[DÚVIDA] Como fazer linha de combustível p/ turbo

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Henrique GTI
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol T.

[DÚVIDA] Como fazer linha de combustível p/ turbo

Mensagem por Henrique GTI »

Fala galera!! Beleza?

Então eu terei que refazer a linha de combustível do meu Gol turbo, e como já peguei o carro montado andei verificando que a minha linha ainda é original, sim original :lok:

Irei refazê-la e conversando e pesquisando fala-se muito em medida de mangueiras de 8mm, 9mm, 12mm, de mangueiras de 1/2, sobre ordem na montagem e etc... Então criei o tópico para dirimir as minhas dúvidas e também de quem tenha a mesma dúvida.

Pra um motor 1.9 com uma turbina .50 e 2 bombas de combustível (1 de 12bar e 1 de 8bar) eu irei utilizar mangueiras de 1/2. Agora surge uma dúvida o filtro de combust. vem antes da bomba e um depois da bomba, ou somente 1 antes da bomba mesmo? Costumam usar filtro proprio para carro preparado ou algum filtro originário de algum carro em específico?

Aguardo a experiência dos mais entendidos...

Abraço
GTRs84
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Re: [DÚVIDA] Como fazer linha de combustível p/ turbo

Mensagem por GTRs84 »

Perguntinhas básicas...
Carburado ou injetado? Quais bicos usa se for injetado.
Quanto usa de pressão de turbo?
É um gol quadrado? Tanque original? Tem pescador feito?
Se usa um pré filtro (antes da bomba, lógico) e um filtro depois da bomba.
Henrique GTI
Membro - 1.6
Membro - 1.6

No meu caso era uma 2E, agora vou andar de 3E.
Pressão de turbo anterior estava em 1,2bar, pretendo acertar com 1bar na nova configuração.
Trata-se de um Gol bola, ou seja, espaço curto, mas já falei com um amigo e ele vai fabricar um cash-tank pra mim, como já disse antes vou usar 2 bombas e um "Y" para união das linhas.

Já vi muuuitos carros montados apenas assim: TANQUE ----> BOMBA ----> FILTRO ----> MOTOR
Por isso a minha indagação, e portanto não é tão 'lógico' assim como você disse, porque como eu já disse aqui, uns fazem de uma maneira e outros de outra, criei o tópico para enxergarmos os diversos pontos de vista e suas fundamentações.

Abraço
Editado pela última vez por Henrique GTI em 09 Abr 2014, 10:05, em um total de 1 vez.
APassero
Membro
Membro
Carro: Parati CHT 1.6 Turbo

Mensagem por APassero »

meu carro rodo a 1 ano e 7 meses nesse sistema que você falou TANQUE > FILTRO > BOMBA > DOSADOR* > MOTOR e nunca deu problema algum.... use mangueiras de alta pressão para segurar o rojão a hora que a turbina enxer.... no meu caso estou usando o filtro de combustível do Camaro.... isso mesmo desse camaro novo mas estou a procura de algum outro modelo o preço do filtro é bem salgado na hora das substituições.... não acha por menos de 60 reais... ele é quase do tamanho de uma latinha de refrigerante e todo de metal com as extremidades roscadas
Imagem
CHT 1.6 Turbo Intercooler- Ok
Bixenon e Xenon 8k - Ok
Susp. Rosca - Ok
DVD - Ok
Rodas Audi 15" - Ok
*Parati CHT 1.6 Turbo Intercooler - Vulgo KinderOvo!*
Henrique GTI
Membro - 1.6
Membro - 1.6

APassero escreveu:meu carro rodo a 1 ano e 7 meses nesse sistema que você falou TANQUE > FILTRO > BOMBA > DOSADOR* > MOTOR e nunca deu problema algum.... use mangueiras de alta pressão para segurar o rojão a hora que a turbina enxer.... no meu caso estou usando o filtro de combustível do Camaro.... isso mesmo desse camaro novo mas estou a procura de algum outro modelo o preço do filtro é bem salgado na hora das substituições.... não acha por menos de 60 reais... ele é quase do tamanho de uma latinha de refrigerante e todo de metal com as extremidades roscadas
Legal cara, mas nunca vi ninguém usando esse filtro, tem como postar fotos dele?
Se ele custa 60 reais está barato, dá uma olhada nesse por exemplo que é específico para carros turbo

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... icrons-_JM

Tem esse que é mais barato, mas acho que deve restringir um pouco do fluxo por ser pequeno

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... urados-_JM
GTRs84
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por GTRs84 »

Henrique GTI escreveu:No meu caso era uma 2E, agora vou andar de 3E.
Pressão de turbo anterior estava em 1,2bar, pretendo acertar com 1bar na nova configuração.
Trata-se de um Gol bola, ou seja, espaço curto, mas já falei com um amigo e ele vai fabricar um cash-tank pra mim, como já disse antes vou usar 2 bombas e um "Y" para união das linhas.

