[DÚVIDA] Preparação de motor AP 1.8

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
bogo
Membro
Membro
Carro:

[DÚVIDA] Preparação de motor AP 1.8

Mensagem por bogo »

Prezados Amigos,

Comprei um Gol AP 1.8 a alcool 86 que estava com um par de carburadores solex deitadas, paguei barato, mas o carro estava queimando muito oleo.
Levei no meu mecanico que desmontou o motor e descobriu que vai ter fazer o motor inteiro (Não levei na retifica ainda pra ver como estão as medidas, vou levar amanhã).
Pra fazer inteiro eu teria que gastar uns R$ 3500,00, aí apareceu um maluco querendo trocar as Solex num motor AP 2.0 a gasolina (tá pedindo R$ 1400 mas pode negociar se eu levar o meu cabeçote e comando zuado), como estou querendo turbinar o carro, pensei até em pegar, mas já vi tanta gente falando que motor AP 2.0 quebra facil, que estou numa dúvida cruel.
Não quero forjar nem nada, não quero competir, apenas quero sentir o tranco e a emoção quando começar a encher a turbina. Mesmo porque pretendo ir para o trabalho com o carro também. Tenho outro carro para viajar, então é só pra andar na cidade mesmo, quero andar numa boa sem risco.
Mesmo pq não tenho muito dinheiro pra gastar...
Queria saber oque vcs acham?

1 - Faço retifica do meu AP 1.8? Ou pego esse AP 2.0 (já vem com carburador 2e)?
2- Com relação a preparação? Que turbina posso colocar sem risco? Qtos bar?
3- Alguem tem algum motor pra fazer negocio? E kit turbo?
4- Tem alguma receitinha tanto na direção quanto na preparação para evitar quebras?

Desde já agradeço a todos...

Bogô
Gol LS 86/91 AP 2.0 Gasolina
Imagem
bikerboy18
Membro
Membro
Carro:

Re: [DÚVIDA] Preparação de motor AP 1.8

Mensagem por bikerboy18 »

o 2.0 nao quebra mais fácil q o 1.8, qualquer um quebra fácil se for mal preparado , ou se vc tiver o pé muito pesado kkkkk

na minha opinião encostaria o 1.8 e pegaria o 2.0 pq no turbo vc nao vai usar as deitadas, faz direitinho o 2.0 deixa zerado , cabeçote tbm , coloca no álcool e turbo
vai de 1 kilo msm pra começar ! importante saber que oq muda mais do menor motor pro maior é o limite de giro, quanto maior o motor , menos giro, então sabe que
o 1.8 vai girar mais q o 2.0 , se vc obedecer essa regra nao terá quebras !pois altos giros em motor grande é sim muito possível , mais existe um investimento e ajustes mais avançados e com um uso mais voltado para competição.
abrçs
bogo
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bogo »

Então cara, Obrigado pela resposta.
O 2.0 está fechado, eu teria que abrir né? Pra dar uma geral...
Tô qse fechando com um 1.8 a alcool que já está aberto, o cara pega a base de troca e dá uma geral no motor, se precisar retificar qualquer coisa ele faz... Tem problema de ser a alcool?
Por esse motor ele tah cobrando R$ 1500,00 e falou q colocaria todas as medidas das peças na nota fiscal.
Tô querendo montar um carro de rua, sem investir muito...

Abraços
Imagem
bogo
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bogo »

Ah mais uma info, meu cabeçote não dá mais retifica tá no talo... Eu teria que comprar outro...
Imagem
henrique.viel
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por henrique.viel »

e ai cara blz??? vou dar minha humilde opinião...

Como o camarada falou acima, não importa se é 1.8 ou 2.0, se nao tiver os devidos cuidados ambos vão para o espaço. Cada motor tem seu pro e contra...ex 1.8--- gira mais que o 2.0, porem gera menor torque, e vice-versa.

No caso, o que te aconselharia é verificar com seu mecanico qual dos motores estão mais "inteiro" para colocar no seu carro e tenha em mente que mesmo que pegue o 2.0 fechado, vc vai ter que abri-lo e fazer tudo o que o figurino manda ja q quer turbinar, ai trocar bombas ( oleo e agua) por nova e originais, retificar cabeçote e um trabalho no bloco,como os pistões já são gasolina, pode continuar com eles ( desde que estejam em bom estado de uso), depois do motor feito, tudo novinho, coloque o kit , uma turbina 50.48 com 1K de pressão vai te proporcionar uma bela de uma diversão.

