[DÚVIDA] COMO MONTAR UM AP 1.7???
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
Blza, Felipe.
Show de bola esses esquemas dos virabrequins e o q mais gostei foi do bloco do golf 2.0..rsss..esse sim deve ser o bicho.
No caso de usar esse bloco, quais pistões e de qual fase de pistões do monza dariam certo nesse bloco do golf 2.0? Esse sim deve ser o mais andador de todos os Ap's, bem que a turma fala mesmo que o golf gti quadradão anda pacas.
Vamos ver até lá qdo o meu motor abrir o bico, se já troco o virabrequim por um de 1.8 e trabalho meu carro com pistões fase II ou mantenho o virabrequm do 1.6 e uso fase I e passo para 1.7, ai vai do bolso e de encontrar as peças adequadas.
Outra dúvida, é possível usar o virabrequim dos honda Vtec no bloco do AP? Tem q fazer adaptações?
Parabéns pelas fotos e montagens, e seria interessante vc colocar esses esquemas de preparações no tópico do renatão, isso só iria incendiar mais um pouquinho o tópico e enriquecer mais ainda o nosso forum.
Abraços e obrigado.
Luciano
Show de bola esses esquemas dos virabrequins e o q mais gostei foi do bloco do golf 2.0..rsss..esse sim deve ser o bicho.
No caso de usar esse bloco, quais pistões e de qual fase de pistões do monza dariam certo nesse bloco do golf 2.0? Esse sim deve ser o mais andador de todos os Ap's, bem que a turma fala mesmo que o golf gti quadradão anda pacas.
Vamos ver até lá qdo o meu motor abrir o bico, se já troco o virabrequim por um de 1.8 e trabalho meu carro com pistões fase II ou mantenho o virabrequm do 1.6 e uso fase I e passo para 1.7, ai vai do bolso e de encontrar as peças adequadas.
Outra dúvida, é possível usar o virabrequim dos honda Vtec no bloco do AP? Tem q fazer adaptações?
Parabéns pelas fotos e montagens, e seria interessante vc colocar esses esquemas de preparações no tópico do renatão, isso só iria incendiar mais um pouquinho o tópico e enriquecer mais ainda o nosso forum.
Abraços e obrigado.
Luciano
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
Felipe, já passei o conteúdo que vc tá colocando aki da questão para passar para 1.7 para o tópico C/B de preparações aspiradas.
Pode ficar sussegado nessa parte.
rs
Abraços.
Pode ficar sussegado nessa parte.
rs
Abraços.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Felipe Voya
- Membro - 1.6

