[RESOLVIDO] Preparação com GNV presta!!!

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

icaro-GTI
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por icaro-GTI »

cara, sei não, mas turbinar carro de dia a dia e de família já não é boa idéia, pq mesmo vc andando de boa uma hora ele vai dar pau e te deixar na mão
cascaes
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por cascaes »

GNV turbo só com Kit de injeção direta, custa uns R$4500,00. Preparar no GNV, só aspirado mesmo, Tenho um CHT1.6 Taxado, cabeçote trabalhado, comando, anda bem no GNV, mas não passa de 5500 RPM, no Alcool, nao cheguei a acertar ele ainda, ta dando falta, mas anda bem.
GOL CL 94/95 1.0 CHT No GNV!!
Pneus Pirelli P6000 185/60/R14
G8 nois vidros menos parabrisa
Alarme, Trava e Vidro eletrico
Pyramid 1000rms 2x 6x9 Arlen 500W 1xDrive Selenium D250 50rms 1x 12" Arlen fenix 185Rms
xevablack89
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por xevablack89 »

Imagem

a um tempo atrás, eu estava pesquisando sobre e vi que a uma categoria de formula das pickups usava gnv e os carros eram mais de 200hps....

situação é a seguinte:

o gnv aquece muito o motor então tem q investir no resfriamento do mesmo.
bom colocar um radiador de óleo com fancooler pra ajudar a resfriar o óleo.

o redutor de pressão para carros turbo com gnv trabalha com dois estagios e tem faixa de potencia. procura pelos redutores landirenzo que vc vai ver esse lance.

passando essa situação, o gnv tira potência do motor, pq a taxa de compressão dos mesmos são baixas para o gnv... pode colocar um carro carburado taxadão a 14:1 com gnv e alcool q tu vai ver ele andando no gnv na frente de muito carro a gasolina na mesma faixa de potencia.

mas com o turbo, o ideal é a taxa ficar na faixa de até 10,5:1 boa tanto para alcool qto para o gnv qdo o caracol tiver soprando forte.

um incoveniente é que o carro vai trabalhar ou no alcool ou no gnv. se vc regula curva de avanço para o gnv, no alcool a tendencia é o carro ficar acelerado demais e vai beber com força. então se vc colocar meio termo pode ser que fique bom, mas turbo gnv vc vai ter autonomia de 14km\m³ na cidade... andando de boa...

valvula de prioridade? esquece. coloca uma de recirculação e siga feliz. vai ficar sem espirro porem melhor do que jogar gnv fora.

o esquema de ligação é na boca da turbina e uma derivação no tubo que vai pARA o bura ou coletor injetado e liga ele atrás do redutor, isso qdo preciso for...

eu to quase fazendo essa brincadeira... to pesquisando agora sobre o etilenoglicol puro para misturar com agua mineral ou destilada e quantos graus vai ganhar na mudança do ponto de ebulição da agua...
Editado pela última vez por xevablack89 em 08 Abr 2011, 07:04, em um total de 1 vez.
ap2.0 turbina .50 fluxo cruzado 8 bicos... miolo forjado in progress...O_o
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Carro:

Mensagem por Fets »

xevablack89 escreveu:valvula de alivio? esquece. coloca uma de recirculação e siga feliz. vai ficar sem espirro porem melhor do que jogar gnv fora.
a de alívio é a que vai no escape, que alivia os gases e regula a pressão na turbina. a que vai na admissão pra espirrar é a de prioridade

eu demorei a entender essa das válvulas, mas é esse os nomes
xevablack89 escreveu:eu to quase fazendo essa brincadeira... to pesquisando agora sobre o etilenoglicol puro para misturar com agua mineral ou destilada e quantos graus vai ganhar na mudança do ponto de ebulição da agua...
espero muito que vc consiga e dê certo, vai ser algo muito interessante de se fazer e ver pronto! dedos cruzados!
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
xevablack89
Membro
Membro
Carro:

Fets escreveu:espero muito que vc consiga e dê certo, vai ser algo muito interessante de se fazer e ver pronto! dedos cruzados!
valeu man! corrigi lá. é normal eu trocar o nome dessas valvulas :drink: até pq to começando a "gatinhar" no mundo da preparação...

coisas que esqueci de mencionar:

o gnv é mal aproveitado aqui no Brasil. ele tem 126octanas, contra 96 da melhor gasolina que temos.
nessa situação pode taxar sem dó que não pré-deotna, mas tem um limite que ainda nao encontrei... guardei essa informação em algum lugar.

