Seguinte, muito pesquisei... mas muito pouco encontrei sobre como instalar os bancos G5/G6 4 portas nos Quadrados, 2 portas.
Então quando consegui fazer um brique aqui, outro rolinho ali, troca lá, uma venda acolá... juntei tudo e meu Gaspar sofreu um upgrade de conforto. Ok... o upgrade foi nele, mas pra eu ter um pouquinho mais de conforto, tá bom... hehehehehe
Meti a mão e me quebrei bastante, enfrentei dificuldades... tive algumas despesas extras não previstas, comprei um jogo de bancos de Bora, que até poderia usar (até adaptei os trilhos de um dos bancos dianteiros, mas desisti pq não ia ficar como eu queria, aí vou usar eles na minha Kombi 95 e busquei um jogo de Gol G5/G6 mesmo.
Procurei tirar fotos durante o processo já pensando em postar pra ajudar a quem procura informação de como fazer, e ao contrário do que aconteceu comigo, conseguir informações detalhadas de tudo envolvendo o processo.
Levei uns 4 meses pra consguir fazer isso tudo, mas não por complexidade (apenas), mas por falta de tempo mesmo. Quem tiver tempo, e até um parceria pra ajudar, consegue fazer isso em uma tarde... num final de semana, com tranquilidade!!
Vamos lá... com tudo em mãos, água gelada, refri... um rango nos intervalos... e um som bacana pra curtir enquanto se trabalha... e mãos à obra!!
--> mecanismo original dos bancos, sem articulação pra rebater o encosto; como é nos 4 portas originais:


--> aqui mostra o parafuso que tem que ser retirado do mecanismo do banco (o torx maior!) e o buraco no mecanismo do encosto, onde será feito o corte (dos dois lados do encosto!!) para permitir rebater o encosto e usar no 2 portas:

--> aqui mostra o corte já feito; utilizei uma Dremel com disco de corte/desbaste pois é mais delicada no detalhe do corte, diferente de uma esmirilhadeira ou arco de serra manual:

--> nessa imagem mostra o corte feito numa outra perspectiva, e o parafuso que antes fixava o encosto e agora será o pino-batente; nota-se também uma noção de quanto o parafuso deve ser rosqueado para tanto dar batente no encosto quanto limitar ao máximo o movimento lateral do encosto do banco, ao mesmo tempo que também dá uma "travadinha" de leve no encosto do banco, que NÃO terá mecanismo de travamento:

--> eis o mecanismo já "basculantado"... hehehehe... - lembrando que com esse método de adaptação não terá trava no encosto, por isso a questão da correta posição do parafuso como citei num item acima:

--> trabalho concluído, banco em posição normal... não se nota nenhuma diferença no alinhamento do assento e do encosto:

--> e, finalmente, os bancos dianteiros devidamente instalados no meu Gaspar... muito confortáveis, o do motorista tem uma regulagem de altura do assento (que não vai me servir de nada, pois meço 1,89m!!), o cômodo dos bancos é excelente; observa-se que o banco traseiro ainda não foi feito o upgrade, será a próxima fase a executar:


Considerações e detalhes:
--> resolvi tirar os originais, que estão com o tecido bom, pois criou folga no mecanismo do encosto e o barulho estava me irritando; podia ter encontrado uma forma de consertar isso sem trocar os bancos? sim... mas preferi fazer assim, e ficou muito bacana;
--> o banco traseiro do meu auto é bi-partido, e com isso não terei escapatória, vou ter de usar os serviços do estofador pra fazer a troca/adaptação do banco traseiro G6 no original bi-partido;
--> nenhuma alteração necessária em trilhos e/ou travas na fixação dos bancos no assoalho;
--> recomendo seriamente a utilização das peças de acabamento/fixação novas e originais nos trilhos e sistema de regulagem dos bancos, pois sem elas os bancos VÃO ficar fazendo barulho! deu um trabalho do 1nf&rn0 pra colocar os bancos, o encaixe é justo e em alguns casos é preciso fazer algum "ajuste fino" (com a marreta!) pra alinhar a distância dos pés traseiros dos bancos aos trilhos no assoalho; no meu caso só precisei fazer um pequeno ajuste no banco do carona, o outro foi um doce... encaixou de primeira e ficou perfeito, já o do carona levei umas 2h pra terminar, e como fiz sozinho (com a ajuda da minha filha de 8 anos, parceiraça!!) tive que forcejar afú... se possível tenha algum amigo/auxiliar para essa função... mas não é impossível de fazer sozinho, tanto que fiz... só dá bastante trabalho, entra-e-sai do carro, enfim... quem já mexeu nisso tem uma noção!
--> passe graxa sem grafite (de rolamento!) no trilho do banco e nas peças que deslizam dentro do trilho do assoalho (plásticas, campeãs de quebrar e os bancos ficam batendo folgados no trilho);
--> o suporte pro extintor que tem à frente do banco do motorista recebeu o extintor que já tinha no carro numa boa, só encaixar e fechar a presilha, uma jóia;
--> sobre o engate do cinto de segurança: o meu original é do tipo "ponta de seta", diferente do que veio nos bancos, e também diferente do que tem nos cintos retráteis que vou instalar... então não teve jeito, tive que tirar dos bancos originais e colocar nos G6; o tamanho é um pouco diferente na altura, mas as curvas e encaixe, também o alinhamento, ficaram perfeitos... observem esse detalhe ANTES de colocar os bancos no lugar, pois se tiver que colocar os encaixes dos bancos antigos, vai ter de tirar o banco de novo e fazer a troca... testa a fivela do cinto antes e poupará um bom tempo e esforço;
--> o pino que trava o banco e que faz a regulagem de distância dos bancos em relação ao painel é idêntico ao original, a alavanca encaixa no pino perfeitamente, bem como os parafusos que vão na ponta do trilho de regulagem e que evita de desencaixar o banco do trilho, recomendo atenção quanto a isso e o uso desse parafuso, sei de gente que se envolveu em acidente pela mania de regular o banco andando e o banco tombou pra trás e perdeu o controle do carro por causa disso... ATENÇÃO!!!
--> os bancos que comprei, usadinhos evidentemente, vieram um pouco sujos... usei espuma de limpeza em duas etapas antes de colocar os bancos no lugar, e vou reforçar isso mais uma ou duas vezes pois não "venceu" a sujeira, além de ter ficado algumas marcas decorrentes da instalação... comprem uns dois tubos de espuma de limpeza de estofados/carpetes, e pano de microfibra... não levei fé, mas o bagulho realmente funciona... incrível...
Bom... acredito que o básico tá aí... depois que fizer e concluir as alterações do banco traseiro, posto os detalhes pra tentar ajudar a galera que se interessar por isso. Afinal, pesquisei um monte sobre isso e não encontrei nada... NADA!!
Vi uns dois carros que adaptaram mas não houve detalhamento de como fazer... o máximo que achei foi esse vídeo do Digo Thuler: https://www.youtube.com/watch?v=OKt2UWB37H0
Bueno, tá aí!! Espero ajudar!!
Abraços, gurizada!!
Alex