- Carro:
Em relação ao uso de pistões GM neste bloco tenho que dar uma analisada em altura de compressão original deste bloco do golf para saber qual pistão que tem adaptação mais fácil.bilulpg escreveu:Blza, Felipe.
Abraços e obrigado.
Luciano
Eu quando for fazer o meu motor em dezembro vou colocar vira de 1.8 e pistões 1.8 GM Fase II e dar um passe na cabeça deles para que fique nivelado com a borda do bloco.
Em relação a colocar o vira do VTEC no bloco AP eu acho pouco provável que dê... Mas as medidas do vira VTEC é 77,4mm de curso, exatamente igual ao vira do nosso 1.6 VW.
Um pouco de história...
Na verdade que fez o projeto do motor AP, foi a Mercedez-Benz e o projeto dela na epoca foi o AP 1.6 Depois ela abandou o projeto que a AUDI comprou, por isso que normalmente vc vê na tampa do cabeçote as argolas da audi ou na tampa da polia da correia dentada nos motores AP.
Aqui tem um resumão desta história...
http://www.streetcustoms.com.br/revista ... en-ap.html
As medidas de 77,4mm de curso e 81 de diametro de pistão (medidas do AP 1.6) ficaram consagradas pq a Honda que gostou tanto que resolveu usar estas medidas tb no projeto dela do motor B16A VTEC
Só que os Honda usam bielas menores, com a parte debaixo do motor muito bem balanceada, nos quesitos virabrequim, bielas e pistões e o cabeçote destes motores é um show a parte... Com 160HP num 1.6 aspirado de fábrica. Com rendimento de 100HP por litro aspirado!!! Normalmente só se ve este tipo de rendimento em carros superalimentados como turbo. Por isso que este motor se tornou mundialmente consagrado... Depois foi os Honda F20C 2.0 que saiu nos S2000 um monstro de motor!!!! Ganhou prêmio de construtores por 5 anos consecutivos . Este 2.0 chega fácil aos 10.000rpm
Tem um video na internet de um BMW que o cara tirou o motor do BMW e colocou o F20C no lugar. A BMW que tem uma ótima estabilidade por um bom projeto de chassi e suspensão e com este F20C virou um monstro...
Em relação a colocar lá no tópico do Renato tá tranquilo... Vi que vc já fez o trabalho... rs
A idéia é esta mesmo... Somar conhecimentos.
Vlw abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Hehehe...essa parte tb vai para o outro tópico para fechar com chave de ouro o que eu já passei daki para lá..rsrsrsFelipe Voya escreveu:Em relação ao uso de pistões GM neste bloco tenho que dar uma analisada em altura de compressão original deste bloco do golf para saber qual pistão que tem adaptação mais fácil.bilulpg escreveu:Blza, Felipe.
Abraços e obrigado.
Luciano
Eu quando for fazer o meu motor em dezembro vou colocar vira de 1.8 e pistões 1.8 GM Fase II e dar um passe na cabeça deles para que fique nivelado com a borda do bloco.
Em relação a colocar o vira do VTEC no bloco AP eu acho pouco provável que dê... Mas as medidas do vira VTEC é 77,4mm de curso, exatamente igual ao vira do nosso 1.6 VW.
Um pouco de história...
Na verdade que fez o projeto do motor AP, foi a Mercedez-Benz e o projeto dela na epoca foi o AP 1.6 Depois ela abandou o projeto que a AUDI comprou, por isso que normalmente vc vê na tampa do cabeçote as argolas da audi ou na tampa da polia da correia dentada nos motores AP.
Aqui tem um resumão desta história...
http://www.streetcustoms.com.br/revista ... en-ap.html
As medidas de 77,4mm de curso e 81 de diametro de pistão (medidas do AP 1.6) ficaram consagradas pq a Honda que gostou tanto que resolveu usar estas medidas tb no projeto dela do motor B16A VTEC
Só que os Honda usam bielas menores, com a parte debaixo do motor muito bem balanceada, nos quesitos virabrequim, bielas e pistões e o cabeçote destes motores é um show a parte... Com 160HP num 1.6 aspirado de fábrica. Com rendimento de 100HP por litro aspirado!!! Normalmente só se ve este tipo de rendimento em carros superalimentados como turbo. Por isso que este motor se tornou mundialmente consagrado... Depois foi os Honda F20C 2.0 que saiu nos S2000 um monstro de motor!!!! Ganhou prêmio de construtores por 5 anos consecutivos . Este 2.0 chega fácil aos 10.000rpm
Tem um video na internet de um BMW que o cara tirou o motor do BMW e colocou o F20C no lugar. A BMW que tem uma ótima estabilidade por um bom projeto de chassi e suspensão e com este F20C virou um monstro...
Em relação a colocar lá no tópico do Renato tá tranquilo... Vi que vc já fez o trabalho... rs
A idéia é esta mesmo... Somar conhecimentos.
Vlw abraços
Tem um amigo precisando de ajuda, lá no tópico [Dúvidas] Bateria+Alternador+Bobina MI
Sobre a questão de instalação da bobina com módulo 6 pinos com resistor para proteger ela, ele quer o esquema de montagem do resistor e eu sei que vc deve ter ai, e ele tb lá está falando sobre umas velas rastreante..acho q é esse o nome, confere lá e dá uma força para o cara, para conseguirmos mais um adepto a bobina MI..rsrs
Abraços e t+ ver.
Luciano
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Felipe Voya
- Membro - 1.6

- Carro:
Estes módulos podem ficar em dois lugares diferentes... Ou ali atrás da bateria (módulo de 6 pinos e de 7 modelo HALL)gseverog escreveu:como faco pra saber se meu modulo da bobina eh 6 ou 7 pinos? apartir d q ano veio com 7 pinos?
Ou debaixo do painel no lado do carona debaixo do porta luvas encostado na parede da porta do carona (modulos de 6 ou 7 pinos)
Os de 6 pinos saiu até 86 o de 7 pinos saiu de 87 a 91 e o de 7 pinos HALL saiu de 91 em diante...
Módulo de 6 pinos

