[DÚVIDA] AP 1.8 para viagens, Turbo ou Aspirado?

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
stevefoi
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Nov 2017, 16:14
Carro: GOL GTS 1.8 1988

[DÚVIDA] AP 1.8 para viagens, Turbo ou Aspirado?

Mensagem por stevefoi »

Fala Rapaziada!

Sou novo aqui no fórum...
Sempre fui muito apaixonado pelos GTS, eis que recentemente adquiri um GOL GTS 1988 para restaurar, pretendo usá-lo no dia a dia.
Vou usá-lo injetado com uma FT 300. provavelmente.
Faço viagens frequentes, pelo menos uma vez por mês viajo, uns 320 km...
Sempre achei muito legal os AP's turbinados, mas pelo que o pessoal comenta o consumo é altíssimo.
E consumo alto pra mim fica meio complicado durante as viagens, será muito gasto.
Sei que cavalo que anda é cavalo que bebe....
Eu desejo um pouco mais de potência nele, não pretendo deixar o motor original, imagino no máximo uns 150-170 cv, desde que não afete muito o consumo.
Só que pelo que eu li alguns relatos fiquei meio desanimado em turbinar.


Minha dúvidas são as seguinte:

1. Existe uma configuração de turbo recomendada para preparar um carro de rua, com baixo consumo rodoviário?

2. Há alguma configuração para deixar um AP 1.8 turbo que faça com que o carro consiga fazer uns 10 km/l na rodovia?

3. O turbo para ser mais econômico teria que ter uma turbina que demorasse mais encher? Ou andasse com menos pressão?

4. Existe alguma turbina que não faça que ele consuma tanto?

5. Caso contrário, a melhor opção pra mim seria deixá-lo aspirado, vocês recomendariam algum upgrade no motor pra deixar ele mais nervoso, mesmo sendo aspirado e injetado?

6. O que seria a melhor opção, para que eu tivesse um carro um pouco diferente do original, mas sem elevar tanto o consumo? Turbo ou injetado?

Dissertem....
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DÚVIDA] AP 1.8 para viagens, Turbo ou Aspirado?

Mensagem por Rodox »

A potência do motor turbinado ou aspirado é proporcional ao seu consumo de combustível, então seu raciocínio está correto. Mas convenhamos que quem turbina ou aspira um motor a última preocupação dele é o consumo de combustível.

Aproveitando a oportunidade, para economizar combustível vale a pena ler o texto do link abaixo:

"CONSUMO DE COMBUSTÍVEL, ASSUNTO COMPLICADO

Uma questão das mais complicadas quando se fala de automóvel é consumo de combustível. Vejo muito nos comentários verdadeiras proezas em consumir pouco, enquanto outros reclamam de seu carro ser gastador. Digo complicado porque são tantas as variáveis que influenciam o gasto de combustível que fica literalmente impossível determiná-lo em ambiente e condições que não sejam num laboratório, carro “rodando” num dinamômetro de rolo sob condições absolutamente controladas, tais como correção de altitude (pressão atmosférica) e temperatura, além de ser utilizado combustível rigorosamente dentro das especificações.

Isso é de vital importância no caso do Brasil devido à gasolina conter álcool, sendo de 22% a porcentagem oficial e por isso adotada por todas as fabricantes. No álcool, ser o especificado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que é o álcool com 93º INPM, com 7% de água.

É por isso que no passado não tão distante as fábricas informavam consumo em velocidades constantes no plano, dessa maneira isolando a influência do pé direito do motorista. Mas mesmo assim poderia haver variações.

Por volta do início dos anos 1970 começou nos Estados Unidos, pela Agência de Proteção Ambiental (EPA, Environment Protection Agency) a medir o consumo por meio de ciclos de uso simulados, o mesmo passando a ser feito na Europa e no Japão algum tempo depois. Há o ciclo urbano e o ciclo rodoviário.

Hoje temos a norma FTP-75 (Federal Test Procedure), americana,que é a mesma adotada no Brasil com nome de NBR 7024, e a New European Driving Cycle (NEDC), além de outras como a japonesa e a australiana.

