Faça seu proprio CONTA-GIROS!

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ClaudioDaltonJr
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Faça seu proprio CONTA-GIROS!

Mensagem por ClaudioDaltonJr »

E aí galera, blz? Tava doido pra comprar um conta giros, e comecei a procurar no Google, e de repente eu achei um tuto, ensinando como fazer seu proprio conta-giros! Confesso que não vai ser fácil, apesar de não ter feito o meu ainda :-? Vc precisa ter habilidade com o ferro de solda e ter paciência com os componentes (se algum doido aí tiver afim de tentar... rs). Mas caso contrário, acho que até vale a pena pagar R$ 120,00 num "Kibinho" que tbm funciona :wink:


Introdução

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A idéia deste projeto não é original, na verdade os leitores de revistas de eletrônica já devem haver se deparado com muitos circuitos para contagiros digitais. Entretanto, todos eles são complexos e requerem elaborada preparação de placas de circuito impresso, coisa que o montador hobbista tem dificuldade em fazer. Decidi projetar e construir meu próprio contagiros, utilizando componentes comuns e baratos.

Este contagiros custa ao redor de R$ 80,00, incluindo todas as peças. Ou seja, é bastante acessível. Entretanto não recomendo sua construção por leitores não familiarizados com componentes CMOS nem com circuitos digitais.

Ele apresenta o resultado em 4 dígitos, para leitura direta em RPM, como pode ser visto na foto ao lado, onde os dois zeros são fixos. Você pode, para baratear o projeto, usar só dois dígitos, apresentando então o resultado em RPM x 100.

Montagem

Montei meu contagiros numa caixa de relógio que tinha disponível. No mercado de eletrônica pode-se encontrar vários tipos de caixas, ou mesmo montar o circuito para encaixe no painel. Isto permitirá uma ampla gama de possibilidades de instalação.

A montagem foi feita num conjunto de placas universal, destas que já vem furadas e com as trilhas demarcadas, Dá um pouco mais de trabalho, mas não se perde tempo com desenvolvimento de layout de placas que geralmente resulta em gastos maiores.

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O transformador de amostragem foi construído sobre um anel de ferrite obtido de uma fonte velha de computador, o primário consiste de 2 voltas de fio 2 mm, e o secundário 5 voltas. Isto garante uma amostragem limpa do sinal que passa pela bobina de ignição, e um desacoplamento galvânico adequado.

Os circuitos integrados foram montados em soquetes para facilitar alguma manutenção que seja necessária. Recomendo o uso de estação (ferro) de solda devidamente aterrada para não danificar os chips CMOS.

A foto abaixo, mostra uma visão da montagem final, sendo colocada dentro da caixa.

Imagem


Instalação

A instalação é simples, precisamos ligar alimentação (eu tomei depois da chave de ignição, de tal maneira que ao ligar o motor ele liga também), terra e, em série com o fio que alimenta a bobina de ignição, se liga o primário do transformador de ferrite. Isto permite que toda a instalação seja efetuada na frente do Buggy, sem a necessidade de puxar fios adicionais. Note que a bobina de ignição ficará em série com o transformador por nós construídos.

Lista de Componentes

1 x CD 4060
1 x CD 4518
1 x CD 4093
2 x CD 4511
4 x display 7 segmentos LED com catodo comum
28 x resistor 1k2 ¼ w
1 x diodo 1n4007
1 x transistor BC 547
1 x timer NE 555
1 x capacitor 1000 microfarads / 25 volts
1 x capacitor de 6n8 / 50 volts
1 x resistor 4k7 ¼ w
1 x capacitor 0,01 microfarads / 50 volts
1 x núcleo de ferrite redondo
20 cm de fio esmaltado, bitola 2 mm
fios diversos, caixa de plástico
2 x resistor de 10 k ¼ w
5 soquetes de 16 pinos para CI
1 soquete de 8 pinos para CI

Teste

Para testar o contagiros, antes de instalá-lo, podemos aplicar o sinal de rede de 60 Hz como sinal de teste, tomando cuidado para que ele não ultrapasse 12 volts de pico.

O sinal de rede de 60Hz serve, porque num motor a quatro tempos, ocorrem duas explosões por volta completa do virabrequim. Por conseguinte, 60 HZ equivalem a 3600 pulsos por minuto, ou 1800 RPM! Quer dizer, aplicando o sinal da rede elétrica (tomado do secundário de um transformador conforme o circuito abaixo) e aplicando-o ao nosso contagiros ele deve marcar exatas 1800 RPM; se isto não acontecer temos que ajustar o capacitor de tempo ou o resistor de tempo no circuito 4060 até obter este valor.

