Construção de Hallmeter
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
- paulo henrique aparecido
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hallmeter
aonde se encaixa isso ?????
- Felipe Voya
- Membro - 1.6
- Mensagens: 438
- Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
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- Localização: São Gonçalo / RJ
Pessoal eu acho a idéia de usar um hallmeter muito boa, mas com resalvas para fazer um portátil!
Este portátil na minha opinião deve dar uma leitura completamente errada e vc vai acabar regulando o seu carro mal por causa dele.
Toda sonda lambda com aquecimento próprio ou não, foi desenvolvida e calibrada para ser usada logo depois do coletor de escape do motor de cada carro.
Salvo alguns modelos de sonda lambda que são colocadas logo após o conversor catalítico (e não na ponta do escape!) para fazer comparativos com a primeira sonda que fica logo após o coletor de escape, para ver se o conversor ainda esta bom estado...
Imagina um tubo bem comprido transparente, agora em uma ponta vc coloca uma pistola tipo daquela usada por pintores com compressor e usando agua em vez de tinta. O que vai acontecer que no inicio deste tubo a maioria das goticulas iram ficar pelas paredes deste tubo e no final dele saindo somente uma pequena parte.
Agora imagina o comprimento do escapamento do carro e as curvas, abafadores que tem normalmente lã de vidro, conversores catalíticos (que são cerâmicas no formato de colméias) e silenciadores que são labirintos cheios de lã de vidro dentro.
O que eu quero dizer que no final do escapamento mesmo tendo uma sonda com aquecimento ou não, a quantidade de combustivel não queimado nas camaras vai ser minima, comparada com a que sai logo depois do coletor de escape, portanto a leitura da sonda (que foi calibrada pra ser usada logo depois do coletor) vai gerar bastante erros.
Ai o cara pensa... Ahhh é só fazer o valor comparativo com uma no inicio e outra no fim do escapamento. Tudo bem... Mas só vai servi para aquele carro e mais nenhum!
Pq cada carro usa um escape diferente... Uns tem catalizador e outros não, outros tem abafador outros não e por ai vai....
O interessante a fazer é o que o Sidney0 fez. Fazer um furo no escape logo depois da saida do coletor e soldar uma porca ali para colocar a sonda e fazer as medições apartir dali. Ai sim vai ter leituras coerentes.
Ou usando um multímetro (eu acho mais preciso) ou um hallmeter de leds.
Vlw
Este portátil na minha opinião deve dar uma leitura completamente errada e vc vai acabar regulando o seu carro mal por causa dele.
Toda sonda lambda com aquecimento próprio ou não, foi desenvolvida e calibrada para ser usada logo depois do coletor de escape do motor de cada carro.
Salvo alguns modelos de sonda lambda que são colocadas logo após o conversor catalítico (e não na ponta do escape!) para fazer comparativos com a primeira sonda que fica logo após o coletor de escape, para ver se o conversor ainda esta bom estado...
Imagina um tubo bem comprido transparente, agora em uma ponta vc coloca uma pistola tipo daquela usada por pintores com compressor e usando agua em vez de tinta. O que vai acontecer que no inicio deste tubo a maioria das goticulas iram ficar pelas paredes deste tubo e no final dele saindo somente uma pequena parte.
Agora imagina o comprimento do escapamento do carro e as curvas, abafadores que tem normalmente lã de vidro, conversores catalíticos (que são cerâmicas no formato de colméias) e silenciadores que são labirintos cheios de lã de vidro dentro.
O que eu quero dizer que no final do escapamento mesmo tendo uma sonda com aquecimento ou não, a quantidade de combustivel não queimado nas camaras vai ser minima, comparada com a que sai logo depois do coletor de escape, portanto a leitura da sonda (que foi calibrada pra ser usada logo depois do coletor) vai gerar bastante erros.
Ai o cara pensa... Ahhh é só fazer o valor comparativo com uma no inicio e outra no fim do escapamento. Tudo bem... Mas só vai servi para aquele carro e mais nenhum!
Pq cada carro usa um escape diferente... Uns tem catalizador e outros não, outros tem abafador outros não e por ai vai....
O interessante a fazer é o que o Sidney0 fez. Fazer um furo no escape logo depois da saida do coletor e soldar uma porca ali para colocar a sonda e fazer as medições apartir dali. Ai sim vai ter leituras coerentes.
Ou usando um multímetro (eu acho mais preciso) ou um hallmeter de leds.
Vlw
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
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- ita_lv
- Membro
- Mensagens: 196
- Registrado em: 28 Jun 2007, 16:19
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Ótimo tuto!!!!..parabéns!!!!!...
Quanto vc pagou na sonda??!!!,..
Abração!!!..
Quanto vc pagou na sonda??!!!,..
Abração!!!..
Gol GL 1991 2.0T
"A Volks faz...a gente aperfeiçoa!!!..."
Visitem meu carango no minha máquina!!!.....
http://www.minhamaquina.com.br/mg/detal ... bjeto=4543
"A Volks faz...a gente aperfeiçoa!!!..."
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- Felipe Alves
- Membro - 1.6
- Mensagens: 419
- Registrado em: 06 Out 2008, 18:27
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