Filtro esportivo e Reservatório de Óleo

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
rsponhardi
Membro
Membro
Mensagens: 84
Registrado em: 10 Jul 2016, 22:39
Carro: Gol CHT 1.0 95

Filtro esportivo e Reservatório de Óleo

Mensagem por rsponhardi »

Bom pessoal, seguinte:

Meu cht tá com o filtro bem gasto e ao invés de simplesmente comprar outro resolvi comprar um esportivo race chrome (pelo barulhinho e entrada maior de ar msm)
.O problema é que como podem ver na foto, ao substituir o filtro eu teria que tirar a caixa de ar original e ligado nela tem essa mangueira.... Eu li que é chamada de válvula thermac (isso tá certo??).
Como faço pra fazer a instalação do filtro esportivo?? Tiro a caixa e deixo sem a mangueira? Tampo com alguma coisa a entrada que ficou??
Não vai entrar sujeira ali??

Aproveitando o preço em conta e o frete grátis tmb comprei um reservatório de óleo esportivo... Li em muitos locais falando que ele ajuda pois segura a sujeira que sai do furo da tampa de válvulas... Acontece desse furo da tampa sai uma mangueira com uma peça presa com braçadeira e entra na mufla do carburador...
Gostaria tmb de instalar o reservatório mas não sei como fazer...
Tiro essa mangueira e deixo o buraco na mufla aberto?

Imagem


Agradeço quem puder ajudar!
Gol 1000 95/95
Topico -> viewtopic.php?f=1&t=37969
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Filtro esportivo e Reservatório de Óleo

Mensagem por João Victor AP »

Boa Noite !

Isso mesmo, se chama Válvula Thermac, a tubulação é ligada a uma portinhola que fica lá no coletor de escape !
Essa válvula aí serve para pegar o calor do escape e esquentar o ar que vai para o carburador.
Se você vai colocar o filtro esportivo, tem que retirar a mangueira, e só mesmo !

Sobre o respiro de óleo...
Sim amigo, o respiro com reservatório é bom, evita que aquele vapor de óleo vá para o carburador, com o tempo esse vapor acaba sujando a caixa de ar.
Na tampa de válvulas do CHT só tem dois furos, o de abastecimento de óleo, e outro tubo que sai da tampa pelo lado esquerdo, (e tem os 3 furos superiores que prendem a tampa, mas não vem ao caso).
Amigo, a ligação do respiro é ali na tampa de válvulas, no tubo do lado esquerdo, terá uma única saída pela lateral esquerda, lá originalmente tem um anti-chamas, e dele sai uma mangueira que vai para a tampa do carburador.
Você deverá remover toda a ligação original, irá colocar uma mangueira lá direto no tubo da tampa de válvulas, e a outra ponta dessa mangueira deve ser levada direto para o reservatório do respiro de óleo.
Lá na tampa do carburador, coloque um tampão e pronto !

Abraço !
Avatar do usuário
rsponhardi
Membro
Membro
Mensagens: 84
Registrado em: 10 Jul 2016, 22:39
Carro: Gol CHT 1.0 95

Re: Filtro esportivo e Reservatório de Óleo

Mensagem por rsponhardi »

João Victor AP escreveu:Boa Noite !

Isso mesmo, se chama Válvula Thermac, a tubulação é ligada a uma portinhola que fica lá no coletor de escape !
Essa válvula aí serve para pegar o calor do escape e esquentar o ar que vai para o carburador.
Se você vai colocar o filtro esportivo, tem que retirar a mangueira, e só mesmo !

Sobre o respiro de óleo...
Sim amigo, o respiro com reservatório é bom, evita que aquele vapor de óleo vá para o carburador, com o tempo esse vapor acaba sujando a caixa de ar.
Na tampa de válvulas do CHT só tem dois furos, o de abastecimento de óleo, e outro tubo que sai da tampa pelo lado esquerdo, (e tem os 3 furos superiores que prendem a tampa, mas não vem ao caso).
Amigo, a ligação do respiro é ali na tampa de válvulas, no tubo do lado esquerdo, terá uma única saída pela lateral esquerda, lá originalmente tem um anti-chamas, e dele sai uma mangueira que vai para a tampa do carburador.
Você deverá remover toda a ligação original, irá colocar uma mangueira lá direto no tubo da tampa de válvulas, e a outra ponta dessa mangueira deve ser levada direto para o reservatório do respiro de óleo.
Lá na tampa do carburador, coloque um tampão e pronto !

