dúvidas sobre aspro
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dúvidas sobre aspro
Olá amigos, boa tarde
Tenho um gol ap 1.8
Bobina MI
Coletor 4x1
Cabos de vela 10mm
Carburador 2E
Cabeçote era std e já foi planado por conta de queima da junta do cabeçote, não sei dizer pra quanto foi rebaixado!
Motor movido a álcool
No momento estou querendo comprar um comando de válvulas maior e estou pensando seriamente no 276.
Gostaria da opinião de pessoas com experiência nessa parte.
Não sei se fiz certo criando um tópico apenas para minha dúvida, mas sei que todos estão aqui pela paixão que é o gol quadrado, então agradeço qualquer ajuda.
Tenho um gol ap 1.8
Bobina MI
Coletor 4x1
Cabos de vela 10mm
Carburador 2E
Cabeçote era std e já foi planado por conta de queima da junta do cabeçote, não sei dizer pra quanto foi rebaixado!
Motor movido a álcool
No momento estou querendo comprar um comando de válvulas maior e estou pensando seriamente no 276.
Gostaria da opinião de pessoas com experiência nessa parte.
Não sei se fiz certo criando um tópico apenas para minha dúvida, mas sei que todos estão aqui pela paixão que é o gol quadrado, então agradeço qualquer ajuda.
Editado pela última vez por PaoloColombo em 29 Jan 2017, 10:34, em um total de 1 vez.
- João Victor AP
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Re: dúvidas sobre aspiração.
Boa Tarde !
Comando 276 é bacana, perde torque em baixa, mas é questão de gosto.
Mas aí vem uma das coisas mais importantes quando se vai escolher o comando, e você não descreveu... seu cabeçote é de Tuchos Mecânicos ou Hidráulicos ????
Se for Tucho Mecânico :
Comando bom para carro com preparação aspirada leve assim como a sua, é bacana o uso do 49H para ganho de torque.
Também é bom o uso do 27.2 que tem as mesmas características do 49G, só que um pouco adiantado, assim o torque vem mais em baixa. Não confunda o 27.2 com o 27.7 que é para tuchos hidráulicos.
No máximo o 49G, que é um comando bom, não te proporciona tanto torque em baixa, prioriza um ganho em rotação mais alta em relação aos comandos acima, mas também é um excelente comando.
Com comandos 276, 288, para tuchos mecânicos, a faixa de torque vai para rotações mais altas, não fica tão legal em um motor que tem preparação bem leve, leve mesmo como a sua.
Pessoal com cabeçote com dutos alargados, cabeçote com taxa alta, motor 1.9, mesmo assim usa comandos como 49G, 27.2, isso porque tem pessoa que prefere torque em baixa.
Se for tuchos hidráulicos :
Aí você pode optar pelo 27.7 que tem graduação de 254, não é alta, mas é um bom comando.
Comando 026BE é quase o mesmo 27.7, só muda a chaveta, ele é mais adiantado.
O 026 é comando do GTi, tem graduação mais baixa, não é tão bom como os comandos acima.
Se quiser deslocar a caixa de torque para rotações mais altas vá de Samcams 276 para Tucho Hidráulico.
Amigo, e "Aspiração" é uma maneira errada de se referir a motores com Preparação Aspirada.
Preparação Aspirada / Aspirado / Aspro... são as formas corretas
Abraço !
Comando 276 é bacana, perde torque em baixa, mas é questão de gosto.
Mas aí vem uma das coisas mais importantes quando se vai escolher o comando, e você não descreveu... seu cabeçote é de Tuchos Mecânicos ou Hidráulicos ????
Se for Tucho Mecânico :
Comando bom para carro com preparação aspirada leve assim como a sua, é bacana o uso do 49H para ganho de torque.
Também é bom o uso do 27.2 que tem as mesmas características do 49G, só que um pouco adiantado, assim o torque vem mais em baixa. Não confunda o 27.2 com o 27.7 que é para tuchos hidráulicos.
No máximo o 49G, que é um comando bom, não te proporciona tanto torque em baixa, prioriza um ganho em rotação mais alta em relação aos comandos acima, mas também é um excelente comando.
Com comandos 276, 288, para tuchos mecânicos, a faixa de torque vai para rotações mais altas, não fica tão legal em um motor que tem preparação bem leve, leve mesmo como a sua.
Pessoal com cabeçote com dutos alargados, cabeçote com taxa alta, motor 1.9, mesmo assim usa comandos como 49G, 27.2, isso porque tem pessoa que prefere torque em baixa.
Se for tuchos hidráulicos :
Aí você pode optar pelo 27.7 que tem graduação de 254, não é alta, mas é um bom comando.
Comando 026BE é quase o mesmo 27.7, só muda a chaveta, ele é mais adiantado.
O 026 é comando do GTi, tem graduação mais baixa, não é tão bom como os comandos acima.
Se quiser deslocar a caixa de torque para rotações mais altas vá de Samcams 276 para Tucho Hidráulico.
Amigo, e "Aspiração" é uma maneira errada de se referir a motores com Preparação Aspirada.
