[AJUDA] VW GOL BX 1.600 (1982) MOTOR FRACO
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[AJUDA] VW GOL BX 1.600 (1982) MOTOR FRACO
Bom Dia Galera! Tenho um GOL BX 1600 que foi convertido para 1 carbura simples 1600 dos fusca, e tenho um problema de desempenho que vai passando o tempo e ele fica cada vez mais fraco, ficando pior até que 1.0, queria saber o que eu poderia fazer e qual seria os problemas relacionados a desempenho, piso fundo e ele demora desenvolver muito, antes tinha uma potência razoável tendo em vista que não é mais dupla, também vi que meu carro tem criado borra tipo maionese no respiro do óleo e vi em alguns tópicos que isso tem a ver com o baixo desempenho, enfim, gosto muito do meu BX, mas como não acho Mecânicos que queiram mexer em Boxer e os que acho não são honestos, ou fazem gambiarras vou acabar ter de vende-lo...
- Gilberto O. Junior
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Re: [AJUDA] VW GOL BX 1.600 (1982) MOTOR FRACO
Iae Dener, tudo bem?DenerMalakian escreveu:Bom Dia Galera! Tenho um GOL BX 1600 que foi convertido para 1 carbura simples 1600 dos fusca, e tenho um problema de desempenho que vai passando o tempo e ele fica cada vez mais fraco, ficando pior até que 1.0, queria saber o que eu poderia fazer e qual seria os problemas relacionados a desempenho, piso fundo e ele demora desenvolver muito, antes tinha uma potência razoável tendo em vista que não é mais dupla, também vi que meu carro tem criado borra tipo maionese no respiro do óleo e vi em alguns tópicos que isso tem a ver com o baixo desempenho, enfim, gosto muito do meu BX, mas como não acho Mecânicos que queiram mexer em Boxer e os que acho não são honestos, ou fazem gambiarras vou acabar ter de vende-lo...
Sou o Junior, moro em SP na Zona Leste , sou mecanico/preparador, trabalho com todos os tipos de motores, inclusive igual ao seu.
Vamos lá.
Este é um motor com muitos pontos onde geram este defeito de falta de desempenho tipo ( carburador, cabeçotes, regulagem de vavulas, aneis, valvulas sede folga em mancais e ate ignição), se for transformar em tópico sera gigante, tudo pra te explicar.
Da onde você é ? Podemos marcar para nos encontrar e eu tentar te ajudar, me chama ou liga que eu tiro suas duvidas 11-98600-0134 Tim .
#Valew
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Re: [AJUDA] VW GOL BX 1.600 (1982) MOTOR FRACO
DenerMalakian escreveu:Bom Dia Galera! Tenho um GOL BX 1600 que foi convertido para 1 carbura simples 1600 dos fusca, e tenho um problema de desempenho que vai passando o tempo e ele fica cada vez mais fraco, ficando pior até que 1.0, queria saber o que eu poderia fazer e qual seria os problemas relacionados a desempenho, piso fundo e ele demora desenvolver muito, antes tinha uma potência razoável tendo em vista que não é mais dupla, também vi que meu carro tem criado borra tipo maionese no respiro do óleo e vi em alguns tópicos que isso tem a ver com o baixo desempenho, enfim, gosto muito do meu BX, mas como não acho Mecânicos que queiram mexer em Boxer e os que acho não são honestos, ou fazem gambiarras vou acabar ter de vende-lo...
Boa tarde Dener.
Está parecendo muito a junta do cabeçote que queimou. (seu carro ferveu Dener ?), a junta atua como vedação entre bloco e cabeçote, e separa cilindros de galerias d água e passagens de óleo. Quando ela queima já perde eficiência rapidamente, o motor perde compressão, e pode passar a misturar água e óleo (formando aquela mistura parecida com maionese, café com leite,...), jogando um desses fluidos (ou mesmo os dois) dentro das câmaras de combustão. A perda de rendimento é muito nítida, mesmo em baixas rotações, além do escape dar a “bandeira” que o motor está queimando óleo. O rendimento do motor ficará fraco demais e a tendencia é sempre piorar. A solução é a troca da junta e a verificação do cabeçote, pois ele pode ter empenado caso o carro chegou a ferver. Verifique todo o sistema de arrefecimento do motor se está baixando aguá, etc ...
Este é o sintomas mais comum, e que "parece" com seu problema.. De qualquer forma deverá levar num mecânico, pois esses sintomas podem estar relacionado aos itens que o Junior citou logo acima..
