Turbo Batendo Tuchos

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jolbento
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Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por jolbento »

Tenho um gol 1.6 MI Turbo, nao é nada forjado, tudo original, rodo só com 0.5kg de pressão, o problema é o seguinte, o óleo dele baixou, e começou a bater tuchos, completei o oleo e ele só bate os tuchos quando o motor esquenta, quando ta frio nao bate nada. Se eu fizer a troca de oleo por um oleo mais grosso adianta alguma coisa?? ou algum aditivo, tipo bardal b12, Militec, etc?
Estou rodando com oleo 20w 50, se alguem souber alguma receita de como pelo menos disfarçar esse barulho, me ajude por favor...
Rodox
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Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por Rodox »

jolbento escreveu:Tenho um gol 1.6 MI Turbo, nao é nada forjado, tudo original, rodo só com 0.5kg de pressão, o problema é o seguinte, o óleo dele baixou, e começou a bater tuchos, completei o oleo e ele só bate os tuchos quando o motor esquenta, quando ta frio nao bate nada. Se eu fizer a troca de oleo por um oleo mais grosso adianta alguma coisa?? ou algum aditivo, tipo bardal b12, Militec, etc?
Estou rodando com oleo 20w 50, se alguem souber alguma receita de como pelo menos disfarçar esse barulho, me ajude por favor...
O que eu acho que ocorreu é que não só o seu óleo baixou o nível, mas ele também perdeu a viscosidade. Troque o óleo imediatamente e continue usando a viscosidade 20W-50.

Carro que foi modificado para turbo se deve trocar o óleo em um intervalo bem menor que o normal... tem gente que com carro turbo troca a cada 1.000 km. Então se eu fosse você trocava a cada 1.000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º.

Não use óleo mais grosso que o 20W-50, pois partes que antes eram lubrificadas com 20W-50 não são mais com o 25W-60 (Alta Quilometragem) e isso gera desgaste prematuro.

E escolha um óleo de alto nível de desempenho como o API SM. O Mobil Super Original 20W-50 é API SM. Se você não sabe o que é nível de desempenho, veja o tópico abaixo:

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 19&t=35749

Boa sorte!
Rodox

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João Victor AP
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Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:Carro que foi modificado para turbo se deve trocar o óleo em um intervalo bem menor que o normal... tem gente que com carro turbo troca a cada 1.000 km. Então se eu fosse você trocava a cada 1.000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º.
Trocar a cada 1K a troca está sendo muito frequente Rodox !
Um Turbo que usa apenas 0.5Bar não desgasta tanto o motor !
Na teoria um motor que possui preparação Turbo deve trocar o óleo em um intervalo menor, mas também deve-se levar em conta se é um Turbo Básico ou um Turbo "Canhão".

Em motor Turbo o indicado para trocas é de :
*Base Mineral: 3mil km
*Base Semi-Sintética ou Sintética : 7mil km
O mais recomendado para AP Turbo (na minha opinião) é que você utilize um óleo Semi-Sintético ou o Óleo Sintético que mantém a viscosidade constante independente da temperatura. Isso garante uma melhor lubrificação. Não recomendo usar um Mineral em Turbo


Mas na prática depende muito também de como o cara usa o carro e da preparação.
Se o cara tem o pé leve, tem um Turbo Básico, e usa o carro Turbo de boa, não se tem tanto desgaste e pode até se usar um Mineral

Abraço !
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João Victor AP
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Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por João Victor AP »

jolbento escreveu:Tenho um gol 1.6 MI Turbo, nao é nada forjado, tudo original, rodo só com 0.5kg de pressão, o problema é o seguinte, o óleo dele baixou, e começou a bater tuchos, completei o oleo e ele só bate os tuchos quando o motor esquenta, quando ta frio nao bate nada. Se eu fizer a troca de oleo por um oleo mais grosso adianta alguma coisa?? ou algum aditivo, tipo bardal b12, Militec, etc?
Estou rodando com oleo 20w 50, se alguem souber alguma receita de como pelo menos disfarçar esse barulho, me ajude por favor...
Como você disse que o nível foi completado mas o tucho continua batendo, provavelmente o problema não é na viscosidade 20w50.
Trocar por um óleo mais grosso não vai adiantar nada, o óleo correto para o AP é 20w40, mas como é difícil de usar e usa o 15w40 ou 20w50 que são mais fáceis de encontrar. Caso coloque um óleo mais grosso ocorrerá desgaste, como o amigo disse acima.

