Motor CHT 1.6 pegou fogo :(

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Alef129
Membro
Membro
Carro: Voyage CL 1.6 - 1990

Motor CHT 1.6 pegou fogo :(

Mensagem por Alef129 »

fala galera a uns 2 meses meu voyage pegou fogo :( serio achei que fosse o fim do mundo quando finamente ele estava andando direitinho vem essa paulada, consegui apagar o fogo logo porem 90% das peças de plastico derreteram e a fiação virou um fiozao só tudo colado, desmontei o carro inteiro e vou refazer porem veio a seguinte duvida.

Porque ele pegou fogo ?

o fogo pegou em cima do distribuidor pelo menos quando abri o capo ele estava concentrado ali, fuçei fuçei e cheguei na seguinte conclusão a desgraça do borbulhador e das mangueiras, tenho 80% de certeza que a mangueira ressecou e esguichou no distribuir ai deu toda a M!@# .. fuçando na net achei a seguinte modificação

https://alexdegolquadrado.blogspot.com. ... lugar.html

Mudando o Desborbulhador do CHT de lugar
Essa é pra quem tem um CHT original... vai a dica
"
Um erro de quem projetou o CHT foi ter colocado o desborbulhador perto do distribuidor e dos cabos
das velas. pelo menos eu acho.

Com a temperatura e vibração do motor as mangueiras também ressecam e racham mais rápido.

Sem contar que toda vez que vou trocar o filtro de óleo preciso retirar o desborbulhador.

Fiz essa mudança por segurança, morro de medo do meu motor pegar fogo.

Funcionou normalmente e pra fixar na lataria usei aqueles rebites pop nut"

Imagem

Imagem

gostaria da opinião de vocês a respeito dessa modificação, pois estou remontando o carro acho que a primeira coisa q vou fazer vai ser isso kkkk :D
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Re: Motor CHT 1.6 pegou fogo :(

Mensagem por bleidao »

Sim. amigo... o desborbulhador só precisa estar um pouco acima do nível do carburador para ter o seu correto funcionamento.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Alef129 escreveu:fala galera a uns 2 meses meu voyage pegou fogo :( serio achei que fosse o fim do mundo quando finamente ele estava andando direitinho vem essa paulada, consegui apagar o fogo logo porem 90% das peças de plastico derreteram e a fiação virou um fiozao só tudo colado, desmontei o carro inteiro e vou refazer porem veio a seguinte duvida.

Porque ele pegou fogo ?

o fogo pegou em cima do distribuidor pelo menos quando abri o capo ele estava concentrado ali, fuçei fuçei e cheguei na seguinte conclusão a desgraça do borbulhador e das mangueiras, tenho 80% de certeza que a mangueira ressecou e esguichou no distribuir ai deu toda a M!@# .. fuçando na net achei a seguinte modificação

https://alexdegolquadrado.blogspot.com. ... lugar.html

Mudando o Desborbulhador do CHT de lugar
Essa é pra quem tem um CHT original... vai a dica
"
Um erro de quem projetou o CHT foi ter colocado o desborbulhador perto do distribuidor e dos cabos
das velas. pelo menos eu acho.

Com a temperatura e vibração do motor as mangueiras também ressecam e racham mais rápido.

Sem contar que toda vez que vou trocar o filtro de óleo preciso retirar o desborbulhador.

Fiz essa mudança por segurança, morro de medo do meu motor pegar fogo.

Funcionou normalmente e pra fixar na lataria usei aqueles rebites pop nut"

Imagem

Imagem

gostaria da opinião de vocês a respeito dessa modificação, pois estou remontando o carro acho que a primeira coisa q vou fazer vai ser isso kkkk :D
Lamentável o que aconteceu!
Não desejo um mal desses nem ao pior dos meus inimigos.

Desejo que você logo se recupere do ocorrido.

Com mangueiras de combustível não se brinca. Tem que mantê-las sempre novas e funcionais.
Alef129
Membro
Membro

Mensagem por Alef129 »

bleidao escreveu:Sim. amigo... o desborbulhador só precisa estar um pouco acima do nível do carburador para ter o seu correto funcionamento.
vish ele não tava não, estava do lado do distribuidor a uns 15 cm da bomba de gasolina
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Como ele funcionava abaixo do nivel da cuba do carburador?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: vendi

Mensagem por Rodox »

Olá,

Sugiro a troca das mangueiras de combustível a cada 2 anos. O meu carro (Gol 1.8AP ano 1990) é a gasolina e eu demorei 5 anos para trocar... rodei 20.000 km nesse período.... foi exagero... e esqueci de trocar com o tempo, pois o tempo passa voando.
Editado pela última vez por Rodox em 27 Set 2017, 20:02, em um total de 2 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Alef129
Membro
Membro

Mensagem por Alef129 »

bleidao escreveu:Como ele funcionava abaixo do nivel da cuba do carburador?
deve ser por isso q foi uma briga do kct pra acertar esse carro
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Isso pode realmente ter influenciado negativamente para o acerto. Sempre dando falta.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

O desborbulhador fica bom nesse lugar aí, é mais segurança :good:
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

João Victor AP escreveu:O desborbulhador fica bom nesse lugar aí, é mais segurança :good:
Gostei bastante do local escolhido.