Preparação Aspirada / Aspirado / Aspro... são as formas corretas

Abraço !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
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Re: dúvidas sobre aspiração.
Obrigado por todas as suas dicas, e é com erros que se aprende.
Meu carro é tucho mecânico. E o comando atual é 49h.
Mas ainda acho fraco.
Meu carro é tucho mecânico. E o comando atual é 49h.
Mas ainda acho fraco.
- João Victor AP
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Re: dúvidas sobre aspro
Então mano... é assim mesmo, errando e aprendendo.
Agora esse título ficou melhor
O 49H é ótimo prioriza o torque em baixas rotações, motor acaba sendo mais forte em baixa, eu já acho legal isso.
Para arrancadas o motor fica bem melhor.
Você colocando o 276, em arrancadas, você vai sentir o motor um pouco mais fraco, para arrancar ele terá um pouco menos de força dm relação ao 49H, mas ele fica melhor para altas rotações e altas velocidades.
Você que escolhe...
49H : Mais força em arrancada, mais torque em baixa, não é muito bom em altas rotações comparado ao 276.
276 : Em arrancada o motor não tera tanto torque e força comparado ao 49H, mas terá mais ganho em alta RPM.
Ou seja... é isso... comando não deixa motor mais forte, o que deixa o motor melhor é um comando que case bem com o projeto.
Agora esse título ficou melhor

O 49H é ótimo prioriza o torque em baixas rotações, motor acaba sendo mais forte em baixa, eu já acho legal isso.
Para arrancadas o motor fica bem melhor.
Você colocando o 276, em arrancadas, você vai sentir o motor um pouco mais fraco, para arrancar ele terá um pouco menos de força dm relação ao 49H, mas ele fica melhor para altas rotações e altas velocidades.
Você que escolhe...
49H : Mais força em arrancada, mais torque em baixa, não é muito bom em altas rotações comparado ao 276.
276 : Em arrancada o motor não tera tanto torque e força comparado ao 49H, mas terá mais ganho em alta RPM.
Ou seja... é isso... comando não deixa motor mais forte, o que deixa o motor melhor é um comando que case bem com o projeto.
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Re: dúvidas sobre aspro
Entendi parça.
Cara, então acho que vou meter o 276.
Acho fraco meu 49h.
Ruim vai ficar o consumo pro dia a dia né não?
É possível acertar o 2E com o 276 ?
Cara, então acho que vou meter o 276.
Acho fraco meu 49h.
Ruim vai ficar o consumo pro dia a dia né não?
É possível acertar o 2E com o 276 ?
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Re: dúvidas sobre aspro
Acredito que custo benefício, seria melhor um 49G... o que os amigos acham???
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Re: dúvidas sobre aspro
Meu medo é de não mudar quase nada do 49h para o 49g
Porque já andei num carro com 49g e a pegada foi praticamente a mesma do meu.
O cabeçote precisa ser trabalhado para aceitar um 276 ?
Além de calibragem de válvulas, algo mais precisa ser feito. ?
Porque já andei num carro com 49g e a pegada foi praticamente a mesma do meu.
O cabeçote precisa ser trabalhado para aceitar um 276 ?
Além de calibragem de válvulas, algo mais precisa ser feito. ?
- Masson
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Re: dúvidas sobre aspro
Andei 5 anos com um aspro que poucos acreditavam, pela simplicidade.
Andei na frente de carros com comandao, dupla deitada.. cheio de lero lero e ninguem botava a fé.
O segredo do aspro são os detalhes e capricho.
Eu rodava com um 2.0 onde eu aliviei o volante, foi pouco menos de um 1kg pra nao mudar muito o comportamento e acredito que o segredo mesmo foi no fato que eu fiz o balanceamento de todo o conjunto, equalizando o peso das bielas e pistoes + balanceamento.
Por ser um 2.0, todos me falavam.. nao presta.. motor nao gira. O meu ia facilmente ao 7k RPM ate um pouco mais.. e foi assim por 5 anos ate roubarem meu carro.
Andava com cabo de vela original, bobina original e um comando 49G e cabeçote com altura STD.
Andei primeiramente com uma 2E muito bem acertada pelo preparador da epoca.
Depois andei com uma 3E de opala, o que me decepcionou um pouco. As vezes nem sempre + é melhor.
Como eu ia mudar o projeto e partir pro turbo, a 3E seria melhor, mas no aspro a 2E tinha respostas muito mais rapidas.
Dê atençao ao detalhes que vc tera resultado..
Andei na frente de carros com comandao, dupla deitada.. cheio de lero lero e ninguem botava a fé.
O segredo do aspro são os detalhes e capricho.
Eu rodava com um 2.0 onde eu aliviei o volante, foi pouco menos de um 1kg pra nao mudar muito o comportamento e acredito que o segredo mesmo foi no fato que eu fiz o balanceamento de todo o conjunto, equalizando o peso das bielas e pistoes + balanceamento.
Por ser um 2.0, todos me falavam.. nao presta.. motor nao gira. O meu ia facilmente ao 7k RPM ate um pouco mais.. e foi assim por 5 anos ate roubarem meu carro.
