Ap 1.6 Turbo Motor Original?
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
introvigne
- Membro

- Carro: GOL AP 1.6 1990
Ap 1.6 Turbo Motor Original?
Galera tenho um ap 1990 1.6 , gostaria de saber se posso colocar um turbo pra rodar com no maximo 0.6 / 0.7 de pressão sem modificar o motor original . Se sim , quanto vou precisar investir para instalar o turbo , quais as peças que necessito para fazer uma preparação básica ? Só utilizo o goleta no final de semana , quero por um turbo só pra dar umas " espetadas " de vez enquando , não para esmerilhar o carro .
Agradeço desde já !
Agradeço desde já !
- João Victor AP
- Membro - Gold

- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Re: Ap 1.6 Turbo Motor Original?
Boa Tarde !
Para adaptar um Turbo no Motor AP, você terá que modificar, querendo ou não.
O Coletor de escapamento para colocação da turbina é bem diferente, é próprio para isso, o coletor original e todo escape original será retirado.
Irá precisar colocar um tubo no Cárter, que será o retorno e óleo da turbina.
Terá que fazer um Cath Tank, para evitar falta de combustível, e usar uma bomba elétrica, de preferência uma Dinâmica 8Bar, ou de Mercedes. Depois fazer uma linha de combustível. Usar também um dosador.
É necessário o uso de Velas de Ignição que sejam mais frias, para evitar problemas no cilindro.
Irá precisar modificar a flange de óleo para fazer furos de lubrificação, para colocar o niple de lubrificação de óleo, e um niple para o manômetro.
Será necessário colocar uma Junta de Aço, de preferência Original VW, ou da marca UniversalJuntas.
Também, terá que ter uma Sonda Lambda compatível com WideBande, e usar uma WideBand. Eu não recomendo o uso de Hall Meter, ele tem uma leitura muito demorada.
Se você pretende ter um Motor Carburado, é necessário ter um Carburador maior, como seu motor é AP 1.6 ele provavelmente usa um Weber Mini-progressivo, então será necessário usar um Brosol 2E ou 3E, com giclagem correta para o motor !
Quando vai colocar Turbo é bom retirar o cárter, o cabeçote e dar uma olhada de como está o estado do motor.
Se o motor estiver já muito cansado, será necessário uma retífica nele, pois preparar um Motor cansado irá trazer problemas.
E sobre essa pressão, o motor tem que estar destaxado para rodar com 0.7Bar.
Se o seu motor for a Álcool, vai ter que trocar pistões, retirar os pistões com cabeça plana e colocar os com cabeça cavada.
Muitas das peças vem no Kit Turbo, as outras devem ser comparadas separadamente como Manômetros, Pistões, Juntas, Mangueiras, Cath Tank, Bomba elétrica, dosador, velas mais frias, carburador, sonda lambda, etc.
Para adaptar um Turbo no Motor AP, você terá que modificar, querendo ou não.
O Coletor de escapamento para colocação da turbina é bem diferente, é próprio para isso, o coletor original e todo escape original será retirado.
Irá precisar colocar um tubo no Cárter, que será o retorno e óleo da turbina.
Terá que fazer um Cath Tank, para evitar falta de combustível, e usar uma bomba elétrica, de preferência uma Dinâmica 8Bar, ou de Mercedes. Depois fazer uma linha de combustível. Usar também um dosador.
É necessário o uso de Velas de Ignição que sejam mais frias, para evitar problemas no cilindro.
Irá precisar modificar a flange de óleo para fazer furos de lubrificação, para colocar o niple de lubrificação de óleo, e um niple para o manômetro.
Será necessário colocar uma Junta de Aço, de preferência Original VW, ou da marca UniversalJuntas.
Também, terá que ter uma Sonda Lambda compatível com WideBande, e usar uma WideBand. Eu não recomendo o uso de Hall Meter, ele tem uma leitura muito demorada.
Se você pretende ter um Motor Carburado, é necessário ter um Carburador maior, como seu motor é AP 1.6 ele provavelmente usa um Weber Mini-progressivo, então será necessário usar um Brosol 2E ou 3E, com giclagem correta para o motor !
Quando vai colocar Turbo é bom retirar o cárter, o cabeçote e dar uma olhada de como está o estado do motor.
Se o motor estiver já muito cansado, será necessário uma retífica nele, pois preparar um Motor cansado irá trazer problemas.
E sobre essa pressão, o motor tem que estar destaxado para rodar com 0.7Bar.
Se o seu motor for a Álcool, vai ter que trocar pistões, retirar os pistões com cabeça plana e colocar os com cabeça cavada.
Muitas das peças vem no Kit Turbo, as outras devem ser comparadas separadamente como Manômetros, Pistões, Juntas, Mangueiras, Cath Tank, Bomba elétrica, dosador, velas mais frias, carburador, sonda lambda, etc.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
-
introvigne
- Membro

