[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Fala Dudu ...
É cara, muita taxa na gasolina é complicado !!! Existe muita gasolina batisada ai o acerto fica comprometido, o melhor resultado de todos que tive foi com a Pódium mais quem aguenta ??? ... risos ... Andei com taxa de 12,5:1 na gasosa, mas é complicdo. Aconselho taxa de no máximo 10,5:1 para rodar sem problemas. Pode fazer isso sem tirar no cabeçote bastando trocar a sua junta por uma mais fina, não vai chegar nos 10,5 ficará na casa dos 9,7:1 se o cabeçote estiver original, o que se bem enquadrado e alimentado da um bom samba, ok ...
A diferença de um carro com taxado ou original é mais ou menos a diferença de quando se usa a Pódium, ou seja, vai ter um rendimento similar só que usando gasolina comum, entende... Ponha a Pódium e veja se vale a pena as modificações.
É cara, muita taxa na gasolina é complicado !!! Existe muita gasolina batisada ai o acerto fica comprometido, o melhor resultado de todos que tive foi com a Pódium mais quem aguenta ??? ... risos ... Andei com taxa de 12,5:1 na gasosa, mas é complicdo. Aconselho taxa de no máximo 10,5:1 para rodar sem problemas. Pode fazer isso sem tirar no cabeçote bastando trocar a sua junta por uma mais fina, não vai chegar nos 10,5 ficará na casa dos 9,7:1 se o cabeçote estiver original, o que se bem enquadrado e alimentado da um bom samba, ok ...
A diferença de um carro com taxado ou original é mais ou menos a diferença de quando se usa a Pódium, ou seja, vai ter um rendimento similar só que usando gasolina comum, entende... Ponha a Pódium e veja se vale a pena as modificações.
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
O que falei de taxa acima deve ser desconsiderado a sua exatidão, pois o correto é cubicar a camara de combustão e calcular a taxa correta, fora isso é chute !!!
Valeu André...
então, a questão de continuar na gasola é justamente pq o álcool não está mais no preço de quando tirei minha habilitação (R$0,69..0,89), aquilo sim era vida kkkkk se estivesse nesse preço, eu já teria passado pro álcool, mas na casa de quase 2reais o litro fica difícil heheh
bom, então terei de esperar amaciar o motor pra fazer uns testes 0-100km/h...0-200mts..0-400mts com gasolina aditivada e dps com podium, pra comparar e ver se vale à pena.
intenção é até o meio do ano instalar uma Pandoo, vamos ver...com isso o consumo melhoraria e, talvez, cogite passar pro álcool.
teria idéia de quantos HP mais ou menos meu motor estaria rendendo com a atual configuração? e taxar pra álcool, renderia qtos +- a mais?
Abraço
então, a questão de continuar na gasola é justamente pq o álcool não está mais no preço de quando tirei minha habilitação (R$0,69..0,89), aquilo sim era vida kkkkk se estivesse nesse preço, eu já teria passado pro álcool, mas na casa de quase 2reais o litro fica difícil heheh
bom, então terei de esperar amaciar o motor pra fazer uns testes 0-100km/h...0-200mts..0-400mts com gasolina aditivada e dps com podium, pra comparar e ver se vale à pena.
intenção é até o meio do ano instalar uma Pandoo, vamos ver...com isso o consumo melhoraria e, talvez, cogite passar pro álcool.
teria idéia de quantos HP mais ou menos meu motor estaria rendendo com a atual configuração? e taxar pra álcool, renderia qtos +- a mais?
Abraço

Voyage GL 1.8'AP
276º11,2lift
2E
filtro marmita
40x35mm
Bobina Mi
Cabos 10,4mm
Volante aliviado
Polia regulável
4x1+cano2''+JK
ps: aquela junta SPA de 0,9mm seria uma boa, então?