Quando ocorre esse problema de bater tuchos a primeira coisa a ser verificada é o óleo, veja está em boas condições, se o óleo não está ruim, etc. Se o óleo não estiver bom e estiver velho, é necessário trocar. Mas caso o óleo esteja legal, vamos medir a pressão de óleo.

Para medir a pressão do óleo, coloque o manômetro e faça o teste com o motor frio e depois com o motor quente.
Se a pressão estiver baixa, é necessário verificar a folga axial do virabrequim e a bomba de óleo.

Mas se a pressão estiver boa, o óleo também estiver bom, realize a troca de todos os tuchos e veja como vai ficar o motor.

Abraço !
Rodox
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Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:
Trocar a cada 1K a troca está sendo muito frequente Rodox !
Um Turbo que usa apenas 0.5Bar não desgasta tanto o motor !
Na teoria um motor que possui preparação Turbo deve trocar o óleo em um intervalo menor, mas também deve-se levar em conta se é um Turbo Básico ou um Turbo "Canhão".

Em motor Turbo o indicado para trocas é de :
*Base Mineral: 3mil km
*Base Semi-Sintética ou Sintética : 7mil km
O mais recomendado para AP Turbo (na minha opinião) é que você utilize um óleo Semi-Sintético ou o Óleo Sintético que mantém a viscosidade constante independente da temperatura. Isso garante uma melhor lubrificação. Não recomendo usar um Mineral em Turbo


Mas na prática depende muito também de como o cara usa o carro e da preparação.
Se o cara tem o pé leve, tem um Turbo Básico, e usa o carro Turbo de boa, não se tem tanto desgaste e pode até se usar um Mineral

Abraço !
João,

Não fui eu que disse isso, são uns caras na internet. Veja abaixo um exemplo:

"chapahalls
09-08-2009, 10:58 PM
Mobil 4T sem aditivo, otimo!! troca a cada 1000km...".

Fonte:

http://forum.hotcampinas.com/archive/in ... 13161.html
Rodox

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Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por Rodox »

Em completo ao informado na primeira postagem minha, eu tive um problema uma vez com uma troca de óleo... uns 3 meses depois da troca com o motor quente ascendia em marcha-lenta a luz de óleo, mas se acelerasse a luz a pagava.

Então troquei o óleo e nunca mais deu o problema. Acho que peguei um lote de óleo ruim... sem viscosidade. O óleo era o Castrol GTX 20W-50.
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Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por João Victor AP »

Esse papo de usar óleo de moto em Motor AP Turbo, é como conversamos ontem, eu não acho legal !
Acho melhor usar Óleo Shell Helix 15w40 e se quiser diminuir o desgaste usar o Bardahl B12 !
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Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:Esse papo de usar óleo de moto em Motor AP Turbo, é como conversamos ontem, eu não acho legal !
Acho melhor usar Óleo Shell Helix 15w40 e se quiser diminuir o desgaste usar o Bardahl B12 !
Já eu também concordo que não se deve ser usado óleo de moto, porém com relação a viscosidade como o motor provavelmente já é de alta quilometragem seria bom usar um 20W-50.

O meu motor (1.8AP ano 1990) por exemplo, no manual diz que pode usar 20W-40 ou 20W-50. E quanto mais viscoso o óleo a quente melhor é a proteção contra o desgaste do motor.
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Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por bleidao »

Cara... o problema que está acontecendo é que pode ter ocorrido algum desgaste prematuro nos tuchos. Deve analisar.

