[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Cara velocidade final nos quadrados é complicado, pois não temos aerodinâmica e em altas velocidades pode ser criado um bolsão de ar em baixo do carro e perdemos a estabilidade, qualquer vento lateral é um perigo. No aspirado já coloquei 220 km/h e te digo que é muito, pois o tempo para se atingir é maior do que nos turbo, ai é complicado segurar por muito tempo... Segurança é tudo !!! No turbo já fui até 245 km/h, pois acabou o cambio ( 5º marcha no corte de giro programado para 7200 rpm ) e te digo que é sinistro, parece que o carro vai desmontar todo, não é para qualquer um não ... risos ...
Cara para atingir altas velocidades, e me parece ser o que gosta, necessariamente vc deve trocar os seus freios por bem maiores ( 284 mm ), mudar o seu cilindro traseiro para 17 mm, trocar as sus buchas por PU ( todas se possível ), por amortecedores dianteiros com mais carga ( 50% para descer e 70% para subir ) e traseiros tb ( 50% para descer e 40 % para subir ), molas com mais carga, barras de torção inferior e superior, alinhamento ok, pneus em excelente estado, de preferencia com índice V ( 240 km/h ) remoldados nunca !!! E uma boa estrutura do carro, pois carro torcido vai ser uma insanidade. Revisão geral de apertos, pois já me deparei com situações sinistras, tipo estar com somente 2 parafusos na Homocinética da caixa, ou roda traseira com o rolamento folgado, só para vc ter uma ideia dos perigos. Pelo menos uma vez por mês mando conferir tudo, reaperto geral e analiso minuciosamente os detalhes ... Fica a dica !!!
Gosto de umas esticadas fortes, porem sempre em locais vazios com o máximo de segurança que se pode ter, pois fora isso é roleta russa !!! Além de ter o que mencionei acima e mais algumas coisas nos meus carros !!!
Abração e cuidado, pois já tive 20 anos ha uns 30 pelo menos, e sei bem o que é ter poder dentro de um carro forte e com amigos instigando a gente. Escute o conselho de quem já passou por muitas experiencias, pois hoje me arrependo do que fiz, ok ...
Cara para atingir altas velocidades, e me parece ser o que gosta, necessariamente vc deve trocar os seus freios por bem maiores ( 284 mm ), mudar o seu cilindro traseiro para 17 mm, trocar as sus buchas por PU ( todas se possível ), por amortecedores dianteiros com mais carga ( 50% para descer e 70% para subir ) e traseiros tb ( 50% para descer e 40 % para subir ), molas com mais carga, barras de torção inferior e superior, alinhamento ok, pneus em excelente estado, de preferencia com índice V ( 240 km/h ) remoldados nunca !!! E uma boa estrutura do carro, pois carro torcido vai ser uma insanidade. Revisão geral de apertos, pois já me deparei com situações sinistras, tipo estar com somente 2 parafusos na Homocinética da caixa, ou roda traseira com o rolamento folgado, só para vc ter uma ideia dos perigos. Pelo menos uma vez por mês mando conferir tudo, reaperto geral e analiso minuciosamente os detalhes ... Fica a dica !!!
Gosto de umas esticadas fortes, porem sempre em locais vazios com o máximo de segurança que se pode ter, pois fora isso é roleta russa !!! Além de ter o que mencionei acima e mais algumas coisas nos meus carros !!!
Abração e cuidado, pois já tive 20 anos ha uns 30 pelo menos, e sei bem o que é ter poder dentro de um carro forte e com amigos instigando a gente. Escute o conselho de quem já passou por muitas experiencias, pois hoje me arrependo do que fiz, ok ...
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Cara passa uma MP para o marcos, pois ele manja muito desses carburadores, ok ... Não me sinto capaz de te ajudar nesse acerto.
Abração
Abração
-
- Membro
- Carro:
O pior e q gosto de velocidade msm maximo q dei no meu foi 180km/h nao teve mais espaco motor original.. Na tua opiniao qual tem mais estabilidade o quadrado ou bolinha?. entao tem perigo mei gol em altas velocidades com mola cortada? altura do pneu e rente ao paralama.. Menos d um dedo... Tem perigo sob isto...? pq a 180 me parece q ta a ate com uma estabilidade boa .. Eu com r13 175/70 daki uns meses vo botar r15 195/50
-
- Membro
- Carro:
E quanto aos freios ja tava penaando sim em por algo mas eficiente..valeria a.pena.tb adaptar freio a disco nas traseiras?
