[TUTORIAL] Instalando painel de instrumentos do Gol G3 no GQ
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- fernando_totoli
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[TUTORIAL] Instalando painel de instrumentos do Gol G3 no GQ
Fala galera!!
Concluí a instalação do painel do G3 no meu Gol Copa (painel = CL). :lala:
Lembro que a responsabilidade em instalar é de cada um. Estou apenas fazendo o passo a passo da instalação que fiz.
Meu carro: Gol Copa 1994, painel igual ao CL, com bobina MI.
Gasto total:
PAINEL + CHICOTE – 120,00 (Mercado Livre)
FITA ISOLANTE + ESTANHO – 5,00
SENSOR DE VELOCIDADE + PLUG - 60,00 (Mercado Livre, mas acha em qualquer loja que trabalhe com velocímetros)
GASTO TOTAL: aprox: 185,00
TEMPO NECESSÁRIO: 1 dia
SATISFAÇÃO – NÃO TEM PREÇO!
1 - PARTE ELÉTRICA - IDENTIFICAÇÃO E LIGAÇÃO DO NOVO CHICOTE
Sensor de velocidade:
Vai no mesmo lugar do cabo do velocímetro. É só desenroscar o cabo e enroscar o sensor no lugar dele. A foto não está muito legível, mas dá pra ter uma idéia:
O sensor possui três fios. O fio que vai no painel é o do meio (amarelo/marrom). O fio 1 é ligado na ignição (+), e o fio 3 no terra (-). Não tem segredo. Funciona redondo!!
Conta Giros (RPM):
Depois de apanhar muito, descobri que o painel do G3 é preparado pra receber o sinal do módulo da injeção. Nosso carro não tem, mas em compensação, tem o módulo da ignição. E é ele que vamos usar. Tem um fio que sai do módulo e vai até o conector do distribuidor (geralmente é verde). Esse conector do distribuidor tem 3 fios. O fio do RPM é o do meio. É só tirar o RPM do negativo da bobina e ligar nesse fio. Acabou o problema!
Pode-se ver na foto abaixo o painel funcionando com o carro em movimento (tirei hoje do celular enquanto viajava pro trabalho)
Pinagem completa:
DETALHE IMPORTANTE: Já vi alguns paineis que a cor dos fios não bate. Porém, a pinagem é sempre a mesma. Caso não consigam identificar as cores, desmontem o chicote e "reidentifiquem" as cores de acordo com os pinos.
Bom, até aqui (pra mim) foi fácil. A parte complicada é a que segue, que é a adaptação física do painel no lugar correto, fixação do mesmo e preparação da moldura original.
2 - PARTE MECÂNICA - PREPARAÇÃO DO PAINEL E FIXAÇÃO NO CARRO
Vamos lá: o painel do G3 tem que ser cortado na sua parte de cima. Caso contrário, ficará sobrando pra fora e não entrará no lugar, além disso, a moldura não servirá nele. Então, serra na mão e corte sem dó!!!
O acrílico:
Existe a possibilidade de moldar o acrílico original. Ferva água numa forma de bolo e coloque a parte de cima do acrílico dentro dessa água. Ele vai amolecer. Feito isso, vá forçando com muita calma (eu não tive) até que ele dobre e sirva no painel cortado.
No meu caso, acabei quebrando o acrílico original :drink: . Aí tive que partir pras adaptações. Peguei um pedaço de acrílico fino (reto mesmo) e fiz o mesmo processo acima, ou seja, esquentei ele na água fervendo até dar a curvatura do painel. Pronto. Curvado já estava. Faltava agora fixar ele na moldura do G3. Tentei super bonder, cola quente, etc, etc, etc, e não grudava. Aí apareceu a idéia: aproveitar os furos onde vão as travas do acrilico original, furar o acrílico novo e prender nos furos com abraçadeira plástica. Apesar de parecer gambiarra (e é!!), fica muito bom, e depois de montado, não se vê nada do que foi feito, porque fica escondido.
Para cortar o acrílico junto com a moldura, usei o ferro de solda, pois com a serra ele trinca. É só ir passando o ferro de solda que ele derrete e corta facinho.
Depois de tudo preso, usei silicone preto para vedar as frestas que ficaram entre o painel e o acrílico.
Bom, acho que é isso. Mais uma etapa concluída.
