Preparação leve 1.8S álcool

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

danilovboas
Membro
Membro
Carro: GT 1986

Preparação leve 1.8S álcool

Mensagem por danilovboas »

Olá pessoal,

Essa semana vou abrir meu motor, que tá rajando e perdendo potência. Já que vou abrir eu queria uma preparação leve pra aproveitar o embalo.

Lembrando que é meu carro do dia-dia, então não pode ser nada muito bruto porque não posso perder muito em economia. Basicamente queria um conjuntinho equilibrado que melhore um pouco um motor original mas que mantenha o gasto em cerca de 6 km/l no álcool.
Gostaria de manter meu carburador 2E original porque ele foi restaurado recentemente e está como novo. Queria também aproveitar meu comando 049G.
De resto, posso mudar qualquer componente. Não tenho pressa, prefiro ir fazendo as coisas com calma e que fique tudo com a melhor qualidade, melhor acerto e o mais equilibrado possível.

Sugestões?
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Re: Preparação leve 1.8S álcool

Mensagem por João Victor AP »

Bom dia !

Aumentar um pouco a taxa do cabeçote (caso ela já não esteja alta) é legal, se a taxa estiver só um pouco elevada, dê uma taxada nele rebaixando ele.

Pra ter um ganho de potência, é bom usar um Coletor 4x1, ele deixa o carro mais solto.

Bobina Mi é boa, centelha mais que aquela Bobina Latinha, não se tem ganho de potência, mas ela é melhor por centelhar mais.

Mas se quiser algo melhor...
A melhor preparação é o alargamento de dutos de admissão e escape do cabeçote e alargamento dos dutos do coletor de admissão.
Essa é a preparação que eu curto muito, pois, com ela você irá garantir um ganho de 30cv (ou até mais), e não é tão caro, custa entre R$1.000 á R$1.400.
Esse ganho de 30cv será apenas com a preparação do cabeçote, sem uso de coletor 4x1, comando maior, etc.
E mantêm o carro econômico.
E depois de fazer essa preparação é bom você colocar o 4x1, mas se quiser pode andar com o coletor original.

Abraço !
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool

Mensagem por Bill »

A receita do João esta bacana, eu acho que só faltou dizer uma taxa boa pra ele deixar no álcool, que seria algo em torno de 13,5:1 e eu acrescentaria tb nessa receita ou o cabeçote do 2.0 ou trocar as valvulas pelas dele.
Uma junta do cabeçote de aço tambem cai bem hein e o 4x1

Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Como o Bill disse... seu motor tem basicamente o essencial.

Falta um coletor 4x1, aumentar as válvulas e verificar a taxa de compressão.
danilovboas
Membro
Membro

Boa noite pessoal,

Acho que entendi. Então eu deixo a parte de baixo original, coloco um cabeçote 2.0, faço trabalho de dutos no cabeçote e coletor, boto um 4x1, taxa 13,5:1, junta de aço e a bobina Mi. Fazia tempo que eu tinha lido aqui mesmo no fórum sobre a bobina Mi, tinha vontade de colocar mesmo.

Outra dúvida: acham que vale apena trocar meu sistema de arrefecimento que é o modelo antigo (GT 86) e fazer uma adaptação para um radiador selado?

Obrigado pela ajuda pessoal.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

danilovboas escreveu:Boa noite pessoal,

Acho que entendi. Então eu deixo a parte de baixo original, coloco um cabeçote 2.0, faço trabalho de dutos no cabeçote e coletor, boto um 4x1, taxa 13,5:1, junta de aço e a bobina Mi. Fazia tempo que eu tinha lido aqui mesmo no fórum sobre a bobina Mi, tinha vontade de colocar mesmo.

Outra dúvida: acham que vale apena trocar meu sistema de arrefecimento que é o modelo antigo (GT 86) e fazer uma adaptação para um radiador selado?

Obrigado pela ajuda pessoal.
Acho melhor você manter o radiador e todo o sistema de arrefecimento do modelo antigo, acho que fica melhor e mantêm a originalidade do GT.

Se você quiser melhorar o sistema de arrefecimento para ficar mais seguro e eficiente basta fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento, e trocar todas as mangueiras.
Caso o seu radiador esteja ruim e você quiser comprar um radiador novo é só comprar um radiador Váleo do mesmo modelo do seu, que é aquele que possui uma tampinha na parte superior, a Váleo ainda fabrica esse radiador do modelo antigo 1986 hehehe !

