Turbo Batendo Tuchos

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: vendi

Re: Turbo Batendo Tuchos

Mensagem por Rodox »

Em complemento a minha resposta... encontrei a seguinte pergunta no site da Bardahl:

Pergunta: 16 - Nos carros com sistema bicombustível (flex), quando o veículo estiver com apenas um tipo de combustível (gasolina ou álcool), posso utilizar os outros aditivos da Bardahl?

Resposta: Sim, porém certifique-se de que nos abastecimentos anteriores não houve mistura dos combustíveis, e que no abastecimento seguinte seja utilizado o mesmo tipo de combustível. Se utilizar somente etanol, utilize BARDAHL PROAL, se utilizar apenas gasolina, utilize BARDAHL CLEAN GAS, BARDAHL MAX TOP e BARDAHL MAX POWER. Na dúvida, utilize sempre o BARDAHL FLEX, aditivo já formulado para os dois tipos de combustível em qualquer proporção de mistura.

Fonte:

http://www.bardahl.com.br/site/faq.php
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
jolbento
Membro
Membro
Carro: Gol 1.6 Mi Turbo

Mensagem por jolbento »

e coloco quantos litros de combustivel pra ter um bom efeito?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

Se não me engano um frasco de Proal ou Flex ou Clean Gas tratam até 60 litros... mas eu enchi o tanque de 45 litros do meu Gol a gasolina e coloquei o frasco inteiro do Clean Gas. .. Porém no seu caso é etanol então encha o tanque com etanol e vire o frasco inteiro do Proal. No rótulo tem as instruções.

No link abaixo diz que para uma limpeza profunda use etanol aditivada junto com o Proal. Ou use o Perfect Clean FLEX da Koube na proporção máxima indicada no rótulo que é se não me engano um frasco para 10 litros de combustível.

http://www.bardahl.com.br/site/imprensa.php?id=72
Rodox

João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

OPA GALERA !

Não é assim também !

Tucho do AP está batendo, aí pra resolver o problema se usa aditivos para o Álcool ????
A resposta é : Não.

Amigos, não tem nada a ver uma coisa com a outra !

Mesmo se a válvula estiver suja, motor não vai ficar batendo tucho.
O que faz o motor bater tuchos, no qual as válvulas costumam influenciar é quando existe defeito nas guias das válvulas.

E se no caso dele fosse algum problema em válvulas, iria bater tuchos com o motor quente e frio, na hora de dar a partida já iria bater tucho.
Mas no caso dele o motor bate tucho apenas quando motor está quente, então não são as válvulas com defeito.

Válvula carbonizada não faz o motor bater tucho quando está quente, até porque a válvula fica carbonizada (suja) e isso é normal, pois, ela fica lá na câmara de explosão, e não tem como ela ficar limpa.
Mesmo se o motor estiver queimando óleo, e passar um pouco de óleo para as válvulas, ela não faria o tucho bater.

Você pode até colocar esses aditivos aí, mas o problema nos tuchos vai continuar o mesmo.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

"Não é assim também !

Tucho do AP está batendo, aí pra resolver o problema se usa aditivos para o Álcool ????
A resposta é : Não.

Amigos, não tem nada a ver uma coisa com a outra !"

João,
Você não entendeu o que eu quis dizer. ... eu disse que o barulho pode ser de válvulas sujas e não de Tucho.

Para limpar Tuchosem abrir o motor eé com flush... Porém ele acabou de trocar o óleo, então teria que trocar o óleo após a aplicação do flush... mas seeu pparticularmente acho arriscado flush e prefiro abrir o motor e fazer a limpeza manual dos tuchos.

Com o motor esquentando é difícil perceber se as válvulas estão sujas... já em macha-lenta quando o motor está quente dá pra escutar bem pois não tem a interferencia de outros ruidos como do escapamento, alternador e etc a 2000 rpm com o afogador puxado quando o motor aquece.

Veja o vídeo abaixo como fica o Fusca após o purgante:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=evTvNPEa6rs[/BBvideo]

O Jobento deveria fazer então esse purgante ao invés de comprar o Proal... porém carro que tem catalizador o purgante estraga ele (entope com o tempo).

O ideal é também fazer o que você disse de verificar a pressão do óleo da bomba e do cabeçote.
Rodox

bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Caras... parem de ser mecânicos de internet!

