[ Ajuda ] - Melhorar o Motor.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
GlaucoHenrique
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 05 Dez 2012, 11:33
Carro: Gol 92 CL 1.8

[ Ajuda ] - Melhorar o Motor.

Mensagem por GlaucoHenrique »

Boa noite gente, eu terminei a restauração do meu gol, final de semana vou postar as fotos e me apresentar na outra seção e postar as fotos de como ficou. Bom, agora eu quero melhorar o motor e cambio então vou postar aqui tudo o que quero mudar e tenho algumas duvidas, se puderem me ajudar eu agradeço.

Meu gol é um CL 1.8 AP ano 92. Pra entender o que pretendo fazer: Agora, agora, não quero turbinar isso é bem mais para o ano que vem. Quero tirar o máximo de potencia com motor original (agora). Quero deixar carburado porque curto carburado. No futuro quando eu for turbinar, pra min até 200~250 cv está bom, não quero mais que isso.
Dica:estou pouco me f@&*#* pro consumo.

- Motor: Carburador - Tenho um Brosol 3e e o segundo estagio não abre certo, estou pra fazer mecânico. Tem algum carburador melhor pra desempenho onde é possível turbinar, me falaram que tem a Weber 40 mas falaram que não tem como turbinar.
- Motor: Comando - Qual seria a melhor opção pra ter um desempenho melhor do motor. Vi que tem vários (49g, 277, 246 e alguns) mas não sei qual seria o melhor.
- Motor: Ignição - Tem algum tipo de equipamento ou modulo que substitua a ignição original por uma melhor. Queria melhorar esse sistema.
- Motor: Quero manter original bloco, pistões e cabeçote.

- Caixa de Marcha - Vi que muita gente coloca a do Ford Versailles ou só as engrenagens 4° e 5°, teria alguma caixa "melhor" em que tenha a 4 e 5° mais longa ?
- Duvida suprema: Existe algum cambio no Brasil ou fora do país que é possível ter um cambio 6 marchas no AP? Nunca achei nada em quase toda internet sobre isso e me deixa muito louco e curioso ao mesmo tempo, imaginou cambio de 6 marchas :yahoo:.

- 3step - Eu tenho ele instalado ( ODG ) e corta bem legal, mas queria saber se é por causa de turbo ou alguma outra coisa que muitos carros ao cortar da tiro toda hora e queria saber se tem como fazer isso com o 3step, acho muito legal isso.

Bom galera essas são minhas duvidas, não entendo muito do motor ap mas sei que é o capeta e e sei que ele é o melhor já feito até hoje. Se puderem me ajudar com as duvidas eu agradeço.
kiter
Membro
Membro
Mensagens: 79
Registrado em: 27 Dez 2015, 01:15
Carro: GTS prata

Re: [ Ajuda ] - Melhorar o Motor.

Mensagem por kiter »

Opa, bão?

Eu acho que se é um motor a turbinar no futuro, não da pra abusar agora na preparação com ele aspirado. As duas coisas não combinam... Ex: se é aspirado, merece taxa. Se for turbinar no futuro, a taxa atrapalha. Comando mesma coisa, um diferente do outro. Poe esse seg. estagio pra mecanico e espera pra turbinar de uma vez. Kit padaria e mais nada, custa 20% de um aspirado leve.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [ Ajuda ] - Melhorar o Motor.

Mensagem por João Victor AP »

Assim como nosso amigo Kiter falou, não dá para montar um Aspirado e depois um Motor Turbo.

Tem sim como montar um Motor Turbo com Weber 40, existe mufla para ela.

Comando depende, quanto maior a graduação, mais torque você perde em baixa, mas o motor gira mais em alta.
Para Turbo até 200cv ~ 250cv, o 049G dá conta do recado, mas os tuchos devem ser mecânicos.

Uma Bobina Mi já melhora muito sua ignição. Opte por BOSCH, não compre Magneti Marelli, Delphi, ou outras marcas.

Se ele é a Álcool, futuramente para Turbinar, terá que colocar pistões côncavos para reduzir a taxa, e o motor vai rodar no Álcool.

Câmbio de 6 marchas não tem colega. Nenhum AP original conseguiria empurrar.
Abra o capô, e olhe em cima da caixa de câmbio, terá algumas siglas lá, olhe lá e me diga depois o que está escrito.
Uma caixa boa, a mais longa da linha com diferencial 4:11 é a PS, se o seu câmbio for curto PV ou PX, você pode optar por comprar apenas a engrenagem 5° da PS, abrir sua caixa e trocar, irá ficar um excelente câmbio de arrancada e muito bom de final.

Carro dá aqueles "tiros" por limitar o giro, isso é feito pelo 3Step.

Abraço !
Avatar do usuário
jeansouto
Membro
Membro
Mensagens: 158
Registrado em: 02 Mar 2013, 03:22
Carro: Gol CL 92 1.8 Álcool
Localização: São Gabriel/RS
Contato:

Re: [ Ajuda ] - Melhorar o Motor.