Voyage GL 1.8'AP
276º11,2lift
2E
filtro marmita
40x35mm
Bobina Mi
Cabos 10,4mm
Volante aliviado
Polia regulável
4x1+cano2''+JK
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Difícil responder quantos HP's vc ganharia. De uma forma geral calcúla-se de 3 a 4% a mais rodando no álcool, porem o que o diferencia da gasolina é que ele suporta maiores compressões sem detonação, ai quando falamos de uma taxa de 10,5: como nos carros flex, temos essa relação de mais 3 ou 4% de potencia a favor do álcool. Só que no álcool podemos trabalhar com 14,5:1 sem o menor problema e desgaste prematuro, ai a diferença não é só esta. Diria que a sua configuração atual deva estar com uns 120 cv, e se passasse para álcool com taxa adequada iria para uns 128/130 cv. Quando for injetar se bem acertado pode render mais pocotos, ok ...
Uma sugestão seria encurtar o seu cambio, pois faz muita diferença, usa a 3º, 4º e 5º do gol mil 16V, fica show ... o meu é assim !!!
Bom abração
Uma sugestão seria encurtar o seu cambio, pois faz muita diferença, usa a 3º, 4º e 5º do gol mil 16V, fica show ... o meu é assim !!!
Bom abração
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Vai te dar um pouquinho a mais de taxa, nada de significante !!!
hehehe mais detalhado impossível, parceiro...obrigadão mermo.
poxa, deveria ter aproveitado a retífica pra taxar e colocar pistão à alcool, dá uma diferença considerável, que mancada...
tudo bem, fica pra dps de instalar a injeção, trocar câmbio e freios hehe
o meu câmbio é PS, cara..pelamor hehehe vou ver se acho um PX, pq a 4ª e a 5ª "intermediárias" seriam melhores pra viajar, já que é meu único carro hehehe
1,2,3ª são curtinhas igual do GTS, certo?
Valeu pelas dicas, André...
ver se até meio do ano instalo uma Pandoo e vejo qual melhora que me dará em desempenho, consumo, etc hehe
Abrax
poxa, deveria ter aproveitado a retífica pra taxar e colocar pistão à alcool, dá uma diferença considerável, que mancada...
tudo bem, fica pra dps de instalar a injeção, trocar câmbio e freios hehe
o meu câmbio é PS, cara..pelamor hehehe vou ver se acho um PX, pq a 4ª e a 5ª "intermediárias" seriam melhores pra viajar, já que é meu único carro hehehe
1,2,3ª são curtinhas igual do GTS, certo?
Valeu pelas dicas, André...
ver se até meio do ano instalo uma Pandoo e vejo qual melhora que me dará em desempenho, consumo, etc hehe
Abrax

Voyage GL 1.8'AP
276º11,2lift
2E
filtro marmita
40x35mm
Bobina Mi
Cabos 10,4mm
Volante aliviado
Polia regulável
4x1+cano2''+JK
Não dá pra engolir que deixei passar 10hp.... 

Voyage GL 1.8'AP
276º11,2lift
2E
filtro marmita
40x35mm
Bobina Mi
Cabos 10,4mm
Volante aliviado
Polia regulável
4x1+cano2''+JK
Obrigatório trocar os pistões?? =/////

Voyage GL 1.8'AP
276º11,2lift
2E
filtro marmita
40x35mm
Bobina Mi
Cabos 10,4mm
Volante aliviado
Polia regulável
4x1+cano2''+JK
- sidney0
- Membro - 1.8
- Carro:
- Contato:
Dud'u, estou procurando um PS em exelente estado, se quiser negociar depois...
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Isso Dudu ... Procura um PX, PV ou PDV e troca a 3°, 4º do mil 16V. Se pega muita estrada fica com a 5º do PX que é mais longuinha. O meu é um PDV com essas modificações e ele é quase igual as relações do GTI 16V, é o que se chama de cambio longo e fechado, ou seja, diferencial com 3,89:1 e relações mais próximas.
Olha ai uma boa oportunidade de trocar o seu cambio
É mesmo cara !!! Ia comentar que deu mancada na retífica, mas fiquei melindrado em faze-lo e vc ficar chateado, pois como "Ines já era morta" não tinha volta. Poderia ter posto os pistões retos e de maior diametro, ai sim teria um canhãozinho, pois teria um 1.9 girador com taxado. Teria mais uns 10 cavalos nessa brincadeira, e sem gastar mais por isso, um jogo de pistões para 1.9 aspirado da AFP de 84 mm ta saindo por 599,00. Eu mesmo vou fazer isso em uma Parati que comprei recentemente GLS completassa, e como não consigo ficar quieto!!! Já sabe o final da história. Com tudo isso mais uma Weber ou injeção teria fácil algo perto de 150 cv e se trocasse o comando viria mais alguma coisa .
Bom cara, boa sorte ai no projeto.
Abração

