Senhores,
Materia tirada do site: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,, ... ICADA.html
Vou copiar o texto de lá caso alguem não possa acessar o site.
Resolução do Contran entrará em vigor na quinta-feira (01).
Seguradoras, no entanto, podem recusar cobertura de veículos modificados.
A resolução 262 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrará em vigor na próxima quinta-feira, dia 1º de maio, vai permitir com que carros de passeio circulem com a suspensão rebaixada ou elevada, desde que ela não seja regulável. Até então, apenas veículos utilitários podiam ter a suspensão alterada.
Para isso, o proprietário deverá pedir uma autorização ao Detran antes de fazer a modificação e, em seguida, submeter o carro à avaliação de um dos institutos técnicos credenciados pelo Inmetro, que por sua vez emitirá um Certificado de Segurança Veicular. A medida ainda exige que a nova altura seja especificada no documento do carro.
No entanto, antes mesmo de entrar em vigor, a resolução já apresenta falhas. Um exemplo disso é o fato de não determinar com exatidão os tipos de modificações serão permitidas. Em algumas oficinas, para reduzir custos, é comum a prática de cortar ou aquecer as molas originais da suspensão para rebaixá-la, o que aumenta consideravelmente os riscos de acidentes como a perda de controle do carro e desgaste da peça, que terá que absorver mais impactos.
“Ainda não há uma definição dos critérios que serão utilizados para a aprovação e reprovação da suspensão do veículo. Estamos questionando o Inmetro em relação a isso. A altura será medida do farol ao chão, mas ainda não se sabe qual será a mínima e máxima permitidas”, diz Luiz Mauro Orlandi, engenheiro responsável por um grupo de instituições técnicas credenciadas pelo Inmetro.
Jogo de empurra-empurra
Outra dúvida é se quem já tem a suspensão alterada poderá regularizar a situação do veículo. Segundo o Detran, assim que a norma entrar em vigor, eles irão consultar o Denatran para saber como proceder. Já o Denatran, diz que caberá ao Detran decidir que tipo de medida adotar.
O fato é que para qualquer alteração nas características do veículo, o órgão exige a apresentação de nota fiscal original das peças e dos serviços utilizados. Hoje em dia, carros de passeio que circulam com a suspensão rebaixada ou erguida estão sujeitos a pagar uma multa no valor de R$ 127,69. Considerada grave, a infração rende cinco pontos na carteira.
Seguradoras não querem dar cobertura
A decisão do Contran não agradou as seguradoras. Para Neival Rodrigues de Freitas, diretor da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), as seguradoras ainda vêem com cautela as novas normas e só devem aceitar carros com suspensão rebaixada depois que a avaliação feita pelo órgão do Inmetro ficar clara.
Freitas concorda que o valor do seguro de um automóvel com a suspensão alterada possa sair mais caro. “Ainda que o veículo preencha os requisitos, o seguro pode sofrer um acréscimo dependendo dos fatores de risco”, diz o diretor da FenSeg.
A Porto Seguro, por exemplo, garante que continuará recusando carros com a suspensão alterada. “Isso não muda nossa aceitação de risco. Tendo em vista as más condições das ruas e estradas, são veículos que tem dificuldade para circular e estão mais susceptíveis a danos no dia-a-dia. Uma coisa é ter risco; a outra, ter risco conhecido”, explica Marcelo Sebastião, gerente do produto Automóvel da Porto Seguro.
Desculpa a ausencia no forum, é que estava em viagem.
Carros vão poder circular com suspensão modificada
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
Carros vão poder circular com suspensão modificada
GOL GL 1.8 Gasolina. PRETO
1º Passo trocar essas rodas de Caloi 10 (Orbital 15)
2º Aguardem
1º Passo trocar essas rodas de Caloi 10 (Orbital 15)
2º Aguardem
-
Leco_RP
- Membro

- Mensagens: 88
- Registrado em: 14 Jan 2008, 23:20
- Carro:
- Localização: Ribeirão Preto - SP
Complementa bem esse tópico: http://www.golquadrado.com.br/forum/lib ... t4448.html
- Rafael Diniz
- Membro - 1.6

- Mensagens: 737
- Registrado em: 28 Dez 2007, 10:55
- Carro:
- Localização: Contagem-MG
esse troço ae vai ser mo bagunça.
sinceramente eu nao consigo entender a linha de raciocinio desse povo.
um carro não pode andar com suspençao rebaixada("hoje pode"), mais uma crinça pode ficar fora da escola...
de boa, por isso q o brasil nao vai pra frente..
nos paises de 1° mundo num tem essa de carro nao poder andar rebaixado e pápá, e lálá...
sinceramente eu nao consigo entender a linha de raciocinio desse povo.
um carro não pode andar com suspençao rebaixada("hoje pode"), mais uma crinça pode ficar fora da escola...
de boa, por isso q o brasil nao vai pra frente..
nos paises de 1° mundo num tem essa de carro nao poder andar rebaixado e pápá, e lálá...
No primeiro "Parque dos Dinossauros" o Tiranossauro Rex não estava perseguindo o jipe. O GOL estava perseguindo o Tiranossauro. E o jipe.