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Imagem
(Detalhe do ajuste do contagiros
Em meu caso havia um gerador de funções disponível.)

O contagiros funciona bem. O tempo de atualização do display é de aproximadamente 0,5 segundos, o que garante leituras claras e sem muita variação para poder ser lida.

Imagem
(Montado sobre o painel.)

Clique AQUI para ver o diagrama esquemático. Boa montagem! :cop:

URL da página: http://planetabuggy.com.br/eletronics/contagiros.htm
Editado pela última vez por ClaudioDaltonJr em 09 Out 2007, 00:17, em um total de 1 vez.
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carloswherbet
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Mensagem por carloswherbet »

muito masssssssssssaaaaaaa.. soh falta a coragem de fazer.... e o dimdim
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Mensagem por oxy »

o loco 80 mangos mais facil comprar aki um de 90mm instalado esta 100 mangos....
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ricardo-ce
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Mensagem por ricardo-ce »

fica irado, mas é trabaioso d+ :D

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-62364097-_JM

mais no preço eu acho! :D
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Mensagem por igor prado »

uhu ja tinha visto isso mais da muitooooo trabalho
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Frasnelli
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Mensagem por Frasnelli »

da 1 trabalhao danado ..
mais eh legal saber dessas coisa

bom posto bro


boa :D


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ClaudioDaltonJr
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Mensagem por ClaudioDaltonJr »

Não négo, da um trabalho danado mesmo, mas sei la, se um dia vc estiver sem fazer nada... ehuaheuahe :D To afim de comprar um kibinho desses aí, eu ví no mercado livre tbm, muito loco!!

Abraços!
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Niltin
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Mensagem por Niltin »

eu queria saber era como que se faz um shift light!
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Mensagem por oxy »

Niltin escreveu:eu queria saber era como que se faz um shift light!
opa tbm tenho interesse...
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mobil
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Mensagem por mobil »

mais pro shift light
funciona tem q tem algu
conta giros neh
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ClaudioDaltonJr
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Mensagem por ClaudioDaltonJr »

Sem conta-giros, sem shift-light.. tem que ter mesmo que seja o original do carro.
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fukushima
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Mensagem por fukushima »

Opa! Eu tenho um shift light, sem conta giros, só não instalei no Gol ainda, pois usava no Celta... (ambos sem conta-giros!!!)

É o chamado shift caneta. É só um tubo com um led e um botão atrás para regular o giro que vc quer que a luz acenda.

Comprei numa oficina de preparações no bairro do Ipiranga. Se não me engano, paguei R$70,00.
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Mensagem por Rafiusky »

eu quero evitar a fadiga :fiu: kkkkkkk
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Mensagem por oxy »

fukushima escreveu:Opa! Eu tenho um shift light, sem conta giros, só não instalei no Gol ainda, pois usava no Celta... (ambos sem conta-giros!!!)

É o chamado shift caneta. É só um tubo com um led e um botão atrás para regular o giro que vc quer que a luz acenda.

Comprei numa oficina de preparações no bairro do Ipiranga. Se não me engano, paguei R$70,00.
e como instala?
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fukushima
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Mensagem por fukushima »

São 3 fios:

- Positivo
- Negativo
- Bobina (só não lembro se no positivo ou negativo).

Aí, ele regula da seguinte forma: Vc acelera o carro até o ponto em que vc quer que o led começe a piscar e aperta o botão que tem atrás do shift até ele memorizar.

Depois é só alegria!
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mobil
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Mensagem por mobil »

esse ae eu gostei hem...
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Mensagem por fukushima »

É nesse estilo. Só a marca do meu que eu não lembro...

http://www.xpeedshop.com.br/shop.php?sh ... tment=0008
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Mensagem por sidney0 »

Acho que não compensa fazer..
Muito trampo, pode não dar certo e não tem garantia..
Compra um mesmo que tá nice!
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Mensagem por ClaudioDaltonJr »

fukushima, Na verdade a caneta tem o "conta-giros" embutido, mas é sem display. Mas qualquer uma pra mim serve :D
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fukushima
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Mensagem por fukushima »

ClaudioDaltonJr,

Será que eu conseguiria colocar então o display do conta-giros nessa caneta?

Me interessei agora!!! vou até instalá-lo no gol... :loco: :loco: :loco:
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