Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

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Jose Rodolfo Faria dos Santos
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Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por Jose Rodolfo Faria dos Santos »

Olá.

Alguém poderia me ajudar? Eu estou com problema no chicote do atuador da marcha lenta do meu gol g3 1.6 ap 99/00.

O problema é que o conector quebrou, e eu fui ao mecânico trocar esse conector mas o mecânico não colocou os fios na sequencia da ligação que estava no conector originalmente, e agora a marcha lenta fica oscilando.

Alguém que conheça que tenha o mesmo carro que o meu, pode me ajudar enviando fotos da sequencia da ligação, pelas cores dos fios que estava no conector originalmente.

Ficaria muito grato se me ajudassem.
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Re: Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por bleidao »

Bom dia!

Acho que o João Victor AP poderá te ajudar. Eu infelizmente sou uma negação com Injeções Eletrônicas.
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João Victor AP
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Re: Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por João Victor AP »

A sequência dos fios é a seguinte :
1 - Branco com listra azul
2 - Marrom
3 - Marrom com listra amarela
4 - Branco com listra vermelha

A sequência é essa, olhando no conector.
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Re: Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por bleidao »

Não falei que ele ajudaria?
Jose Rodolfo Faria dos Santos
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Re: Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por Jose Rodolfo Faria dos Santos »

Ajudou sim, muito obrigado, mas antes a marcha lenta ficava em 1000 rpm, agora a marcha lenta fica entre 850~900 rpm não sei porque essa mudança.

E as cores de 2 fios do meu chicote são diferentes.
São esses:

1 - Branco com listra azul / Branco com listra preta (meu chicote)
2 - Marrom / Marrom com listra vermelha (meu chicote)
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João Victor AP
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Re: Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por João Victor AP »

Jose Rodolfo Faria dos Santos escreveu:Ajudou sim, muito obrigado, mas antes a marcha lenta ficava em 1000 rpm, agora a marcha lenta fica entre 850~900 rpm não sei porque essa mudança.

E as cores de 2 fios do meu chicote são diferentes.
São esses:

1 - Branco com listra azul / Branco com listra preta (meu chicote)
2 - Marrom / Marrom com listra vermelha (meu chicote)
Opa !
Que bom que ajudou mano !

Mas agora então que está certo, esse atuador está funcionando legal, a lenta fica entre 900Rpm mesmo.

Branco com Listra Azul e Branco com Listra Preta varia... mas é a mesma coisa.
Já o fio marrom, tem ele marrom puro, e marrom com listra vermelha.
Jose Rodolfo Faria dos Santos
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Re: Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por Jose Rodolfo Faria dos Santos »

Boa tarde.

Rapaz eu não sei o que aconteceu, ontem tava de boa a marcha lenta, agora hoje ta horrível ta muito baixa, o carro quase morre. :o0

Olha só tem esse esquema, mas eu não sei a sequencia.

Imagem
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João Victor AP
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Re: Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por João Victor AP »

Jose Rodolfo Faria dos Santos escreveu:Boa tarde.

Rapaz eu não sei o que aconteceu, ontem tava de boa a marcha lenta, agora hoje ta horrível ta muito baixa, o carro quase morre. :o0

Olha só tem esse esquema, mas eu não sei a sequencia.

Imagem
Cara, se a lenta estava boa, atuador de marcha lenta novinho, e de uma hora para outra a lenta ficou ruim então isso aparenta ser a TPS com problemas.
O atuador com problemas provavelmente não é, pois tudo estava funcionando beleza, e ele é novo, então acredito que a TPS tenha algum problema.
Jose Rodolfo Faria dos Santos
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Re: Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por Jose Rodolfo Faria dos Santos »

Bom o atuador da marcha lenta não é muito novo, mas provavelmente o TPS possa estar ruim de fato.
Hoje fui dar partida nele, e o carro nem ligava, a marcha lenta nem segura, porque estava baixíssima, com a sequencia de ligação que você me passou.
Porem eu testei outra sequencia e a marcha lenta segurou, mas com uma leve oscilação.
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Re: Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por bleidao »

usar a sequencia errada não danifica os componentes (atuador, por exemplo)?
Jose Rodolfo Faria dos Santos
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Re: Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por Jose Rodolfo Faria dos Santos »

Pode ser que danifique, mas o problema é que a marcha lenta não fica certa. Antes ficava em 1000 rpm certinho sem oscilar, depois de ter quebrado o conector e perdido a sequencia, a marcha lenta fica em 850 rpm. Também pode ser o sensor TPS, que o Joao Victor AP disse, que possa estar com problema.
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João Victor AP
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Re: Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por João Victor AP »

Cara... estranho hein !
Te passei a ligação, e o carro pegou, lenta entre 900Rpm, ou seja, estava correta.
Aí do nada a lenta ficou ruim novamente.

Acredito que seja o TPS do seu carro com problemas.
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João Victor AP
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Re: Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por João Victor AP »

Buscando na internet esquemas, e como sempre... não encontrei nada.

Mas encontrei fotos de atuadores nos carros, e então por curiosidade decidi verificar se eles usavam a ligação que lhe passei.
Se liga nessa foto de um Santana Mi :
Imagem

Repare que a ligação é a mesma que lhe passei acima.
João Victor AP escreveu:A sequência dos fios é a seguinte :
1 - Branco com listra azul
2 - Marrom
3 - Marrom com listra amarela
4 - Branco com listra vermelha

A sequência é essa, olhando no conector.
Eu te passo a ligação... a lenta ficar beleza.
Mas depois de um tempo a lenta ficar ruim... é estranho amigo !
Jose Rodolfo Faria dos Santos
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Re: Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por Jose Rodolfo Faria dos Santos »

E ai.