Muito obrigado .. eu vou levar na oficina pra ver os reparos que necessita primeiro . Não tenho grana pra fazer tudo no momento , também tenho que pagar 2 anos de doc ( 2015 e 16 ) . Eu posso fazer essas modificações aos poucos e deixar o turbo pro final ? ou essas peças só são recomendadas pra quem tá rodando com turbo ?
- João Victor AP
- Membro - Gold

Isso mesmo, leve primeiro para fazer reparos, e verifique o motor !introvigne escreveu:Muito obrigado .. eu vou levar na oficina pra ver os reparos que necessita primeiro . Não tenho grana pra fazer tudo no momento , também tenho que pagar 2 anos de doc ( 2015 e 16 ) . Eu posso fazer essas modificações aos poucos e deixar o turbo pro final ? ou essas peças só são recomendadas pra quem tá rodando com turbo ?
Esteja com a Documentação em dia, porque será necessário legalizar o Turbo.
Peças, componentes que citei, é para quem roda com Motor Turbo !
Abraço !
-
introvigne
- Membro

Estarei levando ele no mecânico essa semana, to com problema no trambulador de marcha ( a primeira marcha não ta entrando ) e na bobina de ignção, acredito que até semana que vem já tenha resolvido isso rsrs. Você saberia me indicar alguns upgrades no motor básicos? Vale a pena investir em filtro de ar esportivo , kit air cool ? Esse é o meu primeiro carro , então só agora estou tendo oportunidade de modificar algo , então , não conheco muito . Oque eu poderia modificar para aumentar a performace? no DOC consta 90CV
Valeu !
Valeu !
- João Victor AP
- Membro - Gold

Se não está entrando alguma marcha, são as buchas do trambulador gastas, já estão ruins, basta realizar a troca !introvigne escreveu:Estarei levando ele no mecânico essa semana, to com problema no trambulador de marcha ( a primeira marcha não ta entrando ) e na bobina de ignção, acredito que até semana que vem já tenha resolvido isso rsrs. Você saberia me indicar alguns upgrades no motor básicos? Vale a pena investir em filtro de ar esportivo , kit air cool ? Esse é o meu primeiro carro , então só agora estou tendo oportunidade de modificar algo , então , não conheco muito . Oque eu poderia modificar para aumentar a performace? no DOC consta 90CV
Valeu !
Se você quiser aprender, e trocar você mesmo, é só ver vídeos no YouTube sobre troca das buchas trambulador do Gol Quadrado
Se você vai montar o Turbo, não tem necessidade de Upgrades agora.
Falo isso porque por exemplo : Você coloca um coletor 4x1, mas como você pretende ter um Motor o Turbo, logo logo terá que retirar o coletor dimensionado, para colocar o Coletor correto Para a Turbina e a WestGate, ou seja, nesse exemplo não foi um bom investimento o Coletor 4x1 (nesse caso que você vai ter um AP Turbo).
-
introvigne
- Membro