Preparando o espaço no painel:
Esse é o espaço que temos pra instalar o painel de instrumentos do G3. Como ele é maior que o painel do quadrado, é necessário cortar as abas de fixação do painel original. Vejam:
Antes
Depois
Importante: corte exatamente como na foto, pois o suporte em forma de cocha (onde o painel original vai apoiado), também servirá pra apoiar o G3.
Notem que da forma que cortei, ainda é possível voltar o painel original. Basta voltar as “orelhas” que foram retiradas, colando de volta.
Além disso, ainda é necessário entortar o suporte superior. Vejam:
Para conseguir entortá-los, usei o mesmo método do corte, ou seja, ferro de solda nas extremidades para abri-las e forçar com a mão até que abra bem.
Beleza. Espaço físico ok.
Fixação do painel:
Como o painel só vai ser fixado embaixo, coloquei bastante espuma para “fazer a cama” pro painel ficar firme, sem barulhos e protegido:
Feito isso, podemos colocar o painel de instrumentos no lugar.
A única forma que achei de fixá-lo, foi justamente onde o painel original é apoiado, ou seja, embaixo. Pra garantir que não vai sair do lugar, novamente utilizei abraçadeira plástica. Vejam:
Pronto. Com isso o painel vai ficar quietinho no lugar dele. Agora é só preparar a moldura.
A moldura:
Essa parte é chata, pois precisaremos arredondar as laterais da moldura original. Caso contrário, os instrumentos ficarão tampados. Vejam:
Pra arredondar, usei uma vela pra esquentar o plástico (e rezar!!!), uma colher, e uma lata de leite ninho (que dá a mesma curvatura dos instrumentos).
Com o cabo da colher, fiz uma concavidade para que o botão do odômetro e do relógio possa ser acessado:
Já com o bojo da colher, fiz a parte superior pra mostrar combustível e temperatura (poderia ter ficado melhor, e vai ficar, pois vou tentar denovo com outra moldura):
Para o velocímetro e conta giros, marquei antes com uma caneta onde seria feita a curvatura. Aí esquentei a peça e com a lata a arredondei:
Não gostei dessa da foto. Perdi mais uma moldura tentando fazer do meu jeito, e por fim consegui melhorar. Depois coloco as fotos.
Feito isso, é só montar no local original. Vejam:
Bom, depois disso, SÓ ALEGRIA!!! PAINEL MONTADO E PRONTO PARA USO!!!!
Vejam o vídeo dele funcionando:
http://www.youtube.com/watch?v=fKK8vZxUNLc
Caso prefira, baixe o tutorial em PDF no link: TUTORIAL
Bem, muitos podem estar se perguntando: será que eu consigo? Será que dá certo? Será que vale a pena?
Minha resposta é S I M ! ! ! Vale a pena cada minuto gasto, pois o resultado é excelente! Dá gosto sair a noite com o carro e ver a beleza daquele painel azul bem na sua frente!!!
Como disse no começo: SATISFAÇÃO - Não tem preço.
Qualquer dúvida estou a disposição! E pra galera de Franca e região, posso dar uma força pra instalar! Pra tudo tem negócio! rsrsrs
Como estou acessando o fórum poucas vezes, caso tenham dúvida, entrem em contato: fernando_totoli@yahoo.com.br
Um abraço!
Concluí a instalação do painel do G3 no meu Gol Copa (painel = CL). :lala:
Lembro que a responsabilidade em instalar é de cada um. Estou apenas fazendo o passo a passo da instalação que fiz.
Meu carro: Gol Copa 1994, painel igual ao CL, com bobina MI.
Gasto total:
PAINEL + CHICOTE – 120,00 (Mercado Livre)
FITA ISOLANTE + ESTANHO – 5,00
SENSOR DE VELOCIDADE + PLUG - 60,00 (Mercado Livre, mas acha em qualquer loja que trabalhe com velocímetros)
GASTO TOTAL: aprox: 185,00
TEMPO NECESSÁRIO: 1 dia
SATISFAÇÃO – NÃO TEM PREÇO!
