[Dúvida] Esquema elétrico faróis de milha ou neblina

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
carlosfm1987
Membro
Membro
Carro:

[Dúvida] Esquema elétrico faróis de milha ou neblina

Mensagem por carlosfm1987 »

Tava dando uma olhada nesse tutorial na Net mais fiquei com dúvida olha só

Istalando faróis de milha ou neblina

14/01/2010 at 14:53 (ELÉTRICA, FAROL) (FAROL, milha, neblina, relê)

Esse esquema pode ser usado tanto pra instalar o farol de milha quanto o farol de neblina… A diferença é que o de neblina é instalado baixo, ali no prarachoque e ilumina as laterais da estrada, e o farol de milha ilumina uma linha reta e devem ser instalados acima dos prachoques….voltando ao assunto principal..hehe

—PEÇAS—

-faróis ja instalados

-porta fusivel e fusivel de uns 20A

-relê de 4 ou 5 pinos e terminais de ligação (macho e femea, argola )

-botão e fio de 1,5mm²
Imagem
Imagem
—ferramentas—

-alicate

-fita isolante

-chave de fenda, etc

—-INSTALAÇÃO—-

* Pra fazer a instalação você pode fazer de dois jeitos, imendando os fios com fita isolante ou colocando com terminais…as duas ficam boas desde que bem feitas…no caso de fazer imendando os fios eu recomendo de preferencia soldar os fios, é mais pra evitar imendas de desfazer ou dar mal contato…..e com terminais fica um serviço mais limpo, mas recomendo também comprar as capas de terminais deve ser uns R$0,05 centavos, ou então use fita isolante, e esse também recomendo soldar se você não tem o alicate grinpante pra terminais, ou eles podem cair..

* O negativo pode tirar de uma parafuso da lataria próximo ao farol, ou até do suporte do mesmo se for de ferro e tiver contato com a lata…

* Passe o fio dos faróis pelos conduites ja existentes e lugares em que ele fique escondido e não pegue água, e leve pra perto da bateria, ali você corta e instala o terminal pra encaixar no relê, o numero é o 87..

* Instale mais um terminal no restante do fio e ligue no relê no nº 30, então de mais alguns centimetros e instale os terminal ou imende os fios que vão no porta fusivel, e na outra ponta do PF deixe o tamanho do fio que de pra chegar na bateria e instale o terminal de argola..
Imagem
Imagem

* Agora ache algum fio que ligue somente com a lanterna usando o teste de luz, pode ser do botão da iluminção de algum botão, ou do que vai para os faróis e descasque um pedaço do fio sem cortar-lo…ai imende um fio e coloque un terminal na ponta e ligue no botão que pode ir no console ou painel..

* No outro pino do botão você vai ligar um fio e passar o fio por um furo na parede corta fogo, pode ser pelo furo do cabo do acelerador, e vai ligar ele no relê no nº 86…

* agora pegue um pedaço de fio e coloque em uma ponta um terminal de argola e ligue em algum parafuso próximo que vai na lata, e na outra ponta um terminal que vai no relê no nº85…

*ultima parte, ligue aquele cabo com uma argola que vem do porta fusivel no terminal positivo da bateria e teste seu farol (não esqueça de ligar a a chave ou a lanterna) e pode ligar sem medo que caso algo esteja errado o fusivel vai queimar, ai é só você revisar e achar onde esta o erro…

OBS: alguns carros mais top ja vem com o chicote pra os neblina então antes de fazer isso procure no seu carro se ja não tem la…..não se esqueça de colocar as capar nos terminais ou isola-los…..pode usar o relê de 5pinos, é só não usar o 87a (senão seu farol não desliga nunca)