Abraço !
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Então... o sistema moderno é mais eficiente que o antigo. Uma troca que eu faria apenas se tivesse realmente a necessidade. Só precisa mesmo é soldar o suporte do reservatório do líquido de arrefecimento.

Se o radiador estiver ruim e o reservatório também, uma modificação aceitável.
danilovboas
Membro
Membro

Entendido. Valei pela ajuda pessoal.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

danilovboas escreveu:Entendido. Valei pela ajuda pessoal.
Opa ! De nada :good:
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Show... vai ou não fazer a modificação?
danilovboas
Membro
Membro

Então, abri o cabeçote e já estou procurando um 2.0 mecânico. Assim que encontrar um do meu gosto vou levar pra fazer o trabalho dos dutos e válvulas.
Sobre o coletor, tem alguma dica pra achar um bom 4x1? Porque eu li aqui mesmo no fórum que se o coletor não for de qualidade pode até atrapalhar o fluxo... tem alguma maneira de saber se o coletor é adequado ou se não passa de um mero conjunto de canos dobrados?

O radiador estou procurando algum esquema com fotos pra eu ver como fica a modificação. Tenho um conhecido na minha cidade que eu vi que fez num GT dele, mas faz tempo que não encontro esse camarada. Vou essa semana num rapaz espacializado em radiadores aqui perto pra ver o que ele recomenda. Vou atrás de um kit de mangueiras de silicone pra substituir todas as minhas.

O serviço vai ser feito devagar, porque a parte de desmontagem eu mesmo estou fazendo com a ajuda de um amigo (na real é mais eu ajudando ele do que o contrário).
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

danilovboas escreveu:Então, abri o cabeçote e já estou procurando um 2.0 mecânico. Assim que encontrar um do meu gosto vou levar pra fazer o trabalho dos dutos e válvulas.
Sobre o coletor, tem alguma dica pra achar um bom 4x1? Porque eu li aqui mesmo no fórum que se o coletor não for de qualidade pode até atrapalhar o fluxo... tem alguma maneira de saber se o coletor é adequado ou se não passa de um mero conjunto de canos dobrados?

O radiador estou procurando algum esquema com fotos pra eu ver como fica a modificação. Tenho um conhecido na minha cidade que eu vi que fez num GT dele, mas faz tempo que não encontro esse camarada. Vou essa semana num rapaz espacializado em radiadores aqui perto pra ver o que ele recomenda. Vou atrás de um kit de mangueiras de silicone pra substituir todas as minhas.

O serviço vai ser feito devagar, porque a parte de desmontagem eu mesmo estou fazendo com a ajuda de um amigo (na real é mais eu ajudando ele do que o contrário).
Coletor 4x1 bom é o "4x1 fórmula", coletor bom, melhor que o 4x1 simples (que é menor).
Esse papo de coletor 4x1 piorar o fluxo, acho que isso é papo furado, pois, o coletor 4x1 deixa o carro mais solto, e não o contrario.
Se tiver um coletor que atrapalhe o fluxo, ele deve ser muito ruim, produzido no fundo de quintal de um Zé mexânico KKKK :D :D :D :D

Legal saber que você está fazendo o serviço você mesmo, o serviço fica bem melhor quando a gente mesmo faz !

Abraço !
danilovboas
Membro
Membro

Então, sem dúvidas o trabalho feito pelas nossas mãos é muito mais dedicado e bem cuidado. Como eu não tenho pressa posso fazer sempre da melhor maneira, coisa que um mecânico com prazo pra entrega e serviços na fila jamais vai ter como fazer.

Nesse final de semana vamos baixa o câmbio e desmontar a parte de baixo.

Sempre agradeço as dicas de vocês, o trabalho fica melhor com a ajuda de pessoas experientes.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Ideal é ter um mínimo conhecimento de mecânica... de resto, fica excelente feito pelo próprio dono.
danilovboas
Membro
Membro

Senhores, como eu faço pra saber quanto tem de rebaixar o cabeçote pra chegar na taxa que eu quero? A retífica vai saber só de ter o cabeçote em mãos ou eles precisam medir o cilindro também?

Edit: encontrei esse vídeo sensacional do Diego Velocímetros que explica de forma clara como fazer.
Caso alguém se interesse, aqui está o link: https://www.youtube.com/watch?v=b5ss8oKnYEQ
danilovboas
Membro
Membro

Pessoal, hoje foi dia de abrir o bloco. Como já era de se imaginar, notícias boas e ruins.