Andava com cabo de vela original, bobina original e um comando 49G e cabeçote com altura STD.
Andei primeiramente com uma 2E muito bem acertada pelo preparador da epoca.
Depois andei com uma 3E de opala, o que me decepcionou um pouco. As vezes nem sempre + é melhor.
Como eu ia mudar o projeto e partir pro turbo, a 3E seria melhor, mas no aspro a 2E tinha respostas muito mais rapidas.
Dê atençao ao detalhes que vc tera resultado..
- João Victor AP
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Re: dúvidas sobre aspro
Aí está Masson... simples detalhes que fazem a diferençaMasson escreveu:Andei 5 anos com um aspro que poucos acreditavam, pela simplicidade.
Andei na frente de carros com comandao, dupla deitada.. cheio de lero lero e ninguem botava a fé.
O segredo do aspro são os detalhes e capricho.
Eu rodava com um 2.0 onde eu aliviei o volante, foi pouco menos de um 1kg pra nao mudar muito o comportamento e acredito que o segredo mesmo foi no fato que eu fiz o balanceamento de todo o conjunto, equalizando o peso das bielas e pistoes + balanceamento.
Por ser um 2.0, todos me falavam.. nao presta.. motor nao gira. O meu ia facilmente ao 7k RPM ate um pouco mais.. e foi assim por 5 anos ate roubarem meu carro.
Andava com cabo de vela original, bobina original e um comando 49G e cabeçote com altura STD.
Andei primeiramente com uma 2E muito bem acertada pelo preparador da epoca.
Depois andei com uma 3E de opala, o que me decepcionou um pouco. As vezes nem sempre + é melhor.
Como eu ia mudar o projeto e partir pro turbo, a 3E seria melhor, mas no aspro a 2E tinha respostas muito mais rapidas.
Dê atençao ao detalhes que vc tera resultado..

Esse balanceamento, deixar as 4 bielas com o mesmo peso, os pistões com o mesmo peso, isso melhora muito.
Nunca realizei tal serviço, mas já vi o Tonella fazer isso quando vai realizar montagem dos motores dos Fuscas, ele mesmo concorda que o motor fica bem melhor.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
- Masson
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Re: dúvidas sobre aspro
O meu eu fiz na Samacar em Maua.
A arrancada do meu carro era muito boa.. geralmente eu pulava na frente.. bem na frente.
Primeiro por ser 2.0, depois o fato do volante aliviado.
Era um motor muito bom.
A arrancada do meu carro era muito boa.. geralmente eu pulava na frente.. bem na frente.
Primeiro por ser 2.0, depois o fato do volante aliviado.
Era um motor muito bom.
- João Victor AP
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Re: dúvidas sobre aspro
Escolha sua mano...PaoloColombo escreveu:Entendi parça.
Cara, então acho que vou meter o 276.
Acho fraco meu 49h.
Ruim vai ficar o consumo pro dia a dia né não?
É possível acertar o 2E com o 276 ?
Para andar no dia a dia, você notará que com um comando com graduação mais alta como 276, o carro perde um pouco mais de torque em baixa, fica com um pouco menos força/torque em arrancada e baixa rotação.
49H e 27.2 são comandos para priorizar torque, prefiro muito mais comandos assim para um carro de uso diário.
Não vejo necessidade nenhuma de comando como 276, 288 em motores que não são preparados e que serão usados diariamente.
Mas... aí você que sabe.
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Re: dúvidas sobre aspro
Entendi manos ..
Obrigado pelas dicas ...
Obrigado pelas dicas ...
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Re: dúvidas sobre aspro
Sou de outra cidade, mas um dia ainda irei num encontro de vocês aí. Na moral.
Esse gol que tenho é um sonho de mlk que consegui realizar a pouco tempo.
Daqui pra frente é só felicidade.
Tem uma galera aqui na minha cidade que curte quadrados também, mas o movimento é um pouco fraco.
Mas é isso aí, a gente nunca perde as esperanças haha.
Depois de aspirado, compartilho o resultado com vocês.
Obrigado novamente manos.
Esse gol que tenho é um sonho de mlk que consegui realizar a pouco tempo.
Daqui pra frente é só felicidade.
Tem uma galera aqui na minha cidade que curte quadrados também, mas o movimento é um pouco fraco.
Mas é isso aí, a gente nunca perde as esperanças haha.
Depois de aspirado, compartilho o resultado com vocês.
Obrigado novamente manos.
- João Victor AP
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Re: dúvidas sobre aspro
Por nadaPaoloColombo escreveu:Entendi manos ..
Obrigado pelas dicas ...

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Re: dúvidas sobre aspro
Gosto do 49H para a configuração atual do seu motor.
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- João Victor AP
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Re: dúvidas sobre aspro
Eu também... mais torque.bleidao escreveu:Gosto do 49H para a configuração atual do seu motor.
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- bleidao
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Re: dúvidas sobre aspro
Então... Eu o deixaria exatamente como está e iria mantendo na preventiva.
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