Imagem

Parece que a foto do esquema elétrico do farol de milha ou neblina si
contradizem com as palavras em negrito, porque na norma DNI o terminal 85 é o terra (lado negativo da bobina do relé) e no esquema ele tá como [lado positivo da bobina do relé(86)] , o que acham si eu estiver
errado me ajudem só leigo ainda em sistema elétrico automotiva(noob)
,enfim quero colocar um farol de milha no meu quadrado valeu galera...?????

fonte:http://tutocar.wordpress.com/
Imagem
o que eu fiz foi o 2 ?????
lukinhas.killer
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por lukinhas.killer »

eu conheço esse titorial. :D

é eu coloquei errado, mais não tem problema nenhum, vai funcionar do mesmo jeito, o relê não tem polaridade..se você quiser inverter pode tbm..

[]s
... TEMPRA 2.0 16v ......

Imagem
carlosfm1987
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por carlosfm1987 »

rsrsrs valeu man
bruzzo
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bruzzo »

daew algem tem algum tutoria certo
para estala esses farol
e meu interruptor e original

eh com 4 saidas

vlw
lukinhas.killer
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por lukinhas.killer »

bruzzo o seu é a mesma coisa que esse...a diferença é esses dois pinos a mais são pra acender a luz do botão....

em um você coloca um negativo e no outro pega um pós chave ou da lanterna!

[]s
... TEMPRA 2.0 16v ......

Imagem
tiagoserver
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por tiagoserver »

Dependendo dos modelos alguns carros tem o farol de milha ligado em conjunto com a luz alta do veiculo para fazer isso basta ligar o fio que foi sinalizado com "botão" no fio da alta do farol.

Otimo esquema parabens.

:drink:
Diego Pagnoncelli
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Diego Pagnoncelli »

apenas complementando o colega anterior , nos gol gts e gti , o farol de milia, ven sim integrado com a luz alta, mas para ele aligar e necessario a conbina;ao lus alta e interuptor de farol de milia acionado, sendo acin ele e acionado somente na luz alta.

Como fazer...
basta vc ligar o pino 85 do seu rele a uma alimentacao de luz alta, que e o pino 56a da chave seletora de farois,e o 86 a seu interuptor de farol de milia .

esclarecido!!!
a e quanto a bubina do rele tanto fas + no pino 85 quato-..vice-versa!!!!
Papelman
Membro
Membro
Carro: Gol 1000

Mensagem por Papelman »

Onde fica esse fio + pós-chave.... Alguem pode mim explicar.
tiagoserver
Membro
Membro
Carro:

Papelman escreveu:Onde fica esse fio + pós-chave.... Alguem pode mim explicar.
Esse fio fica la no miolo da chave, ele é necessário para que quando você desligue o carro tambem desligue os farois.... Teste com o multimetro, vire a chave e veja qual passa corrente, depois desligue e veja se parrou de vim corrente....

:drink:
Papelman
Membro
Membro
Carro: Gol 1000

Mensagem por Papelman »

Obr, mim diga uma coisa, qual é o fio que sai da caixa de fusivel para os milhas, no manual diz que o fusivel numero 1.
tiagoserver
Membro
Membro
Carro:

Papelman escreveu:Obr, mim diga uma coisa, qual é o fio que sai da caixa de fusivel para os milhas, no manual diz que o fusivel numero 1.
Não liga na caixa de fusivel pq pode sobrecarregar a eletrica original, faça como esta no esquema puxe um fio direto da bateria...
Grooger
Membro
Membro
Carro: Gol CL 1.8

Re: [Dúvida] Esquema elétrico faróis de milha ou neblina

Mensagem por Grooger »

Puxei o meu do chicote dianteiro direito, saída E55. No meu não passava corrente porque a saída G86N tava ligado na saída J58 e o certo e na I58d na caixa de fusível. Agora liga tudo certinho!!!
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro: Gol GT 85