Essas simulações, como o próprio nome diz, procuram reproduzir o uso do veículo em condições normais, mas nem sempre correspondem ao consumo no mundo real. É por isso que é comum serem revisadas, como aconteceu nos EUA e no Brasil, em que é aplicado um fator de correção. Aqui foi considerada correção de 22% para o consumo na cidade e de 29%, para o rodoviário.

O assunto é mesmo complicado. A Hyundai acabou de ser multada nos Estados Unidos por informar números de consumo muito aquém do que se obtinha no uso normal.

Variáveis

E no nosso carro de todo dia, como fica? O elenco de variáveis capazes de influir no consumo é vasto:

– topografia da estrada, com todas as suas variações, sobe, desce;
– rugosidade da pavimentação (mais lisa, menor consumo);
– condições meteorológicas (vento e chuva);
– densidade do tráfego
– pressão de enchimento e tipo de pneu (há os “verdes” agora); pressão abaixo do normal leva a maior consumo sempre;
– carga a bordo, mais peso, maior consumo;
– aerodinâmica, como racks de teto e até carro sujo;
– aerodinâmica, uma pintura encerada faz o carro consumir menos;
– aerodinâmica, dirigir com janelas abertas ou aplicar calhas de chuva;
– estado mecânico do veículo, até mesmo alinhamento de rodas;
– qualidade do combustível no tanque, como gasolina alcoolizada além da conta, idem álcool aguado além do limite;
– maneira de dirigir quanto ao uso do câmbio e de aplicação de potência;
– maneira de dirigir, não deixar a velocidade dissipar-se naturalmente, freando no último moment0;
– quilometragem do motor, se muito novo e muito rodado o consumo é maior;
– estado de espírito do motorista, quanto mais calmo estiver, menor o consumo; um motorista irado pode levar a consumo 40% maior.

Como se vê, são muitas as variáveis que influenciam no consumo. Então não é suficiente afirmar que “meu carro consome x” para enaltecer suas qualidades nisso, é preciso também uma auto-análise, de como se dirige.

Um mesmo carro poder apresentar consumos bem diferentes, dependendo de quem o dirija. Gastará menos quem usar o motor em rotação mais baixa com acelerador mais aberto, isso nos motores a gasolina. Nos a diesel, quanto mais leve o pé no acelerador, melhor. * Veja a Nota 1 abaixo.

É por isso que o Ae sempre clama por marcha “de economia” nos câmbios, que além de baixar o consumo torna a viagem mais prazerosa. Com última marcha mais longa, é preciso abrir mais o acelerador para manter a mesma potência. Simples.

Bob Sharp"

* Nota 1: Carro carburado para economizar combustível tem que ser baixa rotação e quanto menos curso do acelerador melhor (ou seja, quanto menos pisar fundo no acelerador melhor é). O que o autor disse acima se aplica a carro injetado.
Editado pela última vez por Rodox em 01 Dez 2017, 10:09, em um total de 2 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DÚVIDA] AP 1.8 para viagens, Turbo ou Aspirado?

Mensagem por bleidao »

Concordo com as palavras do Rodox.
Preparação não combina com economia.

Então... eu sou a favor da ideia de carro preparado para brincadeiras de vez em quando e carro original para pegar estrada.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DÚVIDA] AP 1.8 para viagens, Turbo ou Aspirado?

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Concordo com as palavras do Rodox.
Preparação não combina com economia.

Então... eu sou a favor da ideia de carro preparado para brincadeiras de vez em quando e carro original para pegar estrada.
:bb:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Bysnaga
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 1568
Registrado em: 06 Jun 2008, 11:08
Carro:
Localização: São Jose dos Campos/Jacareí - SP - Filial CdGQ! Vale do Paraíba
Contato:

Re: [DÚVIDA] AP 1.8 para viagens, Turbo ou Aspirado?