Ouçam pessoas experientes e parem com esse negócio de ficar acreditando no que dizem.

Essas porcarias de aditivo para nada servem. Não irão resolver seu problema. O Silvio? Não gosto dos videos dele... ele não ensina nada. Só mostra o que fez. Vejam os videos do Tonella... ele sim mostra muita experiência no que faz.

Outra coisa... tucho batendo só resolverá com a troca dos mesmos. Vá a um mecânico de confiança.

Se seu cabeçote for tuchos hidráulicos, faça a medição da pressão do óleo, como disse o João Victor e, caso seja com tuchos mecânicos (mais comum de se ver), mande dar uma geral nos tuchos.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Parem de colocar a culpa no combustível e com esse negócio de Flushing... não é isso que vai fazer os tuchos pararem de bater!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Caras... parem de ser mecânicos de internet!

Ouçam pessoas experientes e parem com esse negócio de ficar acreditando no que dizem.

Essas porcarias de aditivo para nada servem. Não irão resolver seu problema. O Silvio? Não gosto dos videos dele... ele não ensina nada. Só mostra o que fez. Vejam os videos do Tonella... ele sim mostra muita experiência no que faz.

Outra coisa... tucho batendo só resolverá com a troca dos mesmos. Vá a um mecânico de confiança.

Se seu cabeçote for tuchos hidráulicos, faça a medição da pressão do óleo, como disse o João Victor e, caso seja com tuchos mecânicos (mais comum de se ver), mande dar uma geral nos tuchos.
Bleidão,

Você nunca usou Clean Gas e nem muito menos purgante porque você disse que tem medo que estrague algo... eu já usei e sei que funciona.

E volto a dizer que pode ser que o barulho que o Jolbento diz não seja tucho, mas sim válvulas sujas... estou dizendo que PODE SER e não que É!
Rodox

bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Não usei por ter experiência suficiente para fazer uma limpeza de verdade.

Cara... esses métodos são balela...

Quanto aos tuchos batendo ou válvulas ou seja lá o que for, esses métodos não vão resolver. Ele terá que abrir o cabeçote para ver o que está acontecendo. Eu mesmo abriria e, com um calibrador de folgas, já iria analisando.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Não usei por ter experiência suficiente para fazer uma limpeza de verdade.

Quanto aos tuchos batendo ou válvulas ou seja lá o que for, esses métodos não vão resolver. Ele terá que abrir o cabeçote para ver o que está acontecendo. Eu mesmo abriria e, com um calibrador de folgas, já iria analisando.
Acontece que nem todo mundo sabe abrir um motor e montá-lo direito novamente... e volto a dizer que já fiz purgante e deu certo.
Rodox

João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

Rodox !

Se fosse problema nas válvulas (sujas, carbonizadas, etc, etc), o motor iria fazer barulho quente, frio, ao dar partida, ao acelerar ele na lenta frio, etc.
Mas o barulho dele acontece quando motor fica quente, quando está frio o motor fica silencioso, e ao esquentar o motor começa os barulhos, então não é problema em válvulas não mano !

Ele terá que retirar esse cabeçote e analisar e olhar os tuchos.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

Rodox escreveu:
bleidao escreveu:Não usei por ter experiência suficiente para fazer uma limpeza de verdade.

Acontece que nem todo mundo sabe abrir um motor e montá-lo direito novamente... e volto a dizer que já fiz purgante e deu certo.
Acontece que se ele nunca tiver retirado um cabeçote, ou tiver medo de retirar, ele pode levar o carro no mecânico, ele irá retirar o cabeçote, e assim ele irá analisar tudo para ele.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Então... a viscosidade do óleo muda na alta temperatura. Tende a afinar. Ai que começam os tuchos a bater devido talvez a um desgaste prematuro.

Posso estar falando besteira... mas não há solução que não seja abrir para ver.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

bleidao escreveu:Então... a viscosidade do óleo muda na alta temperatura. Tende a afinar. Ai que começam os tuchos a bater devido talvez a um desgaste prematuro.