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- Gilberto O. Junior
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Re: [AJUDA] VW GOL BX 1.600 (1982) MOTOR FRACO
Boa tarde, Ricardo!RicardoVicente escreveu:DenerMalakian escreveu:Bom Dia Galera! Tenho um GOL BX 1600 que foi convertido para 1 carbura simples 1600 dos fusca, e tenho um problema de desempenho que vai passando o tempo e ele fica cada vez mais fraco, ficando pior até que 1.0, queria saber o que eu poderia fazer e qual seria os problemas relacionados a desempenho, piso fundo e ele demora desenvolver muito, antes tinha uma potência razoável tendo em vista que não é mais dupla, também vi que meu carro tem criado borra tipo maionese no respiro do óleo e vi em alguns tópicos que isso tem a ver com o baixo desempenho, enfim, gosto muito do meu BX, mas como não acho Mecânicos que queiram mexer em Boxer e os que acho não são honestos, ou fazem gambiarras vou acabar ter de vende-lo...
Boa tarde Dener.
Está parecendo muito a junta do cabeçote que queimou. (seu carro ferveu Dener ?), a junta atua como vedação entre bloco e cabeçote, e separa cilindros de galerias d água e passagens de óleo. Quando ela queima já perde eficiência rapidamente, o motor perde compressão, e pode passar a misturar água e óleo (formando aquela mistura parecida com maionese, café com leite,...), jogando um desses fluidos (ou mesmo os dois) dentro das câmaras de combustão. A perda de rendimento é muito nítida, mesmo em baixas rotações, além do escape dar a “bandeira” que o motor está queimando óleo. O rendimento do motor ficará fraco demais e a tendencia é sempre piorar. A solução é a troca da junta e a verificação do cabeçote, pois ele pode ter empenado caso o carro chegou a ferver. Verifique todo o sistema de arrefecimento do motor se está baixando aguá, etc ...
Este é o sintomas mais comum, e que "parece" com seu problema.. De qualquer forma deverá levar num mecânico, pois esses sintomas podem estar relacionado aos itens que o Junior citou logo acima..
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Seria o caso de ver o que vc falou se estivéssemos falando em motor AP, mas no caso do Dener o motor dele é Box e não usa agua...
Re: [AJUDA] VW GOL BX 1.600 (1982) MOTOR FRACO
Fusca 1600cc eram 2 carburadores. Pode voltar a por os 2 carbudores do BX de volta. Por que vc fez isso, queria economizar gasolina?
O seu motor como o do fusca é a ar, e não a água como o pessoal tá falando de misturar água com óleo.
A borra pode ser combustível batizado ou ainda óleo vencido, veja abaixo os detalhes de troca de óleo e causas da borra:
Óleo de motor de Gol Quadrado tem que se trocar a cada 3.000 a 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro... Essa recomendação de trocar a cada 6 meses leva em conta fatores como a oxidação do lubrificante e a volatividade de alguns dos aditivos usados na formulação do óleo "Quando isso acontece, o fluído perde o poder de lubrificação, de limpeza e de combater a formação de borra no motor."Veja o artigo do Auto Esporte sobre troca a cada 6 meses: http://revistaautoesporte.globo.com/Ser ... meses.html
E veja este vídeo sobre borra de óleo: http://g1.globo.com/carros/autoesporte/ ... o/3691605/
Sempre troque o filtro de óleo, pois o óleo que fica dentro do filtro (1/2 litro) contamina o óleo novo. E se tem que drenar o óleo ao invés de sugar por máquina de vácuo, pois a máquina de vácuo não suga todo o óleo do carter. O óleo indicado é base mineral, SAE 20W-40 até 100.000 km rodados ou SAE 20W-50 a partir de 100.000 km. Pode ser Shell, Havoline, Móbil e etc... Não tem que por aditivo no óleo, pois o óleo já vem com aditivo... é picaretagem dos frentistas colocar aditivo no óleo, não precisa.
Não coloque nunca aquele óleo bosta "Alta Quilometragem - SAE 20W-60"... pois no Manual do Proprietário só pode SAE 20W-40 ou SAE 20W-50... "óleo de Alta Quilometragem é para enganar o comprador do óleo... se o carro está queimando ou gastando muito óleo então tem que retificar ou trocar anéis e só... não ferrar o motor com óleo grosso... partes que eram lubrificadas com o SAE 20W-50 agora não são mais com o óleo 'Alta Quilometragem". E ainda o óleo "Alta Quilometragem" faz o carro consumir mais combustível, pois exige mais esforço do motor (atrito interno)
A norma API, classifica o óleo conforme o desempenho do mesmo (desgaste, limpeza e etc...) do meu Gol é SF, mas os óleos de hoje minerais já são SJ ou SM... ou seja, os óleos de hoje são muito melhores e podem ser usados por maiores kilometragens e tempo (6 meses no máximo)
O seu motor como o do fusca é a ar, e não a água como o pessoal tá falando de misturar água com óleo.