Mensagem por Bysnaga »

como dito consumo e preparação são palavras longe uma da outra... eu optaria por uma preparação turbo "básica", você vai ter um carro legal de andar e não muito gastão, ainda mais usando uma ft300, pois em teoria carro turbo vai beber mesmo quando fincar o pé.. mais ai vai depender da preparação, escolha de componentes, e principalmente do acerto..... um amigo tinha um voyage md 1.6 alcool original e andava turbo injetado com injeção mi original, o carro era liso, econômico e andava bem.....

motor aspirado é complicado, pois como você aumenta a potencia aumentando cilindro, comando e admissão de combustível/ar, o carro já fica gastão... isso posso te dizer por experiência própria, pois ando com um ap aspirado no dia a dia, roda cerca de 65km por dia na gasolina ainda... com uma média de uns 8km/l de pé reladinho.... é bem complicado.....

uma dica, pense bem sobre oque você quer, e principalmente oque você mais gosta, pois custo sempre vai ter e não é baixo, ainda mais se montar aspro...
faça oque você gosta e tem vontade e o que o bolso deixa.. e seja feliz... se conseguir um carro pro dia a dia ai e o GTS ficar só pra lazer ai é facil... mais se usa ele dia a dia e não tem outro carro, pense bem.....
Filial CdGQ! - Vale do Paraíba -> Clique aqui
Seja Sócio CdGQ!-> Clique Aqui
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DÚVIDA] AP 1.8 para viagens, Turbo ou Aspirado?

Mensagem por João Victor AP »

Também concordo plenamente que preparação não combina com economia.

Um carro para uso diário, ou para viagens, no máximo uma preparação aspirada leve.

Aspirado forte, ou Turbo, já não se pode preocupar com economia, pois, vai gastar mais que um motor original, e se o motorista tiver o pé direito pesado, aí bebe mesmo !
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [DÚVIDA] AP 1.8 para viagens, Turbo ou Aspirado?

Mensagem por hirinhu »

João Victor AP escreveu:Também concordo plenamente que preparação não combina com economia.

Um carro para uso diário, ou para viagens, no máximo uma preparação aspirada leve.

Aspirado forte, ou Turbo, já não se pode preocupar com economia, pois, vai gastar mais que um motor original, e se o motorista tiver o pé direito pesado, aí bebe mesmo !
discordo completamente, meu carro é uso diário, é turbo com comando e é 2.0, uso um difusor de 2.5 polegadas que qdo aberto desafoga a turbina liberando pressão e qdo fechado força a saída pelo escapamento original(mata o carro, gera contra pressão enorme mas fica silencioso pois passo todo dia em posto rodoviário e não quero ranjar encrenca com os policiais)
ando todo dia, ida e volta do trabalho em torno de 80km de estrada fazendo média de 8.7km/l no alcool com velocidade entre 100 e 110km/h, meu jetta faz o mesmo trecho em torno de 10,5-11 na gasolina... claro que quando ando com pressão e booster ativado pra 1.6 bar o consumo é outro!!
essa é a maravilha da injeção eletrônica, economia, correção por sonda ativada em 1.00 lambda na fase aspirada!
agora se for carburado, vai ficar nessa mesmo de ser beberrão, meu carro é o verdadeiro sleeper, qdo quero vira um esportivo e venho ralando tudo e todos e qdo o tanque abaixa kkkkkk vira um golzinho original ligo o ar condicionado e aumento o som kkkkkkkkkkkkk
instalei um recurso da pandoo de partida no botão, não gasto mais nem o tambor do golzinho kkkkkk só viro meia chave, injeto alcool e aperto outro botão, pega todo dia de 1a e já saio andando sem esquentar... fala sério, carburador é muito do passado, meu carro é velho mais é tudo atualizado, fora a interatividade com o carro, puxar logger, mexer mapa, correções, tela touch screen... os vizinhos do prédio chocam pois passo tempo na garagem com o notebook plugado e puxando informações....
semana passada fiz uma viagem de 300km ida e volta e gastei 1 tanque de alcool, mas estilingando e ralando todos que encontrei, jetta tsi, citroen ds3, megane turbo, a3 sportback, a4, volvo, TODOS engoliram o emblema 1.6mi pra baixo da goela KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK viva o ap turbo!!
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DÚVIDA] AP 1.8 para viagens, Turbo ou Aspirado?

Mensagem por Rodox »

hirinhu escreveu:
João Victor AP escreveu:Também concordo plenamente que preparação não combina com economia.

Um carro para uso diário, ou para viagens, no máximo uma preparação aspirada leve.

