Bateria ou alternador?

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

flinkas
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Bateria ou alternador?

Mensagem por flinkas »

Galera, meu carro nessa semana, descarregou a bateria. Não sei pq, mas dei um tranco e ela voltou normal... recagerregou. Programei o alarme e as travas eletricas de novo e boa. Normal.

Passou uns 2 dias, e agora qndo vou ligar o carro, a luz da bateria do painel acende, fica acesa umpoukinho e depois apaga. (pq deve voltar ao normal)

O problema é na bateria ou no alternador?
Como olhar onde pode ser o problema?

Minha bateria já veio com o carro qndo comprei, então ela deve ter um pouco mais de um ano. Eu tenho a nota dela, vu olhar a idade dela e posto pra vcs, mas Qual a vida util de uma bateria, normalmente? Meu carro nao tem som ainda, e a noite só ando com os farois de milha, com lampadas de 50W....

Valeu
[ ]'s
Marc
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Marc »

O negócio da luz é normal....

O seu carro fico parado mto. tempo ??? Pq., querendo ou não, o alarme puxa um pouco de energia... dependendo de qto. tempo fico parado, descarrega mesmo....

Ao meu entender, não tem problema nem em um, nem noutro.... se o alternador tá conseguindo carregar a sua bateria... e se a bateria tá segurando carga... qual seria o problema ??

Nem tenho idéoa de tempo de vida de uma bateria... mas certeza absoluta q/ é beeeem mais de um ano... rs...

Estou c/ o meu Gol há mais de 10 anos... se troquei de bateria três vezes, foi mto. ...
KONI
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por KONI »

Se for problema no alternador, a luz da bateria do painel irá piscar ou ficar acessa direto... caso contrário, o problema é da bateria.

É recomendado a troca da bateria todo ano, mas acredito que ninguém siga essa regra. Uma bateria boa tem vida útil entre 3~5 anos.

Um carro descarregar a bateria em 2 dias, é certo ter algo errado, mesmo o carro tendo alarme. P/ um alarme descarregar um bateria, precisa de pelo menos 1 mês (+ou-).

Abraços!!!
SMOKE TIRES, NOT DRUGS
maoliveira
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por maoliveira »

Koni, não entendo nada de elétrica, mas a luz da bateria ficar acesa pra mim é normal ao girar a chave para ligar ou quando o carro morre. Não entendi essa situação.
Imagem

Imagem

Imagem
flinkas
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por flinkas »

CAras, o esquema na verdade é q a luz da bateria tá ficando acesa por uns 20 segundos, depis q eu ligo o carro... E como ela acabou ficando sem carga no final de semana passado, acho q pdoe estar com problemas sim...

Eu achei o papel da compra dela. Ela ta completando 2 anos este mês. Acho q já tá na hora de trocar mesmo né, hehehe

[ ]'s
Marcao
TOYOTA
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por TOYOTA »

Antes de trocar da uma carga lenta nela. Acho q da segunda vez q ela morreu é pq não deu tempo do alternador carregar ela.
Imagem
Marc
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Marc »

maoliveira escreveu:Koni, não entendo nada de elétrica, mas a luz da bateria ficar acesa pra mim é normal ao girar a chave para ligar ou quando o carro morre. Não entendi essa situação.
Acredito q/ ele esteja falando da luz ficar acesa mesmo c/ o carro andando depois de um tempo...

Não sei até q/ ponto a luz do painel indica problema no alternador... na virada do ano retrasado, eu estava na rua e, do nada, a luz do painel começou a ficar fraca, faróis idem, o rádio começou a chiar... do nada, o carro pára.... o problema era no carvão do alternador, q/ já estava bem gasto e não dava mais contato...

mesmo c/ esse problema, em nenhum momento nenhuma luz acendeu no painel ( só acendeu qdo. o carro parou de vez.. ).... rs....
Marc
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Marc »

flinkas escreveu:CAras, o esquema na verdade é q a luz da bateria tá ficando acesa por uns 20 segundos, depis q eu ligo o carro... E como ela acabou ficando sem carga no final de semana passado, acho q pdoe estar com problemas sim...

Eu achei o papel da compra dela. Ela ta completando 2 anos este mês. Acho q já tá na hora de trocar mesmo né, hehehe

[ ]'s
Marcao
Nesses 20 segundos iniciais, o motor está funcionando perfeitamente ??