A borra pode ser combustível batizado ou ainda óleo vencido, veja abaixo os detalhes de troca de óleo e causas da borra:
Óleo de motor de Gol Quadrado tem que se trocar a cada 3.000 a 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro... Essa recomendação de trocar a cada 6 meses leva em conta fatores como a oxidação do lubrificante e a volatividade de alguns dos aditivos usados na formulação do óleo "Quando isso acontece, o fluído perde o poder de lubrificação, de limpeza e de combater a formação de borra no motor."Veja o artigo do Auto Esporte sobre troca a cada 6 meses: http://revistaautoesporte.globo.com/Ser ... meses.html
E veja este vídeo sobre borra de óleo: http://g1.globo.com/carros/autoesporte/ ... o/3691605/
Sempre troque o filtro de óleo, pois o óleo que fica dentro do filtro (1/2 litro) contamina o óleo novo. E se tem que drenar o óleo ao invés de sugar por máquina de vácuo, pois a máquina de vácuo não suga todo o óleo do carter. O óleo indicado é base mineral, SAE 20W-40 até 100.000 km rodados ou SAE 20W-50 a partir de 100.000 km. Pode ser Shell, Havoline, Móbil e etc... Não tem que por aditivo no óleo, pois o óleo já vem com aditivo... é picaretagem dos frentistas colocar aditivo no óleo, não precisa.
Não coloque nunca aquele óleo bosta "Alta Quilometragem - SAE 20W-60"... pois no Manual do Proprietário só pode SAE 20W-40 ou SAE 20W-50... "óleo de Alta Quilometragem é para enganar o comprador do óleo... se o carro está queimando ou gastando muito óleo então tem que retificar ou trocar anéis e só... não ferrar o motor com óleo grosso... partes que eram lubrificadas com o SAE 20W-50 agora não são mais com o óleo 'Alta Quilometragem". E ainda o óleo "Alta Quilometragem" faz o carro consumir mais combustível, pois exige mais esforço do motor (atrito interno)
A norma API, classifica o óleo conforme o desempenho do mesmo (desgaste, limpeza e etc...) do meu Gol é SF, mas os óleos de hoje minerais já são SJ ou SM... ou seja, os óleos de hoje são muito melhores e podem ser usados por maiores kilometragens e tempo (6 meses no máximo)
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- Gilberto O. Junior
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Re: [AJUDA] VW GOL BX 1.600 (1982) MOTOR FRACO
Caro Rodox,
Motor Box, não tem filtro de oleo para trocar, o motor que esta na goleta do Dener é o mesmo motor que vai em fusca.
#Falow
Motor Box, não tem filtro de oleo para trocar, o motor que esta na goleta do Dener é o mesmo motor que vai em fusca.
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Re: [AJUDA] VW GOL BX 1.600 (1982) MOTOR FRACO
Boa tarde, Ricardo!
Seria o caso de ver o que vc falou se estivéssemos falando em motor AP, mas no caso do Dener o motor dele é Box e não usa agua...
Boa tarde Junior;
Verdade brother, li o post dele rápido e não prestei atenção neste detalhe... Para o caso dele, retiro o que eu falei.
Valeu pela correção Junior ..
Abraço.
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Re: [AJUDA] VW GOL BX 1.600 (1982) MOTOR FRACO
DenerMalakian escreveu:Bom Dia Galera! Tenho um GOL BX 1600 que foi convertido para 1 carbura simples 1600 dos fusca, e tenho um problema de desempenho que vai passando o tempo e ele fica cada vez mais fraco, ficando pior até que 1.0, queria saber o que eu poderia fazer e qual seria os problemas relacionados a desempenho, piso fundo e ele demora desenvolver muito, antes tinha uma potência razoável tendo em vista que não é mais dupla, também vi que meu carro tem criado borra tipo maionese no respiro do óleo e vi em alguns tópicos que isso tem a ver com o baixo desempenho, enfim, gosto muito do meu BX, mas como não acho Mecânicos que queiram mexer em Boxer e os que acho não são honestos, ou fazem gambiarras vou acabar ter de vende-lo...
