[HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1AVB

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

[HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1AVB

Mensagem por AlexNichele »

Salve, galera!! :crazy:

Aqui estou eu, arriscando em fazer mais um tópico... Já adianto: não tenho graaaaaandes afinidades com isso, mas a intenção é ajudar a moçada, pra que não sofram atrás de informações e não tenham fontes confiáveis... EU sei bem o quanto isso é complicado, mas... eu aprendi, fui à luta!! :yahoo: :yahoo: :yahoo:

E agora espero poder ajudar a quem necessita da famigerada e tão falada (e tão pouco conhecida!!!) ligação dos relés da Injeção Magneti Marelli IAW-1AVB, ou simplesmente 1AVB. :paz:

Junto a isso vou compartilhar, também, umas anotações que fiz pra ajudar na confecção/montagem de um chicote a partir do zero, pra auxiliar na literatura DoutorIE. Literatura esta que, na minha modesta e leiga opinião, é a melhor de todas. :relax:

Além disso vou deixar a dica do conector/suporte de relés que utilizo nos chicotes. É uma "mão na roda", e tem também o porta fusível, simplesmente mata a pau. :pard:

O relé que utilizo é da marca DNI, modelo DNI-102. Tanto para o relé principal quanto para o relé da bomba elétrica (ou auxiliar, secundário... tem uma porção de maneiras que se referem a este segundo relé). !!!! !!!! !!!! !!!!

São anotações que fiz de próprio punho, então tirei fotos de relativa qualidade, e acredito que vai ser legível.

Pode parecer simples (e é!!), mas temos aqui no mínimo uns 10~12 anos de estrada, resumidos nessas anotações. Espero que lhes seja MUITO útil, e seus projetos fiquem ótimos e todo mundo feliz com seus injetados!! :bb:

Bom, vamos lá... vou colocar a imagem e logo abaixo a descrição, se for necessário. :ol: :ol: :ol:

Imagem

Aqui temos uma impressão do esquemático da Literatura DoutorIE, e anotei algumas informações.


Imagem

Ainda sobre uma impressão (a mesma da imagem anterior, só que mais pra baixo da página) da Literatura DoutorIE, sobre a litação elétrica da bobina de ignição (2 pinos!!!).


Imagem

Eis minhas anotações, dos conectores e dos respectivos pinos e ligações de cada um... no canto superior direito está a anotação da ligação dos relés... mas logo abaixo tem uma imagem em detalhe só sobre isso.


Imagem

E aqui está a ligação dos relés!!! ALELUUUUUIIIIIAAAAAA!!! ehehehehe :lol: :lol: :lol:


Imagem

Este é o soquete/suporte para os relés, da marca ETE. São de muito boa qualidade, nunca tive problema algum. A fiação eu ajusto ela do meu jeito e retiro os fios que não serão utilizados.


E no geral: sempre use fios de boa qualidade. Bitola de acordo com o necessário. Soldas SEMPRE com estanho, e acabamento/isolamento de preferência com espaguete termo-retrátil, que além de ter excelente eficiência ainda dá um acabamento muito bom e caprichado. No final, com o chicote já passado, feito e isolado, utilize conduíte corrugado para dar acabamento e proteger a fiação, principalmente a parte que fica no cofre do motor, lembrando que mesmo assim não deve ser instalados fios junto a "cantos vivos" para evitar cortes e curtos, fixar e procurar fazer tudo do tamanho certo... fios curtos demais tendem a arrebentar, e longos demais dão um aspecto de bagunça.

Bom, gurizada gente-fina... acho que era isso!! Espero, de coração, poder ajudar com essas informações. Que não sofram como eu sofri com a falta de informação!! :clapclap: :clapclap: :clapclap: :clapclap:

Grande abraço a todos, :D :D :D :D :D :D :D

Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
dvg!
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Abr 2016, 22:43
Carro: Passat

Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1

Mensagem por dvg! »

Sensacional o post! Parabéns pela iniciativa!!!!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1

Mensagem por João Victor AP »

Show mano :good:
Parabéns pela iniciativa !
Abraço !
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1

Mensagem por AlexNichele »

dvg! escreveu:Sensacional o post! Parabéns pela iniciativa!!!!
Valeu!!! Espero ajudar!!
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1

Mensagem por AlexNichele »

João Victor AP escreveu:Show mano :good:
Parabéns pela iniciativa !
Abraço !
Obrigado, meu irmão....

O lance é esse, ajudar e tentar compartilhar conhecimento.

Abraço forte!!!
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1

Mensagem por bleidao »

Show de bola! Vai ajudar muita gente.
rossictba
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Abr 2016, 18:12
Carro: Gol GTI
Localização: Curitiba/PR

Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1

Mensagem por rossictba »

Olá pessoal, tô com um problema no meu GTI 93, e tenho quase 100% de certeza de que são os relés da injeção e da bomba, porém, não sei onde estão os danados.
Alguém sabe onde eles estão localizados???
Desde já agradeço qualquer ajuda.
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1

Mensagem por AlexNichele »

rossictba escreveu: Olá pessoal, tô com um problema no meu GTI 93, e tenho quase 100% de certeza de que são os relés da injeção e da bomba, porém, não sei onde estão os danados.
Alguém sabe onde eles estão localizados???
Desde já agradeço qualquer ajuda.
Opa...

Injeção original LE-Jetronic ou MI adaptada?

Se for a original, não sei... mas acredito que fique atrás da caixa de fusíveis, pois ali se concentram todos os relés utilizados nos circuitos.