Pq. vc pode estar c/ o motor " quase pegando ", mesmo c/ ele girando... fica naquele de morre ou não morre....

Faz um teste... pega o carro e vai dar uma volta... estique um pouco as marchas até um pouco mais de 3 mil giros... faça isso a cada 30, ou 40 segundos... mas faça isso diversas vezes... EU costumo fazer isso em pelo menos 10 kms, c/ trânsito médio...

Depois disso, estacione o carro e ( se possível, claro !! ) não ligue o alarme... deixe o carro de molho por uns 3 dias ( se possível tb. ... rs... ), e tenta dar na chave... se o motor não girar, mande p/ um auto elétrico de confiança... lá ele tem como testar o alternador...

No meu carro, tive um problema parecido c/ o seu... eu deixava o carro c/ o alarme ligado, mas ele ficava parado mais de 5 dias seguidos... começou a ficar " pesado " p/ ligar o motor...

Hj. em dia não ligo o alarme... continuo ligando o carro a cada 5 ou 6 dias... funciona perfeitamente bem...

Boa sorte !!!
maycon_finatto
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por maycon_finatto »

Pelo raciocinio...
->significa q sua bateria nao esta com carga suf na hora da partida, pois assim q o alternador da uma "carguinha" nela a luz apaga.

Eu irria em algum eletrecista ou ateh mesmo numa loja d som e pediria pra eles darrem uma carga e jah verrificarem se o alternador está carregando beleza e como tá a carga na bateria, se etá segurando bem a carga, pois eh um processo simples pra eles verem.
Vlw
---> Gol GTI 2.0 94 <---
flinkas
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por flinkas »

Marc,
é exatamente isso q vc falou... Eu deixava o carro parado uns dias com alarme, igual vc falou... aí ficava "pesadO".
Agora eu deixo sem o alarme acionad, aí fica tranquilo....

Ontem bati na chave pra ver e pegou de primeira, já com uns 4 dias sem mecher no alarme.

por renquanto, parece q está tudo normal de novo.

Valeu pelas dicas galera!!!

[ ]'s
Marcao
kite
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por kite »

Amigo o meu deu o mesmo problema..minha bateria já estava ruim e troquei..continuou o mesmo problema e era o alternador mesmo..
Marc
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Marc »

flinkas escreveu:Marc,
é exatamente isso q vc falou... Eu deixava o carro parado uns dias com alarme, igual vc falou... aí ficava "pesadO".
Agora eu deixo sem o alarme acionad, aí fica tranquilo....

Ontem bati na chave pra ver e pegou de primeira, já com uns 4 dias sem mecher no alarme.

por renquanto, parece q está tudo normal de novo.

Valeu pelas dicas galera!!!

[ ]'s
Marcao
rs... parece q/ os nossos alarmes são V8...

Como o Koni escreveu antes... realmente, p/ um alarme puxar carga, de secar a bateria, teria de ser demorado....

Por alguma razão, não é o q/ está acontecendo c/ os nossos carros... rs.....

Tenho essa mesma bateria há uns 2 anos tb. ..... sei lá se é por isso... rs....
lima
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por lima »

Aew galera, o meu ta osso oh, nunca tia acontecido isso, sempre eu entro no carro e ligo o som e a luz do teto, o som ta até sem modulo, e quando viro a chave, todas as luzes, e o som, da aquela caida e depois volta ao normal. Antes, com modulo no som e tudo, isso não acontecia.
O q pode ser??

e o pior é q eu medi a voltagem da bateria e esta com 18volts oh... mesmo com o carro desligado... o q pode seR??
]

valeu ai!
daniel lima
BRAILA
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por BRAILA »

CARA SE A LUZ DO PAINEL FICA ACESA MUITO TEMPO COM CERTEZA É O ALTERNADOR. PQ QUANDO O CARRO ESTA LIGADO O ALTERNADOR ALEM DE CARREGAR A BATERIA MANTEM A ENERGIA NECESSÁRIA PRO FUNCIONAMENTO DO CARRO... TANTO É Q DEPOIS Q O CARRO PEGA VC PODE TIRAR A BATERIA Q ELE CONTINUA LIGADO.... SE A BATERIA ESTÁ DESCARREGANDO E A LUZ ACESA COM O CARRO EM FUNCIONAMENTO É PROBLEMA NO ALTERNADOR. DE QUALQUER FORMA É SÓ IR EM ALGUM AUTO ELETRICO OU LOJAS DE BATERIAS Q ELES TEM UM APARELHO QUE TESTA TANTO SE O ALTERNADOR TA CARREGANDO E SE A BATERIA TA BOA AINDA... COM CERTEZA VAO TE DAR A SOLUÇÃO.
Braila
Anderson Milhouse
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro:

Mensagem por Anderson Milhouse »

Pode ser q o alternador não esteja girando corretamente dando a carga a bateria...