Nas notícias boas, a parte de baixo estava linda. Sem folga na arruela de encosto, bielas ótimas, bronzinas em ótimo estado e vira sem nenhum risco. Nenhuma folga que não deveria existir. Como os cilindros também estão bons, sem calos, e os pistões também estão em ótimo estado, eu concluí que o motivo do barulho medonho que estava fazendo era a junta do cabeçote quebrada. Na semana passada quando tirei o cabeçote e vi que a junta tinha uma pequena quebra eu suspeitei que podia ser isso, mas o barulho estava tão alto que pensei realmente que era a parte de baixo. Espantoso pensar que uma pequena quebra na junta pudesse fazer tanto barulho. Ja vi juntas queimadas bem piores que a minha que não estavam nem mesmo fazendo barulho, quanto mais um tão alto. Fica aí mais uma experiência de que a junta queimada pode levar aos mesmos sintomas de motor rajando. Se eu estivesse visando economia o certo teria sido medir compressão antes de abrir, mas como eu já queria abrir visando umas melhorias, estou satisfeito. O vira está STD ainda.

A notícia ruim é que quando tirei o filtro de óleo ele estava absolutamente seco. Sequinho, nem uma gota pingou. Só posso concluir que alguma galeria estava bem entupida. O óleo em sí estava bem viscoso e bem claro. Por muita sorte parei esse motor na hora certa, porque a lubrificação devia estar bem comprometida.
Outra coisa que me preocupou um pouco é o estado geral do sistema de arrefecimento. Bomba d'água muito feia, muita corrosão. Vou ter que trocar, sem choro. Estou considerando seriamente a possibilidade de fazer a adaptação pro sistema selado, que é mais eficiente. Radiador, mangueiras, bomba, vão ter que vir todos novos, não importa se vai ser o original ou o sistema novo, então acho que compensa trocar. Numa pesquisa rápida no ML, um radiador original custa quase o dobro de um selado, ambos Valeo. A diferença dá pra comprar um reservatório original e fazer a adptação, sai o mesmo custo final.

Segunda-feira vai tudo pra retífica para as medições, mas tenho 95% de certeza que não vou ter que trocar nada além de um jogo de bronzina (na real acho que nem isso precisava, mas vou trocar mesmo assim).
Agora é correr atrás do cabeçote 2.0, que tá difícil de achar. Outra preocupação é achar uma retífica aqui na minha cidade que faça os serviços que eu quero no cabeçote. Não vai ser fácil, eu acho.

Assim que der eu posto umas fotos pra vocês verem como vai ficando.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

Boa notícia saber que a parte de baixo do motor está em perfeito estado, virabrequim sem nenhum risco, cilindros e pistões bns, muito bom saber disso.

Já ao tirar o filtro de óleo, tem que ter um pouco de óleo ali na flange, pois, o óleo circula por lá, estranho isso.

Se a bomba d' água está muito corroída é bom trocar, e como a carcaça da bomba d'água fica corroída também, pra tirar a corrosão da carcaça basta deixar ela de banho no vinagre com bicarbonato de sódio.
Parece que sou louco em tentar tirar corrosão com vinagre KKKK, mas já tirei corrosão de dobradiças, parafusos, que pareciam nem ter solução, deixei as peças em um recipiente com vinagre e bicarbonato e no outro dia ao olhar a peça, melhorou bastante e o líquido ficou marrom.
Então deixe a sua carcaça submersa em um balde com vinagre e bicarbonato e espere 24horas.
Na teoria parece doidera, mas na prática funciona, tem até vídeo no YouTube falando sobre isso, é a forma mais barata de remover ferrugem e corrosão de peças.
Já a bomba, essa sim é bom trocar.

Depois faça uma limpeza completa no sistema de arrefecimento.
Tem uma forma que é legal fazer, que eu aprendi com o nosso amigo Bleidão :D

1 - Retire toda a água do sistema.
2 - Lave o sistema com água, até ela sair clarinha.
4 - Coloque 1,5 litro de querosene e complete com água normal.
5 - E rode por uma semana.
7 - Depois novamente faça a limpeza e coloque 1 litro de aditivo e o restante de água.
8 - Rode assim por mais uma semana.
9 - Depois coloque água com a diluição correta de aditivo.

Se ainda estiver usando os selos antigos do motor, e for fazer a limpeza eles correm risco de furar, provavelmente algum deles vai furar.
Então antes ou depois de realizar a limpeza já aproveite e troque todos os selos.