Na Caravan coloquei perto do compressor do AC.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

bleidao escreveu:
João Victor AP escreveu:O desborbulhador fica bom nesse lugar aí, é mais segurança :good:
Gostei bastante do local escolhido.

Na Caravan coloquei perto do compressor do AC.
Outro ótimo local para colocá-lo no caso dos Opala's/Caravan's.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Só estou na dúvida se a lataria foi furada para fixar o suporte.
Dirceu7
Membro
Membro
Carro: Gol 1000 ANO 94

Mensagem por Dirceu7 »

bleidao escreveu:Isso pode realmente ter influenciado negativamente para o acerto. Sempre dando falta.

Realmente faz sentido o que você falou do desborbulhador, mas o meu veio originalmente de fabrica com ele perto da bomba, assim como o amigo citou anteriormente, concordo que é perigoso deixar ali, mas não acho que afete em algo no funcionamento perfeito do motor somente pelo local onde se encontra!

Abs;
GOL 1000 COM KIT 1.6 (PISTÕES, CAMISAS, E VIRABREQUIM,....) ANO 94 BRASILIA DF
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Dirceu7 escreveu:
bleidao escreveu:Isso pode realmente ter influenciado negativamente para o acerto. Sempre dando falta.

Realmente faz sentido o que você falou do desborbulhador, mas o meu veio originalmente de fabrica com ele perto da bomba, assim como o amigo citou anteriormente, concordo que é perigoso deixar ali, mas não acho que afete em algo no funcionamento perfeito do motor somente pelo local onde se encontra!

Abs;
Afeta porque não tem resistência do líquido que retorna para o tanque. O desborbulhador não deixa dar pressão no sistema, logo, não terá como o combustível subir para a cuba corretamente.
tsukahara
Membro
Membro
Carro: não tenho

Mensagem por tsukahara »

"Isso pode realmente ter influenciado negativamente para o acerto. Sempre dando falta."

Tenho a seguinte situação no meu CHT, a um tempo atras li sobre a valvula solenoide ou válvula da marcha lenta, como muitos chamam, ela está desligada, mas não está falhando, porém quando vou sair em 1 marcha ou arrancar em uma subida, o carro dá muitos "socos" e tenho que acelerar mais.

Então tive a ideia de puxar um fio positivo e ligar a valvula. mas quando ligo o motor abaixa a rotação e morre. Tentei mexer na mistura de ar e de combustível, mas nem abrindo tudo ele fica ligado. Ah, outra coisa, pra ligar ele é um parto! sempre tenho que bombar o acelerador e ficar com ele meio acelerado para dar a partida e mesmo assim ele demora pra pegar.

Vi agora no post sobre o desborbulhador, no meu cht ele tambem fica logo acima do filtro do óleo. O que será que pode ser para ele estar com esses problemas?

Se precisar postar fotos só falar!
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Essa válvula apenas acelera o motor enquanto ele estiver frio.
Hudsonmatos1985
Membro
Membro
Carro: Voyage 93 1.6AP

Mensagem por Hudsonmatos1985 »

Bom dia galera. Acabei de comprar meu Voyage CL 93/93 1.6AP. De imediato, preciso trocar as mangueiras de combustível que estão ressecadas. Qual seria a mangueira original (código/ marca/diâmetro). Caso seja de marca similar pode ser qualquer uma ou existe específica para combustível?
Jesus é o nosso Rei!
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

Hudsonmatos1985 escreveu:Bom dia galera. Acabei de comprar meu Voyage CL 93/93 1.6AP. De imediato, preciso trocar as mangueiras de combustível que estão ressecadas. Qual seria a mangueira original (código/ marca/diâmetro). Caso seja de marca similar pode ser qualquer uma ou existe específica para combustível?
A melhor marca de mangueiras é Balflex.
Mas se o carro for original, aquelas mangueiras que tem tipo um nylon sobre elas, já te atendem muito bem.
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - CHT”