Beleza, manteremos então! Hehehe...João Victor AP escreveu:Eu concordo com o Bleidão !
A 4ª é melhor manter a original do seu câmbio.

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Beleza, manteremos então! Hehehe...João Victor AP escreveu:Eu concordo com o Bleidão !
A 4ª é melhor manter a original do seu câmbio.
bleidao escreveu:Mano... a quarta eu não sou a favor de trocar.Demétrio_RS escreveu:Achei já no Mercado Livre. E trocar a 4ª também, que tu acha?bleidao escreveu:Arrume a engrenagem da quinta do PS.
De quarta para quinta seu carro vai lá embaixo o giro.
Bom dia Rodox! Bah, cara, muito obrigado pelas informações, ajudou muito!Rodox escreveu:Na minha opinião fazer isso irá ficar um buraco da 4a para a 5a marcha. A melhor solução seria ele transformar o câmbio dele num 4+E, ou seja, 4 macha e uma de economia. Como seria isso?
1a marcha - original GTI - relação 3,45;
2a marcha - usar as engrenagens da 2a macha do câmbio PS (1.8AP GL/CL) - relação 1,79;
3a marcha - usar as engrenagens da 3a macha do câmbio PS (1.8AP GL/CL) - relação 1,13;
4a marcha - usar as engrenagens da 5a macha do câmbio original GTI - relação 0,80;
5a marcha - usar as engrenagens da 5a macha do câmbio PS (1.8AP GL/CL) - relação 0,68.
Ou a solução mais simples e fácil... coloque um cambio PS (1.8AP GL/CL) no GTI e seja feliz! e a vantagem é se for vender o carro pode vendé-lo com o câmbio original a parte como opcional, pois o futuro comprador pode gostar de câmbio curto original do GTI.
Dados:
PS (1.8 GL / CL)
1ª - 3,45:1
2ª - 1,79:1
3ª - 1,13:1
4ª - 0,83:1
5ª - 0,68:1
Ré - 3,17:1
Diferencial - 4,11:1
PV (GTS ou GTI)
1ª - 3,45:1
2ª - 1,94:1
3ª - 1,29:1
4ª - 0,97:1
5ª - 0,80:1
Ré - 3,17:1
Diferencial - 4,11:1
Disponha, amigo!Demétrio_RS escreveu:Bom dia Rodox! Bah, cara, muito obrigado pelas informações, ajudou muito!![]()
Confesso que pensei algo semelhante com relação à troca apenas da engrenagem de 5ª, tipo, teria que espichar bem a 4ª marcha para a 5ª não entrar meio xoxa, digamos assim, ficaria um certo buraco mesmo.
Vou estudar essa possibilidade de trocar a caixa toda, para não ficar uma salada na minha original. Vou dar uma conversada com meu mecânico para ver a possibilidade e levar para ele esses dados das relações que tu passaste, valeu mesmo!
Abraço!
Bah, Rodox, vou querer então, amigo!Rodox escreveu:Demetrio,
Qualquer coisa eu tenho o manual do proprietário do Gol GTI 1993/1994... ele é o manual de toda a linha Gol de 1994. Deixe o seu e-mail aí para eu te enviá-lo.
Abarços,
Disponha, amigo!Demétrio_RS escreveu:Bah, Rodox, vou querer então, amigo!Rodox escreveu:Demetrio,
Qualquer coisa eu tenho o manual do proprietário do Gol GTI 1993/1994... ele é o manual de toda a linha Gol de 1994. Deixe o seu e-mail aí para eu te enviá-lo.
Abarços,
demetrioalx@gmail.com
Mais uma vez, obrigado pela ajuda, irmão!
Abraço!
Bom dia, Rodox...Rodox escreveu:
Na minha opinião fazer isso irá ficar um buraco da 4a para a 5a marcha. A melhor solução seria ele transformar o câmbio dele num 4+E, ou seja, 4 machas e uma de economia. Como seria isso?