Abraço !
danilovboas
Membro
Membro

Galera, sentei, calculei, pensei 10x... vo mandar ver. O que começou com uma investigação de um barulho muito alto no motor se tornou uma reforma completa. Vou desmontar o Gol inteiro e fazer um trampo que eu queria fazer há anos. Tem um monte de funilaria pra fazer (algumas coisas sérias), algumas melhorias que eu quero também. Vou manter esse tópico aqui só para as preparações do motor mesmo e vou abrir outro sobre a revitalização do GT numa área mais apropriada.

Quanto ao arrefecimento, João Victor, eu acredito na sua teoria do vinagre :D . Mesmo porque eu já usei pra tirar oxidação de outras coisas. Há uns 3 anos fiz esse serviço de limpeza total do arrefecimento e desde então tenho usado aditivo na proporção correta. Na época eu sabia do risco de furar o selo por causa de possíveis corrosões antigas, mas resistiu bem. Agora que já tirei o motor evou trocar os selos de qualquer maneira, dei uma analisada pra ver o estado: estavam por um fio! Um leve golpe de chave num deles já furou. Mas a bomba acho que não vai ter jeito, já até quebrou um pedaço da flange só de forçar um pouquinho pra tirar a mangueira, creio que o negócio vai ser trocar mesmo.

Sobre o motor, tá muito difícil achar um cabeçote 2.0 mecânico que esteja decente e a uma distância razoável daqui (moro no interior de SP, próximo à divisa com Minas). Vocês acham ruim abrir o 1.8 pra colocar as válvulas do 2.0? Corre o risco de trincar com o tempo?
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Shooooow...

Está certissimo...

Vale lembrar que Aditivo não se deve diluir com água normal. Tem água desmineralizada que se compra própria para isso. Ou pode usar água da chuva. Para captar é o problema. Depois só filtrar e utilizar no radiador junto com o aditivo. kkk

Boa sorte com o projeto do GTezão!
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

danilovboas escreveu:Galera, sentei, calculei, pensei 10x... vo mandar ver. O que começou com uma investigação de um barulho muito alto no motor se tornou uma reforma completa. Vou desmontar o Gol inteiro e fazer um trampo que eu queria fazer há anos. Tem um monte de funilaria pra fazer (algumas coisas sérias), algumas melhorias que eu quero também. Vou manter esse tópico aqui só para as preparações do motor mesmo e vou abrir outro sobre a revitalização do GT numa área mais apropriada.
Opa ! Bom saber que você pretende fazer uma reforma completa no GT e fazer também a parte de funilaria.
Haha...quando você abrir o novo tópico de restauração do Gol GT, irei acompanhar todo o projeto.
danilovboas escreveu: Quanto ao arrefecimento, João Victor, eu acredito na sua teoria do vinagre :D . Mesmo porque eu já usei pra tirar oxidação de outras coisas. Há uns 3 anos fiz esse serviço de limpeza total do arrefecimento e desde então tenho usado aditivo na proporção correta. Na época eu sabia do risco de furar o selo por causa de possíveis corrosões antigas, mas resistiu bem. Agora que já tirei o motor evou trocar os selos de qualquer maneira, dei uma analisada pra ver o estado: estavam por um fio! Um leve golpe de chave num deles já furou. Mas a bomba acho que não vai ter jeito, já até quebrou um pedaço da flange só de forçar um pouquinho pra tirar a mangueira, creio que o negócio vai ser trocar mesmo.
Vinagre é bom para remover ferrugem, é baratinho, e também é um produto muito fácil de encontrar.
Assim você poderá trocar a bomba d'água enferrujada por uma nova, e como a carcaça da bomba d' água sofre também muita corrosão você pode limpar ela com o vinagre.
E se quiser que o vinagre fique ainda mais forte na remoção da corrosão, coloque 100gr de bicarbonato de sódio para cada 1 litro de vinagre.

Trocar os selos por novos é bom, pois, assim descarta o risco do selo furar e assim vazar todo o líquido de arrefecimento que passa no bloco do motor.
danilovboas escreveu: Sobre o motor, tá muito difícil achar um cabeçote 2.0 mecânico que esteja decente e a uma distância razoável daqui (moro no interior de SP, próximo à divisa com Minas). Vocês acham ruim abrir o 1.8 pra colocar as válvulas do 2.0? Corre o risco de trincar com o tempo?
Não acho ruim trocar as válvulas de admissão de 38mm do AP 1.6/1.8, pelas válvulas da admissão de 40mm do AP 2.0.
O serviço não fica caro, e não corre risco de ter problemas no cabeçote, pois, irão pegar o seu cabeçote 33x38 e irão retrabalhá-lo para colocar válvulas maiores para deixá-lo 33x40, assim ele ficará igual ao cabeçote do AP 2.0.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”