Boa noite,
Diversos problemas podem estar acontecendo... 1- O cabo do acelerador está escapando do suporte lá embaixo do painel, aonde o pé toca no acelerador. Como o cabo "escorrega" do suporte, cada vez o curso do cabo do acelerador diminui mais e mais. No final, o acelerador está no fundo, e o carro mal sai do lugar (verificar se o cabo do acelerador está bem fixado ao suporte embaixo do painel do carro). 2- Cabeçotes rachados, vazando compressão.. (medir compressão nos cilindros). 3- A bobina esquenta e perde eficiência (verificar se a bobina é a certa para este modelo de carro). 4- Distribuidor solto, com a vibração do motor a faísca sai do ponto. 5- Avanço a vácuo do distribuidor estragado, ou tubo de vácuo entupido, furado ou desconectado do carburador (onde gera o vácuo) (fazer sucção com a boca no tubo de vácuo para saber se o avanço funciona). 6- Cabos de velas velhos e sem isolamento que deixam escapar faíscas para as demais peças do motor (ver/ouvir o motor funcionando no escuro, para saber se salta alguma faísca dos cabos para as demais peças (quando salta uma faísca faz um ruído característico))... 7- Tampa do distribuidor ou rotor com defeito (rachaduras) que deixam escapar parte da faísca.. (ver se tem marcas parecidas com rachaduras no rotor ou no interior da tampa do distribuidor). 8- Filtros de ar muito sujos, o motor funciona afogado (faz fumaça preta e não branca ou azul). (trocar os filtros por novos) 8- Carburadores entupidos ou sujos (limpar/trocar reparo). 9- Sujeira no tanque de combustível (a bomba não consegue puxar direito o combustível). 10- Filtro de combustível sujo (a bomba não consegue colocar o combustível na vazão adequada nos carburadores. 11- Cano de combustível do tanque até a bomba dobrado ou amassado (ver se tem vasão). 12- Posto de combustível entregando combustível adulterado ou trocado (Carro é a gasolina, mas a bomba entrega álcool). 13- Vazamento de pressão entre o cabeçote e a vela por rosca da vela ou cabeçote estar espanada ou vela mal apertada. >>>>> (Recomendo cuidado especial ao mexer com o sistema de alimentação de combustível do carro, para evitar incêndios. Melhor manter extintor de incêndio bem à mão, em caso de necessidade.)<<<<<<< - Sobre a bora no óleo tenho as seguintes considerações: A combustão gera entre outros produtos, água (principalmente no GNV). Enquanto o motor estiver frio, esta umidade(água) se mistura ao óleo do motor, quando o motor atinge uma temperatura mais alta, essa água evapora e passa a se condensar no tubo do suspiro de óleo (lá aonde despejamos o óleo novo ou completamos o nível). Como esse tubo fica na frente do motor, recebe bastante vento que entra pela grade, então, toda a umidade gerada na combustão (principalmente no GNV), é condensada e misturada aos demais gases da combustão. O resultado é um óleo super espesso (parece uma manteiga ou margarina) que fatalmente entope o suspiro/canos que levam os gases do bloco do motor até o interior dos filtros de ar. Obstruindo as saídas de ar, a compressão que escapa para o interior do bloco do motor força a saída do óleo do motor pelo cano da haste medidor da nível de óleo, pelos retentores, etc... Essa graxa branca/bora que se deposita no interior dos canos é a umidade que não evaporou e acabou se misturando ao óleo. Acontece principalmente no inverno (dias muito frios) ou quando o carro anda por pequenos percursos (o motor não aquece o suficiente) ou em dias de chuva ou garoa (temperaturas baixas), onde a umidade do ar também é mais acentuada. Isso também acontece com motores refrigerados à água. O que deve ser feito a princípio, e facilitar a evaporação da água que está misturada ao óleo, da seguinte forma: colocar um pequeno cano de plástico saíndo da tampa do cano do suspiro (ao lado da tampinha que abrimos quando adicionamos óleo ao motor), para baixo do motor, próximo a abertura do paralama dianteiro do lado do motorista. Esqueça o sistema original que distribui o gás que vem do bloco do motor e é dividido em dois canos, e que entram debaixo dos filtros de ar. Se possível, também envolva o cano do suspiro, que vem lá de baixo do carter(bloco) e sobe até a tampa, com material para isolamento térmico (encontra-se em casas de material de construção) para proteger este cano (do suspiro) da incidência de vento frio quando o carro está se movendo. E outro item importante, é verificar se tem a chapa de proteção para evitar o vento frontal logo atrás da grade dianteira. Muito Gol não tem essa proteção, então tem que improvisar uma para evitar o vento frontal (e a chuva que costuma molhar o distribuidor). Lembrar que prender bem qualquer material que for usado, para evitar que caia durante o deslocamento do veículo, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito) Importante é deixar uma abertura para o vento poder entrar na turbina do alternador (ali é importante que entre ar frio para refrigerar o motor e o radiador de óleo)... Pense sempre em segurança, e se decidir seguir estas dicas, faça-as por sua própria conta e riscos... Caso perceba algum problema, tente outra solução... Grande abraço ...
o motor BX ao contrario dos demais veículos VW fica na frente do carro, e por isso ele é bem refrigerado. Normalmente no Gol BX existe uma chapa de isolamento atrás da grade frontal (entre a grade e o motor e presa na frente, (junto com a grade) que impede que o vento at