Aspirado forte, ou Turbo, já não se pode preocupar com economia, pois, vai gastar mais que um motor original, e se o motorista tiver o pé direito pesado, aí bebe mesmo !
discordo completamente, meu carro é uso diário, é turbo com comando e é 2.0, uso um difusor de 2.5 polegadas que qdo aberto desafoga a turbina liberando pressão e qdo fechado força a saída pelo escapamento original(mata o carro, gera contra pressão enorme mas fica silencioso pois passo todo dia em posto rodoviário e não quero ranjar encrenca com os policiais)
ando todo dia, ida e volta do trabalho em torno de 80km de estrada fazendo média de 8.7km/l no alcool com velocidade entre 100 e 110km/h, meu jetta faz o mesmo trecho em torno de 10,5-11 na gasolina... claro que quando ando com pressão e booster ativado pra 1.6 bar o consumo é outro!!
essa é a maravilha da injeção eletrônica, economia, correção por sonda ativada em 1.00 lambda na fase aspirada!
agora se for carburado, vai ficar nessa mesmo de ser beberrão, meu carro é o verdadeiro sleeper, qdo quero vira um esportivo e venho ralando tudo e todos e qdo o tanque abaixa kkkkkk vira um golzinho original ligo o ar condicionado e aumento o som kkkkkkkkkkkkk
instalei um recurso da pandoo de partida no botão, não gasto mais nem o tambor do golzinho kkkkkk só viro meia chave, injeto alcool e aperto outro botão, pega todo dia de 1a e já saio andando sem esquentar... fala sério, carburador é muito do passado, meu carro é velho mais é tudo atualizado, fora a interatividade com o carro, puxar logger, mexer mapa, correções, tela touch screen... os vizinhos do prédio chocam pois passo tempo na garagem com o notebook plugado e puxando informações....
semana passada fiz uma viagem de 300km ida e volta e gastei 1 tanque de alcool, mas estilingando e ralando todos que encontrei, jetta tsi, citroen ds3, megane turbo, a3 sportback, a4, volvo, TODOS engoliram o emblema 1.6mi pra baixo da goela KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK viva o ap turbo!!
No meu Gol GL 1.8AP 1990 original - carburador Brosol 2E - a gasolina, já cheguei a 15,2 km/litro a uma média de 80 km/h pela Rodovia Raposo Tavares...

De São Paulo/SP a Campos do Jordão (via Rodovia Ayrton Senna) na ida a 100 km/h fiz 13 km/litro e na volta fiz 14 km/litro.

Se eu turbinar meu carro seguramente vai acabar com a economia dele. Meu cunhado teve que tirar o turbo do Palio 1.0 8V ano 2001 com 150 CV dele porque o bicho ficou beberrão para o uso do dia-a-dia.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [DÚVIDA] AP 1.8 para viagens, Turbo ou Aspirado?

Mensagem por hirinhu »

Rodox escreveu:
hirinhu escreveu:
João Victor AP escreveu:Também concordo plenamente que preparação não combina com economia.

Um carro para uso diário, ou para viagens, no máximo uma preparação aspirada leve.

Aspirado forte, ou Turbo, já não se pode preocupar com economia, pois, vai gastar mais que um motor original, e se o motorista tiver o pé direito pesado, aí bebe mesmo !
discordo completamente, meu carro é uso diário, é turbo com comando e é 2.0, uso um difusor de 2.5 polegadas que qdo aberto desafoga a turbina liberando pressão e qdo fechado força a saída pelo escapamento original(mata o carro, gera contra pressão enorme mas fica silencioso pois passo todo dia em posto rodoviário e não quero ranjar encrenca com os policiais)
ando todo dia, ida e volta do trabalho em torno de 80km de estrada fazendo média de 8.7km/l no alcool com velocidade entre 100 e 110km/h, meu jetta faz o mesmo trecho em torno de 10,5-11 na gasolina... claro que quando ando com pressão e booster ativado pra 1.6 bar o consumo é outro!!
essa é a maravilha da injeção eletrônica, economia, correção por sonda ativada em 1.00 lambda na fase aspirada!
agora se for carburado, vai ficar nessa mesmo de ser beberrão, meu carro é o verdadeiro sleeper, qdo quero vira um esportivo e venho ralando tudo e todos e qdo o tanque abaixa kkkkkk vira um golzinho original ligo o ar condicionado e aumento o som kkkkkkkkkkkkk
instalei um recurso da pandoo de partida no botão, não gasto mais nem o tambor do golzinho kkkkkk só viro meia chave, injeto alcool e aperto outro botão, pega todo dia de 1a e já saio andando sem esquentar... fala sério, carburador é muito do passado, meu carro é velho mais é tudo atualizado, fora a interatividade com o carro, puxar logger, mexer mapa, correções, tela touch screen... os vizinhos do prédio chocam pois passo tempo na garagem com o notebook plugado e puxando informações....
semana passada fiz uma viagem de 300km ida e volta e gastei 1 tanque de alcool, mas estilingando e ralando todos que encontrei, jetta tsi, citroen ds3, megane turbo, a3 sportback, a4, volvo, TODOS engoliram o emblema 1.6mi pra baixo da goela KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK viva o ap turbo!!
No meu Gol GL 1.8AP 1990 original - carburador Brosol 2E - a gasolina, já cheguei a 15,2 km/litro a uma média de 80 km/h pela Rodovia Raposo Tavares...