Módulo de 7 pinos
Módulo de 7 pinos HALL

Conector de 7 pinos e chicote...
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
- Felipe Voya
- Membro - 1.6

- Carro:
Não precisa de resistor...gseverog escreveu:o do gol q queremos instalar uma bobina mi eh 7 pinos hall, ai eh soh imendar os fios neh? nao precisa de resistor?
Só tome cuidado na hora de tirar os fios da bobina velha, e deixe-os marcados... Positivo e negativo e compre numa autoelétrica o conector de 2 pinos para bico injetor e verifique a polaridade da bobina MI e instale respeitando a polaridade dela.
Abraços
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Felipe, vejo que vc tem mtas fotos postadas aki durante o forum, queria saber se mtas delas é vc quem faz ou vc pega da internet, qual máquina digital vc usa e que modo de tirar as fotos vc usa para tirar os detalhes de peças pequenas bem de perto? Acredito que seja o modo macro né, que é simbolizado nas máquinas por uma flor? Estou certo disso?...Felipe Voya escreveu:Estes módulos podem ficar em dois lugares diferentes... Ou ali atrás da bateria (módulo de 6 pinos e de 7 modelo HALL)gseverog escreveu:como faco pra saber se meu modulo da bobina eh 6 ou 7 pinos? apartir d q ano veio com 7 pinos?
Ou debaixo do painel no lado do carona debaixo do porta luvas encostado na parede da porta do carona (modulos de 6 ou 7 pinos)
Os de 6 pinos saiu até 86 o de 7 pinos saiu de 87 a 91 e o de 7 pinos HALL saiu de 91 em diante...
Módulo de 6 pinos
Módulo de 7 pinos
Módulo de 7 pinos HALL
Conector de 7 pinos e chicote...
Abraços e parabéns pelas fotos.
Luciano
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Felipe Voya
- Membro - 1.6

- Carro:
A maioria das fotos eu pego na internet mesmo... O Google me ajuda bastante nisto... Outras fotos eu é que tiro.bilulpg escreveu:
Felipe, vejo que vc tem mtas fotos postadas aki durante o forum, queria saber se mtas delas é vc quem faz ou vc pega da internet, qual máquina digital vc usa e que modo de tirar as fotos vc usa para tirar os detalhes de peças pequenas bem de perto? Acredito que seja o modo macro né, que é simbolizado nas máquinas por uma flor? Estou certo disso?...
Abraços e parabéns pelas fotos.
Luciano
A máquina é do meu irmão esta Kodak abaixo (Foto pega tb no Google...hehehehe)

É para tirar detalhes tem que ser no modo macro mesmo (florzinha)
Vlw rapaz
Abraços
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Fala Felipe, vi q manja pra caramba e vou aproveitar pra tirar uma dúvida: vc acha q 1,2 Kg de turbo no módulo original do motor MI Flex já é preciso mexer no ponto com um gerenciador, ou o próprio módulo consegue corrigir o avanço e o atrasa? pq até 0,8 ele corrige legal. tava pesanado em colocar um gerenciador de atraso de ponto da tech race, mas não manjo como devo fazer a regulagem. Vc tem +ou- um padrão pra me dar uma luz???
Abraços!!
Abraços!!
Braila
Felipe, você tem a medida da altura de compressão do pistão do 2.0 nacional, do 2.0 do golf e do 1.8 20V dos Golf GTI ?Felipe Voya escreveu:Pistões de 1.6 são diferentes do 1.8 somente na altura de compressão!!! O diâmetro é o mesmo... Portanto se colocar pistão de 1.8 num vira de 1.6 só vai servir se for usar com uma turbina pendurada pelo fato de destaxar o motor.
Agora vamos ao que interessa...
Você tem que se ligar na altura de compressão do pistão (medida do centro do pino do pistão até face superior do pistão)
Alturas de compressão:
Pistão 1.6 VW ----> 38,00mm
Pistão 1.8 VW ----> 33,30mm
Pistão 1.8 GM Fase I -----> 40,00mm
Pistão 1.8 GM Fase II ----> 33,65mm
Pino dos Pistões VW ---> 20,00mm
Pino dos Pistões GM ---> 21,00mm
****Valores tirados do Catálogo de Pistões Metal Leve - MAHLE
Vlw
Abraço
Samuka
Samuka - Gol 1.8 GL - 1991 - Gasolina
[x]Trava Elétrica [x]Alarme
[x]Trava Carneiro [x]Bobina Mi
[x]Faróis de Neblina
[x]Iluminação Interna de Santana

