveu: Então nunca testei na primeira partida pra ver o quanto de pressão ele pegava e não vi o teste de pressão com ele frio apenas com ele quente. Você viu o manual que o Rodox postou sobre motores AP amigo? O manual indica uma pressão bem mais baixa que essa de 2~2.5 que você esta fornecendo, de onde tirou essa informação?
Amigo meu tem um Gol AP, com manômetros da ODG, e na lenta ele fica entre 2 á 2.5 Bar... com motor frio na hora da partida a pressão bate lá em cima, em torno de 5Bar, é normal.
Mano... eu tenho muitas apostilas, livros, programas usados pela Volkswagen... e sim, eu também tenho os 3 manuais do Motor AP, e tenho esse que o Rodox postou. No Acervo Técnico aqui já postei esses manuais.
Você disse que o mecânico só mediu com o motor quente, o correto é medir com ele quente, e frio.
Uma pressão menor do que 2Bar, então o motor estaria sofrendo, estou usando a medida em Bar, talvez o manual indique outra medida, ou sei lá.
Manômetro bons são das marcas CRONOMAC ou ODG.Patrick.R escreveu: Então foi o mecânico que mediu pra mim, ele me ligou falando que já havia testado e tudo e tava ok. Ai quando cheguei na oficina o manômetro estava ligado ao cabeçote onde fica ligada a cebolinha e ele estava com o carro ligado e me mostrou a pressão, quando ele acelerava a 2000rpm a pressão já chegava em 4.5~5kg. Não sei se o mesmo estava calibrado por isso vem a minha duvida de comprar um desses pro interior do carro e instalar. Ia comprar o Willtec por ser mais em conta mas vi muita gente reclamando da qualidade. Ai to vendo se consigo pegar um cronomac ou odg ainda esse mês
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Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
Sim mano !Patrick.R escreveu: Opa João, não quis falar duvidando de sua pessoa mas sim no intuito de me informar melhor, afinal saber mais é sempre bom. Então é isso mesmo que vou fazer, instalar um manômetro da odg ou cronomac e ver como fica.. Mas isso talvez demore um pouco então até lá um abraço ao pessoal e eu volto aqui pra postar como ficou a pressão no manômetro depois de instalado! Obrigado a todos que enviaram dicas e tentaram ajudar!
Fica de boa !
É a forma que eu digito que fica parecendo que estou nervoso, bravo, ou algo do tipo, mas... eu sou bem calmo
Por isso uso os Emoticons para expressar melhor, mas tem vez que me esqueço !
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Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
KKK
JV Boladão!
kkk
Então... quando o fizer, posta aqui os resultados.
JV Boladão!
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Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
bleidao escreveu:KKK
JV Boladão!
kkk
Então... quando o fizer, posta aqui os resultados.
Sou calmo pô, a forma que eu escrevo é que parece que sou um cara nervosão.
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Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
Calma, cara... não precisa se estressar. Foi apenas uma brincadeira.
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Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
KKKKKKbleidao escreveu:Calma, cara... não precisa se estressar. Foi apenas uma brincadeira.
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Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
Opa pessoal tenho novidades, comprei o manometro da cronomac com pressão maxima de 7kg.Fiz a instalação toda, liguei o carro e advinhem, a luz do oleo apagou normal e a pressão foi pra 6kg e em alguns segundos abaixou pra 5kg... Ficou um tempo em 5kg e foi abaixando gradativamente até o carro ficar quente. Depois de acionada 2 vezes a ventoinha na lenta o carro ficou com pressão de 1kg. Andei com o carro e ele quente a pressão batia em 3kg no maximo com giro até 3,500rpm e na lenta ficava em 0,8~0,9kg. Essa pressão ta legal pro motor com 172mil km não ta? Usando oleo sintetico 5w40. Ai uma duvida que eu tenho. Eu fiz a instalação e nao havia usado nada pra vedar as conexões do aeroquip com o adaptador que vai no cabeçote, mas ai estava escorrendo oleo então usei teflon pra fazer uma vedação ali, isso pode acarretar algum problema? Tem algum outro tipo de vedação que o pessoal usa? Ps: Lembrando que estou pegando a pressão no lugar onde vai a cebolinha de oleo no cabeçote.