É mesmo cara !!! Ia comentar que deu mancada na retífica, mas fiquei melindrado em faze-lo e vc ficar chateado, pois como "Ines já era morta" não tinha volta. Poderia ter posto os pistões retos e de maior diametro, ai sim teria um canhãozinho, pois teria um 1.9 girador com taxado. Teria mais uns 10 cavalos nessa brincadeira, e sem gastar mais por isso, um jogo de pistões para 1.9 aspirado da AFP de 84 mm ta saindo por 599,00. Eu mesmo vou fazer isso em uma Parati que comprei recentemente GLS completassa, e como não consigo ficar quieto!!! Já sabe o final da história. Com tudo isso mais uma Weber ou injeção teria fácil algo perto de 150 cv e se trocasse o comando viria mais alguma coisa .
Abração
Fala, parceiro..tanquilo? que câmbio é o teu?sidney0 escreveu:Dud'u, estou procurando um PS em exelente estado, se quiser negociar depois...

Voyage GL 1.8'AP
276º11,2lift
2E
filtro marmita
40x35mm
Bobina Mi
Cabos 10,4mm
Volante aliviado
Polia regulável
4x1+cano2''+JK
É André, dei muita mancada mesmo, devia ter perguntado aqui no fórum antes...desde ontem, fica na minha cabeça "burro, burro,burro" heheh
agora é esperar um pouco e fazer isso dps da metade do ano, gastar 2 vezes :raiva:
É bem isso, André, como é meu único carro, se colocar uma quinta muito curta vou sofrer com consumo na pista hehe
vou analisar certinho qual quinta colocar, do PS ou PX....já que a 5ª do PS pra aspro mata o carro e, a do PX sendo um pouquinho mais curta, daria pra pegar um pouco mais de final? ou nem faria diferença nesse sentido, por ser pouca coisa mais curta?
hehe Valeu...vou ver se conserto essa cagada o quanto antes, pq minha cabeça está martelando com isso kkkkkk
abrax
agora é esperar um pouco e fazer isso dps da metade do ano, gastar 2 vezes :raiva:
É bem isso, André, como é meu único carro, se colocar uma quinta muito curta vou sofrer com consumo na pista hehe
vou analisar certinho qual quinta colocar, do PS ou PX....já que a 5ª do PS pra aspro mata o carro e, a do PX sendo um pouquinho mais curta, daria pra pegar um pouco mais de final? ou nem faria diferença nesse sentido, por ser pouca coisa mais curta?
hehe Valeu...vou ver se conserto essa cagada o quanto antes, pq minha cabeça está martelando com isso kkkkkk
abrax

Voyage GL 1.8'AP
276º11,2lift
2E
filtro marmita
40x35mm
Bobina Mi
Cabos 10,4mm
Volante aliviado
Polia regulável
4x1+cano2''+JK
- sidney0
- Membro - 1.8
- Carro:
- Contato:
O meu é um gol G3 2005, cambio PXC original, o carro tem 108mil km rodado...Dudú_DSM escreveu:Fala, parceiro..tanquilo? que câmbio é o teu?sidney0 escreveu:Dud'u, estou procurando um PS em exelente estado, se quiser negociar depois...
na estrada à 3000RPM ele fica à 110km/h
Tem um vídeo meu acelerando, de uma olhada..
http://www.youtube.com/watch?v=skECTjbZRaQ
http://www.youtube.com/watch?v=skECTjbZRaQ
MP

