difersilva escreveu:bilulpg
Ajudem:
Tem um amigo meu com Ap 1.8 destachado, com 288°, 3E, 4x1 bobina e tals. Ele vai por turbo, mas ta juntando o restim da grana. O que acontece com ele é o seguinte: O carro dele ta bom de puxada. Ele deixou polia um pouquinho + pa torque. Fez de 0-100 ontem em 10.3 que por aqui ja é uma marca boa. O problema ocorre aqui: Ele usa cambio PS, mas ate semana passada o carro rendia bem de final. Ele batia 180...
Ja ontem qdo fomos andar, o carro rasgava de 1ª e 2ª, mas qdo entrava 3ª enpurrava ate 120 e 4ªate 140. Depois disso mesmo numa puta descida, o carro nao desenvolveu. Fico nesses 140 numa puta descida. TEstei td q possa imaginar. O interessante que acredito que o problema ta no 3E dele, mas ele alimenta bem em 2ª marcha e o carro desenvolve gostoso ate 6500 rpm tranquilo. Nao sei por que em 4ª acaba o carro.
Alguem ja viu isso? ou passou por isso?
Aguardo
Fala Difersilva !!
Se estava bom antes e agora ficou ruim, pode ser uma série de coisas, como falta de combustível por filtro sujo, perda de pressão na bomba, glicles obstruidos ...
Mas gostaria de aproveitar e falar no conjunto do motor dele.
O 288
não combina com motor de taxa baixa e principalmente com câmbio longo. É muito provável que se estivesse com a taxa original para álcool e um 049g o carro dele estaria beeeeemm melhor.
Esses comandos altos normalmente tem lobes de 105 a 108, o que deixa as válvulas mais tempo abertas simultaneamente em determinado momento do ciclo. Por questões dinâmicas, existe uma melhor "lavagem e aspiração" do cilindro. Isso é vantagem quando se pensa em potência em determinada faixa de giros, no caso desse comando na faixa de 6000 a 7000 rpm. Porém, essa abertura simultânea acarreta perda de compressão,
perdendo torque. Por exemplo (com valores aproximados e pensando somente no comando): o 1.8 álcool com comando original tem 15 kgfm de torque a 3000 rpm e 95 cv a 5400 rpm. Com o 049g tem 14,5 de torque a 3400 e 105 cv a 5600. Com o 288 tem 13,5 de torque a 4500 e 115 cv a 6500. O torque cada vez menor com comandos cada vez mais altos torna imprescindível o uso de maiores taxas de compressão.
A faixa de aproveitamento do motor também fica restrita a uma faixa de giros cada vez menor, tornando imprescindível tb a diminuição do espaço entre as marchas (câmbio fechado) e com diferencial mais curto (câmbio curto).
Até 120 km/h não há grandes arrastos aerodinâmicos que um motor 1.8 destaxado com 288 não possa vencer. Mas quando passa disso, que o arrasto aumenta exponencialmente, a falta de torque e potência na faixa de giro inicial da 4a marcha longa do PS faz MUITA diferença ... o carro não desenvolve tanto quanto um simples 049g.
Os comandos altos em motores sem taxa e com câmbio longo são os grandes inimigos da reputação dos carros aspirados ...
Já que o seu amigo pretende turbinar depois, justificando o motor com taxa baixa e o câmbio PS, sugiro colocar um 049g. O carro dele vai ser bem melhor do que com o 288 em desempenho e economia e tb fica muito bom com turbo (nem pense em usar o 288 aspro com turbo, fica horrível!).
Abraço e boa sorte!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.