ap 1.7 1.9 2.1 2.2

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João Victor AP
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por João Victor AP »

marcosblanco escreveu:vou desenterrar o topico, porque estou vivendo um dilema, originalmente meu carro é 1.6 alcool. como estou restaurando, tive que tirar o motor e aproveitei pra fazer o motor, desmontando tive a surpresa de que o vira foi preenchido, agora terei que fazer a troca(lembrando que meu objetivo é turbo), tenho um kit de pistões 2.0 forjados, e surgiu a oportunidade de troca-los por um vira 2.0 + pistões 2.0 originais, com isso meu bloco vai pra 2.0 stander nas camisas de pistão, um 2.0 turbo carburado vale a pena ? ou seria melhor pegar um vira 1.8 e usar meus pistões 2.0 forjados e montar um 1.9
ajuda por favor não consigo nem dormir mais kkkkk
Então man, com bloco 1.6/1.8 não dá pra fazer um 2.0.
Bloco do 1.6 e 1.8 são iguais, mas o bloco do 2.0 não.
Pra colocar o Virabrequim do 2.0 terá que retirar material ali perto da bomba de óleo, pois, o curso do virabrequim 2.0 é maior.
Tem que tocar o eixo do 1.8 para 2.0, e fazer um retrabalho no bloco para colocar o distribuidor do 2.0.
Ou seja, não compensa pegar um bloco AP 1.6/1.8 e passar para 2.0.

Tem o pistão próprio para fazer o 1.9, ele tem a mesma altura do pistão 1.8, mas com diâmetro maior, IAPEL, IASA, AFP, fabricam esses pistões.
O pistão do 2.0 é mais baixo que o do 1.8, e se colocar esse pistão do 2.0 no 1.8 terá que rebaixar o bloco.
Pistão para fazer 1.9 tem que ser no mínimo de 83,5mm. Caso coloque de 82,5mm, 83mm, vai ficar longe de 1.900cc.

Melhor pegar um Virabrequim 1.8 + Pistão próprio para 1.8... ou se quiser pode pegar os próprios para fazer 1.9.

Bloco do AP 1.6/1.8 são idênticos, não será necessário adaptação, só trocar Virabrequim, e pistões.
As bielas de 144mm são as mesmas, Motor AP comum 1.6, 1.8, 2.0 usam elas.
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João Victor AP
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por João Victor AP »

João Victor AP escreveu:
marcosblanco escreveu:vou desenterrar o topico, porque estou vivendo um dilema, originalmente meu carro é 1.6 alcool. como estou restaurando, tive que tirar o motor e aproveitei pra fazer o motor, desmontando tive a surpresa de que o vira foi preenchido, agora terei que fazer a troca(lembrando que meu objetivo é turbo), tenho um kit de pistões 2.0 forjados, e surgiu a oportunidade de troca-los por um vira 2.0 + pistões 2.0 originais, com isso meu bloco vai pra 2.0 stander nas camisas de pistão, um 2.0 turbo carburado vale a pena ? ou seria melhor pegar um vira 1.8 e usar meus pistões 2.0 forjados e montar um 1.9
ajuda por favor não consigo nem dormir mais kkkkk
Já te respondi, lá no seu tópico :good: : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 37&t=38677
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AP 2.1 sem rebaixar o bloco

Mensagem por demitrov2 »

Pessoal,

Eu sei que o assunto parece esgotado, mas eu gostaria de debater sobre algo que foi pouco discutido por ai.

A proposta seria montar um AP 2.1 bloco baixo com pistões da Falcon sem precisar facear o bloco. Por que isso? Porque as soluções apresentadas até agora envolvem o faceamento de 2 a 3mm do bloco, que além de ter um custo considerável, é um caminho sem volta. Além disso, envolve outras questões como encurtamento da correia dentada (1 dente a menos), adaptação do tensor do chevette e o consequente reenquadramento do comando (o seria feito de quaquer maneira em alguma outra etapa da preparação).

A idéia surgiu quando eu vi o post do colega Brenio em 26/09/2013 em outro fórum, onde ele mostrava um pistão de Falcon com o topo faceado em 1mm. O trabalho me pareceu bem legal e não pareceu que fragilizou o topo dos pistão, pois foi retirado basicamente material da "coroa", que encontra o devido suporte da saia em sua parte inferior. Percebe-se também uma vantagem adicional: o peso do pistão é reduzido de 288g para 270g.

Imagem

Para comparação, esse é um pistão comum:

Imagem

Reparem que o pistão tem originalmente um rebaixamento de 1mm, além das 4 cavas para as válvulas.