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Com certeza os G3 e G4 tem melhor aerodinâmica e mais estrutura para velocidades maiores. Se tudo tiver sido bem feito esta no caminho, pois carro mais baixo favorece a estabilidade e melhora a força de arrasto. Pneus mais largos aumentam o atrito porem são indispensáveis para melhorar a estabilidade do carro.somdomeugol escreveu:O pior e q gosto de velocidade msm maximo q dei no meu foi 180km/h nao teve mais espaco motor original.. Na tua opiniao qual tem mais estabilidade o quadrado ou bolinha?. entao tem perigo mei gol em altas velocidades com mola cortada? altura do pneu e rente ao paralama.. Menos d um dedo... Tem perigo sob isto...? pq a 180 me parece q ta a ate com uma estabilidade boa .. Eu com r13 175/70 daki uns meses vo botar r15 195/50
Valeu
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Se o sistema de freios traseiros estiver ok, não seria necessário por discos, pois o inconveniente de fadigar os freios só seriam notados em circuito com a exigência extrema dos mesmos. Vc pode instalar freios a disco na traseira, irão melhorar porem tem que fazer a equalização correta para não travar a traseira antes da dianteira, e se ocorrer vai perder o controle do carro.somdomeugol escreveu:E quanto aos freios ja tava penaando sim em por algo mas eficiente..valeria a.pena.tb adaptar freio a disco nas traseiras?
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Lenta bonita heim rapaz !!! Ta oscilando um pouco sim. No meu mesmo sendo um 290º não tropica nada, pois o meu conjunto é mais trabalhado um pouco que o seu.Burto escreveu:Boa noite fiz um "video" da lenta do carro , quero saber a opinião dos amigos sobre como esta , se poderia melhorar , ta na faixa dos 700 rpm , 800 e as vezes oscila para 1000 e volta após uns 5 segundos , valeu .
Ps: espero ter postado certo o link .
http://www.youtube.com/watch?v=j8QVUVDGl-E
Parabens !!!
-
- Membro
- Carro:
Obrigado por tirar minhs duvidas obrigados.. vc tem videos dos seus 2 carros andré estou muito curioso realmente?? pra ver os quadrado acelerando uahauha
Aproveitando a oportunidade, alguém já utilizou spoiler dianteiro para melhorar a aerodinâmica e estabilidade em alta velocidade? Em tese, a peça diminuiria a turbulência e o volume de ar que passa por debaixo do carro... No entanto, na prática, há diferença significativa na utilização de um spoiler dianteiro?
Valeu!
Valeu!

- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Cara na lenta pelo menos no 3E e na weber, normalmente não muda muito, pois apesar do comando ter mais permanência e levante mais alto, diminui o vácuo, ai a força de arrasto do combustível diminui tb, acabando por compensar. Vc só vai sentir a falta de giclagem em alta da 3º para frente, ai acredito que vc terá que acertar direitinho, ok ...Burto escreveu:Valeu André , aos poucos vamos aprimorando as coisas , o mais legal é que não tem falta de combustível de 288 e giclagens originais !!!André Pinheiro escreveu:Lenta bonita heim rapaz !!! Ta oscilando um pouco sim. No meu mesmo sendo um 290º não tropica nada, pois o meu conjunto é mais trabalhado um pouco que o seu.Burto escreveu:Boa noite fiz um "video" da lenta do carro , quero saber a opinião dos amigos sobre como esta , se poderia melhorar , ta na faixa dos 700 rpm , 800 e as vezes oscila para 1000 e volta após uns 5 segundos , valeu .
Ps: espero ter postado certo o link .
http://www.youtube.com/watch?v=j8QVUVDGl-E
Parabens !!!
Achei meio incomum isso pois a maioria aumenta giclagem após instalar o comando , Abs.
Abração
-
- Membro
- Carro:
Bom pessoal andei pesquisando aqui e surgiu uma duvida..
bom flar desde o comeo tenho um gol cl 1.6 mi 98/99
vou faser o motor dele e aproveitare dar uma mexida.. q sao
Virabrequim 1.8
Pistao 83,5mm alcool
4x1 cm 2 polegadas e 2 abafadores
filtro espotivo
polia regulavel
velas grau termico 7
Comando 274°
e taxar o cabeote em 1mm
dpois d td isso
remapear e passar pra alcool
a minha duvida e a seguinte tava pensando em botar cabeçote de 2.0 se for tucho hidraulico vo por comando 274 e se for mecanico vo por 276 a minha duvida era se vou ter q adaptar alguma coisa pro cabeçote do 2.0 ficar direitinho no e meu motor se ia mudar alguma coisa eu botando o cabeçote hidraulico ou mecanico pq o cabeote mecanico seria mas barato e mas facil de axar ..