Posso estar falando besteira... mas não há solução que não seja abrir para ver.
Não é besteira não mano.
Tuchis batendo a única solução ao meu ver é abrindo também !
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:
Rodox escreveu:

Acontece que se ele nunca tiver retirado um cabeçote, ou tiver medo de retirar, ele pode levar o carro no mecânico, ele irá retirar o cabeçote, e assim ele irá analisar tudo para ele.

Mano!

Sai mais barato fazer um purgante ou levar para o mecânico abrir o cabeçote e limpar tudo? São apenas 40 ml de óleo de motor do nosso carro mesmo... não precisa ser o de moto que o Silvio Carburadores disse.
Rodox

João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

Rodox escreveu:Mano!

Sai mais barato fazer um purgante ou levar para o mecânico abrir o cabeçote e limpar tudo? São apenas 40 ml de óleo de motor do nosso carro mesmo... não precisa ser o de moto que o Silvio Carburadores disse.
Mano, não tem esse papo de mais barato ou mais caro.
Serviço bom tem seu preço, retirar o cabeçote e analisar tuchos é o que deve ser feito.
Ou se quiser apenas retirar os tuchos, retira-se apenas a tampa do comando, o comando, retira-se e verifica os tuchos do motor e realiza a troca deles.

Purgante não vai adiantar de nada se o motor estiver batendo tuchos.
Se fosse problema em válvulas mano, ele iria começar os barulhos logo ao dar a partida.

E se fosse essa tal sujeira em válvulas (já expliquei que pelo barulho podemos saber que não é), e se fosse, purgante não resolveria nada !
Você já fez purgante, e postou até um DIY, mas seu motor não estava com problemas, você apenas adicionou e disse que ficou menos barulhento, isso fica mesmo, mas logo depois com o passar do tempo com o motor funcionado, ele vai voltando com o seu barulho normal !

E como o barulho do motor do amigo aí, só se inicia quando o motor esquenta é porque o óleo afina, e aí começa os barulhos, ou seja, nesse caso purgante não vai adiantar de nada, e é problema em tuchos !
É Tuchos, tem que trocar tuchos, e mesmo se esse purgante funcionar, não vai resolver nada, pois, não é problema em válvulas e sim em tuchos. Sabemos que é os tuchos porque o barulho começa quando o motor esquenta, sintoma de tuchos com defeitos. Se fosse válvula faria barulho com motor frio.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:Você já fez purgante, e postou até um DIY, mas seu motor não estava com problemas, você apenas adicionou e disse que ficou menos barulhento, isso fica mesmo, mas logo depois com o passar do tempo com o motor funcionado, ele vai voltando com o seu barulho normal !
Depois do purgante o barulho volta com o tempo porque o motor volta a deixar depósitos nas válvulas com o tempo, devido a problemas nos retentores de válvulas ou o uso de gasolina comum ao invés de aditivada... assim se deve reaplicar o purgante novamente. Eu mesmo estou fazendo o purgante a cada troca de óleo (3.000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º).

Mas nada impede de a pessoa ao invés de fazer o purgante para parar com o barulho resolver fazer uma retífica de cabeçote, então creio que vai demorar mais tempo para fazer barulho considerando que o assentamento das válvulas está perfeito e as válvulas totalmente limpas... O meu cabeçote foi feito a uns 50.000 km atrás quando o meu Gol ainda era do meu pai, devido a superaquecimento do motor.

Mas o grande problema é que retentor de válvula tem problema crônico devido a má qualidade dos mesmos. Na revista Quatro Rodas vemos vérios carros do desmonte dos 60.000 km com problemas nos retentores das válvulas.
Rodox

bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Se o problema fosse só jogar óleo na câmara de combustão, os problemas com retentores de válvulas seriam a solução para isso.

Na boa.. isso vem de cima. Só abrindo para conferir.

Acredito eu que ele terá um prejuizo por conta do vacilo com o óleo.
jolbento
Membro
Membro
Carro: Gol 1.6 Mi Turbo

Mensagem por jolbento »

Então galera, obrigado pela ajuda, infelizmente com a troca de oleo nao parou de bater, minha outra duvida é, se eu andar com o carro assim (batendo tuchos) tem algum perigo de estragar mais alguma coisa?
Aconteçeu um imprevisto nao vou conseguir trocar agora...
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Se fizer as trocas de óleo corretamente, nada afetará...

O desgaste será cada vez maior... Vá em frente.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”