Verficando alguns catálogos de pistões chineses, encontrei as seguintes informações:

http://img.tradekey.com/images/uploaded ... 20d23d.pdf

13101-MCG-305 FALCON
Diametro = 85mm
Pino = 20mm
Altura de compressão = 26.1mm - 1.0mm (rebaixo)
Altura do pistão = 53.1mm


Em outro catálogo, temos:

http://www.mingyang-group.2u.com.tw/pro ... 20ring.pdf

13101-MCG-000 FALCON
Diametro = 85mm
Pino = 20mm
Altura de compressão 26.2mm - 0.9mm (rebaixo)
Altura do pistão = 53.2mm

Verifica-se que as dimensões divergem um poquinho de um fabricante para outro. Isso não é um grande problema para a moto, pois ela usa somente um pistão, mas essas tolerâncias precisam ser levadas em consideração ao monta-los em um motor 4 cilindros. Por isso deve-se abrir o bloco para 85mm, montar os pistões no motor, medir o topo dos pistões, para depois faceá-los.

Fazendo umas contas rápidas:

Altura do bloco baixo AP STD = 220mm
virabrequim 2.0 = 92.8mm
Biela do Golf 1.6 SR = 149mm (cód 058A, 058B ou 058C, todas com pino 20mm)
Altura de compressão do pistão da Falcon = 26.1mm

Teríamos:

92.8 / 2 + 149 + 26.1 = 221.5mm, ou seja, o pistão passa 1.5mm do topo do bloco (ou 1.6mm, no caso de o pistão ter altura de 26.2mm).

Tirando 1mm do topo do pistão como o colega fez, o pistão passaria apenas 0.5mm do topo do bloco, o que é bastante comum em preparações aspiradas.

Nesse caso, pode-se utilizar uma junta de cabeçote da General Escapamentos de 2.22mm de espessura torqueada (ela é vendida também nas espessuras de 1.22mm e 1.72mm). Dai, ainda sobra um espaço de 1.7mm entre o topo do pistão e o cabeçote, o que me parece bem seguro.

A taxa calculada fica em 14.4, boa pro álcool, ruim pra gasolina. Utilizei a calculadora em http://www.csgnetwork.com/compcalc.html, considerando o volume da câmara de combustão 29cc e o volume das 4 cavas do pistão em 0.5cc (medi no Photoshop, mas não da muita diferença na taxa se é 0.3 ou 0.6).

O R/L melhora também: diminui de 0.322 para 0.311.

O custo das bielas de 149mm atualmente está em R$ 900 um jogo com as 4 no Mercadolivre, porém a adaptação é mais simples, economiza-se com o faceamento do bloco, correia dentada menor e adaptação do tensor do chevette.

O balanceamento dinâmico do conjunto móvel é altamente desejável em qualquer um dos casos: tanto com a biela de 149mm quanto com a de 144mm.

Por fim, se não der certo, pode-se voltar a receita "tradicional" com as bielas originais do AP de 144mm ou o virabrequim do 1.8 de 86.4mm, facear o bloco e comprar uma nova junta de cabeçote fina de 1.22mm.

Gostaria da opinião dos colegas mais experientes, pois na teoria tudo funciona, mas na prática é outra história...

Abraços.
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João Victor AP
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por João Victor AP »

Boa Noite !

Gostei bastante do seu texto, sou apaixonado por mecânica, preparação, elétrica... e tudo relacionado a carros antigos.

Eu nunca montei um AP 2.1, também nunca vi pessoalmente. Já tem pistões da IASA de 85mm próprios para AP com bielas de 144mm, destinados a esse fim, mas infelizmente o preço é alto, então a galera acaba optando pelos pistões do Monza.
Pistões da Falcon, rebaixados em 1mm, cara, é uma boa ideia, pois vai ficar apenas 0,5mm do pistão para fora do bloco, então basta usar uma junta grossa, ou até mesmo duas juntas de aço comum.
Taxa de 14:1, motores aspirados usam altas taxas mesmo, com certeza esse motor jamais poderá andar na gasolina, só no álcool mesmo.
E ainda conseguiu-se melhorar a R/L do Motor AP 2.0.

Achei interessante.

Não tem como rebaixar o pistão em mais 0,5mm não ? Se possível, iria ser ainda melhor.
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por demitrov2 »

João Victor,

Sem um pistão na mão fica dificil responder com exatidão, mas analisando as fotos a seguir, podemos praticar alguns "chutes":

Imagem

Pelos dados dos catálogos, concluimos que tem 16mm de material acima do pino, na região dos anéis, mas ao se retirar a coroa sobram 15mm.