Fiz uns testes tb com a minha e acontece o seguinte...

Quando vc retira o cabo de alimentação do alternador, a luz fica acesa direto..ou seja..informa que a bateria não está recebendo carga...
Ou seja, como a sua fica uns 20 seg ai acesa, pode ser que até o alternador começar a rodar mesmo. (oq é estranho, pode ser correia gasta, ou rolamento do alternador ruim) ela fique ali acesinha..

Agora o foda foi o meu...depois desse teste pra ver se o alternador estava dando a carga mesmo, a minha luz de bateria depois que vc passa dos 3000 Rpm...a luz fica piscando tipo como se fosse mal-contato...já prendi bem o conector devolta no alternador e nada...ainda continuo achando q seja folga..porque o resto tah ok...vou ver se troco o conector..

Espero ter ajudado... =P
Voyage 1.9Ti - BlackBird
Imagem
Imagem
Anderson Milhouse
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro:

lima escreveu:Aew galera, o meu ta osso oh, nunca tia acontecido isso, sempre eu entro no carro e ligo o som e a luz do teto, o som ta até sem modulo, e quando viro a chave, todas as luzes, e o som, da aquela caida e depois volta ao normal. Antes, com modulo no som e tudo, isso não acontecia.
O q pode ser??

e o pior é q eu medi a voltagem da bateria e esta com 18volts oh... mesmo com o carro desligado... o q pode seR??
]

valeu ai!
Vixi mano o seu é loko...rsrs
A carga normal da bateria com o carro desligado são 12,3v mais ou menos... agora ao dar a partida é comum que a bateria de uma caida de 2 a 4 volts...sendo no max 8v de recaida, isso porque esse é o momento em que o motor de arranque entra em funcionamento... (o bixim eh pequeno mais consume uma amperagem bandida viu) por isso as luzes caem e o som pode até ficar mudo até o motor entrar em funcionamento..

Agora com o modulo ligado o carro não fazia isso ai num pode ser...deveria parar tudo e depois voltar..estranho brother...

E outra a sua bateria com o carro desligado dando 18v :uia: que bateria vc tah usando?? qual é a amperagem dela??
Voyage 1.9Ti - BlackBird
Imagem
Imagem
maycon_finatto
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por maycon_finatto »

tah com bateria de patrola e aviao ai Anderson? heheheh
---> Gol GTI 2.0 94 <---
BRAILA
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por BRAILA »

cara esse tipo de coisa ja aconteceu comigo... depois de altas rotacoes a luz da bateria fica acesa ou piscando... isso acontece pq o alternador tem um esquema de RPM tb assim como o do motor... se os rolamentos internos do alternador estiverem gastos quando a rotação fica muito alta ele esquenta e para de funcionar... ai o alternador carrega... mas nao como devia carragar... manda dar uma geral no seu alternador... algum componente interno dele deve tar zuado...
Braila
Anderson Milhouse
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro:

BRAILA escreveu:cara esse tipo de coisa ja aconteceu comigo... depois de altas rotacoes a luz da bateria fica acesa ou piscando... isso acontece pq o alternador tem um esquema de RPM tb assim como o do motor... se os rolamentos internos do alternador estiverem gastos quando a rotação fica muito alta ele esquenta e para de funcionar... ai o alternador carrega... mas nao como devia carragar... manda dar uma geral no seu alternador... algum componente interno dele deve tar zuado...
É isso mesmo ....resumidamente oq eu falei ai...rsrsrs

maycon_finatto - Oq vc quis dizer com isso??? rsrsrs :doido:
Voyage 1.9Ti - BlackBird
Imagem
Imagem
Rupires
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Rupires »

Não entendo muito sobre isso e gostaria de saber qual o preço de um alternador...existe mais de um tipo?

Vlw
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”