Medidas de Bronzinas

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Diogennes
Membro
Membro
Carro: Parati CL AP 1.8 93

Medidas de Bronzinas

Mensagem por Diogennes »

Eai galera, tudo bem? Então, estou eu aqui mais uma vez com uma dúvida, neste tópico estava retirando minhas dúvidas sobre a retifica ( http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=38045 ), até ai tudo bem, levei a uma retifica, fiz retifica do bloco, cabeçote, biela e virabrequim, entre outras coisas que foram feitas no cabeçote, esta é a primeira retifica do motor, passei os pistões para 0.50, mas estou com dúvida em relação as medidas das bronzinas de biela e de mancal, eu tenho que medir a folga para colocar o correto ou já tem uma medida certa para a primeira retifica? Posso usar stander? :lok:
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Re: Medidas de Bronzinas

Mensagem por João Victor AP »

Boa Tarde !
E aí Diogennes ! Tudo bem !?

Stander/STD é medida original, virabrequim que nunca foi retificado !
Se o Virabrequim receber uma retífica, é retirado 0,25mm de cada moente, ele vai para a medida 0,25. E então é necessário usar bronzinas/casquilhos na sobre-medida 0,25, a Stander não serve mais nesse virabrequim, isso porque ele está com moentes fora da medida Stander.
Na Segunda retífica do Virabrequim, ele vai para a medida 0,50, foi retirado 0,50mm de material do virabrequim, e então é necessário usar bronzinas/casquilhos na sobre-medida 0,50.
A útima é a medida 0,75, foi retirado 0,75mm de material, e também tem que usar bronzinas sobre-medida.

Seu Virabrequim é STD ou já passou por alguma retífica ????
Se for STD, é usado bronzinas da medida STD.
Se já passou por retífica, tem que usar a bronzina Sobre-Medida correta.

Na Retífica, com um Paquímetro é possível saber a medida dos moentes do Virabrequim.
Se estiver 0,25mm menor que a medida original, seu Virabrequim é 0,25, e assim adiante.

Espero ter ajudado !
Se você tiver dúvidas, é só perguntar !
Abraço !
Diogennes
Membro
Membro

Mensagem por Diogennes »

Ele era stander, mas nesta retifica do bloco e cabeçote, ele foi retificado também. Então neste caso devo usar 0.25?
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

Diogennes escreveu:Ele era stander, mas nesta retifica do bloco e cabeçote, ele foi retificado também. Então neste caso devo usar 0.25?
Se ele era STD, e essa é a primeira retífica, provavelmente foi retirado 0,25mm de cada moente, ele está na medida 0,25 !
A Bronzina a ser utilizada deve ser 0,25. E use uma boa marca de bronzinas como a MetalLeve !

Mas, o pessoal da retífica não te falou nada sobre o virabrequim ????
Eles deviam ter passado informações para você !
Diogennes
Membro
Membro

Mensagem por Diogennes »

Estou com as bronzinas stander, da MetalLeve, mas como fiquei sabendo disto agora, vou trocar-las amanhã. O bloco eu sei que foi para 0.50 porque eu pedi, mas o virabrequim não me passaram nada não, na nota fiscal consta retifica do virabrequim, e como ele era stander, deve ter ficado com 0.25 mesmo. Obrigado pelas informações João. :D :D

Edit: então, olhando aqui o virabrequim eu vi que escreveram com um marcador branco escrito T.25, deve ser isso mesmo hehe. :clapclap:
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

Diogennes escreveu:Estou com as bronzinas stander, da MetalLeve, mas como fiquei sabendo disto agora, vou trocar-las amanhã. O bloco eu sei que foi para 0.50 porque eu pedi, mas o virabrequim não me passaram nada não, na nota fiscal consta retifica do virabrequim, e como ele era stander, deve ter ficado com 0.25 mesmo. Obrigado pelas informações João. :D :D

Edit: então, olhando aqui o virabrequim eu vi que escreveram com um marcador branco escrito T.25, deve ser isso mesmo hehe. :clapclap:
As bronzinas devem ser 0.25, as STD/Stander não serão mais usadas, não servem !
Se ele era Stander, e passou pela primeira retífica, então esse Virabrequim está na medida 0.25 !
Se tem uma escrita no virabrequim T.25, então ele é 0.25 mesmo !

Se você tiver dúvidas, é só perguntar !

Abraço !
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Os Casquilhos (Bronzinas) depois da primeira retífica vão para a medida 0,25... Mas a retífica deveria ter te informado as novas medidas.
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”