Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Rodrigognn
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 14 Jan 2016, 20:37
Carro: Gol G2 AP 1.6

Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por Rodrigognn »

Pessoal.

Primeiro gostaria de me apresentar, sou novo aqui no fórum tenho um gol g2 e acompanhava algumas postagens sem registro antes, mas resolvi registrar para me explicar um defeito que está me dando dor de cabeça a muito tempo ja.

Então tenhu um gol g2 ap 1.6 gasolina basico, o motor me parecia normal até que um dia iniciou defeito no cebolão do radiador e o carro esquentou. Troquei o cebolão sangrei direitinho, mas era só o inicio de muitos outros problemas. Após isso o carro começou a vazar agua por todas as mangueiras, comprei um jogo de mangueiras novas e troquei o problema continuou. Com a ajuda do meu pai retiramos todas as mangueiras limpamos todas as conexões dismontamos toda a bomba de agua limpamos toda ela verificamos a termlstatica trocamos todas as braçadeiras mas os vazamentls continuaram e notei que as mangueiras ficavam cheias como um balão e sistema muito cheio de ar. Eu e meu pai dismontamos o cabeçote levamos para a retifica e foi feito completo. Trocamos a junta que estava bem ruim por sinal montamos tudo no luga. De inicio andei pouco e me pareceu melhor. Mas estou notando que o problema permanece o sistema fica com muita pressão com carro frio e se não abrir a tampa do reservatório começa a vazar agua em alguma mangueira. Ja não sei mais pra qual santo apelar pois ja verifiquei tudo e quando abro o capô perco longas horas tentando descobrir oque é...

Alguém ja passou por isso?
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por Bill »

Rodrigognn,


Beleza ???


Pelo o que vc relatou e já mexeu em tuuuudo, acho que vc mesmo pode ter achado o defeito .....
Vc diz que ele fica com muita pressão e só alivia qdo a abre a TAMPA !!!!
Isso mesmo, vc já trocou a tampado reservatório ??? Ela possui válvulas e pode ser ali que esta o seu problema ....


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Rodrigognn
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 14 Jan 2016, 20:37
Carro: Gol G2 AP 1.6

Re: Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por Rodrigognn »

Bill escreveu:Rodrigognn,


Beleza ???


Pelo o que vc relatou e já mexeu em tuuuudo, acho que vc mesmo pode ter achado o defeito .....
Vc diz que ele fica com muita pressão e só alivia qdo a abre a TAMPA !!!!
Isso mesmo, vc já trocou a tampado reservatório ??? Ela possui válvulas e pode ser ali que esta o seu problema ....


Abraços !!! :cool:
Eai Bill tranquilo?

A tampa original que veio com ele eu limpei e troquei a borracha de vedação, ja fiz um teste com outras duas tampas uma dela de mà qualidade que deu defeito no mesmo dia. Por isso acho que a tampa não é! Praticamente não baixa àgua, mas não fiz teste com ela na bomba. Conversei com um cara que conserta radiadores e ele me disse que se tiver um mínimo vazamento que seja ele enche o sistema de ar. Só pra ti ter uma idéia eu troquei a junta da bomba da aqua quando não vaza nas braçadeiras das mangueiras de água por muita pressão acaba vazando pela junta da bomba. Só cessa o vazamento se eu abrir a tampa do reservatório.
Eu tive pensando em comprar o tal pósinho que vende na auto peças que promete terminar com vazamentos e completar o aditivo de água pois como troquei a agua acabei colocando somente oque estava no reservatório e não completei. Gostei bastante do radnaq vc aconselha? Tem mais alguma idéia do que seja?

Sou muito fã do gol adoro a marca não queria me desfazer dele só por causa deste defeito.

Abraço.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por Rodox »

Com o meu Gol em por volta de 2006 aconteceu de o mexânico esquecer de ligar a ventuinha e explodiu uma mangueira d'água.