1 - PARTE ELÉTRICA - IDENTIFICAÇÃO E LIGAÇÃO DO NOVO CHICOTE
Sensor de velocidade:
Vai no mesmo lugar do cabo do velocímetro. É só desenroscar o cabo e enroscar o sensor no lugar dele. A foto não está muito legível, mas dá pra ter uma idéia:
O sensor possui três fios. O fio que vai no painel é o do meio (amarelo/marrom). O fio 1 é ligado na ignição (+), e o fio 3 no terra (-). Não tem segredo. Funciona redondo!!
Conta Giros (RPM):
Depois de apanhar muito, descobri que o painel do G3 é preparado pra receber o sinal do módulo da injeção. Nosso carro não tem, mas em compensação, tem o módulo da ignição. E é ele que vamos usar. Tem um fio que sai do módulo e vai até o conector do distribuidor (geralmente é verde). Esse conector do distribuidor tem 3 fios. O fio do RPM é o do meio. É só tirar o RPM do negativo da bobina e ligar nesse fio. Acabou o problema!
Pode-se ver na foto abaixo o painel funcionando com o carro em movimento (tirei hoje do celular enquanto viajava pro trabalho)
Pinagem completa:
DETALHE IMPORTANTE: Já vi alguns paineis que a cor dos fios não bate. Porém, a pinagem é sempre a mesma. Caso não consigam identificar as cores, desmontem o chicote e "reidentifiquem" as cores de acordo com os pinos.
Bom, até aqui (pra mim) foi fácil. A parte complicada é a que segue, que é a adaptação física do painel no lugar correto, fixação do mesmo e preparação da moldura original.
2 - PARTE MECÂNICA - PREPARAÇÃO DO PAINEL E FIXAÇÃO NO CARRO
Vamos lá: o painel do G3 tem que ser cortado na sua parte de cima. Caso contrário, ficará sobrando pra fora e não entrará no lugar, além disso, a moldura não servirá nele. Então, serra na mão e corte sem dó!!!
O acrílico:
Existe a possibilidade de moldar o acrílico original. Ferva água numa forma de bolo e coloque a parte de cima do acrílico dentro dessa água. Ele vai amolecer. Feito isso, vá forçando com muita calma (eu não tive) até que ele dobre e sirva no painel cortado.
No meu caso, acabei quebrando o acrílico original :drink: . Aí tive que partir pras adaptações. Peguei um pedaço de acrílico fino (reto mesmo) e fiz o mesmo processo acima, ou seja, esquentei ele na água fervendo até dar a curvatura do painel. Pronto. Curvado já estava. Faltava agora fixar ele na moldura do G3. Tentei super bonder, cola quente, etc, etc, etc, e não grudava. Aí apareceu a idéia: aproveitar os furos onde vão as travas do acrilico original, furar o acrílico novo e prender nos furos com abraçadeira plástica. Apesar de parecer gambiarra (e é!!), fica muito bom, e depois de montado, não se vê nada do que foi feito, porque fica escondido.
Para cortar o acrílico junto com a moldura, usei o ferro de solda, pois com a serra ele trinca. É só ir passando o ferro de solda que ele derrete e corta facinho.
Depois de tudo preso, usei silicone preto para vedar as frestas que ficaram entre o painel e o acrílico.
Bom, acho que é isso. Mais uma etapa concluída.
Preparando o espaço no painel:
Esse é o espaço que temos pra instalar o painel de instrumentos do G3. Como ele é maior que o painel do quadrado, é necessário cortar as abas de fixação do painel original. Vejam:
Antes
Depois
Importante: corte exatamente como na foto, pois o suporte em forma de cocha (onde o painel original vai apoiado), também servirá pra apoiar o G3.
Notem que da forma que cortei, ainda é possível voltar o painel original. Basta voltar as “orelhas” que foram retiradas, colando de volta.
Além disso, ainda é necessário entortar o suporte superior. Vejam:
Para conseguir entortá-los, usei o mesmo método do corte, ou seja, ferro de solda nas extremidades para abri-las e forçar com a mão até que abra bem.
Beleza. Espaço físico ok.
Fixação do painel:
Como o painel só vai ser fixado embaixo, coloquei bastante espuma para “fazer a cama” pro painel ficar firme, sem barulhos e protegido:
Feito isso, podemos colocar o painel de instrumentos no lugar.
A única forma que achei de fixá-lo, foi justamente onde o painel original é apoiado, ou seja, embaixo. Pra garantir que não vai sair do lugar, novamente utilizei abraçadeira plástica. Vejam:
Pronto. Com isso o painel vai ficar quietinho no lugar dele. Agora é só preparar a moldura.
