PINTURA DE RODAS-Serviço Caseiro

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
JM-GOL CLUB-DF
Membro
Membro
Carro:

PINTURA DE RODAS-Serviço Caseiro

Mensagem por JM-GOL CLUB-DF »

Segue aí o passo a passo de como fazer você mesmo a pintura das rodas do seu carro. Serviço simples e caseiro, que requer um pouco de tempo e paciência, mas o resultado final é satisfatório. Fiz e deu certo.

Primeiramente, você precisa ter em mãos:
1- Sabão em pedra ou em pó e palha de aço para limpeza completa da roda
2- Uma lixa 280 ou 360 (somente se a roda estiver com camadas da pintura soltas, rachadas ou pintura com riscos fundos)
3- Duas lixas 600 para tirar o verniz e o brilho da pintura velha
4- Uma lata pequena de primer cinza para cobrir pequenas imperfeições
5- Um rolo de fita crepe
6- Jornal para isolamento
7- Uma lata de spray (alumínio para rodas)
8- Uma lata de verniz brilhante
9- Uma lixa 1200 para dar acabamento final no verniz
10-Uma máscara para pintura
11- Estopas
12- Massa de polir para ser aplicada na pintura logo após o acabamento com a lixa 1200
13- Thinner para retirar alguns respingos de tinta ou verniz que possam ficar no pneu

Passo 1:
Retire a roda do veículo e lave-a por completo, retirando fuligem de freio, pó de alfalto, graxa, etc... Isso facilitará o manuseio da mesma, sem que você suje as mãos e o local de trabalho, ou por ventura suje também a roda antes de ser pintada.
Logo após, faça uma avaliação de toda a superfície da roda, verificando se possui riscos. Se os riscos forem apenas na pintura, sem atingir o metal da roda, não se preocupe, desaparecem ao passar a lixa 600.

Passo 2:
Lixe toda a roda com lixa 600, sempre usando água(facilita o serviço e não levanta poeira), retirando o verniz e a pintura velha. Não é necessário tirar toda tinta. Observe quando ela estiver sem brilho(fosca), ou o fundo da tinta, ou fundo da roda estiverem aparecendo, é o ponto ideal. O serviço está pronto. Aguarde a secagem.
Os riscos mais fundos ou outras imperfeições, devem ser cobertos com o primer. Após a secagem do primer, lixe-o até que a superfície fique bem lisa e uniforme, acompanhando o desenho da superfície.
Dica: “Esse primer não é aquele para fundo de pintura e sim, o primer para cobrir imperfeições, tipo massa plástica, porém cinza escuro”.

Passo 3:
Lave bem a roda com água e sabão neutro, para retirar qualquer resíduo de gordura ou sujeira que possa ficar na superfície antes da pintura, e após a secagem, passe um algodão embebido com álcool e água.
Dica: “Evite usar thinner, querosene, etc... ou produtos desse gênero para a limpeza, pois eles são gordurosos, e quando você aplica a tinta, ela não adere na superfície, formando bolinhas, ou como alguns pintores chamam, olho de peixe. Aí, o seu serviço já era. Será preciso lixar novamente pra retirar essa tinta embolada, pois todas as outras camadas aplicadas depois ficarão assim também”.

Passo 4:
Isole o pneu com jornal e fita crepe.
Dica: “Coloque a folha de jornal sobre o conjunto roda e pneu e com um pincel atômico, faça o desenho da circunferência da roda na folha de jornal para ser recortada logo após”.
Coloque a folha de jornal recortada sobre o pneu e fixe o jornal com fita crepe, grudando-a na borda da roda. Está pronta para receber a pintura.

Passo 5:
Comece a pintura com pequenas pulverizadas, sempre em movimentos da direita para esquerda e logo em seguida de baixo para cima, a uma distância de + ou – 30 cm. A 1ª demão deve ser aplicada bem fina, sem exagero, para não escorrer. É só pra tinta grudar e formar a base para outras camadas que virão. Não se surpreenda, vai ficar uma cor fraca, isso é normal. Aguarde a secagem por 05 minutos. Não é necessário que a 1ª demão seque totalmente.