Virabrequim 1.8
Pistao 83,5mm alcool
filtro espotivo
polia regulavel
velas grau termico 7
Comando 274°
e taxar o cabeote em 1mm
dpois d td isso
a minha duvida e a seguinte tava pensando em botar cabeçote de 2.0 se for tucho hidraulico vo por comando 274 e se for mecanico vo por 276 a minha duvida era se vou ter q adaptar alguma coisa pro cabeçote do 2.0 ficar direitinho no e meu motor se ia mudar alguma coisa eu botando o cabeçote hidraulico ou mecanico pq o cabeote mecanico seria mas barato e mas facil de axar ..
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
As vezes Burto é só reaperto do rolamento. Da uma checada antes de trocar, ok ...Burto escreveu:Verdade ainda não testei nessa velocidade acima de 3º em rotações maiores , abriu folga nos rolamentos traseiros e eu me borro de medo disso , mas o fim de semana está aí e eu vou trocar hehehe .
Abs
-
- Membro
- Carro:
alguem ai pode tirar minha duvida?
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Cara os cabeçotes 1.6 e 1.8 são iguais é os de 2.0 tb só que com válvulas de adm maiores ( 40 mm ). Para o seu caso que é injeção original, não sei ao certo se a sua vai dar problema, pois o cabeçote mecânico tem uma batida de tucho normal e sua central pode interpretar como batida de pino, ai ela atrasa o ponto por segurança. Pergunta para quem irá fazer o seu rampeamento da injeção a opinião dele, porem acho que para o seu projeto um cabeçote de 2.0 hidráulico cairia bem, pois até uns 7000 rpm ele não flutua os tuchos.somdomeugol escreveu:Bom pessoal andei pesquisando aqui e surgiu uma duvida..
Virabrequim 1.8
Pistao 83,5mm alcool
filtro espotivo
polia regulavel
velas grau termico 7
Comando 274°
e taxar o cabeote em 1mm
dpois d td isso
Abração
-
- Membro
- Carro:
opa manow entendi vlw ai por vindo tirando minhas duvidas outra coisa q tava pensando se pra aspirado ficaria bom um (milenove) 1.9 meu motor é 1.6 mas vo botar virabrequim 1.8 e os pistoes tava pensando em botar um com 83,5mm mas dizem que perde compressao oq seria isto? e se isso sria verdade? ou se ficaria melhor 1.8 msm???
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Fala cara ...
Não tem nada a ver perder compressão !!!
QUANTO MAIOR A SUA CILINDRADA MELHOR VAI SER O SEU RESULTADO
Então 1.9 melhor de que 1.8, 2.1 melhor do que 2.0 e por ai vai 
Cara procura um bom preparador para vc não ter dor de cabeça !!! Pois quando não se conhece o que é necessário fazer, vc fica refém na mão de quem cair entende ??? Por isso procure, converse, peça referencia e etc... Para decidir com que fazer !!!
Abração
Não tem nada a ver perder compressão !!!
QUANTO MAIOR A SUA CILINDRADA MELHOR VAI SER O SEU RESULTADO

Cara procura um bom preparador para vc não ter dor de cabeça !!! Pois quando não se conhece o que é necessário fazer, vc fica refém na mão de quem cair entende ??? Por isso procure, converse, peça referencia e etc... Para decidir com que fazer !!!
Abração
Bom, se os pistões 83,5mm a que você se refere forem os última medida do motor 2.0 (82,5mm + 1mm=83,5mm), com certeza terá perda de compressão, ou melhor, taxa de compressão mais baixa, já que estes pistões têm a altura do pino da biela mais para perto do topo do pistão, para compensar o maior curso do vira 2.0 (92,8mm). Uso estes pistões no meu motor com vira 2.0, resultando em um 2.032cc.somdomeugol escreveu:opa manow entendi vlw ai por vindo tirando minhas duvidas outra coisa q tava pensando se pra aspirado ficaria bom um (milenove) 1.9 meu motor é 1.6 mas vo botar virabrequim 1.8 e os pistoes tava pensando em botar um com 83,5mm mas dizem que perde compressao oq seria isto? e se isso sria verdade? ou se ficaria melhor 1.8 msm???