uma situação a mais a ser estudada é o ponto do motor. o ponto do gnv é próximo ao do alcool, mas em carros que o ponto é trabalhado para o gnv, qdo se comuta para o etanol, o carro fica acelerado.
nessa situação, é que tem de trabalhar um meio termo, mas com perda mínima de potência para ambos os combustiveis, ou fazer um booster, fazendo com que se trabalhe com duas pressões: uma para o alcool outra para o gnv. não sei se o variador de avanço do gnv conseguiria trabalhar essa situação. carro rodando fora do ponto tem um aquecimento elevado.

Aspirado TN1B SIC Majorado - de 130 HP a 190 HP
http://www.landirenzo.com.br/pt/index.p ... id=8&cid=4
Imagem
Seu funcionamento é por três estágios de redução da pressão do GNV, que lhe permite estabilidade tanto em altas como em baixas pressões e com uma eletroválvula de alta pressão posicionada antes da primeira etapa de redução da pressão. A absorção de calor, coletada do líquido de arrefecimento do motor, evita a queda interna de pressão e o congelamento do GNV. O fluxo de gás para a marcha lenta é por pressão positiva desde o segundo estágio e é conduzido para a saída através de um conduto separado do fluxo principal. Inclui um dispositivo eletrônico para partida e um sistema de segurança que bloqueia as eletroválvulas em caso de parada acidental do motor.

dono de um vectra com turbo\gnv:
me add no msn ae wado.alves@hotmail.com sou do ES
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Carro:

Mensagem por Fets »

uma alternativa seria usar uma injeção programável pra controlar o ponto, pois ela tem uma saída pra acionamento de booster, alterando injeção e ponto de ignição, nesse caso usaríamos somente a ignição

a fueltech tem a 3E tech, que é somente controle de ignição, para carros de categoria que não permitem injeção eletrônica
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Edeilson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Re: [RESOLVIDO] Preparação com GNV presta!!!

Mensagem por Edeilson »

Eu penso assim galera, se o GNV é para economia...

.. então vamos economizar!!!

O que eu quero dizer, é que se eu utilizar GNV no turbo vai ser com uma pressão baixissima no GNV e no alcool uma pressão forte, isso com o uso de buster!!!

Em relação a válvula de prioridade eu havia falado acima que seria uma de RETORNO E NÃO PARA EXPIRRAR!!!

Conclusão:
GNV ==> Vou andar bem calminho
ALCOOL ==> Vou andar bontando para torar

Vlw galera, só que por enquanto vou pintar o carro primeiro, isso é projeto para o próximo ano, mas assim que eu fizer isso vou colocar os resultados aqui, vídeo, imagens, etc!!!
xevablack89
Membro
Membro
Carro:

beleza man... mas vou aproveitar teu tópico heheheeee :lala:

seguinte:
Fets escreveu: uma alternativa seria usar uma injeção programável pra controlar o ponto, pois ela tem uma saída pra acionamento de booster, alterando injeção e ponto de ignição, nesse caso usaríamos somente a ignição
eu lendo o manual da pandoo, vi que ela trabalha tanto com fonica, qto distribuidor e tb com os dois ao mesmo tempo, sendo que o ponto fica na fônica e a distribuição de centelha fica no distribuidor...

gnv salvo engano, guenta pressão até mais que o fluido liquido sem pre-detonar.
um amigo comentou que tem um parceiro dele la no sul que tem um monza hatch que roda no turbo gnv com taxa de 10:1 e 1kg de pressão e ta rendendo 14km\m³...

SÓ QUE A configuração do meu motor é:

bloco 1.8 aberto para 2.0 [ bloco 2001 que ja vem com esguicho de óleo por baixo dos pistões]
cabeçote x-flow com coletordo bora para 8bicos
turbina apl.50

idéia é rodar 3km a 5km de boa para o motor aquecer gradativamente no etanol aproveitando a fase aspro do motor...
virar para o gnv e a pressão no mínimo de 0.8kg
e no alcool qdo quiser chutar um pouco, boster para 1.5kg [sei lá numero exemplo]
mas os fins de semana é no alcool certamente.