Sim .. entendo , mas estou pensando em deixar o turbo mais pra frente mesmo pq no momento estou com a grnaa curta , ai estava pensando em fazer alguns upgrades basicos ..
- João Victor AP
- Membro - Gold

Beleza !introvigne escreveu:Sim .. entendo , mas estou pensando em deixar o turbo mais pra frente mesmo pq no momento estou com a grnaa curta , ai estava pensando em fazer alguns upgrades basicos ..
Mas acho melhor esperar o dinheiro para montar o Turbo mesmo, pois, você já irá gastar muito com ele !
Aí sim, será um bom investimento !
#APTurbão
-
introvigne
- Membro

Show joão! Te mandei solicitação , depois a gente troca uma idéia
Vlw ai cara
Vlw ai cara
- Dugaich
- Membro

- Carro: Gol GL
Turbina APL 525, coletorzinho pulsativo deslocadinho atrás do farol, se é louco fica um tesão... E pode andar com 0,8kg no pé e um boosterzinho pra 1,5kg que não quebra.
Estou no quarto carro turbo, e já cheguei numa conclusão.... Pressão não quebra motor, o que quebra motor é ponto e mistura... Acertou o ponto e a mistura bacaninha, pode enfia o pé que não quebra.
Estou no quarto carro turbo, e já cheguei numa conclusão.... Pressão não quebra motor, o que quebra motor é ponto e mistura... Acertou o ponto e a mistura bacaninha, pode enfia o pé que não quebra.
Gol GL 2.0 Forjado
FT300, Toyo R888, HX40, Cambio Sapinho, Embreagem MultiDisco, Oring no bloco.
500cv
FT300, Toyo R888, HX40, Cambio Sapinho, Embreagem MultiDisco, Oring no bloco.
500cv
- João Victor AP
- Membro - Gold

Mas se o Motor Turbo estiver com taxa alta aí quebra fácilDugaich escreveu:Turbina APL 525, coletorzinho pulsativo deslocadinho atrás do farol, se é louco fica um tesão... E pode andar com 0,8kg no pé e um boosterzinho pra 1,5kg que não quebra.
-
introvigne
- Membro

Dugaich e Jv , perdoem-me , sou novo no assunto , mas oque seria o " coletor pulsativo " e sua função ?consigo tirar quantos Cv com essas adaptações?
PS: no doc consta 90cv
- João Victor AP
- Membro - Gold

Coletor pulsativo é o coletor próprio para a Turbina. Tem o coletor Pulsativo e o Monofluxo.introvigne escreveu:Dugaich e Jv , perdoem-me , sou novo no assunto , mas oque seria o " coletor pulsativo " e sua função ?consigo tirar quantos Cv com essas adaptações?
Pulsativo é composto por quatro dutos individuais (Motor AP tem 4 cilindro), um para cada cilindro.
Estes quatro dutos terminam numa dupla de canais, que jogam os gases do motor direto na turbina, de forma alternada. Por isso ele tem o nome de Coletor pulsativo.
A Cavalaria, depende da pressão que você usa, do motor, do cabeçote que você usa, etc.
Quanto mais pressão, mais cavalaria você consegue.
Pressão acima de 0,5Bar é necessário destaxar o motor, pressão acima de 1,2Bar é necessário peças forjadas, pressão muito alta é necessário kit de bielas forjadas.
Por consequência, quanto mais forte o motor, a bomba de combustível tem que ser mais forte.
Quanto mais alta a cavalaria do motor, passou de uma meta, mais frias devem ser as velas do seu motor.
E assim adiante...
- bleidao
- SUPORTE

- Carro: Gol Plus 1986
- Contato:
Só colocar o famoso Kit Padaria e ser feliz!
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- João Victor AP
- Membro - Gold

Kit Felicidadebleidao escreveu:Só colocar o famoso Kit Padaria e ser feliz!
- bleidao
- SUPORTE

- Carro: Gol Plus 1986
- Contato:
Exatamente! Uma APL... Kit básico!
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571