Normalmente é receita usada para turbo, onde a conbinação vira 1.8 e pistões 2.0 resultam em taxa mais baixa com aumento de cilindrada.
No mais, é o que disse o André, quanto mais cilindrada, mais potência e torque virá. Porém, o vira 2.0 com bielas de 144mm (bloco curto), diferentemente do bloco longo (AVB) com bielas 156mm, traz mais vibração e funcionamento áspero, sendo necessário um balanceamento cuidadoso caso queira girar alto. Para mim não importa muito, já que 90% do meu uso estou abaixo de 2.000rpm (torque pacas), sendo que quando puxo 5000 a 5500rpm, já deixei muito nego para trás. Mesmo assim, fiz o balanceamento do conjunto rotativo (virabrequim+volante+platô, e pesagem, equalização e alívio alívio de bielas e pistões).
Bom galera sou novo aki tenho um gol 1.8 MI bolinha sei q aqui é lugar de quadrado mas acho que ninguem me negara da uma força neh.. bom assim pessoal tenho varias duvidas pelo projeto que quero faser espero que vcs me ajudem sempre andei de aspirado nada mt forte atualmente meu gol so ta com comando 0.27 e polia regulavel e filtro esportivo.
1) e comando tava bom para o turbo?
2)agora q ta começando a sobrar uma grana vou turbinar meu gol tava pensando em comprar esse kit da internet por 1.700R$ http://www.marcelinhospecialparts.com.b ... hidraulica pois meu carro tem ar e direçao e nao quero abrir mao do meu conforto junto com o kit comprar a turbina APL 240 42/48 tb no site por 987R$ tb esses preços estao bons? se nao em que site eu poderia comprar e parcelar e que seja confiavel?
3)eu mesmo vo montar quero aprender a montar direitinho sempre fis as mecanicas dos meu carros pq ja trabalhei em oficina entao tava pensando em algo em torno de 200cvs com esse kit rodando com 0,8kg de pressao seria possivel e tb tava pensando em comprar pistoes do 2.0 mas isso destaxaria um pouco correto? seria bom para 0,8kg de pressao ou com os pistoes originais e taxa original qual ficaria melhor? qual daria mais desempenho? 1.8 original com 0,8kg ou 1.9 com menas taxa com 0,8kg?
4) e tb queria saber sobre a turbina em que rpm ela entraria e se ela empurraria ate o rpm maximo?? pra mim nao o emporta o rpm q entre mas q ela empurre ate o final isso que eu quero...?? e se isso e questao de acerto?? ou caracteristica da turbina?? pois o acerto vou fasernuma oficina preparada.. remapeando tb e passando para alcool.
5)ja ia me eskecendo vou usar capa da valvula para evitar o barulho do espirro pq nao vo legalizar por questoes do detran aki do RS e fhoda ..por isso quero deixar o barulho maximo original possivel sei que isso é impossivel mas essa valvula evita o espirro msm? junto com 2 abafadores com cano de 2 e meio ... bom era isso espera que tenham lido td com pasciencia e me ajudem de verdade ... e tb sobre cuidados que eu tenho q tomar pra montar o turbo... bom era isso espero que me ajudem abraços
2)agora q ta começando a sobrar uma grana vou turbinar meu gol tava pensando em comprar esse kit da internet por 1.700R$ http://www.marcelinhospecialparts.com.b ... hidraulica pois meu carro tem ar e direçao e nao quero abrir mao do meu conforto junto com o kit comprar a turbina APL 240 42/48 tb no site por 987R$ tb esses preços estao bons? se nao em que site eu poderia comprar e parcelar e que seja confiavel?
3)eu mesmo vo montar quero aprender a montar direitinho sempre fis as mecanicas dos meu carros pq ja trabalhei em oficina entao tava pensando em algo em torno de 200cvs com esse kit rodando com 0,8kg de pressao seria possivel e tb tava pensando em comprar pistoes do 2.0 mas isso destaxaria um pouco correto? seria bom para 0,8kg de pressao ou com os pistoes originais e taxa original qual ficaria melhor? qual daria mais desempenho? 1.8 original com 0,8kg ou 1.9 com menas taxa com 0,8kg?