A moldura:
Essa parte é chata, pois precisaremos arredondar as laterais da moldura original. Caso contrário, os instrumentos ficarão tampados. Vejam:
Pra arredondar, usei uma vela pra esquentar o plástico (e rezar!!!), uma colher, e uma lata de leite ninho (que dá a mesma curvatura dos instrumentos).
Com o cabo da colher, fiz uma concavidade para que o botão do odômetro e do relógio possa ser acessado:
Já com o bojo da colher, fiz a parte superior pra mostrar combustível e temperatura (poderia ter ficado melhor, e vai ficar, pois vou tentar denovo com outra moldura):
Para o velocímetro e conta giros, marquei antes com uma caneta onde seria feita a curvatura. Aí esquentei a peça e com a lata a arredondei:
Não gostei dessa da foto. Perdi mais uma moldura tentando fazer do meu jeito, e por fim consegui melhorar. Depois coloco as fotos.
Feito isso, é só montar no local original. Vejam:
Bom, depois disso, SÓ ALEGRIA!!! PAINEL MONTADO E PRONTO PARA USO!!!!
Vejam o vídeo dele funcionando:
http://www.youtube.com/watch?v=fKK8vZxUNLc
Caso prefira, baixe o tutorial em PDF no link: TUTORIAL
Bem, muitos podem estar se perguntando: será que eu consigo? Será que dá certo? Será que vale a pena?
Minha resposta é S I M ! ! ! Vale a pena cada minuto gasto, pois o resultado é excelente! Dá gosto sair a noite com o carro e ver a beleza daquele painel azul bem na sua frente!!!
Como disse no começo: SATISFAÇÃO - Não tem preço.
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Um abraço!
Editado pela última vez por fernando_totoli em 17 Out 2017, 06:47, em um total de 10 vezes.
- trovao_azul
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Cara Parabéns pelo trampo ficou muito bom heim! Também estou adaptando o painel do G3 no meu carro, mas o meu é o painel satelite. E também foi uma ótima iniciativa compartilhar com os colegar aqui do Fórum, pois não é fácil achar informações detalhadas como a sua sobre esta adaptação.
Saveiro Caixa 1.6mi 97 TURBO
Ex. Gol Cl AP 1.6 94
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- rdg2001
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:y: Boa iniciativa!
MEU G3 - TURBO DE FABRICA "Pequeno Down"
http://www.golquadrado.com.br/forum/pos ... tml#129631
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Fernando, seu painel até agora foi o melhor adaptado que já vi !
PARABÉNS !!
Eu ia arriscar colocar o do Golf GLX, mas fiquei com dó (muita dó) de cortar as fixações do painel original por dentro.
Só diz o quanto precisa serrar do painel G3 pra encaixar direito na moldura do quadrado, acho que é a única coisa que falta neste DIY
Abraços,
Buzato
PARABÉNS !!
Eu ia arriscar colocar o do Golf GLX, mas fiquei com dó (muita dó) de cortar as fixações do painel original por dentro.
Só diz o quanto precisa serrar do painel G3 pra encaixar direito na moldura do quadrado, acho que é a única coisa que falta neste DIY
Abraços,
Buzato
- fernando_totoli
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dahora vou postar no blog também!
Gol 92 1.8 Turbo [ Vendido ] http://www.twitpic.com/1gwcm
Corsa 98 1.0 Wind [ Vendido ] www.twitpic.com/1b6oy
Clio 06 1.0 16v Flex Completo+Couro [ Trairão ] http://www.golquadrado.com.br/forum/ren ... 15512.html
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- FeFe 1.6 AP
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- detonauta2
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Ótimo tópico. Útil para muitos. Perdi um tempão quando fiz, pois não sabia como fazer. Muitas informações desencontradas, conceitos vagos, e uma certa insegurança com tantas modificações no original.
Pena a falta de fotos das "gambiarras" do RPM, que é a melhor ferramenta desse painel, e maior dor de cabeça dentre elas. Tirando que o cara não me ligou a luz do afogador...
Mas parabéns, belo trabalho.
Se for abrir de novo, adiciona mais essas fotinhos do Conta-Giros...