Já vi muuuitos carros montados apenas assim: TANQUE ----> BOMBA ----> FILTRO ----> MOTOR
Por isso a minha indagação, e portanto não é tão 'lógico' assim como você disse, porque como eu já disse aqui, uns fazem de uma maneira e outros de outra, criei o tópico para enxergarmos os diversos pontos de vista e suas fundamentações.

Abraço
Amigo, se ler novamente, vai ver que o "lógico" se refere ao pré filtro estar antes da bomba...só isso!
Bom, carburado não precisa das duas bombas, a de 12bar já é suficiente, a outra vai mais atrapalhar que ajudar...
Se fosse usar duas bombas, o correto é usar um equalizador lá no cofre, onde entram as duas bombas e sai apenas uma. Tipo esse do link

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... m-inox-_JM

Com catch tank fica muito bom, coloca um niple grosso (igual da entrada da bomba) e vai de boa.
Faz tudo com mangueira 7mm de injeção eletrônica que funciona perfeitamente pro teu caso.
O retorno (saída de baixo do dosador) deve ser direto pro tanque.
Eu usaria filtro e pré filtro, evita de entrar sujeira na bomba e começar a dar problemas, ainda mais no álcool.
Mas funciona "igual" sem pré filtro.
Henrique GTI
Membro - 1.6
Membro - 1.6

GTRs84 escreveu:Amigo, se ler novamente, vai ver que o "lógico" se refere ao pré filtro estar antes da bomba...só isso!
Bom, carburado não precisa das duas bombas, a de 12bar já é suficiente, a outra vai mais atrapalhar que ajudar...
Se fosse usar duas bombas, o correto é usar um equalizador lá no cofre, onde entram as duas bombas e sai apenas uma. Tipo esse do link

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... m-inox-_JM

Com catch tank fica muito bom, coloca um niple grosso (igual da entrada da bomba) e vai de boa.
Faz tudo com mangueira 7mm de injeção eletrônica que funciona perfeitamente pro teu caso.
O retorno (saída de baixo do dosador) deve ser direto pro tanque.
Eu usaria filtro e pré filtro, evita de entrar sujeira na bomba e começar a dar problemas, ainda mais no álcool.
Mas funciona "igual" sem pré filtro.
Entendi, sem problemas.

Bacana esse divisor, quanto a não utilização da 2° bomba vou te explicar o porque utilizarei... Meu carro agora será milinove e com cabeçote 2.0 feito por completo (molas, válvulas maiores, trabalhado) e vou utilizar por enquanto um 3e (mais pra frente irei injetar) e pensando no futuro e também pra quando eu for pisar mesmo irei ligar a 2° bomba... As 2 bombas não serão ligadas juntas, a 2° só vai entrar quando eu for acelerar "pra valer" mesmo (sou muito medroso quanto a dar falta de combustível) a duas semanas atrás furei um pistão meu acelerando e deu falta em alta na quinta marcha.

A linha provavelmente irei fazer em tecalon de 1/2, um amigo fez no carro dele e ficou muito. Material bom, barato e bem resistente.
Estou estudando isso!!!

Valeu pela força, abraço.
GTRs84
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por GTRs84 »

Tranquilo...deixa as duas então.
Apenas a minha opinião, em vez de gastar com preparação de cabeçote, anda com 1,2~1,3 de pressão que rende até mais que preparar o cabeçote.
Cuidado ao usar a linha muito grossa, fica ruim de fazer as conexões no dosador e carburador. Com 1/2 polegada vai ter que ser uma mangueira bem grossa pra colocar por fora do tecalon.
Vou te dizer que o gargalo do sistema de combustível vai ser a entrada do carburador e a agulha, muito antes das mangueiras.
Wilha
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Wilha »

dicona ai... se quiser correr em arrancada o legal eh passar elas por fora... e aeroquip, nada de mangueira pq rasga.. fica carro mas fica bom.
tem pistas de arrancadas q ele nao tao dexano correr com as mangueiras por dentro do carro
Henrique GTI
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Wilha escreveu:dicona ai... se quiser correr em arrancada o legal eh passar elas por fora... e aeroquip, nada de mangueira pq rasga.. fica carro mas fica bom.
tem pistas de arrancadas q ele nao tao dexano correr com as mangueiras por dentro do carro
Wilha inicialmente o carro é somente pra rua mesmo, no meu caso investir em aeroquip agora não dá, sem dúvidas que fica top, mas não tenho planos de ficar com o carro durante muito tempo, á menos que aconteça outros planos, mas antes disso não.

A minha linha pretendo fazer por fora, é mais seguro e sem muito ruido dentro do carro.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”