De São Paulo/SP a Campos do Jordão (via Rodovia Ayrton Senna) na ida a 100 km/h fiz 13 km/litro e na volta fiz 14 km/litro.

Se eu turbinar meu carro seguramente vai acabar com a economia dele. Meu cunhado teve que tirar o turbo do Palio 1.0 8V ano 2001 com 150 CV dele porque o bicho ficou beberrão para o uso do dia-a-dia.
pra vc ver, meu carro fazendo 8.7 no alcool andando a 110 é muito economico, nunca andei a 80 pra tirar media pq senão até caminhao passa por cima de vc, isso que estamos falando de um 2.0
quando era 1.6mi original turbo fazia beirando 10km/l na mesma velocidade
brosol 2e é coisa do passado, totalmente obsoleto e sem rendimento, vide carro nos eua que são injetados desde os anos 70
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DÚVIDA] AP 1.8 para viagens, Turbo ou Aspirado?

Mensagem por Rodox »

hirinhu escreveu: pra vc ver, meu carro fazendo 8.7 no alcool andando a 110 é muito economico, nunca andei a 80 pra tirar media pq senão até caminhao passa por cima de vc, isso que estamos falando de um 2.0
quando era 1.6mi original turbo fazia beirando 10km/l na mesma velocidade
brosol 2e é coisa do passado, totalmente obsoleto e sem rendimento, vide carro nos eua que são injetados desde os anos 70
Sei que carburador bebe demais em relação a injeção eletrônica, mas pretendo por placa preta, e a originalidade é essencial para ter placa preta. E ainda já que o custo pra injetar um motor 1.8AP é relativamente alto, então pretendo continuar com o bom e velho carburador por um longo tempo... até porque o Giba Carburadores fica na minha cidade (São Paulo-SP) :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa:

OFICINA ESPECIALIZADA EM CARBURADORES MANTÉM TRADIÇÃO DE QUASE 30 ANOS

http://revistaautoesporte.globo.com/Not ... -anos.html
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DÚVIDA] AP 1.8 para viagens, Turbo ou Aspirado?

Mensagem por João Victor AP »

hirinhu escreveu: discordo completamente, meu carro é uso diário, é turbo com comando e é 2.0, uso um difusor de 2.5 polegadas que qdo aberto desafoga a turbina liberando pressão e qdo fechado força a saída pelo escapamento original(mata o carro, gera contra pressão enorme mas fica silencioso pois passo todo dia em posto rodoviário e não quero ranjar encrenca com os policiais)
ando todo dia, ida e volta do trabalho em torno de 80km de estrada fazendo média de 8.7km/l no alcool com velocidade entre 100 e 110km/h, meu jetta faz o mesmo trecho em torno de 10,5-11 na gasolina... claro que quando ando com pressão e booster ativado pra 1.6 bar o consumo é outro!!
essa é a maravilha da injeção eletrônica, economia, correção por sonda ativada em 1.00 lambda na fase aspirada!
agora se for carburado, vai ficar nessa mesmo de ser beberrão, meu carro é o verdadeiro sleeper, qdo quero vira um esportivo e venho ralando tudo e todos e qdo o tanque abaixa kkkkkk vira um golzinho original ligo o ar condicionado e aumento o som kkkkkkkkkkkkk
instalei um recurso da pandoo de partida no botão, não gasto mais nem o tambor do golzinho kkkkkk só viro meia chave, injeto alcool e aperto outro botão, pega todo dia de 1a e já saio andando sem esquentar... fala sério, carburador é muito do passado, meu carro é velho mais é tudo atualizado, fora a interatividade com o carro, puxar logger, mexer mapa, correções, tela touch screen... os vizinhos do prédio chocam pois passo tempo na garagem com o notebook plugado e puxando informações....
semana passada fiz uma viagem de 300km ida e volta e gastei 1 tanque de alcool, mas estilingando e ralando todos que encontrei, jetta tsi, citroen ds3, megane turbo, a3 sportback, a4, volvo, TODOS engoliram o emblema 1.6mi pra baixo da goela KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK viva o ap turbo!!
O seu na injeção está bem econômico mesmo !