Pena a falta de fotos das "gambiarras" do RPM, que é a melhor ferramenta desse painel, e maior dor de cabeça dentre elas. Tirando que o cara não me ligou a luz do afogador...
Mas parabéns, belo trabalho.
Se for abrir de novo, adiciona mais essas fotinhos do Conta-Giros...
:VW Gol GL 1.8AP 92/93 Gas(VENDIDO):
Ensaio: http://tinyurl.com/39r6ks
Ensaio: http://tinyurl.com/39r6ks
- fernando_totoli
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Infelizmente não fotografei essa parte dos componentes do RPM, pois o local é meio apertado e a foto não ficaria legal.
Mas vou tentar explicar melhor (ler o esquema):
Bem, comece pelo fio que vem do RPM (Vermelho / Preto) ou o fio puxado do negativo da bobina (se for adaptado).
Solde nesse fio um resistor de 10 K. Logo depois, solde a ponta POSITIVA de um capacitor de 1,5 uF 50 V na outra ponta desse mesmo resistor. Solde a ponta negativa desse capacitor num resistor de 15 K, e a outra ponta do resistor, solde no TERRA (usei o mesmo terra que liguei o painel).
Agora, volte onde foi soldado o positivo do capacitor no resistor de 10 k. Ali, solde um terceiro fio. Esse é o fio que será ligado no painel de instrumentos do G3 (fio verde).
Espero não ter confundido mais! :uia: :uia: :uia: :uia:
Um abraço!
Mas vou tentar explicar melhor (ler o esquema):
Bem, comece pelo fio que vem do RPM (Vermelho / Preto) ou o fio puxado do negativo da bobina (se for adaptado).
Solde nesse fio um resistor de 10 K. Logo depois, solde a ponta POSITIVA de um capacitor de 1,5 uF 50 V na outra ponta desse mesmo resistor. Solde a ponta negativa desse capacitor num resistor de 15 K, e a outra ponta do resistor, solde no TERRA (usei o mesmo terra que liguei o painel).
Agora, volte onde foi soldado o positivo do capacitor no resistor de 10 k. Ali, solde um terceiro fio. Esse é o fio que será ligado no painel de instrumentos do G3 (fio verde).
Espero não ter confundido mais! :uia: :uia: :uia: :uia:
Um abraço!
Opa!
Boa noite caro amigo.
Vamos a minhas dúvidas:
PAINEL + CHICOTE – 120,00 (Mercado Livre)
O painel que tenho tem soh o chicote dakela parte azul que eh encaixada no painel, dela saem os fios, mas eh cortado .
Mais ou menos isso...http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s ... 64.jpg&v=P
Ele veio com sem a fiação inteira. veio tipo uns 4 dedos de fiação.
A minha duvida eh o seguinte:
O que eu tenho que comprar pra fezer as ligaçoes?
Tipo chego na auto-peças e pesso sensor de velocidade do gol g3... e blá blá blá?
RESISTORES + CAPACITOR – 2,00 Quais seriam ?
Bom, desde jah agradeço por tirar a duvida de uma pessoa tao leiga como eu Rs :asgh:
Vlw
Vamos a minhas dúvidas:
PAINEL + CHICOTE – 120,00 (Mercado Livre)
O painel que tenho tem soh o chicote dakela parte azul que eh encaixada no painel, dela saem os fios, mas eh cortado .
Mais ou menos isso...http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s ... 64.jpg&v=P
Ele veio com sem a fiação inteira. veio tipo uns 4 dedos de fiação.
A minha duvida eh o seguinte:
O que eu tenho que comprar pra fezer as ligaçoes?
Tipo chego na auto-peças e pesso sensor de velocidade do gol g3... e blá blá blá?
RESISTORES + CAPACITOR – 2,00 Quais seriam ?
Bom, desde jah agradeço por tirar a duvida de uma pessoa tao leiga como eu Rs :asgh:
Vlw
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:loco2: Goleta 88 com motor 96 1.8 Ap
Painel g3 - Ok
Carbura 2e - Ok
VDO - OK :loco2: [Melhoramento em andamento.]
Edy_
:loco2: Goleta 88 com motor 96 1.8 Ap
Painel g3 - Ok
Carbura 2e - Ok
VDO - OK :loco2: [Melhoramento em andamento.]
Edy_