Isso pode ser também pino batendo. O barulho parece bem.
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Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por jolbento »

Vou trocar o oleo sexta, ai trago o resultado pra vcs...
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Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por bleidao »

Qual óleo você vem usando? Quantos KM rodou com esse óleo?
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Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por jolbento »

Troquei, mas infelizmente nao parou de bater... é caro a troca de tuchos? tem algum risco de rodar com o carro assim?
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Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por Rodox »

jolbento escreveu:Troquei, mas infelizmente nao parou de bater... é caro a troca de tuchos? tem algum risco de rodar com o carro assim?
Trocar Tucho é fácil. ... mas se eu fosse você ia a um mecânico de confiança para ver se é só Tucho mesmo.
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Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por Rodox »

Veja no vídeo abaixo que mostra a retirada do tucho e também a troca dos retentores de óleo... trocar tucho é muito fácil perto de retentor:

[BBvideo 560,340]https://youtu.be/ilEj4l5d9TM[/BBvideo]
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Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por jolbento »

Ja fui no mecanico antes de trocar o oleo, mas esta batendo tão pouco e só quando o carro esquenta que até o mecanico achou que iria parar de bater com a troca de oleo... mas nao parou...
Quem nao conheçe o carro nem percebe que esta batendo, mas quando se é o dono, vc parece que so escuta aquilo no carro kkk
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Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por Rodox »

Então pode ser Tucho sujo de borra de óleo ou estragado mesmo. Ou ainda pode ser válvulas sujas. Se seu carro for a gasolina use Clean Gas da Bardahl e se for a etanol use o Bardahl Proal ou Bardahl Flex... tem também o Perfect Clean da Koube. .. todos esses limpam as válvulas de admissão.
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Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por Rodox »

E veja se seu motor tem borras de óleo... pois se tiver vai ter que abrir o motor para descarbonizar.
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Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por João Victor AP »

jolbento escreveu:Ja fui no mecanico antes de trocar o oleo, mas esta batendo tão pouco e só quando o carro esquenta que até o mecanico achou que iria parar de bater com a troca de oleo... mas nao parou...
Quem nao conheçe o carro nem percebe que esta batendo, mas quando se é o dono, vc parece que so escuta aquilo no carro kkk
Então são seus tuchos mano !
Mas primeiramente faça aí medição da pressão do óleo, verifique se a pressão está legal, faça os testes com o motor quente e depois com o motor frio.
Se a pressão estiver boa, então troque os tuchos e vamos ver como fica !
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Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por jolbento »

Rodox escreveu:Então pode ser Tucho sujo de borra de óleo ou estragado mesmo. Ou ainda pode ser válvulas sujas. Se seu carro for a gasolina use Clean Gas da Bardahl e se for a etanol use o Bardahl Proal ou Bardahl Flex... tem também o Perfect Clean da Koube. .. todos esses limpam as válvulas de admissão.
Quanto de combustivel é indicado ter no tanque para colocar esses aditivos? rodo no etanol, qual é melhor, o Proal ou o Flex?
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Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por Rodox »

jolbento escreveu:
Rodox escreveu:Então pode ser Tucho sujo de borra de óleo ou estragado mesmo. Ou ainda pode ser válvulas sujas. Se seu carro for a gasolina use Clean Gas da Bardahl e se for a etanol use o Bardahl Proal ou Bardahl Flex... tem também o Perfect Clean da Koube. .. todos esses limpam as válvulas de admissão.
Quanto de combustivel é indicado ter no tanque para colocar esses aditivos? rodo no etanol, qual é melhor, o Proal ou o Flex?
Não sei te dizer se Proal é melhor que Flex... pois o meu carro é a gasolina e eu usei o Clean Gas, mas acredito que o Proal seja melhor, pois ele é próprio para etanol e o Flex agrada aos dois combustíveis.

Em fim, se eu fosse você usava o Proal.
Rodox

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