1a marcha - original GTI - relação 3,45;
2a marcha - usar as engrenagens da 2a marcha do câmbio PS (1.8AP GL/CL) - relação 1,79;
3a marcha - usar as engrenagens da 3a marcha do câmbio PS (1.8AP GL/CL) - relação 1,13;
4a marcha - usar as engrenagens da 5a marcha do câmbio original GTI - relação 0,80;
5a marcha - usar as engrenagens da 5a marcha do câmbio PS (1.8AP GL/CL) - relação 0,68.
Ou a solução mais simples e fácil... coloque um cambio PS (1.8AP GL/CL) no GTI e seja feliz! e a vantagem é se for vender o carro pode vendé-lo com o câmbio original a parte como opcional, pois o futuro comprador pode gostar de câmbio curto original do GTI. O único inconveniente dessa opção é que a 4a marcha ficará ligeiramente mais curta com a relação 0,83 ao invés de 0,80, logo a velocidade máxima não será atingida na reta.
Dados:
PS (1.8 GL / CL)
1ª - 3,45:1
2ª - 1,79:1
3ª - 1,13:1
4ª - 0,83:1
5ª - 0,68:1
Ré - 3,17:1
Diferencial - 4,11:1
(GTI 1993/1994)
1ª - 3,45:1
2ª - 1,94:1
3ª - 1,29:1
4ª - 0,97:1
5ª - 0,80:1
Ré - 3,17:1
Diferencial - 4,11:1
Vejo que você não entendeu nada do que eu escrevi.bleidao escreveu:Rodox escreveu:
Bom dia, Rodox...
Discordo plenamente de você.
Esse "buraco" que você diz fica imperceptível porque ninguém usa a quinta para quando precisa de torque.
O giro da quarta para a quinta vai cair consideravelmente e, em estradas, ele forçará menos o motor.
Apenas questão de opinião.
Disponha, amigo!Demétrio_RS escreveu:Rodox, recebi o e-mail já, muito obrigado mais uma vez!
Bem, quanto à 4ª marcha acho que tu se enganou dessa vez, pois a relação da 4ª do câmbio PS é 0,83:1 e a 4ª do PV é 0,97:1, tu pegou como referência a 5ª do PV, pelo que entendi. Hehehe...
Exatamente isso... e ainda trocar a 2a marcha e a 3a marcha... colocando no lugar delas a 2a marcha e a 3a marcha do câmbio PS (1,79:1 e 1,13:1), pois ficaria assim perfeito o escalonamento (espaçamento das marchas).bleidao escreveu:Agora comecei a entender.
Você quer colocar a engrenagem da quinta marcha no lugar da quarta atual e colocar no lugar da quinta a do PS?
Isso?
Exatamente isso... e ainda trocar a 2a marcha e a 3a marcha... colocando no lugar delas a 2a marcha e a 3a marcha do câmbio PS (1,79:1 e 1,13:1), pois ficaria assim perfeito o escalonamento (espaçamento das marchas).bleidao escreveu:Agora comecei a entender.
Você quer colocar a engrenagem da quinta marcha no lugar da quarta atual e colocar no lugar da quinta a do PS?
Isso?
Mas na minha opinião é a melhor alternativa, pois a mudança de 4a para 5a se ficar como você quer vai ficar muito, mas muito longa a 5a marcha e então fica o buraco entre a 4a marcha e 5a marcha que falei.bleidao escreveu:Mas Rodox...
Aí ele perderia o torque, o que caracteriza a esportividade desses nacionais.
A minha ideia seria realmente essa.Rodox escreveu:
Mas na minha opinião é a melhor alternativa, pois a mudança de 4a para 5a se ficar como você quer vai ficar muito, mas muito longa a 5a marcha e então fica o buraco entre a 4a marcha e 5a marcha que falei.
Se fosse meu este GTI eu não mudaria em nada o câmbio, pois ele é perfeito como é.
Até aí eu entendi. Compreendo perfeitamente a sua ideia.Rodox escreveu:Eu simulando aqui... só trocando a engrenagem da 5a marcha fica:
4a marcha a 87 km/h = 3.200 rpm
então quando trocar de 4a para a 5a marcha a 87 km/h fica:
5a marcha a 87 km/h = 2.250 rpm.
Já com a 4a do PS a 87 km/h são 2.650 rpm... para 2.250 rpm são apenas 400 rpm.