Abraço !

Hmmmm entendi!
Muito obrigado João, foi de grande ajuda!

Só gostaria de mais uma opinião, que tipo de tampão eu devo colocar ali? Naquele lugar faz pressão e ele pode escapar dali fácil?
Pergunto pq não sei como é essa tampa.


Grato!
Gol 1000 95/95
Topico -> viewtopic.php?f=1&t=37969
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Filtro esportivo e Reservatório de Óleo

Mensagem por João Victor AP »

rsponhardi escreveu: Hmmmm entendi!
Muito obrigado João, foi de grande ajuda!

Só gostaria de mais uma opinião, que tipo de tampão eu devo colocar ali? Naquele lugar faz pressão e ele pode escapar dali fácil?
Pergunto pq não sei como é essa tampa.


Grato!
Opa ! Por nada !

O Tampão para usar no furo da Mufla onde ficava a antiga entrada do respiro, pode ser um Parafuso do tamanho do furo, um parafuso que seja curto (no estilo dos bujões do cárter).
Avatar do usuário
rsponhardi
Membro
Membro
Mensagens: 84
Registrado em: 10 Jul 2016, 22:39
Carro: Gol CHT 1.0 95

Re: Filtro esportivo e Reservatório de Óleo

Mensagem por rsponhardi »

Bom, João, vim aqui agradecer a grande ajuda que você me deu, fiz a instalação hoje a tarde com a ajuda do meu pai e modéstia parte ficou muito bom!

Primeiro tiramos toda a ligação original do respiro e a caixa do filtro de ar, estava tudo cheio de óleo... melecado e grudento. Depois de um bom banho com querosene a mangueira do filtro de ar ficou top.

Cortamos as mangueiras que ligavam na válvula anti-chamas e fechamos com tampões e na ligação com o respiro utilizamos fita de alta fusão. Ficou bem legal.
Imagem

Meu pai deu a ideia de manter a caixa original sem a tampa, montando assim uma base tanto pro respiro de óleo quanto para o filtro de ar.
Cortamos as entradas originais de ar e da válvula thermac, ficando bem liso e aberto. Cortamos também parte da caixa para encaixar a mangueiro do filtro, dando um acabamento com um arame bem discreto.
Para encaixar no cofre, um simples parafuso na caixa com a parede do cofre. Com tudo isso, o conjunto nem se move.
Imagem

Imagem

E aqui, a visão completa do cofre. Tudo muito bem organizado.
Imagem

Imagem

Andei com o carro se senti uma boa diferença (antes tava com filtro muiiito sujo e mangueiras lotadas de sujeira do respiro).
A segunda tem mais força e o barulho até na 3a nem parece de carro 1.0! hahahaha

E abaixo, a foto do meninão depois do trato!
Imagem


Grato pela ajuda!
Gol 1000 95/95
Topico -> viewtopic.php?f=1&t=37969
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Filtro esportivo e Reservatório de Óleo

Mensagem por João Victor AP »

Opa ! Por nada :good:
Estarei sempre disposto a ajudar :D

Cara, ficou muito bom mesmo o Filtro de Ar Esportivo, e o Respiro de Óleo !

Abraço !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Filtro esportivo e Reservatório de Óleo

Mensagem por bleidao »

O Filtro de ar esportivo eu usava no meu Gol...

Nunca tive problemas com ele, embora muitos dissessem algo ruim sobre a eficácia deles.

Ele deixa passar muita sujeira para o carburador.

Visando isso, consegui um purificador praticamente zero para o meu carburador.
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - CHT”