Vendo o pistão pelo fundo:

Imagem

Eu chutaria uns 4 ou 5 mm na região do mancal do pino, mais uns 2 ou 3mm até o fundo do pistão, o que resultaria em uns 7 ou 8mm do pino ao fundo do pistão.

Concluindo: deve ter 7 ou 8 mm de "carne" no topo do pistão.

Considerando que quando abrimos o bloco do AP para pistão de 85mm sobram 3mm de parede de ferro entre um pistão e outro, ACHO que tirar mais 0.5 (ficando o teto do pistão com uns 6.5 ou 7.5mm de liga de alumínio) não deve fazer falta não, mas sei lá, nunca tive experiência com isso.

Alguma alma caridosa poderia confirmar essas informações? Alguém já mediu ou arriscaria outro chute?
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João Victor AP
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por João Victor AP »

É... na teoria não parece ser tão complicado.
Mas para termos certeza... só vendo isso na prática mesmo.
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por bleidao »

marcosblanco escreveu:vou desenterrar o topico, porque estou vivendo um dilema, originalmente meu carro é 1.6 alcool. como estou restaurando, tive que tirar o motor e aproveitei pra fazer o motor, desmontando tive a surpresa de que o vira foi preenchido, agora terei que fazer a troca(lembrando que meu objetivo é turbo), tenho um kit de pistões 2.0 forjados, e surgiu a oportunidade de troca-los por um vira 2.0 + pistões 2.0 originais, com isso meu bloco vai pra 2.0 stander nas camisas de pistão, um 2.0 turbo carburado vale a pena ? ou seria melhor pegar um vira 1.8 e usar meus pistões 2.0 forjados e montar um 1.9
ajuda por favor não consigo nem dormir mais kkkkk
Mano... nesse caso não poderá aproveitar o seu bloco. Seria legal, já que rolou de você conseguir o vira e pistões 2.0, comprar só o bloco. Você consegue barato e dá para montar um projeto interessante.

Outra.. gosto dos 2.0 turbo carburados!
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por João Netto »

João Victor AP escreveu:
marcosblanco escreveu:vou desenterrar o topico, porque estou vivendo um dilema, originalmente meu carro é 1.6 alcool. como estou restaurando, tive que tirar o motor e aproveitei pra fazer o motor, desmontando tive a surpresa de que o vira foi preenchido, agora terei que fazer a troca(lembrando que meu objetivo é turbo), tenho um kit de pistões 2.0 forjados, e surgiu a oportunidade de troca-los por um vira 2.0 + pistões 2.0 originais, com isso meu bloco vai pra 2.0 stander nas camisas de pistão, um 2.0 turbo carburado vale a pena ? ou seria melhor pegar um vira 1.8 e usar meus pistões 2.0 forjados e montar um 1.9
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Então man, com bloco 1.6/1.8 não dá pra fazer um 2.0.
Bloco do 1.6 e 1.8 são iguais, mas o bloco do 2.0 não.
Pra colocar o Virabrequim do 2.0 terá que retirar material ali perto da bomba de óleo, pois, o curso do virabrequim 2.0 é maior.
Tem que tocar o eixo do 1.8 para 2.0, e fazer um retrabalho no bloco para colocar o distribuidor do 2.0.
Ou seja, não compensa pegar um bloco AP 1.6/1.8 e passar para 2.0.

Tem o pistão próprio para fazer o 1.9, ele tem a mesma altura do pistão 1.8, mas com diâmetro maior, IAPEL, IASA, AFP, fabricam esses pistões.
O pistão do 2.0 é mais baixo que o do 1.8, e se colocar esse pistão do 2.0 no 1.8 terá que rebaixar o bloco.
Pistão para fazer 1.9 tem que ser no mínimo de 83,5mm. Caso coloque de 82,5mm, 83mm, vai ficar longe de 1.900cc.

Melhor pegar um Virabrequim 1.8 + Pistão próprio para 1.8... ou se quiser pode pegar os próprios para fazer 1.9.