Mas adoro os carburadores, não acho que seja "muito do passado", acho muito bacana o funcionamento deles.

Mas cada um com sua opinião né ! KKKK
Eu já não gosto de Turbo, e sim só os motores Aspirados :good:
Questão de gosto.
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [DÚVIDA] AP 1.8 para viagens, Turbo ou Aspirado?

Mensagem por hirinhu »

João Victor AP escreveu:
hirinhu escreveu: discordo completamente, meu carro é uso diário, é turbo com comando e é 2.0, uso um difusor de 2.5 polegadas que qdo aberto desafoga a turbina liberando pressão e qdo fechado força a saída pelo escapamento original(mata o carro, gera contra pressão enorme mas fica silencioso pois passo todo dia em posto rodoviário e não quero ranjar encrenca com os policiais)
ando todo dia, ida e volta do trabalho em torno de 80km de estrada fazendo média de 8.7km/l no alcool com velocidade entre 100 e 110km/h, meu jetta faz o mesmo trecho em torno de 10,5-11 na gasolina... claro que quando ando com pressão e booster ativado pra 1.6 bar o consumo é outro!!
essa é a maravilha da injeção eletrônica, economia, correção por sonda ativada em 1.00 lambda na fase aspirada!
agora se for carburado, vai ficar nessa mesmo de ser beberrão, meu carro é o verdadeiro sleeper, qdo quero vira um esportivo e venho ralando tudo e todos e qdo o tanque abaixa kkkkkk vira um golzinho original ligo o ar condicionado e aumento o som kkkkkkkkkkkkk
instalei um recurso da pandoo de partida no botão, não gasto mais nem o tambor do golzinho kkkkkk só viro meia chave, injeto alcool e aperto outro botão, pega todo dia de 1a e já saio andando sem esquentar... fala sério, carburador é muito do passado, meu carro é velho mais é tudo atualizado, fora a interatividade com o carro, puxar logger, mexer mapa, correções, tela touch screen... os vizinhos do prédio chocam pois passo tempo na garagem com o notebook plugado e puxando informações....
semana passada fiz uma viagem de 300km ida e volta e gastei 1 tanque de alcool, mas estilingando e ralando todos que encontrei, jetta tsi, citroen ds3, megane turbo, a3 sportback, a4, volvo, TODOS engoliram o emblema 1.6mi pra baixo da goela KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK viva o ap turbo!!
O seu na injeção está bem econômico mesmo !

Mas adoro os carburadores, não acho que seja "muito do passado", acho muito bacana o funcionamento deles.

Mas cada um com sua opinião né ! KKKK
Eu já não gosto de Turbo, e sim só os motores Aspirados :good:
Questão de gosto.
atualmente reconheceram a eficiencia de uma turbina pressurizando ar pra dentro utilizando os gases de escape
olhe up tsi, faz 20km/l gasolina a 100-110 por hora, enfim, maioria das montadoras estão investindo nos motores turbo
eu tbm gosto de aspirado, mas tem q ser 4 borboletas e tal kkkkkkkkkkkkkkkkk
agora carburador.... sem chance... tem que ser injeção programável, não me encanto por nada em um bura kkkkkkkkkkkkk
gosto de plugar meu notebook e coletar dados, dados e mais dados
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DÚVIDA] AP 1.8 para viagens, Turbo ou Aspirado?