a programavel sei que da pra colocar 3mapas de gerenciamento [salvo engano]
mas como conciliar uma programavel com turbo gnv?
ou seria melhor uma avb virada no alcool com uma his controlando a segunda bancada de bicos?

preciso de ajuda irmãos... to "gatinhando" no mundo da preparação :ahn:
diego_sapelli
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por diego_sapelli »

Opa parceiro funciona sim!!!!
Tenho um gol AP 1.6 andando forte no gnv e sem gastar mto!!!!!
Ja dei pau em brava,vectra,e varios outros goleta o segredo e um bom acerto dos dois combustiveis, cara meu gol tah dando 195 no gnv folgado essa semana vou mexer no cambio pra ver se aumento isso.
Sou mecanico e ficava sempre ouvindo isso d q gnv nao anda precisei botar um kit no meu gol e ate agora sao um ano e meio fuçando pra tirar melhor proveito do gnv to feliz com carro q tenho agora economico e andando bem tanto no alcool como no etanol, ouvi mtos dizendo q naum ia dar certo e pra tirar a duvida foi so fuçando e quebrando a cabeça amigo.Proximo passo vai ser um supercharger do fiesta pra ver no que da!!!!
Enquanto Os Meninos Brincam de Tuning, os Homens de Verdade Turbinam e Rebaixam Seus Carros!
xevablack89
Membro
Membro
Carro:

boua diego_sapelli!

tenho um amigo que taxou um voyage para 14:1 e no gnv ele testando colocou 175km\h e o voyage era 1.8 carburado hein...
vamos trocando idéia sobre o gerenciamento de ponto... como tu fez no teu carro mano?
Edeilson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Edeilson »

Diego fala mais de sua configuração ai pra gente, diz o que presta o que não presta se já quebrou o motor...?

Vlw!!!
schioser
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por schioser »

Já li em outros foruns sobre preparação em GNV e depois de ler duas vezes a idéias desse tópico cheguei a seguintes conclusões (que fique claro que são minhas conclusões e não verdades absolutas)

Para se ter uma boa preparação turbo com GNV + etanol como um Bi-combustivel (+etanol):

- Usar uma taxa boa para turbo no alcool / o que para o GNV vai ficar pouco taxado:
- Usar um booster para variação de pressão / porém diferente do que esta sendo proposto em usar mais pressão no alcool e menos no GNV, fazemos o oposto, uma boa pressão no alcool e muito mais pressão no GNV, pois o cilindro vai ter menos taxa para o GNV que vai pré detonar.
- Usar uma gerenciadora de ponto para alterar de acordo com o combustivel.
- A injeção do GNV não deve ser feita antes das borboletas, mas sim depois, para evitar jogar GNV fora, ou usa uma valvula com refluxo para admissão.

Sobre GNV ressecar valvulas é mais lenda que verdade, lendo sobre, o que mantinha a vida util das valvulas, era um componente da gasolina (não me lembro, quando achar coloco aqui), que hoje já não se usa mais por ser toxico. Ou seja a desgaste das valvulas é quesa o mesmo com GNV. Etanol ou Gasolina. Se achar necessário, ou quando suas valvulas se forem, existem valvulas mais resistentes especificas para uso com GNV.

Como os amigos acima já disseram, um turbo, ou qualquer preparação feita com GNV vai ser boa sim, só depende do acerto, assim como preparação pra Gasolina não fica bom no alcool, assim tambem a de alcool não fica boa pra GNV.

Hoje se usa alcool no turbo, com taxa pra gasolina pra se usar mais pressão, intão da mesma forma posso usar uma taxa pra alcool com GNV no turbo.

Acho que escrevi demais.... se alguém quiser criticar ou comentar , vai ser bom pra melhorar o conhecimento de todos.....
schioser
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por schioser »

Esse tópico deveria ser fixado, tem muita informação boa pra quem tem duviado sobre preparação com GNV
xevablack89
Membro
Membro
Carro:

escreveu de mais não mano... vai postando aí que conhecimento nesse meio-obscuro nunca é demais. :y:
Edeilson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Edeilson »

Vlw schioser!!!

Muito boa essas suas observações!!

Só sei de uma coisa, não sei se daqui a um mês (claro que não) ou daqui a um ano, mas o meu vai ser turbinado no GNV!!!

Gostei da anteção da galera com o tópico!!!
schioser
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por schioser »

Faz tempo que leio os posts por aqui e outros foruns, fazia tempo que queria postar algo uhasuhaushuas

Edeilson vc já usa GNV???? Sei que usa Alcool.....