A princípio só trocamos as mangueiras, mas elas expandiam como a sua e até chegou a escapar uma. Quando meu pai tirou uma vela saía água pelo buraco dela com o motor ligado.

Então o mecânico de Ourinhos que nos socorreu, quando viu sair água pelo buraco da vela constatou que queimou a junta de cabeçote. Com o motor desmontado se verificou que o cabeçote empenou. Feito este serviço o motor ficou 0 km.

Assim sugiro que você tire uma vela de cada vez com o motor ligado pra ver se sai água por algum cilindro, se sair é porque o serviço do cabeçote não ficou bom.
Editado pela última vez por Rodox em 15 Jan 2016, 14:03, em um total de 2 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por Rodox »

* tire uma vela e depois ligue o motor, e depois coloque no lugar e troque por outra vela até testar todos os cilindros se sai água. Pois não pode sair água pelo buraco da vela, se sair é porque está entrando água na câmara de combustão.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodrigognn
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 14 Jan 2016, 20:37
Carro: Gol G2 AP 1.6

Re: Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por Rodrigognn »

Rodox escreveu:* tire uma vela e depois ligue o motor, e depois coloque no lugar e troque por outra vela até testar todos os cilindros se sai água. Pois não pode sair água pelo buraco da vela, se sair é porque está entrando água na câmara de combustão.
Fiz o teste e até agora tudo tranquilo nenhuma vela com aparencia de ferrugem também. Liguei para uma oficina de radiadores aqui perto e o cara não tem a bomba que verifica os vazamentos do sistema. Então tive a idéia de montar uma tampa com ventil e com a bomba de bicicleta dar pressão no sistema com a idéia de buscar vazamentos to pensando que talves tenha vários vazamentos e esteja entrando ar no sistema ai realmente vai ficar muito pressurizado. Eu posto o resultado aqui quando conseguir o teste. Enquanto isso quem tiver mais idéias pode postar.

Mas tenho uma dúvida de algumas coisas que ainda não verifiquei e não sei se podem interferir. As velas não são as originais do ap 1.6 são originais do monza marca GM. Quando fui comprar o cara me falou que estas serviam nolugar. O pontp de ignição não foi ajustado de acordo com lampada ponto talvez esteja pouco fora. Até agora agradeço ajuda dos amigos aqui e a preocupação em sanar o problema me sinto acolhido.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por Rodox »

Então não saiu água pelo buraco da vela com o motor ligado?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodrigognn
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 14 Jan 2016, 20:37
Carro: Gol G2 AP 1.6

Re: Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por Rodrigognn »

Rodox escreveu:Então não saiu água pelo buraco da vela com o motor ligado?
Graças a Deus nenhuma gota de agua ainda coloquei a mão bem próximo para ver bem e tava sequinhu. Como eu disse foi feito a pouco tempo e acho que a junta nem tava tão mau assim. Foi apertado em 10 kg. Meu pai apertou ele conheçe bem esta parte. Como eu disse estou desconfiado de vazamentos nas braçadeiras das mangueiras que se ocorrem antes da valvula da tampa ela não consegue aliviar o sistema. Então creio que o problema todo possa ser apenas este. Eu vou tentar verificar até domingo
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por Rodox »

Então o que pode estar acontecendo é o sistema de arrefecimento estar entupido em algum lugar, por exemplo galerias do bloco, radiador, etc, e então o motor superaquece e transborda água por qualquer lugar.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por Rodox »

Não coloque vela GM... ponha a do manual do seu carro.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodrigognn
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 14 Jan 2016, 20:37
Carro: Gol G2 AP 1.6

Re: Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por Rodrigognn »

Rodox escreveu:Então o que pode estar acontecendo é o sistema de arrefecimento estar entupido em algum lugar, por exemplo galerias do bloco, radiador, etc, e então o motor superaquece e transborda água por qualquer lugar.
Blz mais ai vem outro problema ele não está esquentando. E todas as mangueiras são novas e o radiador ja coloquei a mangueira dos dois lados. Poderia ser o bloco do motor mas a agua ta circulando bem. Ventuinha liga normal de boa. O unico problema é os vazamentos e pouco de pressão em excesso.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por Rodox »