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Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
Tem que usar no mínimo uma abraçadeira, prender bem ali aonde passa óleo e chega no manômetro, se isso aí escapa, vai "cuspir" óleo quente no interior do carro e poderá causar acidentes.Patrick.R escreveu:Opa pessoal tenho novidades, comprei o manometro da cronomac com pressão maxima de 7kg.Fiz a instalação toda, liguei o carro e advinhem, a luz do oleo apagou normal e a pressão foi pra 6kg e em alguns segundos abaixou pra 5kg... Ficou um tempo em 5kg e foi abaixando gradativamente até o carro ficar quente. Depois de acionada 2 vezes a ventoinha na lenta o carro ficou com pressão de 1kg. Andei com o carro e ele quente a pressão batia em 3kg no maximo com giro até 3,500rpm e na lenta ficava em 0,8~0,9kg. Essa pressão ta legal pro motor com 172mil km não ta? Usando oleo sintetico 5w40. Ai uma duvida que eu tenho. Eu fiz a instalação e nao havia usado nada pra vedar as conexões do aeroquip com o adaptador que vai no cabeçote, mas ai estava escorrendo oleo então usei teflon pra fazer uma vedação ali, isso pode acarretar algum problema? Tem algum outro tipo de vedação que o pessoal usa? Ps: Lembrando que estou pegando a pressão no lugar onde vai a cebolinha de oleo no cabeçote.
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Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
Opa João Valeu pela dica mas vou tirar umas fotos pra entenderem melhor. O vazamento que eu tive não é na mangueira em si e sim na rosca sabe? Porque o aeroquip veio pronto e me parece que são "blindadas" as conexões na mangueira com malha de aço. Vazava entre a rosca do adaptador para 2 furos,vazava na rosca do aeroquip e principalmente no da cebolinha que não tem como rosquear por completo e ficava com um pouco menos da metade pra fora da peçaJoão Victor AP escreveu:Tem que usar no mínimo uma abraçadeira, prender bem ali aonde passa óleo e chega no manômetro, se isso aí escapa, vai "cuspir" óleo quente no interior do carro e poderá causar acidentes.Patrick.R escreveu:Opa pessoal tenho novidades, comprei o manometro da cronomac com pressão maxima de 7kg.Fiz a instalação toda, liguei o carro e advinhem, a luz do oleo apagou normal e a pressão foi pra 6kg e em alguns segundos abaixou pra 5kg... Ficou um tempo em 5kg e foi abaixando gradativamente até o carro ficar quente. Depois de acionada 2 vezes a ventoinha na lenta o carro ficou com pressão de 1kg. Andei com o carro e ele quente a pressão batia em 3kg no maximo com giro até 3,500rpm e na lenta ficava em 0,8~0,9kg. Essa pressão ta legal pro motor com 172mil km não ta? Usando oleo sintetico 5w40. Ai uma duvida que eu tenho. Eu fiz a instalação e nao havia usado nada pra vedar as conexões do aeroquip com o adaptador que vai no cabeçote, mas ai estava escorrendo oleo então usei teflon pra fazer uma vedação ali, isso pode acarretar algum problema? Tem algum outro tipo de vedação que o pessoal usa? Ps: Lembrando que estou pegando a pressão no lugar onde vai a cebolinha de oleo no cabeçote.
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Re: (AJUDA)Luz de oleo acendendo
Ah tah... então está beleza mano !Patrick.R escreveu: Opa João Valeu pela dica mas vou tirar umas fotos pra entenderem melhor. O vazamento que eu tive não é na mangueira em si e sim na rosca sabe? Porque o aeroquip veio pronto e me parece que são "blindadas" as conexões na mangueira com malha de aço. Vazava entre a rosca do adaptador para 2 furos,vazava na rosca do aeroquip e principalmente no da cebolinha que não tem como rosquear por completo e ficava com um pouco menos da metade pra fora da peça
Pode passar o Teflon ali na rosca sim.
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