Mensagem por jeansouto »

Comando sempre por ultimo, primeiro vise sua preparação, original? eu não recomendo, pelo motivo que você com certeza vai querer aumentar a potencia em breve, o negócio é "viciante" compensa por um kit forjado, um projetinho bem feito, weber 40? da para usar com turbo sim, só comprar a mufla único porém sera o acerto acerto de turbo sempre é mais complicado, use uma boa junta de cabeçote, as vezes compensa um investimento aperfeiçoado e que com certeza não lhe dará dores de cabeças, já de cambio eu não tenho muito conhecimento :(
Gol CL 1992 1.8 Álcool +upgrades fase#01
Gol CL 1991 1.6 Cht Original
GlaucoHenrique
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 05 Dez 2012, 11:33
Carro: Gol 92 CL 1.8

Re: [ Ajuda ] - Melhorar o Motor.

Mensagem por GlaucoHenrique »

Legal, eu pouco a pouco vou montar, mas não quero muita potencia pois eu tenho mania de pisar fundo, então por isso queria algo entre 200~250cv. Pra brincar isso tá bom já. Sobre a Weber 40, vi alguns ap's com 2 em cima, isso é por causa de um coletor de admissão diferente ? E no caso, como funcionar pra turbinar com 2?
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [ Ajuda ] - Melhorar o Motor.

Mensagem por João Victor AP »

GlaucoHenrique escreveu:Legal, eu pouco a pouco vou montar, mas não quero muita potencia pois eu tenho mania de pisar fundo, então por isso queria algo entre 200~250cv. Pra brincar isso tá bom já. Sobre a Weber 40, vi alguns ap's com 2 em cima, isso é por causa de um coletor de admissão diferente ? E no caso, como funcionar pra turbinar com 2?
Isso, vá montando devagar !

AP Turbo, é só com 1 Weber, tem o coletor próprio para usar só ela.
Turbo com 2 Weber's não dá, nesse caso é só para projetos aspirados mesmo, não tem como usar dupla Weber em projeto Turbo, e tem um coletor de admissão feito especialmente para o uso das duas Weber's no motor AP.

Você encontra com facilidade fotos na internet, dos coletores, da mufla, da Weber, etc.
Avatar do usuário
igorsk8dias
Membro
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 12 Abr 2015, 20:23
Carro: Voyage CL 1.6 CHT

Re: [ Ajuda ] - Melhorar o Motor.

Mensagem por igorsk8dias »

João Victor AP escreveu:Assim como nosso amigo Kiter falou, não dá para montar um Aspirado e depois um Motor Turbo.

Tem sim como montar um Motor Turbo com Weber 40, existe mufla para ela.

Comando depende, quanto maior a graduação, mais torque você perde em baixa, mas o motor gira mais em alta.
Para Turbo até 200cv ~ 250cv, o 049G dá conta do recado, mas os tuchos devem ser mecânicos.

Uma Bobina Mi já melhora muito sua ignição. Opte por BOSCH, não compre Magneti Marelli, Delphi, ou outras marcas.

Se ele é a Álcool, futuramente para Turbinar, terá que colocar pistões côncavos para reduzir a taxa, e o motor vai rodar no Álcool.

Câmbio de 6 marchas não tem colega. Nenhum AP original conseguiria empurrar.
Abra o capô, e olhe em cima da caixa de câmbio, terá algumas siglas lá, olhe lá e me diga depois o que está escrito.
Uma caixa boa, a mais longa da linha com diferencial 4:11 é a PS, se o seu câmbio for curto PV ou PX, você pode optar por comprar apenas a engrenagem 5° da PS, abrir sua caixa e trocar, irá ficar um excelente câmbio de arrancada e muito bom de final.

Carro dá aqueles "tiros" por limitar o giro, isso é feito pelo 3Step.

Abraço !
Uma dúvida, por que não recomenda nenhuma outra marca de bobina mi além da Bosch?
Uso da Magneti Marelli a quase dois anos e não tenho nada a reclamar dela.
Não roube, o governo detesta concorrência!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [ Ajuda ] - Melhorar o Motor.

Mensagem por João Victor AP »

igorsk8dias escreveu: Uma dúvida, por que não recomenda nenhuma outra marca de bobina mi além da Bosch?
Uso da Magneti Marelli a quase dois anos e não tenho nada a reclamar dela.
Boa Noite colega !
E aí ! Beleza !?

Então, eu não recomendo bobinas Magneti Marelli por causa que atualmente a Magneti Marelli caiu muito a qualidade.
Diversos casos, de pessoas que conheço, que compraram e ela queimou.
Aqui no fórum mesmo, em 2015 e 2016 teve diversos tópicos, de pessoas que compraram a Mi da Magneti Marelli, trocaram pela latinha, e tiveram problemas, e criaram tópicos.

Em projetos, onde se usam injeções programáveis, é usado Bobinas Mi de 3 pinos (aquela que já tem o módulo de ignição em cima), galera em fóruns de preparação, geral anda reclamando muito das Magneti Marelli, ela não aguenta o tempo de carga da bobina dos módulos programáveis, ela acaba esquentando muito, você continua usando e depois de pouco tempo ela queima.
Tenho um amigo, que tem um Gol Turbo, e aconteceu a mesma coisa com a Magneti Marelli, o correto seria colocar uma Bosch mesmo pra não ter problemas, mas ele acabou colocando uma bobina Delphi, ela é inferior a uma Bosch mas mesmo assim atendeu muito bem e trabalhou bem melhor que a Magenti Marelli.

Melhor fabricante de Bobinas Mi é a Bosch.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [ Ajuda ] - Melhorar o Motor.

Mensagem por bleidao »

Mano... tive problemas com Magneti Marelli...

Bosch sempre!
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”