4) e tb queria saber sobre a turbina em que rpm ela entraria e se ela empurraria ate o rpm maximo?? pra mim nao o emporta o rpm q entre mas q ela empurre ate o final isso que eu quero...?? e se isso e questao de acerto?? ou caracteristica da turbina?? pois o acerto vou fasernuma oficina preparada.. remapeando tb e passando para alcool.
5)ja ia me eskecendo vou usar capa da valvula para evitar o barulho do espirro pq nao vo legalizar por questoes do detran aki do RS e fhoda ..por isso quero deixar o barulho maximo original possivel sei que isso é impossivel mas essa valvula evita o espirro msm? junto com 2 abafadores com cano de 2 e meio ... bom era isso espera que tenham lido td com pasciencia e me ajudem de verdade ... e tb sobre cuidados que eu tenho q tomar pra montar o turbo... bom era isso espero que me ajudem abraços
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Complementando:MarcosD escreveu:Bom, se os pistões 83,5mm a que você se refere forem os última medida do motor 2.0 (82,5mm + 1mm=83,5mm), com certeza terá perda de compressão, ou melhor, taxa de compressão mais baixa, já que estes pistões têm a altura do pino da biela mais para perto do topo do pistão, para compensar o maior curso do vira 2.0 (92,8mm). Uso estes pistões no meu motor com vira 2.0, resultando em um 2.032cc.somdomeugol escreveu:opa manow entendi vlw ai por vindo tirando minhas duvidas outra coisa q tava pensando se pra aspirado ficaria bom um (milenove) 1.9 meu motor é 1.6 mas vo botar virabrequim 1.8 e os pistoes tava pensando em botar um com 83,5mm mas dizem que perde compressao oq seria isto? e se isso sria verdade? ou se ficaria melhor 1.8 msm???
Normalmente é receita usada para turbo, onde a conbinação vira 1.8 e pistões 2.0 resultam em taxa mais baixa com aumento de cilindrada.
No mais, é o que disse o André, quanto mais cilindrada, mais potência e torque virá. Porém, o vira 2.0 com bielas de 144mm (bloco curto), diferentemente do bloco longo (AVB) com bielas 156mm, traz mais vibração e funcionamento áspero, sendo necessário um balanceamento cuidadoso caso queira girar alto. Para mim não importa muito, já que 90% do meu uso estou abaixo de 2.000rpm (torque pacas), sendo que quando puxo 5000 a 5500rpm, já deixei muito nego para trás. Mesmo assim, fiz o balanceamento do conjunto rotativo (virabrequim+volante+platô, e pesagem, equalização e alívio alívio de bielas e pistões).
Como o Marcos disse, perde-se taxa de compressão pois a altura de compressão do pistão 2.0 é menor do que o 1.8 que é menor do que 1.6 ( 29,3 mm - 33,30 - 38,00 ) respectivamente. Quando falei que não perde compressão era me referindo a compressão do motor, que varia para cada tipo de configuração, pois se estiver tudo certo em relação a folgas e etc isso não ocorre... Se vc trocar um pistão por um de maior diâmetro porem com altura de compressão igual, sua taxa irá aumentar, pois o pistão de maior diâmetro terá maior volume admitido e consequentemente a taxa sobe.Para fazer um milinove a álcool como quer, vc tem que comprar pistões especiais que vende com a altura de compressão correta para vira de 1.8 e bielas 144 mm, ou partir para um 2.0 com pistões última medida para álcool.
Como disse, se vc esta inseguro no que fazer, o melhor é procurar um preparador que vc confie, pois com pouco conhecimento, se tentar fazer com quem não entende do assunto vc pode ter dor de cabeça. Tudo que falamos é fruto de muito tempo na estrada, com erros e acertos, ai passamos a nossa experiência para vcs, o que não significa ser a verdade verdadeira, pois na arte das preparações tem-se muitas opções e eu já vi muita coisa que aparentemente tinha tudo para dar errado e funcionou, ok ...
Cara pense direitinho no que fazer para não se arrepender no futuro !!!
Abração
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Cara ...baiano333 escreveu:Bom galera sou novo aki tenho um gol 1.8 MI bolinha sei q aqui é lugar de quadrado mas acho que ninguem me negara da uma força neh.. bom assim pessoal tenho varias duvidas pelo projeto que quero faser espero que vcs me ajudem sempre andei de aspirado nada mt forte atualmente meu gol so ta com comando 0.27 e polia regulavel e filtro esportivo.
Para não desvirtuar do tópico, pois aqui é dos aspirados, cria um outro que respondo lá, ok ...
Abração