[x]Faróis de Neblina

- Felipe Voya
- Membro - 1.6

- Carro:
Altura de compressão:
AP 2.0 nacional ---> 29,30mm (Catálogo Metal Leve) 82,5mm diâmetro
AP 2.0 ABA golf quadrado ---> 30,9mm (Catálogo KS) 82,5mm diâmetro
Motor AEB Audi 1.8 20V Turbo ---> 32,7mm (Catálogo KS) 81mm diâmetro mesmo motor do Golf GTI
Motor AEB Audi 1.8 20V Turbo ---> 32,7mm (Catálogo KS) 81mm diâmetro mesmo motor do Golf GTI
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Valeu, ObrigadoFelipe Voya escreveu:Altura de compressão:
Só mais uma coisa, esse pistão do 2.0 nacional é do injetado ou do carburado a gasolina, ou as alturas não mudam, só a cava do pistão ?
Abraço
Samuka
Samuka - Gol 1.8 GL - 1991 - Gasolina
[x]Faróis de Neblina

[x]Faróis de Neblina

- Felipe Voya
- Membro - 1.6

- Carro:
É o mesmo do injetado e carburado... O que muda que um tem cava (gasolina) e outro é cabeça plana (álcool)ska1972 escreveu:Valeu, ObrigadoFelipe Voya escreveu:Altura de compressão:
Só mais uma coisa, esse pistão do 2.0 nacional é do injetado ou do carburado a gasolina, ou as alturas não mudam, só a cava do pistão ?
Abraço
Samuka
Eu acho que muda é nos flex... Porque deve ter uma cava pequena para a taxa ficar entre o álcool e a gasolina... Estou supondo que seja, eu não vi ainda um...
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
- Felipe Voya
- Membro - 1.6

- Carro:
Blz BRAILA...BRAILA escreveu:Fala Felipe, vi q manja pra caramba e vou aproveitar pra tirar uma dúvida: vc acha q 1,2 Kg de turbo no módulo original do motor MI Flex já é preciso mexer no ponto com um gerenciador, ou o próprio módulo consegue corrigir o avanço e o atrasa? pq até 0,8 ele corrige legal. tava pesanado em colocar um gerenciador de atraso de ponto da tech race, mas não manjo como devo fazer a regulagem. Vc tem +ou- um padrão pra me dar uma luz???
Abraços!!
Manjo nada... Sou apenas safo... rs
Uma pessoa boa que pode te dar conselhos muito bons sobre o assunto é o Renato do tópico de Custo/Benefícios Preparação Aspirada. Ele já teve carro turbo por 15 anos. Tenho quase certeza que ele saberá dizer certinho o quanto de atraso que tem que ser feito...
Pelo pouco que conheço do turbo é que o pessoal trava o avanço centrifugo dentro do distribuidor e só fica com o avanço principal em torno de 12° AMPS. Só não me lembro se no distribuidor do injetado faz-se a mesma coisa... Porque o módulo lê os pulsos que vem do distribuidor e atrasa ou adianta o pulso que sai dele (módulo) para a bobina.
Acho que o Fábio Vinícius (moderador) tem um gol injetado e turbo ele deve saber bem do assunto tb...
Desculpa não poder te ajudar neste assunto...
Abraços
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Não esquenta a cabeça naum!! rsrssrs então meu motor é dos q não tem mais distribuidor, sistema hall, o q determina o avanço do ponto é o sensor de detonação.... quando ele sente a detonação vai atrasando o ponto, mas isso até certo ponto, depois disso só reprogramando a injeção ou colocando um gerenciador auxiliar, tipo esse que falei da tech race, mas não tenho nem ideia de como ir fazendo a regulagem, pq ele tipo faz gráfico pressão x atraso.... mas valeu ajuda!
Abraços!
Abraços!
Braila