Mensagem por Rodox »

hirinhu escreveu:
atualmente reconheceram a eficiencia de uma turbina pressurizando ar pra dentro utilizando os gases de escape
olhe up tsi, faz 20km/l gasolina a 100-110 por hora, enfim, maioria das montadoras estão investindo nos motores turbo
eu tbm gosto de aspirado, mas tem q ser 4 borboletas e tal kkkkkkkkkkkkkkkkk
agora carburador.... sem chance... tem que ser injeção programável, não me encanto por nada em um bura kkkkkkkkkkkkk
gosto de plugar meu notebook e coletar dados, dados e mais dados
Pela Ficha Técnica o UP TSI faz 16,1 km/litro de gasolina e não 20 km/litro. Ele consome menos que o UP aspirado não só porque ele é turbo, mas também porque a relação de marcha dele é mais longa que a do UP aspirado, o que proporciona menor giro e menor consumo para a mesma velocidade a ser considerada.

"Os números do INMETRO apontam que o High-up! TSI Turbo atingiu a marca de 16,1 Km/l de gasolina em estrada - algo que pode ser creditado ao alongamento da transmissão em 26%".

Por isso sou fã dos câmbios 4+E (4 marchas + 1 economia), que meu Gol GL 1.8AP tem! :bb:

Fontes:

https://www.car.blog.br/2015/07/vw-up-t ... co-do.html

http://www.carrosnaweb.com.br/fichadeta ... odigo=5891
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [DÚVIDA] AP 1.8 para viagens, Turbo ou Aspirado?

Mensagem por hirinhu »

Rodox escreveu:
hirinhu escreveu:
atualmente reconheceram a eficiencia de uma turbina pressurizando ar pra dentro utilizando os gases de escape
olhe up tsi, faz 20km/l gasolina a 100-110 por hora, enfim, maioria das montadoras estão investindo nos motores turbo
eu tbm gosto de aspirado, mas tem q ser 4 borboletas e tal kkkkkkkkkkkkkkkkk
agora carburador.... sem chance... tem que ser injeção programável, não me encanto por nada em um bura kkkkkkkkkkkkk
gosto de plugar meu notebook e coletar dados, dados e mais dados
Pela Ficha Técnica o UP TSI faz 16,1 km/litro de gasolina e não 20 km/litro. Ele consome menos que o UP aspirado não só porque ele é turbo, mas também porque a relação de marcha dele é mais longa que a do UP aspirado, o que proporciona menor giro e menor consumo para a mesma velocidade a ser considerada.

"Os números do INMETRO apontam que o High-up! TSI Turbo atingiu a marca de 16,1 Km/l de gasolina em estrada - algo que pode ser creditado ao alongamento da transmissão em 26%".

Por isso sou fã dos câmbios 4+E (4 marchas + 1 economia), que meu Gol GL 1.8AP tem! :bb:

Fontes:

https://www.car.blog.br/2015/07/vw-up-t ... co-do.html

http://www.carrosnaweb.com.br/fichadeta ... odigo=5891

camarada meu tem um e faz sim, fora q anda mto bem
to montando um 4 + E no meu tbm kkkkkk com 5a 0.73 no dif 3.88, show de bola
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DÚVIDA] AP 1.8 para viagens, Turbo ou Aspirado?

Mensagem por João Victor AP »

hirinhu escreveu: atualmente reconheceram a eficiencia de uma turbina pressurizando ar pra dentro utilizando os gases de escape
olhe up tsi, faz 20km/l gasolina a 100-110 por hora, enfim, maioria das montadoras estão investindo nos motores turbo
eu tbm gosto de aspirado, mas tem q ser 4 borboletas e tal kkkkkkkkkkkkkkkkk
agora carburador.... sem chance... tem que ser injeção programável, não me encanto por nada em um bura kkkkkkkkkkkkk
gosto de plugar meu notebook e coletar dados, dados e mais dados
Sim... é questão de gosto ! :D
Eu já adoro carburadores e motores aspirados.

Mas meu sonho é ter um GTi... ele é carro com motor injetado. Mas continuo admirando os Carbutech.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DÚVIDA] AP 1.8 para viagens, Turbo ou Aspirado?

Mensagem por bleidao »

Gosto de carburador porque até o cheiro do combustível é outro.

Mas sem comparação que Injeção Eletrônica entrega uma alimentação melhor.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”