Voyage GL 1.8'AP
276º11,2lift
2E
filtro marmita
40x35mm
Bobina Mi
Cabos 10,4mm
Volante aliviado
Polia regulável
4x1+cano2''+JK
-
- Membro
- Carro:
não sou mecanico mas tenho uma dicas para dar aqueles que querem andar com comandos 288 ou acima.
caso for colocar só o comando seu carro irá ficar quadrado aumentando drasticamento e consumo e você não tera um resultado esperado, a sugestão
se o carro for 1.6 trocar os pitões original por 1.8 alcool com vira de 1.8, cabeçote com valvulão, o comando 288 com uma 3e vai ficar muito esperto e show para acelelar. ira gastar por volta de 2.000,00
caso for colocar só o comando seu carro irá ficar quadrado aumentando drasticamento e consumo e você não tera um resultado esperado, a sugestão
se o carro for 1.6 trocar os pitões original por 1.8 alcool com vira de 1.8, cabeçote com valvulão, o comando 288 com uma 3e vai ficar muito esperto e show para acelelar. ira gastar por volta de 2.000,00
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Fala Fabiano ...
Boa dica, porem tem que ser bem acertado alem de outras coisinhas, tipo, bobina, 4x1, escape e etc... Pois caso contrário não vai ter queima e os gases estarão presos perdendo potencia. Existem outras opções de comando que ficam igual ou melhor do que o 288º, porem como o Renato fala e eu concordo o conjunto é tudo em um aspirado
288º com válvulas grandes vai perder torque em baixa e ficar gastão, mas em alta fica bem gostoso ... huahuhauhuauh
Boa dica, porem tem que ser bem acertado alem de outras coisinhas, tipo, bobina, 4x1, escape e etc... Pois caso contrário não vai ter queima e os gases estarão presos perdendo potencia. Existem outras opções de comando que ficam igual ou melhor do que o 288º, porem como o Renato fala e eu concordo o conjunto é tudo em um aspirado

288º com válvulas grandes vai perder torque em baixa e ficar gastão, mas em alta fica bem gostoso ... huahuhauhuauh

- Rafael Ramirez
- Membro
- Carro:
Fala André!André Pinheiro escreveu:Isso Dudu ... Procura um PX, PV ou PDV e troca a 3°, 4º do mil 16V. Se pega muita estrada fica com a 5º do PX que é mais longuinha. O meu é um PDV com essas modificações e ele é quase igual as relações do GTI 16V, é o que se chama de cambio longo e fechado, ou seja, diferencial com 3,89:1 e relações mais próximas.
Abração
Cara, conversei com meu mecânico e ele disse que não dá pra trocar as marchas 3ª e 4ª, apenas a 5ª, pois a árvore primária não trabalharia com engrenagens diferentes. Apenas a 5ª é possível de trocar por que pode-se alterar a engrenagem da árvore primária. Essa informação procede?
Tomara que não, pq eu queria trocar a 3ª e a 4ª, mas manter a 5ª mais alongada, pois pego muita estrada e não quero que ele fique gastão... O meu mecânico sugeriu pegar a caixa mais longa do santana. Essa caixa seria boa? Quais os benefícios dela?
Se vc não se importar, vou te perturbar mais vezes, após ler as páginas anteriores (andei um bom tempo sem acompanhar o fórum eheheheh). É que eu sofri um acidente grave, e agora terei de montar outro carro. Irei aproveitar muita coisa, como o escape 4x1, o motor inteiro, o bura, filtro marmita, bobina, 3 das 4 rodas...
Um abraço a todos.
Quem gosta de motorzinho é dentista e dono de Fiat Uno!!
2E, Bobina MI, Bomba do Santana, 4x1, 49G, Cabeçote rebaixado, Filtro marmita, rodas 15", pneus 195, painel G3.
AGORA LUTANDO PARA RECRIAR!
2E, Bobina MI, Bomba do Santana, 4x1, 49G, Cabeçote rebaixado, Filtro marmita, rodas 15", pneus 195, painel G3.
AGORA LUTANDO PARA RECRIAR!
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Fala Rafael ... Troca de mecânico risos !!! O que não da é para trocar a 1º e 2º que são da árvore primária a 3º, 4º e 5º são engrenagens satélites, ok ... Para aspirado um cambio mais curto ajuda muito ai o que ele disse do cambio longo da Santana, nada mais é do que um PV ( dos gts) com diferencial 3,89:1, ou seja, pega este e troque as engrenagens, aos pares, da 3º, 4º e a 5º deixe a mesma, vai dar um buraquinho mas como pega muita estrada vai ficar +- ... risos ...
A caixa "longa" que ele fala é a PDV.
Abração
A caixa "longa" que ele fala é a PDV.
Abração
É, André....câmbio longo "matando" o aspro eu entendo bem, o PS não tem fim kkkk

Voyage GL 1.8'AP
276º11,2lift
2E
filtro marmita
40x35mm
Bobina Mi
Cabos 10,4mm
Volante aliviado
Polia regulável
4x1+cano2''+JK