dá pra montar o motor transversalmente no gol?
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
Fujiwara
dá pra montar o motor transversalmente no gol?
eu queria saber se dá pra montar o motor transversalmente no gol, pq o motor nessa posição é mais potente que o longitudinal...
- Anderson Milhouse
- Membro - Gold

- Carro:
- Bill
- SUPORTE

- Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Fujiwara,
Beleza ???
Em mecânica acho que tudo é possível, o fator limitador geralmente é o bolso
rsrsrs
É possível sim colocar o motor transversal no gol, acho até que vc poderia partir da adaptação do logus, pois ele usa o mesmo motor e câmbio que o nosso gol, acho que seria quase um plug and play .....
Inclusive aí vc já poderia incluir tb o crônico problema da suspensão dianteira, e mais alguma coisinhas causadas pela colocação do motor nesse posição.
Agora que esse motor é mais forte que o nosso eu desconheço, vc diz que ele fica mais forte pela posição de funcionamento ???
Abraços

Beleza ???
Em mecânica acho que tudo é possível, o fator limitador geralmente é o bolso
É possível sim colocar o motor transversal no gol, acho até que vc poderia partir da adaptação do logus, pois ele usa o mesmo motor e câmbio que o nosso gol, acho que seria quase um plug and play .....
Inclusive aí vc já poderia incluir tb o crônico problema da suspensão dianteira, e mais alguma coisinhas causadas pela colocação do motor nesse posição.
Agora que esse motor é mais forte que o nosso eu desconheço, vc diz que ele fica mais forte pela posição de funcionamento ???
Abraços
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
-
Fujiwara
exatamente, devido ao fato do motor ser montado na transversal e o carro ser tração dianteira, a transferencia da potencia pras rodas seria mais eficiente, entregando mais potencia líquida, por isso pensei na possibilidade de montar o motor nessa posiçãoBill escreveu:Fujiwara,
Beleza ???
Em mecânica acho que tudo é possível, o fator limitador geralmente é o bolsorsrsrs
Abraços![]()
- Bill
- SUPORTE

Fujiwara,
Isso eu acho que aconteceria na teoria, mas acho que na prática não rola não hein ....
Digo isso porque de onde é entregue a potência ( virabrequim) até chegarmos a roda temos o câmbio e o diferencial no caminho, portanto acho que, no fim acaba dando na mesma, será que não ???
Tb acho que se a potência fosse entregue em apenas uma roda, sem reduções no caminho, sem dúvida que seria mais eficiente, mas para distribuir em duas rodas e ainda ter que "perder" para o Câmbio e diferencial, não sei não .....
Fui agora um pouco mais além, pensei nos caminhões, nos carros de alta performance, ferrari, porsche, opala ( rsrsrs), formula 1, eles são todos motores longitudinais não são ???
Acho que a distribuição em "T" que acaba ocorrendo nesses casos é melhor do que aquela que seria em um tipo de "L".
Sei lá .... rsrsrsr
Abraços !!!
Isso eu acho que aconteceria na teoria, mas acho que na prática não rola não hein ....
Digo isso porque de onde é entregue a potência ( virabrequim) até chegarmos a roda temos o câmbio e o diferencial no caminho, portanto acho que, no fim acaba dando na mesma, será que não ???
Tb acho que se a potência fosse entregue em apenas uma roda, sem reduções no caminho, sem dúvida que seria mais eficiente, mas para distribuir em duas rodas e ainda ter que "perder" para o Câmbio e diferencial, não sei não .....
Fui agora um pouco mais além, pensei nos caminhões, nos carros de alta performance, ferrari, porsche, opala ( rsrsrs), formula 1, eles são todos motores longitudinais não são ???
Acho que a distribuição em "T" que acaba ocorrendo nesses casos é melhor do que aquela que seria em um tipo de "L".
Sei lá .... rsrsrsr
Abraços !!!
-
Lucas GTS
- Membro

- Carro:
a posição transversal no carro, traz com que se consiga melhor destribuição de força pro chão, não que seja mais potente o motor transversal do q o longitudinal, mas sim a posição dele traz fatores importantes como distribuição de peso para ambos os lados do carro fazendo com que a frente tracione melhor.
Um dia foi sonho... hj é realidade
GTSi 2.1 Aspro na veia!!! by Pereira (apoio de Satti Soldas, Fueltech)
GTSi 2.1 Aspro na veia!!! by Pereira (apoio de Satti Soldas, Fueltech)
-
Fujiwara
hum, entendi, é pq eu tinha pensado em algo assim, como as saídas do eixo de transmissão ficam alinhadas com o eixo do veículo, o desempenho seria melhor.Bill escreveu:Fujiwara,
Sei lá .... rsrsrsr
Abraços !!!
Já no motor longitudinal, as linhas de força têm de fazer uma curva de 90 graus até as rodas de tração.
Isso faz com que haja uma pequena perda na potência no sistema de transmissão, mas não sei se estou correto ou não, pois cheguei a essa conclusão com base numa leitura rápida em um livro..
mas permita que eu faça uma observação, nos exemplos que vc citou, caminhões, opalas e tal, realmente têm motor longitudinal, mas eles têm tração traseira, ao contrário do Gol que tem tração dianteira
obrigado pela atenção, abraços!!
- Bill
- SUPORTE

Fala Fujiwara,
Então, de repente dá uma outra lida nesse livro aí, pode ser que eu esteja errado, sei lá .....
Mas o que te disse foi por algum conhecimento, intuição e observação mesmo ..... rsrsrsr
Os carros que citei que são com tração traseira, seriam a mesma coisa, pois no caso do gol, seria como se o câmbio fizesse o trabalho de "dobrar" o cardã ( será que forcei muito agora ???) não sei se vc me entendeu, mas seria algo como colocar uma engrenagem em um eixo engatada em uma outra engrenagem acoplada em outro eixo paralelo, aí a força que estava "indo" é retransmitida "vindo" ( nossa !!!) .....
Seria mais ou menos como acontece no fusca, porsche que tem o motor na traseira e a tração tb é traseira .....
Manda mais aí que a gente continua o debate
rsrsrs
Abraços amigo
Então, de repente dá uma outra lida nesse livro aí, pode ser que eu esteja errado, sei lá .....
Mas o que te disse foi por algum conhecimento, intuição e observação mesmo ..... rsrsrsr
Os carros que citei que são com tração traseira, seriam a mesma coisa, pois no caso do gol, seria como se o câmbio fizesse o trabalho de "dobrar" o cardã ( será que forcei muito agora ???) não sei se vc me entendeu, mas seria algo como colocar uma engrenagem em um eixo engatada em uma outra engrenagem acoplada em outro eixo paralelo, aí a força que estava "indo" é retransmitida "vindo" ( nossa !!!) .....
Seria mais ou menos como acontece no fusca, porsche que tem o motor na traseira e a tração tb é traseira .....
Manda mais aí que a gente continua o debate
Abraços amigo
-
Haruji_Sato
- Membro - 1.6

- Carro: