Pó preto saindo do escapamento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
alysonhigor
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 17 Dez 2015, 07:58
Carro: Gol 1000 Kit 1.6
Localização: Silvianópolis, MG

Pó preto saindo do escapamento.

Mensagem por alysonhigor »

Bom dia, boa tarde e boa noite Goleteiros.

Vou começar do começo. A uns 2 ou 3 meses atrás tive um vazamento sério de água, percebi isso quando vi que o carro estava com o nível de água muito baixo... Ok, até ai não achei tão estranho, fui e completei o reservatório somente com água. No mesmo dia fui até outra cidade, de ida e volta andei uns 40 km de estrada, na média de 80 km/h. Dai voltei pra casa e guardei o carro na garagem. No outro dia cedo fui trabalhar com o carro, e na hora do meu almoço resolvi por curiosidade verificar o nível de água. E para minha surpresa, o reservatório estava completamente vazio!!! Já fiquei em choque!!! Peguei a mangueira de jardim e comecei a abastecer o reservatório, e nisso a água entrava e saia em grande abundancia pela mangueira que manda a água para o motor... Ok, deixei o carro em casa, mais tarde no mesmo dia fui verificar o que tinha acontecido, retirei aquela mangueira, fiz um teste d'água com ela e vi que a mangueira de borracha estava em boas condições... dai fui testar o cano d'água que passa por trás do cabeçote... e vi que ele estava furado logo no começo... Dai liguei a mangueira de volta no cano, forcei ela ao máximo para que cobrisse o pequeno furo que tem no cano d'água... apertei bem apertado com a abraçadeira, enchi o reservatório e a água permaneceu intacta, não abaixou e não vazou por lado algum. Pensei comigo: Ok, problema resolvido!

* Nesta pequena viagem que fiz, a luz da temperatura NÃO acendeu e o carro se comportou normalmente até hoje.

Beleza, depois que fiz este reparo e resolvi o vazamento, eu reparei que ao ligar o carro de manhã, ele solta um pó preto, igual a um carvão. Meu escapamento é um Turbinho que fica ligado em baixo do banco do passageiro, retirei o abafador e o conectei lá. E como a boca do escape é para baixo, essa poeira de carvão sai todo santo dia quando ligo o carro pela primeira vez... Não acho que seja do escape pq antes não fazia isso, começou depois que deu este problema com a água.

*Tem um vazamento de óleo no cabeçote, meu mecânico disse que a junta do cabeçote queimou e está misturando um pouco de água com combustível, e por isso está saindo esse carvãozinho... Ele disse que é bom estar trocando a junta e umas borrachinhas que vão na tampa das válvulas.

Tirei uma foto desse "pózinho". Peço desculpa pela resolução porque tirei agora a noite. Mas da pra ver.
Imagem
Gol 1000

[x]Xenon 8000k
[x] Trava Elétrica
[x] Kit 1.6
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Pó preto saindo do escapamento.

Mensagem por DanielGT »

O meu CHT fazia isso tb. mas em bem menor quantidade. Só na primeira ligada. Como nunca falhou e nem deu problema achei que era normal. Vamos ver se alguém conhece melhor esse problema.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Pó preto saindo do escapamento.

Mensagem por Rodox »

Acho que esse pó é causado devido a queima da junta de cabeçote. Trate de concertar isso logo, pois corre o risco de estragar o motor. Comigo quando queimou saia muito vapor d'água pelo escapamento... mas chegou até a empenar o cabeçote :choro:

Com relação a junta da tampa do comando talvéz não precise trocar, só um reaperto das porcas possa resolver. Mas não pode apertar muito porque senão estraga a junta. Use uma chave canhão de 10 mm para isso como a da foto abaixo, pois é só o torque do punho.

Imagem
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Pó preto saindo do escapamento.

Mensagem por bleidao »

Que zica, amigo... mas pode ser porque a junta está queimada. E deve estar queimando óleo. Junta de cabeçote não é algo adiável. Resolva o quanto antes puder.
Avatar do usuário
alysonhigor
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 17 Dez 2015, 07:58
Carro: Gol 1000 Kit 1.6
Localização: Silvianópolis, MG

Re: Pó preto saindo do escapamento.

Mensagem por alysonhigor »

Bom saber, será que consigo as juntas originais na concessionária?
Gol 1000

[x]Xenon 8000k
[x] Trava Elétrica
[x] Kit 1.6
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Pó preto saindo do escapamento.

