mito ou verdade?velocidade marcada no painel!!

Area destinada para tópicos diversos que ainda não tenha categoria especifica.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
golgts1992alcool
Membro
Membro
Mensagens: 116
Registrado em: 06 Fev 2009, 00:06
Carro:
Localização: sao paulo capital

mito ou verdade?velocidade marcada no painel!!

Mensagem por golgts1992alcool »

a margem de 10% a menos na velocidade que marca no painel do carro e verdadeiro?? sera que a do gps tambem tem essa margem de erro proposital? pois no meu gps marca a mesma velocidade que marca no velocimetro do carro! andando a 100km/h o gps marca 100 km/h tambem! abs a todos!
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: mito ou verdade?velocidade marcada no painel!!

Mensagem por Bill »

golgts1992alcool,


Beleza ???


Pelo o que eu saiba essa margem não é constante não, me parece que em velocidades mais baixas até uns 100 km/h ele deve marcar mais certinho e depois disso o erro vai aumentando ....
Quando o GTI foi lançado eu conversei com um engenheiro da Volks que estava no stand e ele me disse que o erro vai crescendo por uma questão de marketing, ou seja, vc vê que o caro esta meio que no final, mas o ponteiro ainda vai descendo ......
O GPS não tem erro não, ele teoricamente seria bem preciso .....


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
golgts1992alcool
Membro
Membro
Mensagens: 116
Registrado em: 06 Fev 2009, 00:06
Carro:
Localização: sao paulo capital

Re: mito ou verdade?velocidade marcada no painel!!

Mensagem por golgts1992alcool »

Bill escreveu:golgts1992alcool,


Beleza ???


Pelo o que eu saiba essa margem não é constante não, me parece que em velocidades mais baixas até uns 100 km/h ele deve marcar mais certinho e depois disso o erro vai aumentando ....
Quando o GTI foi lançado eu conversei com um engenheiro da Volks que estava no stand e ele me disse que o erro vai crescendo por uma questão de marketing, ou seja, vc vê que o caro esta meio que no final, mas o ponteiro ainda vai descendo ......
O GPS não tem erro não, ele teoricamente seria bem preciso .....


Abraços !!! :cool:
fala ai Bill ! valeu pelos esclarecimentos! depois que coloquei o gps da foston,eu reparei que a velocidade sao identicas! entao aquele erro de 10% para menos cai por terra! abs!
fabio_floripa
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 10 Fev 2011, 14:47
Carro:
Localização: florianopolis

Re: mito ou verdade?velocidade marcada no painel!!

Mensagem por fabio_floripa »

golgts1992alcool escreveu:
Bill escreveu:golgts1992alcool,


Beleza ???


Pelo o que eu saiba essa margem não é constante não, me parece que em velocidades mais baixas até uns 100 km/h ele deve marcar mais certinho e depois disso o erro vai aumentando ....
Quando o GTI foi lançado eu conversei com um engenheiro da Volks que estava no stand e ele me disse que o erro vai crescendo por uma questão de marketing, ou seja, vc vê que o caro esta meio que no final, mas o ponteiro ainda vai descendo ......
O GPS não tem erro não, ele teoricamente seria bem preciso .....


Abraços !!! :cool:
fala ai Bill ! valeu pelos esclarecimentos! depois que coloquei o gps da foston,eu reparei que a velocidade sao identicas! entao aquele erro de 10% para menos cai por terra! abs!
Nao cai nao cara! mas isso depende de carro pra carro e do proprio velocimetro se é original, se ja recebeu manutençao! acho que tudo isso influencia!
O fiesta do meu pai marca bem a mais a velo. ja fizemos o teste eu e ele andando juntos! eu a 100 no painel o dele ja tava passando dos 110.
A um tempo atras levei uma multa com um kangoo, eu estava beirando os 120 no painel passei no radar! pensei fudeu!! quando a multa chegou no trampo era 98km, ai aliviou por meu lado pois eu disse que era uma descida e que me descuidei so por alguns segundos e tal!!
Entao ta valendo sim!! experiencia pessoal nunca vi carro marcar menos... é sempre de igual pra mais!

Tbm lembro de ter visto que omegas e tempras sairam com o velocimetro "mexido" para emocionar os donos ao verem seus carros batendo a barreira dos 200km alem de que a velocidade final marcada no painel era usada como argumento de venda. acho que foi na best cars da uol!!
Gol CL 91 Branco
1.6 CHT
Painel LED azul
Aros 13" Golf
fechado na G8
Sony explode humilde 2x6"
Avatar do usuário
Bibes
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 375
Registrado em: 23 Mar 2010, 16:08
Carro:
Localização: Canoinhas SC
Contato:

Re: mito ou verdade?velocidade marcada no painel!!

Mensagem por Bibes »

o meu marca errado após os 100kmh por isso q/do viajo sempre vo co GPS ligado..
binhodrummer
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1985
Registrado em: 04 Jul 2008, 14:06
Carro:
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Re: mito ou verdade?velocidade marcada no painel!!

Mensagem por binhodrummer »

outra coisa que influencia: conjunto roda / pneu no mesmo diametro. No meu caso como uso diametro menor que o original, marca a menos!!
fabio_floripa
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 10 Fev 2011, 14:47
Carro:
Localização: florianopolis

Re: mito ou verdade?velocidade marcada no painel!!

Mensagem por fabio_floripa »

binhodrummer escreveu:outra coisa que influencia: conjunto roda / pneu no mesmo diametro. No meu caso como uso diametro menor que o original, marca a menos!!
Claro .. nao tinha pensado sobre isso... fisica pura.. MAS... pensando logicamente quanto menos o raio da roda mais ela gira para atingir uma velocidade x em relaçao ao asfalto. fazendo com que o velocimetro marque no painel velocidade maior que a real.

Rodas maiores giram menos fazendo com que o velocimetro marque velocidade menor. Pelo menos seguindo o cauculo de polias esta seria a logica certo??
Gol CL 91 Branco
1.6 CHT
Painel LED azul
Aros 13" Golf
fechado na G8
Sony explode humilde 2x6"
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

Re: mito ou verdade?velocidade marcada no painel!!

Mensagem por Fets »

ela de fato existe! eu comparo muitos carros e umas afirmações com base no que eu observei (todas observadas com aparelhos gps de diferentes fabricantes ao mesmo tempo)

1 - todos os painels aumentam esse erro exponencialmente como o bill falou, ou seja, a 20km/h o erro é bem pouco, e a 180km/h é grotescamente gigante

2 - Painéis originais Fiat marcam mais erro que painéis For, GM e Volks.. isso tanto em antigos como Uno que usa cabo de velocímetro, quanto em Idea que é eletrônico.

3 - Painel de Gol G3 (usado no quadrado ou original no G3 tanto faz) tem bem pouco erro em baixas velocidades, somente em muito altas ele começa a marcar a mais, o meu a 180 no gps ainda tava em 172, por aí

4 - Painel do gol quadrado original a cabo, quando calibrados em manutenção, ficam muito precisos e esse erro quase não existe!

se vc dá manutenção e desmonta, tem que calibrar o ponteiro, eu não lembro as pecinhas que mexe pra isso, mas eu fiz como: deixei o ponteiro em 20, mexi no mecanismo com chavinha até ir pra 40, segurando eu manualmente retornei pra 20, dessa forma ao soltar a mola puxou ele devolta e ele repousa no pininho, que fica nos 20km/h
depois de fazer isso (embora havia desmontado por outra razão) ele ficou muito preciso!
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Responder

Voltar para “Principal”