Eu quero turbina também, o meu motor é ap 1.6 alcool também....
Entaum.. pensa mesmo na idéia, pois como se diz... com turbo não muda muito o consumo original e como vc já tem consumo no GNV, até se quiser melhorar com o tempo o desempenho do seu turbo GNV pode por um bico auxilliar só pra GNV, outro só pra alcool, com um controlador.... enfim.... da pra ter uma preparação quase sem limites..........

uahsuhasuhasuha

Depois de tudo isso até eu to com vontade de turbinar no GNV, auhsuahsuahsuha, pena que o kit gnv e o kit turbo tem quase o mesmo preço ai não vira..... vou acabar ficando no acool, por enquanto auhsuahsuhasuhasuhaushaus
Edeilson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Edeilson »

e ai blz schioser, naum o meu gol é na gasolina e 1.8. Me interessei muito na hora de compra-lo pois como é a gasolina já é destaxado, o que é o que todo mundo faz para turbinar, coisa que ele já tem.

Em relação ao GNV eu instalei nele pois antes eu era acostumado com carro 1.0, nunca tive nada acima disto, ai eu naum aguentei no bolso, corri para o GNV, no qual fiz os calculos e percebi ser mais economico do que o 1.0 que tinha. Muito bom!!!

Então, como já to com GNV instalado e legalizado, naum pretendo tira-lo para turbinar o gol!!!
O carro é do dia-a-dia, da familia, e eu quero só um tempeiro no motor!!!

Vlw, mas vou colocar os passos do que eu fizer no carro para essa futura aventura, tomara que não teja muita dor de kbeça!!!

Vlw galera, vamo postar ideias, até a próxima schioser!!!
xevablack89
Membro
Membro
Carro:

a situação do "espirro de gnv" qdo se liga o gnv na entrada da turbina, usa-se valvula de refluxo, pois aí não rola espirro... [eu troco o nome de algumas valvulas pessoal se tiver errado favor corrigir :lala: ]

mas pensando em um coletor com 4bicos para injetar gnv, ou se colocarmos o gnv em furos feitos para entrada direta usando o redutor de pressão dimensionado para a cavalaria que se quer obter, o que fazer para que quando a turbina estiver pressurizando em média alta, a pressão gerada pela mesma não dificulte a entrada do gnv no coletor de adm...? lendo por aí vi que tem um lance de colocar um T no tubo que entra no coletor de adm e nesse T usar uma mangueira pra ligar atrás do redutor e assim ele libera mais gnv conforme a turbina pressuriza, mas nesse redutor landirenzo que postei aqui, creio q não tenha esse lance não...

help mode on brothers...
schioser
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por schioser »

Pode ser possivel essa ideia de usar a pressão para enviar mais GNV de acordo com a pressa da turbina.

Nunca usei, mas seria possivel contorlar essa pressão dos bicos com uma his ou digipulse (pressão no caso de GNV com carro carburado)???

Com certeza ficaria animal a preparação se injetarmos o carro com uma FT ou MS, que se pode programar varios tipos de mapas, um para GNV economia, Alcool economia, GNV Turbo, Alcool Turbo.

Configura o buster para variar a pressão do turbo de acordo com o combustivel.

POde usar um coletor com 8 bicos, ai trabalha duas bancadas, a primeira pra fase aspro e a segunda pra faze turbo.....

Ha uma infinidade de possibilidades se pensarmos na injeção como caminho pra melhor economia e melhor perfomance.
schioser
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por schioser »

Acabei de viajar em umas ideias para resolver esse problema do GNV não entrar com pressão suficiente por causa da turbina.
1- usar um copressoar de 12v (comum ou para suspenção a ar) podendo ser direto, mas não acho bom, ou ativado com uma valvula de pressão, qua a partir de x de pressão na admissão ele entra em funcionamento mandamdo o GNV pressurizado. (teriamos que estudar a pressão do compressor, e o momento que ele seria ativado.
2- usar com compressor de ar condicionado, onde só estudariamos a relação de polias para saber o quanto de pressão queremos que ele envie, porque em baixa ele vai girar pouco, então vai enviar pouco GNV, conforme o giro sobe, a pressão também pois ele gera mais pressão.

Pode ser viagem, mas acho que bem pensado pode ser muito bom....
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”