Mensagem por bleidao »

alysonhigor escreveu:Bom saber, será que consigo as juntas originais na concessionária?
Ah, mano... Junta você pode ir de Sabó ou Taranto. Ambas de excelente qualidade e custam metade das originais na Concessionária.
Avatar do usuário
alysonhigor
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 17 Dez 2015, 07:58
Carro: Gol 1000 Kit 1.6
Localização: Silvianópolis, MG

Re: Pó preto saindo do escapamento.

Mensagem por alysonhigor »

Como meu motor é um CHT 1000 porém está com o Kit 1.6. A junta seria a do 1000 mesmo, ou 1.6?
Sou meio leigo no assunto.. :verg:
Gol 1000

[x]Xenon 8000k
[x] Trava Elétrica
[x] Kit 1.6
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Pó preto saindo do escapamento.

Mensagem por Rodox »

Olha acho melhor você levar a um mecânico para fazer isso... até todos os parafusos do cabeçote terão que ser trocados e se tem que usar torquímetro.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
renanmarcel
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 29 Jul 2013, 08:18
Carro: Gol CL 92 CHT Álcool
Localização: São João do Pau D'Alho - SP

Re: Pó preto saindo do escapamento.

Mensagem por renanmarcel »

amigo desculpe se eu te assustar, mas melhor vc saber do que ficar se enganado. vou contar meu caso.

estava eu vindo de uma viagem de Bauru com meu gol quadrado CHT 1.6 92, quando passei por Pompéia. estavam arrumando as ruas da cidade e o transito tava infernal, para e anda para e anda. percebi uma fumaça saindo debaixo do capô, e a minha sorte é q logo achei um lugar pra encostar. o motor ferveu, esperei o carro dar uma esfriada e completei com água e segui viagem. veio numa boa sem problemas. assustado, logo que cheguei levei meu carro ao mecânico, que trocou boa parte do kit de refrigeração e a junta da tubagem que estava "borbulhando". ficou bom por um tempo, mas percebi que começou baixar a água, levei então em outro mecânico e ele plainou o cabeçote e trocou a junta do cabeçote, que já estava queimada. ficou bom, mas percebi que a partir dai começou a juntar o pó preto no escapamento, e que começou baixar óleo tbem. resultado: depois de um ano tive que fazer toda a parte de baixo do motor, e foi um dinheirão!!!

não descuide da mecânica do seu carro amigo senão vc vai fica a pé...
Avatar do usuário
alysonhigor
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 17 Dez 2015, 07:58
Carro: Gol 1000 Kit 1.6
Localização: Silvianópolis, MG

Re: Pó preto saindo do escapamento.

Mensagem por alysonhigor »

renanmarcel escreveu:amigo desculpe se eu te assustar, mas melhor vc saber do que ficar se enganado. vou contar meu caso.

estava eu vindo de uma viagem de Bauru com meu gol quadrado CHT 1.6 92, quando passei por Pompéia. estavam arrumando as ruas da cidade e o transito tava infernal, para e anda para e anda. percebi uma fumaça saindo debaixo do capô, e a minha sorte é q logo achei um lugar pra encostar. o motor ferveu, esperei o carro dar uma esfriada e completei com água e segui viagem. veio numa boa sem problemas. assustado, logo que cheguei levei meu carro ao mecânico, que trocou boa parte do kit de refrigeração e a junta da tubagem que estava "borbulhando". ficou bom por um tempo, mas percebi que começou baixar a água, levei então em outro mecânico e ele plainou o cabeçote e trocou a junta do cabeçote, que já estava queimada. ficou bom, mas percebi que a partir dai começou a juntar o pó preto no escapamento, e que começou baixar óleo tbem. resultado: depois de um ano tive que fazer toda a parte de baixo do motor, e foi um dinheirão!!!

não descuide da mecânica do seu carro amigo senão vc vai fica a pé...
Puts cara, e o óleo do meu ta baixando, ontem mesmo tive que completar o óleo. Mas água não baixa não, vez em quando completo o reservatório só que é coisa mto pouca, só pra manter na medida certa mesmo.
Mal lhe pergunte, quanto você gastou com o motor?
Gol 1000

[x]Xenon 8000k
[x] Trava Elétrica
[x] Kit 1.6
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Pó preto saindo do escapamento.

Mensagem por bleidao »

Então, amigo...

cada caso é um caso. Mas podem ser outras coisas também.

Se forem anéis, o carro dele estaria fumaçando excessivamente.
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - CHT”