Passo 6:
Agora sim, na segunda demão você pode aproximar mais o spray, uns 15 cm, com pulverizadas maiores, fazendo sempre os mesmos movimentos, até que você vê a tinta ficando com aspecto de molhada. Pare por aí e aguarde mais 05 minutos.

Passo 7:
Repita o passo 6 por mais 1 ou 2 vezes, 3ª e 4ª demãos de tinta, fica a seu critério, até você enxergar que toda a superfície está com a pintura uniforme, nem mais forte, nem mais fraca. Aguarde mais 20 minutos.
Dica: “Cada lata de spray rende até quatro camadas de aplicação em cada roda, tanto de tinta como de verniz”.

Passo 8:
Passados os 20 minutos, repita os passos 5, 6 e 7, igualmente, para a aplicação do verniz.
Dica: “O tempo mínimo de secagem, após aplicação, para o verniz deve ser de 12 horas”.
Repare que o próprio verniz já dá um certo brilho na roda, porém, em algumas partes, ele fica um pouco áspero. Aí é que entra o serviço da lixa 1200, pois ela serve para o acabamento final.
Passe a lixa 1200 molhada em toda a superfície, esfregando em movimentos circulares, sem muita força para não queimar o verniz. Não esfregue muito, apenas até que você sinta que o verniz ficou liso.
Seque a roda e passe massa de polir. Após retirar a massa de polir, se quiser caprichar mais, aplique cera.

As rodas estão prontas para rodar, sem contar naquele dinheirinho que você economizou.
Lógico que não é aquela pintura de fábrica, mas se a sua roda está feia e sem brilho, esse serviço, com certeza, já dá um visual novo nelas.
Esse serviço pode ser feito durante a semana e à noite, ou em algum feriado. No meu caso, foi durante a semana, chegava do serviço, colocava o estepe no lugar da roda e mãos a obra.
Juliano-GoL cLuB
yves
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:
Contato:

Mensagem por yves »

:D
parabens pelo topico brow...

abração e belo tutorial!!
Imagem
Imagem
Fábio Vinícius
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Carro: Saveiro93/Parati GLS
Contato:

Mensagem por Fábio Vinícius »

Otimo mesmo...me manda as fotos q posto para vc...

fabio@golquadrado.com.br

Abraços
vgjunior
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por vgjunior »

Boa dica pra rapaziada, valew brother !!!!

Abraços té +
*$ V.G.J $*Gol CL - 89 - 1.6 Alta Performance $*
danilovisk
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Vw Gol

Mensagem por danilovisk »

da um trampo da pqp
Fábio Vinícius
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Carro: Saveiro93/Parati GLS
Contato:

Mensagem por Fábio Vinícius »

Fotos do Tutorial.

Imagem Imagem Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem
robsonelias
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por robsonelias »

Cara... fiz a mesma coisa com as minhas rodas... ficô bom d+++
A única coisa foi que a minha tinha uns arranhões bem fundos.. ai pesse massa plástica (aquela de lanternagem mesmo) e esperei secar.. daí lizei e pintei.. ficô 10!
Só q "haja paciência" tá... rsrsr

Outra coisa... as minhas rodas são AS MESMAS dessas suas só q não tem a tampa dos parafusos.. :(
Vc num sabe onde posso conseguir não?!?! ou então o nome dessas rodas pra eu procurar por elas na net?!?!

Vlw! té+!!!
Robson - - -
Gol CL 1.6 - AP - 93/94
rafael monteiro
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por rafael monteiro »

aêw galera vou fazer isso também.!! hehe!! quanto é + ou - o investimento.??? valews.!
otavioserra
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por otavioserra »

Tah ai algo para eu fazer nas minhas férias :D:D:D:D:D
JM-GOL CLUB-DF
Membro
Membro
Carro:

[quote="robsonelias"]Cara... fiz a mesma coisa com as minhas rodas... ficô bom d+++
A única coisa foi que a minha tinha uns arranhões bem fundos.. ai pesse massa plástica (aquela de lanternagem mesmo) e esperei secar.. daí lizei e pintei.. ficô 10!
Só q "haja paciência" tá... rsrsr

Outra coisa... as minhas rodas são AS MESMAS dessas suas só q não tem a tampa dos parafusos.. :(
Vc num sabe onde posso conseguir não?!?! ou então o nome dessas rodas pra eu procurar por elas na net?!?!