Mensagem por Rodrigo Naressi »

estou instalando os projetores auxiliares, como é xenon e não vou legalizar vou ligar separado da iluminação original, o que vou fazer para simplificar o trabalho é o seguinte, vou pegar um terra próximo ao interruptor, conecto e sigo para o cofre com fio fino, o positivo pego da lanterna do carro, assim só vai ligar quando tiver a lanterna ligada, sai dá bateria o positivo (fio grosso), fusível e entra no relé, sai duplo para ligar os reatores e aterro os mesmo o mais próximo... as ligações até de rádios aboli a fita isolante, estou soldando a emenda e isolando com termo retráteis, fica isolado, limpo e sem cola da fita....
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
William D.G.M.
Membro
Membro
Carro: Gol 1000 95/95

Mensagem por William D.G.M. »

Desculpem eu desenterrar este tópico, é que já fala sobre o assunto... mas comigo aconteceu o seguinte: eu estava com medo de fazer m.. e levei numa autoelétrica, o cara ligou o fio que deveria ir na bateria no fusível 15, desde que foi instalado os farois de neblina a correia do alternador vem cantando sempre que ligo esses farois... Não sei se tem haver isso.
Roda 13 BBS [x]
Aerofólio[x]
Insulfilme g20 [x]
Farol de milha amarelo[x]
Farol de neblina[x]
Conversão 1.0 >1.6[x]
Coletor 4x1 cht[ ]
Painel GTS[x]
Xenon 8000k H4-2[x]
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro: Gol GT 85

Mensagem por Rodrigo Naressi »

William D.G.M. escreveu:Desculpem eu desenterrar este tópico, é que já fala sobre o assunto... mas comigo aconteceu o seguinte: eu estava com medo de fazer m.. e levei numa autoelétrica, o cara ligou o fio que deveria ir na bateria no fusível 15, desde que foi instalado os farois de neblina a correia do alternador vem cantando sempre que ligo esses farois... Não sei se tem haver isso.
Provável que tua correia está ressecada e ou frouxa, quando liga os faroletes pesa o alternador e canta a correia, qual a potência das lâmpadas? outra coisa é a bitola dos fios, tem que ser no minimo a mesma dos fios dos faróis originais, senão aquecem e geram resistência...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
filipesf86
Membro
Membro
Carro: uno mille

Mensagem por filipesf86 »

Boa tarde galera,
estou tentando instalar um par de farol de milha e antes de fazer estou lendo bastante para não ter problemas.
Estou tentando instalar para ele funcionar apenas com a ignição ligada e após acender a lanterna. Fiz um esquema com o que entendi depois de muito ler, gostaria de saber se está correto.

Imagem

Alguém puder me ajudar ficarei muito grato!!!
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

filipesf86 escreveu:Boa tarde galera,
estou tentando instalar um par de farol de milha e antes de fazer estou lendo bastante para não ter problemas.
Estou tentando instalar para ele funcionar apenas com a ignição ligada e após acender a lanterna. Fiz um esquema com o que entendi depois de muito ler, gostaria de saber se está correto.

Imagem

Alguém puder me ajudar ficarei muito grato!!!
Então... o interruptor não tem aterramento. Apenas as lâmpadas e o relê.

Tirando isso, aparentemente está correto.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Então... o interruptor não tem aterramento. Apenas as lâmpadas e o relê.
Tirando isso, aparentemente está correto.
Isso mesmo, o interruptor não possui aterramento. No interruptor (a maioria) é ligado um fio amarelo e outro fio vermelho, e nenhum deles é de aterramento.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Até porque não faria sentido um interruptor ter aterramento, visando que o mesmo serve para fazer o contato e enviar o sinal (+) para o relê. A não ser que seja o interruptor com iluminação.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Até porque não faria sentido um interruptor ter aterramento, visando que o mesmo serve para fazer o contato e enviar o sinal (+) para o relê. A não ser que seja o interruptor com iluminação.
Isso mesmo, pois, o interruptor apenas ''corta'' e ''libera'' carga positiva para desligar e ligar os neblinas !
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”