E por fim lembre-se, um motor turbo tem seus segredos e cuidados que serão necessarios, um limitador de giro ( 3 step ODG por exemplo) ajudam mtu a controlar quebras de motor por excesso de giro. Cuide bem do seu turbo, sempre trocando oleo de qualidade e filtros novos que ele ira durar bastante.

Tenho amigos que possuem o mesmo carro turbo a 8 anos e nunca tiveram problemas...

bons espirros camarada!
HenriquE...[OvelhA]
Voyage Gls T forged
CdGQ! Filial Z/O
O mundo maravilhoso de OZ City

Projeto Gol G4 DT-B ...
bogo
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bogo »

Fala Henrique,

Obrigado pela resposta... Quando você diz que terei que fazer tudo que o figurino manda é só trocar bomba de oleo e agua, retifica do cabeçote e trabalho no bloco, ou teriamos que fazer retifica da parte de baixo inteira também? E trabalho do bloco, oq vc quer dizer com isso?
Esse 3 steps parece uma boa tb...
Com relação a turbina, gostaria de uma turbina que pegasse mais tarde quem sabe assim eu posso andar na manha sem consumir muito, nessa 50.48 com qtos giros será q ela vai entrar?
Com relação ao motor já peguei esse 2.0 e meu mecanico vai montar hoje... Vou esperar um pouco para mecher... Por isso a pergunta sobre a retifica (Se vou ter que retirar o motor inteiro novamente).
Uma pessoa me falou que o ideal seria mudar o comando para um 288, isso realmente é necessário? Qual a diferença sem...

Muito obrigado pelas info,

Claudio

Obrigado mesmo pelas infos
Imagem
bikerboy18
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bikerboy18 »

bogo escreveu:Fala Henrique,

Obrigado pela resposta... Quando você diz que terei que fazer tudo que o figurino manda é só trocar bomba de oleo e agua, retifica do cabeçote e trabalho no bloco, ou teriamos que fazer retifica da parte de baixo inteira também? E trabalho do bloco, oq vc quer dizer com isso?
Esse 3 steps parece uma boa tb...
Com relação a turbina, gostaria de uma turbina que pegasse mais tarde quem sabe assim eu posso andar na manha sem consumir muito, nessa 50.48 com qtos giros será q ela vai entrar?
Com relação ao motor já peguei esse 2.0 e meu mecanico vai montar hoje... Vou esperar um pouco para mecher... Por isso a pergunta sobre a retifica (Se vou ter que retirar o motor inteiro novamente).
Uma pessoa me falou que o ideal seria mudar o comando para um 288, isso realmente é necessário? Qual a diferença sem...

Muito obrigado pelas info,

Claudio

Obrigado mesmo pelas infos

boa escolha, se vc já esta com pensamento em comando mais bravo e no turbo futuramente, é essencial abrir verificar a necessidade se precisa fazer tudo ou pouca coisa, é certo q recomendo trocar os pistoes medida 0,50 maior, na gasolina, e quase tenho certeza de que vc tem q trocar todas bronzinas ou ate msm retificar e trocar todas bronzinas, pois vc vai trocar cabeçote e o ideal é fazer ele tbm , deixa tudo 0km pra aguentar o comando e posteriormente o turbo, o limitador de giros(3 step) tbm vai ser essencial para limitar o giro no seu projeto , cara to online todos dia , tenho face qq coisa procura por RAFAEL TAKASHI BENTO me add lá e pode perguntar avontade e assim posso ajudar no dia a dia do projeto seu!
bogo
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bogo »

Adicionado Rafael, conversamos por lá... Obrigado pelas infos
Imagem
bogo
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bogo »

Fala pessoal, desculpem a demora pra dar um feedback do que resolvi fazer, mas vamos lá.
Montei esse AP 2.0 gasolina original de um Santana 90 já com carburador 3e. O carro está gostoso de andar mas sinto que a embreagem/cambio (original 1.6) não dá conta do recado.
Estou querendo montar um kit turbo e estou pensando em fazer em cima de um AP 1.8 que está em casa inteiro desmontado. Preciso fazer retifica do bloco, vira e o cabeçote não dá mais medida.
Eu estava pensando em comprar um jogo de pistão forjado 1.9 e fazer a retifica do bloco abrindo pra 1.9. Fazer a retifica do vira e usando as bielas originais.
Com relação ao cabeçote, pensei em fazer a retifica desse AP 2.0 que estou usando e usa-lo nesse projeto, talvez trocando o comando.
Não pretendo colocar muita pressão, quero um carro pra uso no dia a dia e que aguente por mais tempo.
O que vocês acham?
Agora vai entrar um dinheiro, quero pelo menos começar a montar meu projeto...

Por enquanto vou me preocupar no motor, depois penso no kit.
Obrigado
Imagem
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”