Vlw! té+!!![/quote]

BLZ né Robson? Fica bom né?
Que legal que você conseguiu cara, pelo menos a minha dica valeu aqui no fórum.
Eu economizei em média R$ 200,00, que é o o que o pessoal cobra aqui pra pintar as 4 rodas.
Tô rindo à toa até hoje.
Quando passo cera nelas então, tem amigo meu que acha que mandei pintar em loja de rodas, hehe.
Aquilo que eu avisei no tópico, tem que ter paciência mesmo, mas o resultado final é 10.
Quanto as rodas, elas são da marca Big Rodas, modelo Gol GTI 16V 96 a 99(Bola) e não são mais fabicadas. Algumas lojas grandes, tipo São Paulo, ainda tem em estoque velho.
As calotas, em algumas lojas de acessórios tem novinhas, já com o símbolo da volks, só comprar e colocar.
Essas rodas e as calotas tem no mercado livre também.
Valeu, um abraço!
Juliano-GoL cLuB
JM-GOL CLUB-DF
Membro
Membro
Carro:

[quote="rafael monteiro"]aêw galera vou fazer isso também.!! hehe!! quanto é + ou - o investimento.??? valews.![/quote]

Com todo material, uns R$ 50,00.
Juliano-GoL cLuB
RPN-Diadema
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por RPN-Diadema »

Tópico bem detalhado , valeu pela iniciativa.
RPN- Gol CL 88 - 1.6 álcool. Bege Flash,
ricardo-ce
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por ricardo-ce »

legal, tem umas orbital 14" ali no preço so que muito arranhadas, vou pegá-las e fazer isso :D

ótimo tópico!
Voyage GL 91 Turbo
Gol GTS 92 (restauração)
VW Jetta 2012
quadradeira89
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por quadradeira89 »

esse tópico é fmz hein vou dar uma melhorada na minha ..já faz um tempo q keira fazer issso mas ñ fiz com medo de ficar zuada ...fmz hein JM!!
Imagem
Allan
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Allan »

Eu tenho rodas 14 e gostaria de vende-las ou trocar por rodas 13, alguem tá afim?
Allan M. Sousa
Rel
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: MEU PINTO

Mensagem por Rel »

perfect, vou fazer nas minhas originais, soh nao sei se pinto de prateado ou boca de fogao, pretao..

hehe, abraaco
Imagem
Outro feliz proprietario de um GOL 1000 CHT 93
Outro feliz proprietario de um Peugeot 206 SW 1.6 16v Aspirado
design ? www.h3design.com.br
hosting ? www.sunwave.com.br
Celoroots
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Celoroots »

Boa noite amigo;
Gostaria que voce tirasse uma dúvida sobre o seu tutorial sobre a pintura das rodas!!!!

Entendi perfeitamente todo o processo, minha dúvida é com o que irei aplicar o verniz depois da roda pintada!!!

Gostaria que me esclarecesse essa dúvida!!!!!!

Um abraço!!
Celoroots
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Celoroots »

Imagino que seja com pistola........Más partindo do princípio de que não se tem a pistola..............Vc tem alguma idéia?????

Um abraço!!!!!!!
PePe!
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por PePe! »

Cara valeu pela iniciativa, minha rodas realmente estão precisando de uma trato!

Você me deu uma ótima ocupação para as minhas férias também hehehehe
Celoroots Enviada: Sáb Jul 05, 2008 11:52 pm Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Imagino que seja com pistola........Más partindo do princípio de que não se tem a pistola..............Vc tem alguma idéia?????

Um abraço!!!!!!!
Quanto ao verniz, acho que você encontra em casa de material pra construção ele em GET (Spray) dai num precisa de pistola nem nada!

Espero ter ajudado!

Abraço e valeu!
Celoroots
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Celoroots »

Ahhh tá...agora entendi........rsrs

Cara.....essa coisa de lixar dá um trampo da por**........rsrs

Más como dizem que o resultado é satisfatório....vamos lá............rsrs
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”