[DUVIDA] Voltagem da Bobina

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
detonauta2
Membro
Membro
Carro:

[DUVIDA] Voltagem da Bobina

Mensagem por detonauta2 »

Preciso colocar um Resistor 10k para normalizar o sinal vindo da Bobina, afim de que o Conta-Giros adaptado do G3 funciona certo.

Esquema postado no Fórum, tópico o qual não achei¬¬
Imagem

Liguei para lojas de eletrônica, e disseram que o parâmetro é em Watts, e não em Volts.

Li em algum lugar: "É preciso muito cuidado com ela com a chave ligada, pois existem tipos que chegam a mais de 24000 volts."

Dúvida1: Qual se enquadra?

Dúvida2: O capacitor é necessário? Pergunto pois o terra é único para todas as funções, não só para o RPM.
:VW Gol GL 1.8AP 92/93 Gas(VENDIDO):
Ensaio: http://tinyurl.com/39r6ks
Laercio
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por Laercio »

Já me ajudaraqm bastante e agora é minha vez de tentar. Lembre-se que de carro entendo de pouco para nada, portanto irei dar palpite do ponto de vista eletrônico.

Bom, primeiro, onde voce vai ligar o fio antes do resistor? (vermelho) na chupeta que vai para o distribuidor? (estou perguntando por perguntar, pois acredito que não).

Se for no terminal da bobina, a tensão alí é de 12 volts, mas a força contra eletromotriz (quem for eletricista sabe o que é) não dá para chutar. É bem provável que isto já tenha sido levado em conta no contagiros.

Mas desde já, informo que da forma que voce desenhou, a potencia do resistor vai importar muito pouco.

Quanto ao capacitor, é complicado responder que sim ou não,

Preciso de mais detalhes, pois não conheço os macetes.

Mas se eu estivesse fazendo o que faria é colocar o resistor de 10K X 1W e o capacitor (que pode ter a tensão bem maior que 16V, pois isso não importa neste caso) e ver como funciona.

Com relação ao terra, não se preocupe, mas uma pergunta: o contagiros tem quantos fios e qual identificação deles?

Boa sorte.
Conheça nosso trabalho! Visite:
Http://magicossolidarios.org
http://magim.org
detonauta2
Membro
Membro
Carro:

Laercio escreveu: Preciso de mais detalhes, pois não conheço os macetes.

Mas se eu estivesse fazendo o que faria é colocar o resistor de 10K X 1W e o capacitor (que pode ter a tensão bem maior que 16V, pois isso não importa neste caso) e ver como funciona.

Com relação ao terra, não se preocupe, mas uma pergunta: o contagiros tem quantos fios e qual identificação deles?

Boa sorte.
Cara,

O Contagiros tem 1 fio, verde claro.

Só havia resistor 10k de 5 W, e acabei comprando, mas não corrigiu o problema - só mudou, no meu entender prá pior. Continua instável e bem menos rápidas as atualizações de rotação. E ainda estão bem erradas.

Mais prá registrar, pois irei ainda atras de um de 1 W, mas agora com bem menos esperanças de arrumar...

Valeu.
Laercio
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por Laercio »

detonauta2 escreveu:
Laercio escreveu: Preciso de mais detalhes, pois não conheço os macetes.

Boa sorte.
Cara,

O Contagiros tem 1 fio, verde claro.

Só havia resistor 10k de 5 W, e acabei comprando, mas não corrigiu o problema - só mudou, no meu entender prá pior. Continua instável e bem menos rápidas as atualizações de rotação. E ainda estão bem erradas.

Mais prá registrar, pois irei ainda atras de um de 1 W, mas agora com bem menos esperanças de arrumar...

Valeu.
Olha, Não sei porque mas a potência do resistor não deveria influenciar no circuito.

É pena que voce está tão longe. Gostaria de colocar o contagiros na minha bancada e colocar um osciloscópio no carro para ver estes pulsos. Com certeza conseguiria desvendar o assunto.

Será que no fórum tem mais alguém que manja de eletrônica e conhece este contagiros para fazermos um brainstorm?

Para iniciar: tenho a impressão que o contagiros funciona como um multimetro analógico, fazendo a leitura da tensão resultante da integração dos pulsos vindo do chaveamento da bobina. Se for assim, a relação resistor / capacitor tem que ser precisa para que o sistema leia corretamente.

[]s
Conheça nosso trabalho! Visite:
Http://magicossolidarios.org
http://magim.org
Douglas Fernando
Membro
Membro
Carro: Gol 1.000 - 1994

Re: [DUVIDA] Voltagem da Bobina

Mensagem por Douglas Fernando »

Olá! Estou tendo esse mesmo problema no meu Gol, pesquisando cheguei aqui nessa postagem. Gostaria de saber se conseguiu resolver esse problema?

Desde ja agradeço.
detonauta2
Membro
Membro
Carro:

Douglas Fernando escreveu:Olá! Estou tendo esse mesmo problema no meu Gol, pesquisando cheguei aqui nessa postagem. Gostaria de saber se conseguiu resolver esse problema?

Desde ja agradeço.
Cara, eu não. Acabei vendendo com o "problema". E não soube se o comprador arrumou.
Douglas Fernando
Membro
Membro
Carro: Gol 1.000 - 1994

Mensagem por Douglas Fernando »

Valeu! To bom de tentar vendar o contagiros já... era pra ser tão simple... :/
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”