Ou então consulte nos catálogos da NGK ou Bosch qual é a vela indicada para o seu carro.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por Rodox »

Eu ainda acho que seu carro está super aquecendo, pois quando o motor superaquece além da temperatura da água aumentar a pressão também sobe. E você já trocou a tampa e outras peças e não resolveu.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por Rodox »

Você disse que trocou o cebolao, mas é a válvula termos tática foi trocada?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodrigognn
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 14 Jan 2016, 20:37
Carro: Gol G2 AP 1.6

Re: Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por Rodrigognn »

Rodox escreveu:Você disse que trocou o cebolao, mas é a válvula termos tática foi trocada?
Ja vi ele super aquecendo e o ponteiro vai là encima no limite e agora a ventuinha ta ligando pouquinha coisa antes da metade e apaga 1/4, e se repete normalo processo ele sobe um pouco acima do meio quando coloca mais de 100km mas fica estavel quando a ventuinha liga fica pouco abaixo da metade. Então acho que está normal, quanto a termostatica foi verificada quando dismontei a bomba de agua. Mas se a temperatura ta normal significa que ela esta abrindo e fechando normalmente, concorda?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por Rodox »

Veja este vídeo do Dr. Carro... pode ser o seu caso:

https://www.youtube.com/watch?v=F90nERDUHGQ
Editado pela última vez por Rodox em 16 Jan 2016, 09:32, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por Rodox »

Para testar uma válvula termostática, ela deve ser mergulhada em água em processo de aquecimento, e o mecânico tem que observar (com termômetro ou multímetro no modo temperatura) em qual temperatura é acionada. Caso não abra ou seja acionada em temperatura muito elevada, a peça está com defeito e deve ser substituída.
Veja no vídeo abaixo como testar a válvula termostástica em uma panela com água, mas só faltou ele medir a temperatura:

https://www.youtube.com/watch?v=ugIEW68aA14
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por Rodox »

Outra coisa que poderia fazer é testar a válvula velha e uma nova ao mesmo tempo para ver qual trabalha na temperatura ideal. Mas se tem que saber com o fabricante da válvula qual é a temperatura de funcionamento dela para o seu carro.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodrigognn
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 14 Jan 2016, 20:37
Carro: Gol G2 AP 1.6

Re: Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por Rodrigognn »

Rodox escreveu:Outra coisa que poderia fazer é testar a válvula velha e uma nova ao mesmo tempo para ver qual trabalha na temperatura ideal. Mas se tem que saber com o fabricante da válvula qual é a temperatura de funcionamento dela para o seu carro.
Rodox.

Rodei mais um pouco com o carro depois de um novo aperto nas mamgueiras da bomba da agua e sangria no sistema. Ele ta um pouco melhor, fiquei de olho na temperatura o motor não aquece temeratura sempre normal. Mas rodei com ele ontem abri o capô depois de desligar as mangueiras estavam muito estufadas ai esperei hoje quando cheguei agora do serviço pra ver como estavam não estavam totalmente moles estavam um pouco mais duras mas sem excesso, porem quando abri a tampa do reservatório foi como se eu abrisse uma lata de refrigerante ai as mangueiras se contrairam. Ai eu te pergunto isso ta normal? Pq meu pai ja teve outros carros com motor ap e eu não me lembro como eram as mangueiras.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Gol G2 1.6 Mangueiras inchadas quando frio.

Mensagem por bleidao »

Amigo... o sistema de arrefecimento trabalha na pressão.

Por isso as mangueiras ficam mais rígidas e quando abre o reservatório é como se retirasse o pino de uma panela de pressão.

Trabalhar na pressão evita que a água que está no radiador ferva. Isso evita também a evaporação, evitando assim que baixe o líquido do sistema de arrefecimento.
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”