Se for adaptada... SDS!!! (só Deus sabe)

Boa sorte, e depois conta onde estão escondidos os relés!!
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
rossictba
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Abr 2016, 18:12
Carro: Gol GTI
Localização: Curitiba/PR

Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1

Mensagem por rossictba »

É a original Le-Jetronic, vou dar uma vasculhada atrás da caixa de relés e fusíveis.
Já tinham me falado que ficava junto à central da ie, mas lá não tem nada, nem no cofre do motor, tô bem perdido mesmo...

Valeu!!!
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1

Mensagem por AlexNichele »

Beleza... mete ficha e cata esses relés aí!!!

Depois conta onde estavam escondidos!!! heheheheh
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
rossictba
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Abr 2016, 18:12
Carro: Gol GTI
Localização: Curitiba/PR

Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1

Mensagem por rossictba »

Buenas rapaziada.
Realmente estão sobre a caixa de fusíveis, o relé e o fusível da bomba, porém, não são eles o meu problema.
Continuo a saga.

Obrigado.
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1

Mensagem por AlexNichele »

rossictba escreveu:Buenas rapaziada.
Realmente estão sobre a caixa de fusíveis, o relé e o fusível da bomba, porém, não são eles o meu problema.
Continuo a saga.

Obrigado.
A bomba de combustível tá ligando?

Quando tu vira a chave já verificou se dá ignição? Faísca?

Caso a bomba não ligue, faz uma ligação direta nela. Se ainda assim não ligar, dando faísca, a bomba tá morta.

Se a bomba ligar e não der faísca, aí pode ser o módulo de ignição (parece que a ignição é externa à injeção na LE-Jetronic, é isso mesmo??), ou até a central, que aciona tudo isso.

Tem que ter um panorama mais amplo, ao mesmo tempo fazendo testes pra isolar toda essa galera que trabalha em conjunto... daí é pra aparecer o fdp que tá "faiado".
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
rossictba
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Abr 2016, 18:12
Carro: Gol GTI
Localização: Curitiba/PR

Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1

Mensagem por rossictba »

Então Alex, já foi uma mistura de sintomas que eu tenho eliminado um por um...
Começou que a bomba não ligava, tirei a danada e tava travada, coloquei outra funcionando e... também não ligava, aí percebi que não tava chegando os 12V na bomba e daí em diante tô procurando o motivo disso.
Faísca tem, já verifiquei.
Outra coisa que tá acontecendo é o seguinte, como não tá ligando a bomba como se deve, eu a liguei direto e dei partida, mas, também não pega, fui ver os bicos e eles não pulsam, sempre tenho negativo nos dois pólos deles, verificando o diagrama do relé da injeção, o sinal passa por ele, aliás, tudo passa por ele, alimentação para a bomba de combustível e para os injetores.
Hoje vou testar a fiação entre o relé e a central da injeção, torço pra que tenha algum rompido, mas se não for isso, aí sobra a central ferrada...
TIAO
Membro
Membro
Mensagens: 36
Registrado em: 08 Fev 2009, 00:51
Carro: Saveiro CLi 1.6
Localização: Barra Mansa - RJ

Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1

Mensagem por TIAO »

Boa noite, me desculpem por desenterrar o tópico, mas estive desmontando minha Saveiro MI (De fabrica) e vi que o antigo dono tirou uma das bombas, ficando só a interna. Sim, ela utiliza duas bombas de combustível, como no GTI, mas a injeção é a AVB (Tudo original de fabrica). Para piorar as coisas ele cortou o conector da bomba externa e a bomba que fica dentro do tanque ele colocou um botão para ligar/desligar.

Alguém possui o esquema elétrico da ligação dessas bombas?
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1

Mensagem por AlexNichele »

rossictba escreveu:Então Alex, já foi uma mistura de sintomas que eu tenho eliminado um por um...
Começou que a bomba não ligava, tirei a danada e tava travada, coloquei outra funcionando e... também não ligava, aí percebi que não tava chegando os 12V na bomba e daí em diante tô procurando o motivo disso.
Faísca tem, já verifiquei.
Outra coisa que tá acontecendo é o seguinte, como não tá ligando a bomba como se deve, eu a liguei direto e dei partida, mas, também não pega, fui ver os bicos e eles não pulsam, sempre tenho negativo nos dois pólos deles, verificando o diagrama do relé da injeção, o sinal passa por ele, aliás, tudo passa por ele, alimentação para a bomba de combustível e para os injetores.
Hoje vou testar a fiação entre o relé e a central da injeção, torço pra que tenha algum rompido, mas se não for isso, aí sobra a central ferrada...
Concordo totalmente contigo. A lógica empregada na busca do problema está de acordo, ao meu ver.

Mantenha-nos informados! E ótima sorte!!
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: [HOW-TO] Ligação dos Relés Injeção Magneti Marelli IAW-1

Mensagem por AlexNichele »

TIAO escreveu:Boa noite, me desculpem por desenterrar o tópico, mas estive desmontando minha Saveiro MI (De fabrica) e vi que o antigo dono tirou uma das bombas, ficando só a interna. Sim, ela utiliza duas bombas de combustível, como no GTI, mas a injeção é a AVB (Tudo original de fabrica). Para piorar as coisas ele cortou o conector da bomba externa e a bomba que fica dentro do tanque ele colocou um botão para ligar/desligar.

Alguém possui o esquema elétrico da ligação dessas bombas?
Tchê lôco... não quero falar bobagem (muita, ao menos), mas se bem me lembro tem algo a respeito no diagrama da Injetronic.

Já postei aqui e enviei pra inúmeras pessoas. Caso tu não encontre, me mandar um e-mail (chucro@gmail.com) que te envio.
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Responder

Voltar para “Injeção Eletronica”