Bloco do AP 1.6/1.8 são idênticos, não será necessário adaptação, só trocar Virabrequim, e pistões.
As bielas de 144mm são as mesmas, Motor AP comum 1.6, 1.8, 2.0 usam elas.
Eu fiz esse trabalho no meu era 1.6 e passei pra 2.0, a unica coisa que precisou ser feita foi um trabalho perto da bomba de óleo e na biela do 4º cilindro, faz 2 anos que esta montado assim e o resto do bloco se vc usar miolo original não precisa mudar nada só precisa mexer nas laterais do bloco se for montar biela forjada.
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por bleidao »

O problema é encontrar quem faça esse serviço para o virabrequim não pegar perto da bomba de óleo.
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por marcosblanco »

meu motor era 1.6 passei pra 2.0 unica diferença é o desbaste pro vira nao bater no bloco, coisa de 7mm
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por hirinhu »

marcosblanco escreveu:meu motor era 1.6 passei pra 2.0 unica diferença é o desbaste pro vira nao bater no bloco, coisa de 7mm
exatamente, meu motor era 1.6 e agora 2.0 forjado
apenas desbastar para a biela não pegar no bloco e vai que vai!

abraço
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por bleidao »

Tem fotos do trabalho executado?
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por hirinhu »

bleidao escreveu:Tem fotos do trabalho executado?
bleidão eu nao tenho, mas é mto facil, qdo vc montar o vira 2.0 no bloco 1.8, apenas encosta o parafuso das bielas e roda, aqui no meu bloco foi no 4o cilindro(perto do volante) que pegou, ai esmerilhamos bem pouco o bloco por dentro pra biela não raspar, bem simples mesmo, depois dei o aperto certo da biela e rodei o vira, livre livre
o carro é outro, andava de 1.6, muito torque! aumentou o consumo tbm claro kkkk
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por bleidao »

Isso é ótimo. Cavalo anda, cavalo come.
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por João Victor AP »

2.0 é muito cascudo ! Torque generoso !
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por marcosblanco »

bleidao escreveu:Tem fotos do trabalho executado?
bleidao se sua pergunta era referente ao trabalho feito pro parafuso nao bater no bloco é bem simples, tenho esse imagem acho que da pra ter uma noção Imagem
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Re: ap 1.7 1.9 2.1 2.2

Mensagem por João Victor AP »

marcosblanco escreveu:
bleidao escreveu:Tem fotos do trabalho executado?
bleidao se sua pergunta era referente ao trabalho feito pro parafuso nao bater no bloco é bem simples, tenho esse imagem acho que da pra ter uma noção
Excelentes fotos, Marcos :good:
Maurifiorese
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Mensagem por Maurifiorese »

Boa noite bom dia ou boa tarde .
Pergunta ❓
Desculpa mas não sei que fazer e não quero levar no mecânico pois todos querem condenar o motor AP 1.8 só por que eu descrevi o que ele tem .então comprei um gol 92 ap e quando comprei ele tava parado pois tá a em curto a fiação do motor então perguntei para o proprietário ele me falou que o carro não ligava pois tá a sem bateria e a fiação tinha que fazer . Ok comprei o carro ois ele me falou que tava bom o carro comprei desmontei todo interior e mexi em toda fiação fiz tudo comprei a bateria e montei nele foi dar a partida e só fez um téc TEC achei que era motor de arranque tirei revisei e montei de volta e mesmo sintomas aí foi ver e puxei ele numa ladeira coloquei uma quarta e deixe pegar velocidade e tirei o pé da embreagem e o paro travou tipo como tivesse estado no feio arrasto as rodas dianteira em fim cheguei a conclusão.que o motor tava travado falei com o antigo dono e ele me garantiu que não tava até me endicou pra min ir falar com o mecânico que ele foi lá pra fazer pegar o carro mas como não tá a vindo corrente na bobina ele falou pra chamar o eletricista e falou que girava o motor então queria saber se tem como tentar destravar o motor sem tirar o cabeçote pra poder tentar virar a Olia do vira brequim que eu desconfio que entrou água nos pistão pois o carro tava sem o filtro do ar e talvez entrou água pelo carburador tava vendo na Netas não achei nada em destravar o motor sem tirar cabeçote se alguém souber como tentar destravar ou or alguma coisa pra fazer ele soltar e depois poder girar sem desmontar pois trocar o motor vai dar muita dor de cabeça com documentos e tal e mandar na mecânica já me falaram que gira em torno de 5a 6 mil fazer ele e o antigo dono me falou que o motor tá a átimo pois ele ia trabalhar todo dia com ele devido a um rato roeu os fios ele abandonou o carro pois falou que não ia gastar dinheiro com ele se alguém puder me ajudar não pra .destruir o resto mas sim tenta vira e funciona ele até arrumar um ouço de dinheiro pra fazer uma geral no motor pois faz 60 dias que comprei e nem o ronco eu escutei dele agradeço abc a todos
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