Rapaz eu já testei essa sequencia dessa foto antes, eu achei ela na net faz a algum tempo, eu deixo nessa sequencia, e depois de um tempo a marcha lenta fica ruim.

Ai andei procurando pelo youtube sobre marcha lenta irregular, pausando os vídeos na hora em que posicionavam a câmera próximo ao chicote e do atuador. Tive uma certa dificuldade pausando os vídeos no momento certo para ver a sequencia.


E achei essa sequencia.

1- Marrom com listra Amarela

2- Marrom com listra Vermelha (ou só marrom)

3- Branco com listra Preta

4- Branco com listra Vermelha

Essa sequencia a marcha lenta não oscila, mas eu acho estranho porque ela fica em 850 rpm.
O certo é ficar entre 1000 rpm e 900 rpm certo?
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João Victor AP
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Re: Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por João Victor AP »

Jose Rodolfo Faria dos Santos escreveu:E ai.

Rapaz eu já testei essa sequencia dessa foto antes, eu achei ela na net faz a algum tempo, eu deixo nessa sequencia, e depois de um tempo a marcha lenta fica ruim.

Ai andei procurando pelo youtube sobre marcha lenta irregular, pausando os vídeos na hora em que posicionavam a câmera próximo ao chicote e do atuador. Tive uma certa dificuldade pausando os vídeos no momento certo para ver a sequencia.


E achei essa sequencia.

1- Marrom com listra Amarela

2- Marrom com listra Vermelha (ou só marrom)

3- Branco com listra Preta

4- Branco com listra Vermelha

Essa sequencia a marcha lenta não oscila, mas eu acho estranho porque ela fica em 850 rpm.
O certo é ficar entre 1000 rpm e 900 rpm certo?
Cara, a lenta tem que ficar entre 900 Rpm.
Esses 850Rpm eu acho aceitável !

Motores maiores como Opala, Maverick, Dodge, usam lenta ainda mais baixa entre 700Rpm :D
Jose Rodolfo Faria dos Santos
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Re: Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por Jose Rodolfo Faria dos Santos »

Cara muito obrigado pela ajuda.

O bom é que a marcha lenta não oscila mais, fica em 850 rpm. Mas eu ainda acho que deveria ficar em 1000 rpm, que nem estava antes de ter quebrado o conector, talvez trocando o sensor TPS resolva.

Uma duvida, o sensor da temperatura que mostra quantos graus o motor pode interferir na marcha lenta?

Porque o meu carro está sem esse sensor, quebrou, esta desconectado o fio. Por que antigamente ele não estava funcionando direito, ele subia até os 90º graus e depois voltava a 0º graus. Ficava subindo e descendo o ponteiro da temperatura.
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Re: Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por João Victor AP »

Jose Rodolfo Faria dos Santos escreveu:Cara muito obrigado pela ajuda.

O bom é que a marcha lenta não oscila mais, fica em 850 rpm. Mas eu ainda acho que deveria ficar em 1000 rpm, que nem estava antes de ter quebrado o conector, talvez trocando o sensor TPS resolva.

Uma duvida, o sensor da temperatura que mostra quantos graus o motor pode interferir na marcha lenta?

Porque o meu carro está sem esse sensor, quebrou, esta desconectado o fio. Por que antigamente ele não estava funcionando direito, ele subia até os 90º graus e depois voltava a 0º graus. Ficava subindo e descendo o ponteiro da temperatura.
Sensor de temperatura influencia sim no funcionamento do motor.
Quando o motor está frio o módulo altera o mapa de injeção e manda um sinal para enriquecer a mistura para ajudar o motor a esquentar mais rápido, depois que o motor esquenta a mistura volta ao normal.
Caso não esteja usando o sensor no seu Gol, o módulo não receberá os valores de temperatura, o motor continuará funcionando, mas sem os valores de temperatura o módulo passa a utilizar outro mapeamento de injeção.
Jose Rodolfo Faria dos Santos
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Re: Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por Jose Rodolfo Faria dos Santos »

E ai.

Cara novamente te agradeço por estar me ajudando, obrigado mesmo. Talvez trocando o sensor TPS e o sensor de temperatura que indica quantos graus o motor esta no painel, resolva o problema da marcha lenta.
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Re: Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por João Victor AP »

Jose Rodolfo Faria dos Santos escreveu:E ai.

Cara novamente te agradeço por estar me ajudando, obrigado mesmo. Talvez trocando o sensor TPS e o sensor de temperatura que indica quantos graus o motor esta no painel, resolva o problema da marcha lenta.
Mas primeiro instale o sensor de temperatura, e veja se com o motor frio na lenta o funcionamento melhora.
Com certeza irá melhorar, e o motor irá até esquentar mais rápido.
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Re: Sequencia da ligação - Chicote atuador marcha lenta

Mensagem por bleidao »

Rapaz... a lenta em 850RPM está certa.

O sensor de temperatura influencia diretamente no funcionamento do motor. Quando o motor está frio (geralmente primeira partida) a lenta tem que estar um pouco mais alta (em torno de 1000RPM) e, com o motor quente, esses 850/900.
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